04/01/2011

SERMÃO PARA ANO NOVO

Lucas 13:6-9

Introdução


Se tem algo que eu acho triste na vida é alguém ter uma grande oportunidade na vida e perdê-la.

Um certo escritor falando sobre oportunidades diz: “É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma, do que ter uma oportunidade e não estar preparado”.

Quantas pessoas que erraram em algumas áreas da vida, dariam tudo para ter uma segunda chance!

Jesus conta uma história que fala sobre esta segunda chance, ou acerca desta nova oportunidade.

Ela fala de um homem no verso 7 que durante 3 anos vinha buscar frutos em sua figueira, mas não encontrava nenhum. Cansaço dessa situação ele determina que aquela figueira seja arrancada. Um vinhateiro implora a favor daquela figueira, pedindo por mais uma chance, por outra oportunidade durante o próximo ano.

Entendamos esta parábola: o dono desta vinha é Deus, o vinhateiro que é responsável pela produção da figueira, é Jesus, e a figueira é a nossa vida. Os frutos desta figueira são as nossas obras.

Neste ano que termina, quantos de nós viemos a perder muitas oportunidades importantes que nos foram dadas. Quem sabe foram perdidas oportunidades no trabalho, na vida familiar, na Igreja, nos relacionamentos, na vida sentimental. Com certeza, você deve estar pensando nas oportunidades que foram perdidas, nas grandes chances que lhe foram dadas e de repente, você as perdeu por algum motivo. E talvez agora, esteja pensando sobre como poderá recuperar o que se perdeu.

Muitos perderam grandes oportunidades de frutificar na história da revelação.

Examinando a Bíblia encontramos vários exemplos de pessoas que perderam grandes oportunidades. Quem não se lembra de Esaú, que perdeu a grande oportunidade de experimentar todos direitos especiais que um filho primogênito tinha, ao trocar tudo por um prato de comida. Esaú perdeu grandes oportunidades e depois tentou reaver o que tinha perdido. Ninguém pode esquecer de Caim, que perdeu a oportunidade de ter a sua oferta aceita por Deus por causa de sua natureza violenta e pecaminosa. Outros como o jovem rico, que perderam a oportunidade de serem salvos porque amaram mais as suas riquezas do que a Deus. Lembro ainda Marta que perdeu a oportunidade de aprender com Jesus nos dias em que o mestre estava ali em sua casa hospedado.

Agora, deixe que eu lhe pergunte: “Você fracassou no ano passado? …você falhou em alguma coisa importante no ano passado? …você errou na vida no ano passado?”

Se você teve um ano com perdas constantes de oportunidades e chances, então aproveite este momento para fazer uma avaliação de sua vida, com o objetivo de fazer uma correção em seu rumo. Neste novo ano que chega, vem um tempo para novas oportunidades

Acredito que Deus agendou uma segunda chance para você hoje! Neste novo ano, Deus me dá uma nova oportunidade para um recomeço. 2010 é o ano do recomeço e de novas oportunidades.

Existem algumas preciosas lições nesta história da figueira.

Corresponda as expectativas de Deus para sua vida v.6,7

O v.6 revela que havia uma expectativa no coração daquele dono de terra: “ele tinha uma figueira plantada na vinha”. Logo, contava colher os seus frutos. E esta era a sua expectativa.

E é completamente justo que esse homem esperasse frutos naquela figueira, porque é natural que uma figueira produza figos!

A figueira é uma espécie de arbusto de boa adaptação à diversas condições de clima e de solo. Um especialista diz, que uma só figueira, produz em torno de 8 a 10 kg de figos verdes por safra!

Mas, ocorria uma anormalidade com a figueira aqui. O verso 7 diz que por três anos aquele agricultor procurava frutos nela e voltava decepcionado para casa, porque não havia frutos para colher. Ele olhava para aquela árvore frutífera, revirava suas folhagens, levantava e abaixava os galhos, mas não via frutos nela.

No verso 7 o dono desta vinha diz: “por que ela (a figueira) ocupa ainda a terra inutilmente?”

Amado, está figueira representa a nossa vida. Quando Deus olha para a sua vida, o que Ele está vendo? Deus está vendo frutos?

…se você é um crente, um servo de Deus, Ele está vendo os frutos do seu ministério? …Ele está vendo o fruto do seu labor? …quando Deus olha para a sua vida, irmã/irmão, o que Ele está vendo?

…se você ainda não é um crente, se ainda não fez o compromisso de amar a Deus, de adorar a Deus, de obedecer a Deus… quando Deus olha para a sua vida, o que Ele está vendo?

Amado: Deus tem sonhos com você, Ele tem propósitos, Ele tem expectativas a seu respeito.

Mas será que estas expectativas de Deus, estão sendo correspondidas por nós? onde estão os frutos? Como está o amor a Deus? Como está a comunhão, o relacionamento, a devoção, a intimidade e o dia a dia com Deus.

Por isso, a primeira lição que aprendemos desta parábola, é que com esse Ano Novo, nós TEMOS UMA NOVA OPORTUNIDADE PARA CORRESPONDER ÀS EXPECTATIVAS DE DEUS.

Estamos tendo uma nova chance de mantermos os privilégios e bênçãos que recebemos do Senhor v. 7

Veja que interessante o que lemos no v.6a: uma figueira plantada numa vinha – figueira privilegiada essa! …a figueira estava plantada numa vinha, numa plantação de uvas, que é uma fruta nobre. Nós não esperaríamos uma figueira dentro de uma plantação de uvas. Mas, o dono a coloca em um lugar excelente em uma posição privilegiada.

Uma vinha requeria cuidados especiais… O solo precisa ser muito bom, o clima agradável, chuva em períodos regulares. Até a velocidade do vento precisa ser bem dosada. Pois era num lugar assim, que estava esse pé de figos; ele havia sido plantado numa terra fértil, numa terra tão boa que proporcionava o cultivo de uvas.

Portanto, essa figueira estava em terra boa, recebendo os mesmos cuidados, as mesmas oportunidades que o vinhateiro dava à sua vinha, ou seja, a figueira tinha tudo para produzir fruto – todos os privilégios… mas ainda assim, ela não dava fruto…

Como filhos de Deus desfrutamos de um tratamento especial de Deus, temos uma posição especial, recebemos as bênçãos de Deus diariamente, somos especiais para Deus, e somos tratados de forma especial.

Aqui mesmo no evangelho de Lucas, lemos algo que não podemos esquecer, está no capítulo 12, v.48: “…será pedido muito de quem recebe muito; e, daquele a quem muito é dado, muito mais será pedido”.

A Bíblia está dizendo que cada pessoa será julgada de acordo com as oportunidades que recebeu: A quem muito se deu, muito se exigirá…

Eu preciso lhe fazer essa pergunta: No ano passado, o que você fez com todas as bênçãos e com todos os privilégios que te foram dados por Deus?

Deus lhe deu 365 dias… Deus cuidou de você em cada um deles… mesmo nos dias em que você adoeceu ou se feriu, Deus abençoou você… Ele preservou a sua vida… o que você fez com todas aquelas bênçãos e privilégios?

Você correspondeu a Deus com obediência na vida, com amor, com dedicação, com comunhão, com fidelidade?

Talvez você tenha desperdiçado as melhores oportunidades da sua vida…

Mas veja: Deus te dá um Ano Novo, e isto significa que você tem UMA NOVA OPORTUNIDADE PARA CORRESPONDER AOS PRIVILÉGIOS RECEBIDOS DE DEUS… diga: Graças a Deus, porque tenho uma nova oportunidade!

Deus está investindo novos recursos, novos dons, novas habilidades, novos talentos na figueira para que ela produza os frutos. V.8

O dono da figueira diz no verso 7: “Há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não o acho, corta-a”. Naquele instante o vinhateiro se coloca em atitude de defesa da figueira. Eu vejo aqui Jesus simbolizado, em nos defender e interceder a nosso favor perante Deus, pedindo a Deus que tenha misericórdia de nossas vidas, e compaixão de nossos pecados.

Na história que Jesus contou, lemos no v.8, o vinhateiro pede ao Senhor que deixe a figueira por mais um ano. Ele diz no verso 8: “deixe-a este ano, até que eu a escave e a esterque”. Vemos aqui que haverá um novo investimento na figueira: Ela será poupada, terá o seu solo afofado, receberá esterco (adubo); nada irá faltar à esta figueira – ela receberá atenção especial.

Com este Novo Ano que chegou, amados, nós temos uma nova oportunidade e também novos recursos de Deus.

O que esse texto diz que será feito à figueira, é o que Deus irá fazer, neste ano, à vida de toda a pessoa que não tem conseguido frutificar.

Veja como Deus é misericordioso: se você terminou o ano sem resultado positivo, sem fruto na sua vida, com sua fé abalada, enfraquecido, aqui diz que Deus vai continuar investindo em você. Deus vai tomar providências. Aleluia!

Amado, não haverá desculpas para não dar frutos neste ano…

Deus está nos dando uma nova oportunidade que não poderá ser negligenciada

A questão aqui é que Deus pode fazer você frutificar. Ele tem poder de gerar frutos em sua vida. De transformá-la completamente. Não há outra alternativa: é frutificar ou frutificar!

Caso contrário, aí então, se a figueira não mudar sua realidade, se a figueira não produzir fruto, se ela não frutificar, o verso 9 diz que ela vai virar lenha. (pergunte à pessoa ao lado: “Você não quer virar lenha, quer?”).

Quero que você entenda que esta segunda chance, não pode ser negligenciada, porque o custo é alto. Jesus realmente contou que se a figueira não produzir fruto, será cortada.

Amado, se Deus não encontrar obediência na sua vida, se Ele não encontrar santidade, se esse fruto não for achado em você… o seu fim será a morte eterna, será de separação de Deus para sempre… você será cortado e lançado no fogo eterno.

Ouça: ninguém deve brincar com as oportunidades dadas por Deus…

Então, eis o que você deve fazer para dar fruto: Você deve aproveitar as condições que Deus te dá e fincar suas raízes, plantando os pés no caminho de Deus. Você deve criar raízes na presença de Deus… deve ficar firme em Deus… você deve se firmar na igreja… se firmar no caminho de Deus – aí, então, a sua vida produzirá fruto!

Faz pouco tempo eu li algo a respeito de alguns tipos plantas que são quase indestrutíveis! São espécies que você pode picar em pedacinhos, mas que continuam crescendo. A bananeira, por exemplo, você picá-la, pode queimá-la, mas ela vai continuar crescendo… Há apenas um modo de acabar com a bananeira: arrancando suas raízes. As raízes são a chave do fruto. Se você fincar raízes no caminho de Deus, na casa de Deus, a produção do fruto estará garantida.

Por isto, neste Novo Ano, Deus espera muito de você. Hoje você TEM UMA NOVA OPORTUNIDADE QUE NÃO PODE SER NEGLIGENCIADA.


Conclusão

Como a figueira da parábola contada por Jesus, nós acabamos de receber mais uma oportunidade de Deus.

Vamos corresponder às expectativas de Deus! Neste ano, vamos fincar nossos pés na presença de Deus e viver de maneira frutífera! Amém?

Ministração

Por favor, feche agora os seus olhos, não se distraia… procure considerar aquilo que você ouviu.

Pode ser que você terminou o ano sem resultado positivo… logo você, que imaginava terminá-lo bem, fechar o ano com chave de ouro, feliz, realizado… então, como aquele agricultor que olhou para a sua figueira e não achou fruto, você também pôde correr os olhos em si mesmo à procura de fruto, sem, no entanto, achar nada… e quem sabe, por conta disso, você não tem mais esperança, não se sente empolgado com a vida, não se sente animado com mais nada…

Eu quero dizer que você não está sozinho nessa tristeza. Deus também olhou para a sua vida e não encontrou fruto. E a tristeza de Deus é maior que a sua, porque, Ele fez tudo por você e você não produziu fruto pra Ele… Deus lhe deu todos os dias do ano passado, e para cada dia Deus lhe trouxe livramentos… dia após dia, Deus contava que podia esperar a produção de um fruto seu: uma obediência, um compromisso com a verdade, uma vida justa, marcada pela integridade, pela retidão, uma vida distante do pecado…

Deus também olhou para a sua vida e não encontrou fruto. Mas, amado(a), longe de ficar desanimado com você, longe de desistir de você, Deus lhe deu um Ano Novo, não é verdade? …isto significa que Ele vai continuar investindo em você! Deus vai irrigar a sua vida, adubar a sua terra. Deus vai tomar providências para você ser a pessoa que você deve ser: uma pessoa frutífera, produtora de fruto bom. Aleluia!

Tão somente, amado(a), finca o teu pé na presença de Deus, firme suas raízes no caminho de Deus

ESTUDO BIBLICO

ESTUDO BIBLICO


Estudo Bíblico



O destino dos Apóstolos



Todos os apóstolos que andavam com Jesus morreram como mártires, com exceção de dois: Judas Iscariotes, que traiu Jesus e acabou se enforcando, e João, que após ser exilado na ilha de Patmos, obteve a liberdade e morreu de morte natural.

PAULO, que não era apóstolo oficialmente, foi considerado apóstolo dos gentios por causa da sua grande obra missionária nos países gentílicos. Foi decapitado em Roma por ordem de Nero.

MATIAS, que ficou no lugar de Judas Iscariotes, foi martirizado na Etiópia.

SIMÃO, o zelote, foi crucificado.

JUDAS TADEU morreu como mártir pregando o evangelho na Síria e na Pérsia.

TIAGO (o mais jovem), pregou na Palestina e no Egito, sendo ali crucificado.

MATEUS morreu como mártir na Etiópia.

TOMÉ pregou na Pérsia e na Índia, sendo martirizado perto de Madras no monte de São Tomé.

BARTOLOMEU serviu como missionário na Armênia, sendo golpeado até a morte.

FILIPE pregou na Frigia e morreu como mártir em Hierápolis.

ANDRÉ pregou na Grécia e Ásia Menor. Foi crucificado.

TIAGO (o mais velho) pregou em Jerusalém e na Judéia. Foi decapitado por Herodes.

SIMÃO PEDRO pregou entre os judeus chegando até a Babilônia, esteve em Roma, onde foi crucificado com a cabeça para baixo.



Calvário

Calvário ou Gólgota. Ambas as palavras, a primeira derivada do latim e a segunda do aramaico, significam "a caveira" ou "o lugar da caveira", e fazem referência ao lugar onde Cristo foi crucificado (Mt 27:33, Lc 23:33). Se o chamaram "o lugar da caveira" por ser um local de execução (um lugar onde havia caveiras) ou porque o lugar parecia com uma caveira, não se sabe ainda hoje.



A localização exata do calvário é atualmente desconhecida devido ao fato de Tito ter destruído Jerusalém no ano 70 D.C. Durante uns 60 anos, a cidade permaneceu em total ruína. Poucos cristãos regressaram para viver ali, e os que o fizeram, certamente eram em menor número do que aqueles que fugiram da cidade e não tiveram condições de reconhecer nenhum lugar em meio à devastação total.

Vários lugares têm sido sugeridos como a provável localização da sepultura, mas só dois deles são considerados com seriedade. Um é no interior da igreja do Santo Sepulcro, e outro é o calvário de Gordon, com sua tumba do jardim.



A Bíblia

* O livro maior é o dos Salmos, com 150 capítulos.

* O livro menor é II João.

* O capítulo maior é Salmos 119.

* O capítulo menor é salmos 117.

* O capítulo 37 de Isaías e o 19 de II Reis são iguais.

* Foram usados três idiomas em sua confecção: Hebraico, grego e aramaico.

* Foi escrita em aproximadamente 1600 anos, por uns 40 autores e contém 66 livros.

* A Palavra SENHOR é encontrada na Bíblia 1853 vezes e REVERENDO 1 vez no Salmo 111:9.

* O verso maior é Ester 8:9.

* O verso menor é Jó 3:2.

* O verso central é Salmos 118:8.

* Texto áureo da Bíblia: João 3:16.



Diversas

A "Epístola da Alegria”, a carta de Paulo aos Filipenses, foi escrita na prisão e as expressões de alegria aparecem 21 vezes na epístola.

Quem dá aos pobres, empresta a Deus, e Ele lhe pagará. (Provérbios 19:17)

O trânsito pesado e veloz, os cruzamentos e os faróis acesos aparecem descritos exatamente como nos dias de hoje em Naum 2:4

A mensagem através de "outdoors" é uma citação bíblica detalhada. (Hc 2:2)

Quem cortou o cabelo de Sansão não foi Dalila, mas um homem (Juízes 16:19)

O nome mais cumprido e estranho de toda a bíblia é Maersalalhasbas - filho de Isaías (Isaías 8:3-4).

A primeira citação da redondeza da terra confirmava a idéia de Galileu, de um planeta esférico. Bastava que os descobridores conhecessem a bíblia. (Isaías 40:22)

Davi, além de poeta, músico e cantor foi o inventor de diversos instrumentos musicais. (Amós 6:5)

O tio e a tia de Jesus se tornaram "crentes" na sua pregação antes de sua crucificação. (Lucas 24:13-18 / João 19:25)

O nome "cristão" só aparece três vezes na Bíblia. (Atos 11:26 / Atos 26:28 e I Pedro 4:16)



Sobre a Bíblia:

A tradução grega da palavra Bíblia (bíblia) significa livros. Seu tempo de composição durou aproximadamente 1600 anos, com um total de 40 autores aproximadamente. Possui 66 livros, divididos em Velho Testamento com 39 livros e Novo Testamento com 27 livros, assim classificados:



Históricos - Gênesis, Êxodo, Levíticos, Números. Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester.

Poéticos - Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cânticos dos Cânticos.



Proféticos - (Maiores) Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel, (Menores) Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.



Evangelhos - Mateus, Marcos, Lucas e João.

Históricos - Atos. Cartas de Paulo - Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenes, Colossenses, I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito e Filemon.

Cartas Gerais - Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I, II e III João e Judas. Profético - Apocalipse.



3 Coisa que Deus ama mais

1°O MUNDO: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna”. (Jo 3:16)



2°A IGREJA: "Maridos, amais vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela".

(Ef 5:25)



3°EU, você: "De longe se me deixou ver o Senhor, dizendo: Com amor eterno eu te amei, por isso, com benignidade te atrai”. (Jr 31:3)



Quem cortou o cabelo de Sansão não foi Dalila, mas um homem. (Juízes 16: 19)

O nome mais comprido e estranho de toda a bíblia é Maersalalhasbas - filho de Isaias. (Isaías 8: 3 - 4)

Você sabia que a palavra fé só é encontrada uma vez no antigo testamento? (Hc 2: 4)

Você sabia que a palavra "Deus" aparece 2.658 vezes no V.T. e 1.170 vezes no N.T. num total de 3.828 v



A Bíblica

A Bíblia contém 1.189 capítulos e 31.102 versículos.

* O Salmo 14 e o 53 são iguais.

* O capítulo mais longo é o Salmo 119.

* O capítulo mais curto é o Salmo 117.

* O versículo que se encontra no meio da Bíblia é Salmo 118:8.

* O Pai Nosso, ou a Oração do Senhor, contém 68 palavras e destas apenas cinco são uma petição.

* Ester 8:9 é o maior versículo da Bíblia.

* O versículo mais curto acha-se em Êxodo 20:13.

* A Lei de Deus encontra-se em Êxodo 20 e Deuteronômio 5.

* No livro de Ester não se encontra a palavra Deus.

* O Antigo Testamento termina com uma maldição, ao passo que o Novo termina com uma bênção.

* O último livro da Bíblia a ser escrito foi III João.

* A última promessa encontra-se em Apocalipse 22:12.

* Há 3.573 promessas na Bíblia.



O livro de Isaias

È considerado uma mini-biblia haja vista que como a bíblia possui 66 livros o livro de Isaias tem 66 cap, nos primeiros 39 cap falam exclusivamente da lei de juízo e castigo divino e é essencialmente dirigido aos judeus já nos 27 cap finais falam de graça salvação e da volta do messias e também atinge aos gentios assim como a bíblia no antigo testamento falam de juízo e no novo fala de graça.



1) O Livro mais antigo da Bíblia não é o Gênesis, mas Jó. Acredita-se que foi escrito por Moisés, quando esteve no deserto.

2) O primeiro Salmo encontra-se em II Samuel 1:19-27, uma elegia de Davi em memória de Saul e seu filho Jônatas.

3) A Bíblia contém cerca de 773.693 palavras com 3.566.480 letras.

4) versículos que mais se repetem são Apocalipse 18:12 e 13, num total de 28 vezes.

5) Obadias é o único livro do Antigo Testamento que contém apenas um capítulo.

6) O Salmo 18 aparece a primeira vez em II Samuel 22.

7) Os versículos 8,15, 21 e 31 de Salmo 107 são iguais.

8) A única parte da Bíblia que foi escrito pelo dedo de Deus é Gên. 31:18

9)O livro menor é II João.

10)Foram usados três idiomas em sua confecção: Hebraico, grego e aramaico.

11) A Palavra SENHOR é encontrada na Bíblia em 6838 versículos.



O livro de Êxodo tem 40 capítulos, equivalente a mesma quantidade anos que os filhos de Israel permaneceram no Deserto.



Antigo Testamento foi escrito inicialmente na língua hebraica. A primeira tradução feita para o grego foi em 300 a. C, por 70 homens sábios de Alexandre, no Egito. Essa tradução passou a se chamar Septuaginta.



Os livros que aceitamos como verdadeiros são chamados canônicos, enquanto os considerados espúrios e sem inspiração divina são os apócrifos. Na edição católica são adotados sete destes livros, formando 73 livros, enquanto a nossa tradução, a de João Ferreira de Almeida, consta de 66 livros.



Pentateuco é o conjunto dos cinco primeiros livros da Bíblia, que foram escritos por Moisés, o grande legislador de Israel. É também conhecido como a Lei de Moisés.

Gênesis: tem sido chamado o “viveiro” das gerações da Bíblia, pelo fato de nele serem encontrados todos os começos das doutrinas referentes a Deus, ao homem, ao pecado e à salvação.

Êxodo: Provém do grego e significa “sair”; registra a saída do povo de Israel do Egito. A idéia central do livro é a redenção pelo sangue. Em torno dessa idéia, encontra-se a história de um povo salvo pelo sangue, amparado pelo sangue e tendo acesso a Deus pelo sangue.



Levítico: Registra as leis referentes aos levitas e seu serviço. Narra a aproximação do povo pela adoração e ensina como manter essa comunhão com Deus. A mensagem de Levítico é o acesso a Deus pelo sangue, exigindo santidade do adorador. Êxodo é o livro da redenção, Levítico, o da adoração. Já o livro de Números é de serviço e de ordem.



Números: registra dois censos de Israel antes da entrada em Canaã. A numeração era conforme as tribos e famílias. Os israelitas atravessaram em seco o mar Vermelho e o rio Jordão.



Deuteronômio: origina-se do grego e significa “segunda lei”. Moisés resume ao povo a história de Israel, baseada em admoestações (Aconselhar, advertir; censurar, repreender com brandura) e exortações. (conselho, advertência Animar, incentivar, estimular, Induzir, conversar).