15/08/2010

Jeremias, o profeta da esperança.

TITULO DA LIÇÃO - Jeremias, o profeta da esperança.



TEXTO ÁUREO

“Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque aonde eu te enviar, irás e tudo quanto eu mandar dirás”. (Jr1. 7)



VERDADE PRÁTICA



A missão do homem de Deus é inegociável. Ele foi chamado para cuidar das coisas do Todo Poderoso, e proclamar com isenção e coragem a sua palavra.



OBJETIVOS



1) Conhecer a origem sacerdotal de Jeremias

2) Explicar como se deu o chamamento do profeta Jeremias

3) Conscientizar-se de que somos um povo sacerdotal



INTERAÇÃO



Prezados alunos e professores da Escola Bíblica Dominical, estamos começando mais um trimestre com outro tema envolvendo o ser humano dentro dos propósitos Divinos. Muitas coisas da parte de Deus nós não entendemos, porém quando vemos certas pessoas servas do altíssimo renunciando às coisas desse mundo, entendemos pelo espírito que os que se rendem ao mandado do Senhor, entenderam que o Senhor sempre tem razão. (Jó 9.2,3).

Professores comecem a lição sempre com gestos e palavras de interação. Perguntem algo como, por exemplo: Qual o foco desta lição? Caso a resposta seja negativa será um ótimo motivo para introduzir a lição.

Nesta primeira lição estaremos apresentando o profeta Jeremias, sua origem e linhagem, o propósito divino e as reações do profeta quando é intimado a pregar a palavra de Deus, cuja mensagem seria: “Ouvi a palavra do Senhor”.



INTRODUÇÃO



Como introdução, estaremos apresentando um quadro cronológico dos dias do profeta Jeremias.

Os alunos e professores da Escola Bíblica de Padronização deverão estar bem situados na cronologia bíblica. Assim inteirados, facilitará o entendimento dos fatos ocorridos dentro daquele período e o propósito de Deus durante aquela dispensação.

CRONOLOGIA



- 627 A.C - Jeremias é chamado por Deus, e Judá pagava tributo a Assíria, cujo poder começava a declinar.

- 612 A.C - Nínive, capital da Assíria é saqueada.

- 606 A.C - O rei Josias é morto em Megido, combatendo Neco, faraó do Egito, que lutava para auxiliar a Assíria.

- 609 A.C - Joacaz reina em Judá por três meses antes de ser deposto por Neco e levado em cadeias para o Egito, “Nos seus dias, subiu Faraó-Neco, rei do Egito, contra o rei da Assíria, ao rio Eufrates; e o rei Josias lhe foi ao encontro; e, vendo-o ele, o matou em Megido. E seus servos o levaram morto de Megido, e o trouxeram a Jerusalém, e o sepultaram na sua sepultura; e o povo da terra tomou a Joacaz, filho de Josias, e o ungiram, e o fizeram rei em lugar de seu pai.” (2Rs 23.29,30).

- 609-598 a.C - Jeoaquim reina em Judá com vassalo do Egito, “Ai daquele que edifica a sua casa com injustiça e os seus aposentos sem direito; que se serve do serviço do seu próximo, sem paga, e não lhe dá o salário do seu trabalho... Mas os teus olhos e o teu coração não atentam senão para a tua avareza, e para o sangue inocente, a fim de derramá-lo, e para a opressão, e para a violência, a fim de levar isso a efeito.” (Jr 22.13,17).

- 605 a.C - Batalha de Carmequis, onde Nabucodonosor derrotou as forças egípcias, “e disseram a Jeremias, o profeta: Caia, agora, a nossa súplica diante de ti, e roga por nós ao SENHOR, teu Deus, por todo este resto; porque de muitos restamos uns poucos, como vêem os teus olhos”, (Jr 42.2). Nabucodonosor invade a Palestina e leva reféns judeus para a Babilônia, inclusive Daniel, “Nos dias de Jeoaquim, subiu Nabucodonosor, rei de Babilônia, contra ele, e Jeoaquim ficou três anos seu servo; depois, se virou e se revoltou contra ele.” (I Rs 24.1). Jeoaquim abandona a suserania egípcia e seu vassalo da Babilônia.

- 601 a.C - Jeoaquim alia-se novamente ao Egito contra as advertências de Jeremias, (Jr 22.13-19).

- 586 a.C - Nabucodonosor definitivamente conquista Jerusalém, porque Zedequias entrara em negociações com o Egito, “E sucedeu que, no nono ano do reinado de Zedequias, no mês décimo, aos dez do Mês, Nabucodonosor, rei de Babilônia, veio contra Jerusalém, ele e todo o seu exército, e se acamparam contra ela, e levantaram contra ela tranqueiras em redor. E a cidade foi sitiada até ao undécimo ano do rei Zedequias. Aos nove dias do quarto mês, quando a cidade se via apertada da fome, nem havia pão para o povo da terra, então a cidade foi arrombada, e todos os homens de guerra fugiram de noite pelo caminho da porta que está entre os dois muros junto ao jardim do rei (porque os caldeus estavam contra a cidade em redor); e o rei se foi pelo caminho da campina. Porém o exército dos caldeus perseguiu o rei e o alcançou nas campinas de Jericó; e todo o seu exército se dispersou. E tomaram o rei e o fizeram subir ao rei de Babilônia, a Ribla; e procederam contra ele. E aos filhos de Zedequias degolaram diante dos seus olhos; e vazaram os olhos a Zedequias, e o ataram com duas cadeias de bronze, e o levaram a Babilônia.” (2Rs 25.1-7). Geladias é indicado como rei de Judá, “Porém, quanto ao povo que ficava na terra de Judá, Nabucodonosor, rei de Babilônia, que o deixara ficar, pôs sobre ele por maioral a Gedalias, filho de Aicão, filho de Safã.” (2Rs 25.22). Geladias é assassinado, “Sucedeu, porém, que, no sétimo mês, veio Ismael, filho de Netanias, o filho de Elisama, da semente real, e dez homens com ele, e feriram Gedalias, e ele morreu...” (2Rs 25.25ª). Jeremias é levado para o Egito.

TOPICO I - A origem sacerdotal do profeta Jeremias



Jeremias era filho de Hilquias de linhagem sacerdotal, “E Salum gerou a Hilquias, e Hilquias gerou a Azarias” (1Cr 6.13). Nasceu em Anote nos termos de Benjamin, atual Anata que ficava ao nordeste de Jerusalém, cerca de 6 km, sucedeu o cargo de sacerdote. Jeremias da tribo de Levi, cujo oficio era o sacerdócio, também foi contemporâneo do Rei Josias e lhe prestou grande serviço, “A ele veio a palavra do SENHOR, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá, no décimo terceiro ano do seu reinado” (Jr1.2).

Jeremias recebeu a chamada para o ministério profético muito jovem e começou com cerca de 20 anos de idade no 13º ano do reinado do bom rei Josias, com quem mantinha relações cordiais. Exerceu como profeta em Jerusalém durante os últimos 40 anos da história de Judá e proclamou fielmente o julgamento divino contra o reino apóstata dos judeus em seus dias obscuros, suportando durante todo esse tempo oposição, espancamentos e aprisionamento. Continuou seu ministério mesmo depois da queda de Jerusalém e foi forçado a acompanhar um grupo de exilados para o Egito. Seu ministério foi imediatamente sucedido pelo de Sofonias.

Acabamos de estudar a 2ª carta do apóstolo Paulo aos Coríntios, e que conta com muita ênfase as dificuldades, difamações, açoites, perseguições e tristeza do apóstolo dos gentios, cuja história é muita parecida com a do profeta Jeremias que diante de uma causa importante renunciou os prazeres deste mundo. O primeiro para anunciar aos Judeus a mensagem de Jeová, e o segundo para anunciar ao mundo a salvação através de Jesus Cristo.



TOPICO II - Vocação de Jeremias



1) O jovem Jeremias



A Bíblia não dá com precisão a idade de Jeremias. A expressão: “ Sou uma criança” pode significar a falta de experiência para tal tarefa, também pouca idade, porém na segunda hipótese é pouco provável, porque nos dias de Jeremias a idade média era baixa, aproximadamente quarenta anos e isto fazia com que as pessoas assumissem as responsabilidades ainda muito jovens, então se conclui que o profeta Jeremias era mesmo um adolescente, porém o que deve ter assustado o menino foi mesmo a proporção da responsabilidade.

Mesmo quando se trata de Deus falando conosco, demora um pouco para que assimilemos a realidade de tal tarefa, “Entâo, Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?” (Ex.3.11).

Quando Deus chama alguém, ele se responsabiliza e capacita esta pessoa para sua obra. Por sua vez o obreiro que recebe tal incumbência e se dispõe a trabalhar na obra de Deus logo recebe as evidências da autoridade recebida, “E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam”; “E disse-lhe mais o Senhor: Mete agora a mão no peito. E tirando-a, eis que sua mão estava leprosa, branca como a neve. E disse: Torna a meter a mão no peito. E tornou a meter a mão no peito; depois, tirou-a do peito, e eis que se tornara como a sua outra carne” (Lc. 10.17);

“E disse-lhe mais o SENHOR: Mete agora a mão no peito. E, tirando-a, eis que sua mão estava leprosa, branca como a neve. E disse: Torna a meter a mão no peito. E tornou a meter a mão no peito depois, tirou-a do peito, e eis que se tornara como a outra carne”. (Ex 4.6,7).

1)O chamamento de Jeremias



Vocação é uma qualidade nata, é uma pré-disposição para determinadas tarefas. Algumas pessoas são vocacionadas antes de nascerem, é uma obra de Deus, “Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João... porque será grande diante do Senhor... e converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus...” (Lc 1.13-17); “Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre te santifiquei e às nações te dei por profeta.” (Jr1.5).

Quantos de nós demoramos em descobrir nossa vocação. Será que demoramos em nos apresentar a Deus ou, neste caso, há um tempo de Deus em nossas vidas? Vejamos o caso de Moisés. Ele já estava com oitenta anos de idade, era tempo de Deus, o livramento no rio Nilo dentro de um cesto de vime indica esta verdade. O profeta Isaías parece que desenvolveu esta vocação, quando sentiu as necessidades de seu povo, “Depois disso, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim”. (Is 6.8). O Sr Jesus procurava voluntários para a obra da seara de Deus, “Então, disse aos discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara.” (Mt 9.37,38).

No caso do profeta Jeremias, não temos dúvida, já nasceu vocacionado. Entretanto há pessoas que desenvolvem esta vocação, dada a necessidade e circunstâncias que os cercam. Há pessoas que são vocacionadas, porém circunstâncias abafam esta vocação, então há necessidade da intervenção divina, “E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu”. (At 9.3,15).



3)A incapacidade de Jeremias

Em via de regra, quando alguém precisa ser requisitado para determinada obra, sempre são observadas sua experiência escolaridade. Na vida cotidiana pode acontecer de certos profissionais, que trabalham na área de recrutamento de pessoal, apostar em certas pessoas que não tenham experiência e nem capacidade. Para trabalhar ou falar diretamente com autoridades, políticas, eclesiásticas ou personalidades da oligarquia, exige-se grande trabalho de preparo de pessoal, “E o rei lhes determinou a ração de cada dia, da porção do manjar do rei e do vinho que ele bebia, e que assim fossem criados por três anos, para que no fim deles pudessem estar diante do rei”. (Dn1.5).

É comum quando nos é dada uma importante oportunidade nós nos assustamos e tentamos nos desvencilhar da responsabilidade. Jeremias não se achava humanamente, emocionalmente e intelectualmente preparado para encarar esta chamada e isso foi entre outras coisas uma forma de se humilhar e se submeter inteiramente embaixo da potente mão de Deus, “E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado”. (Mt.23.12).

É possível que exista alguém entre nós que tenha sido privilegiado com chamadas parecidas com as de Jeremias. É possível que também não se ache à altura, para executar tão grande obra. Então assim como Jeremias, Isaías, Moisés e outros, você também pode questionar. Deus conhece seus defeitos, suas fraquezas, seu medo e ate sua incredulidade e então ele que o comissionou se responsabilizará e lhe capacitará, “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”. (Fp 4.13).

Ao longo da Bíblia, Deus tem chamado homens que não teriam a menor chance, humanamente falando, “Mas Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são para aniquilar as que são” (1Co 1.27); “E respondeu Amós e disse a Amazias: Eu não era profeta, nem filho de profeta, mas boieiro e cultivador de sicômoros”. (Am 7.14).

Abrindo um parêntese em nosso assunto bíblico vamos até um motivo da nossa política. O Presidente do nosso país, Luiz Inácio da Silva (Lula), que alguns anos atrás, talvez não fosse aprovado para trabalhar em sua própria profissão, hoje está entre Reis e Rainhas e Governa a nona economia deste planeta.

Deus quando chama ele capacita e dá provas de que se responsabiliza. Para Moisés ele deu sinais, para José ele deu sonhos, para Davi coragem, para Isaías visão, para Daniel ciência e para Jeremias e Paulo, resignação.



TOPICO III - O estado civil de Jeremias



O casamento feito dentro da vontade do Senhor é uma benção. “Digno entre todos seja o matrimonio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros.” (Hb 13.4)

Em três oportunidades o Senhor se refere ao casamento como algo sublime, e o resultado dessa união causa uma fusão. “Portanto deixa o homem seu pai e sua mãe, e apegar-se-á sua mulher, e ambos serão uma só carne.” (Gn 2.24).

“Assim não são mais dois, mas uma só carne, portanto o que Deus ajuntou não o separe o homem.” (Mt 19.6.;

“Por isso, deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja”. (Ef 5.31,32).

A própria relação de Cristo com a igreja é figurado no casamento, “De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seu marido. Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela”. (Ef 5.24,25).

Assim sendo tudo deve ser feito no mais absoluto critério, com oração com respeito obedecendo às normas bíblicas.

Em alguns casos, para certos homens o casamento não é conveniente, “Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos por causa do Reino dos céus. Quem pode receber isso, que o receba”. (Mt 19.12).

Jeremias vivia em dias de caos, e homens e mulheres viviam de forma desregrada, então naquela oportunidade o casamento não era conveniente a alguém que tinha uma missão tão nobre, “Não tomarás para ti mulher, nem terás filho nem filhas neste lugar. Porque assim diz o Senhor acerca dos filhos e das filhas que nascerem neste lugar, acerca de suas mães que os tiverem e de seus pais que os gerarem nesta terra: Morrerão de enfermidades dolorosas e não serão pranteados nem sepultados; servirão de esterco para a terra; e, pela espada e pela fome, serão consumidos, e os seus cadáveres servirão de mantimento às aves do céu e aos animais da terra. Porque assim diz o SENHOR: Não entres na casa do luto, nem vás a lamentar, nem te compadeças deles; porque deste povo, diz o SENHOR, retirei a minha paz, benignidade e misericórdia”. (Jr16.2-5)



TOPICO IV - A postura profética de Jeremias



Como já foi comentado no tópico anterior, o povo de Judá vivia seus últimos dias antes do exílio para a Babilônia. A nação estava esfacelada por dentro e por fora. Por dentro, devido ao pecado, “Assim diz o SENHOR: Eis que trarei mal sobre este lugar e sobre os seus moradores, a saber, todas as palavras do livro que leu o rei de Judá. Porquanto me deixaram e queimaram incenso a outros deuses, para me provocarem à ira por todas as obras das suas mãos, o meu furor se acendeu contra este lugar e não se apagará”. (2Reis 22.16,17). Por fora, devido aos constantes cercos que os reinos inimigos faziam.

A situação era tão caótica que o escritor do livro aos hebreus, escreve no capítulo 11 e versos 38-40 que aquele povo não era digno de um homem de tal postura, e por esse motivo Jeremias era execrado, “(homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados”.

Hoje em nosso país, as coisas parecem caminhar para uma situação bem parecida. Como fazer oposição ao casamento incompatível? Como pregar contra a idolatria? Como pregar contra o homossexualismo? Como pregar contra o adultério? Como pregar contra o roubo e a corrupção?

Todas estas abominações e corrupções são práticas comuns entre governantes e parlamentares, entre polícia, médicos, magistrados, professores e religiosos.

Jeremias assumiu uma tarefa não compatível com o que estava acontecendo. Por esse motivo sua popularidade era quase zero. Contudo Deus estava com ele entre os nobres, príncipes e sacerdotes. Jeremias foi o único que foi poupado pelo exército babilônico quando este veio para tornar o povo cativo.





CONCLUSÃO



Jeremias foi fiel ao ministério que Deus lhe outorgou. Ele tinha a consciência de que sua posição iria desagradar à nobreza e ao povo, mas não recuou. Mesmo em condições tão miseráveis e desumanas, cumprindo sua missão em falar à nação para que viesse ao arrependimento de suas iniquidades, mostrou-se um verdadeiro homem de Deus.

Nenhum comentário: