11/07/2010

O CHAMADO PARA A EVANGELIZAÇÃO

O CHAMADO PARA A EVANGELIZAÇÃO

MC 1:16-20

Jesus nos deu um grande mandamento (Mt 22:37-40): amar a Deus – adoração e amar ao próximo – serviço, mas também nos deu nos deu uma grande comissão (Mt 28:18-20): ir – evangelização, batizar – comunhão, ensinar – discipulado. Depois de várias semanas refletindo sobre a adoração, hoje iniciamos uma nova série sobre a evangelização .Emil Brunner diz que “a igreja existe pela sua missão evangelizadora, assim como o fogo existe pela combustão”. Mas a pergunta é: o que aconteceu com o fogo? Nesta reflexão somos convidados a nos deixar queimar pelo fogo do chamado evangelístico que é um ...

I – CHAMADO PESSOAL (v. 16, 19-20)

Simão, André, Tiago e João foram chamados intencionalmente: não foi uma mera coincidência, mas uma extraordinária providência, determinada por Deus em Cristo, parte essencial de um plano estabelecido na eternidade - alcançar alguns homens para através deles alcançar todos.
O chamado foi inequívoco: eles não tiveram uma alucinação coletiva – nas margens do mar da Galiléia, quando estavam dedicados ao trabalho de pescadores, sem que o soubessem, estavam encontrando o Deus eterno que os convocava, claramente e objetivamente, para aquela que seria a maior aventura de suas vidas.
O chamado foi imeritório: eram homens simples, rudes e iletrados que não possuíam nenhum valor humano que justificasse aquele privilégio.
Assim como fez no passado, Jesus hoje encontra você através do Evangelho e faz o maior de todos os convites: “vinde a mim” (Mt 11:28). Se sua resposta for positiva, você experimentará a mais extraordinária de todas as transformações que um ser humano pode experimentar!

II – CHAMADO RELACIONAL (v.17)

Estes homens não foram chamados para uma filosofia, uma instituição religiosa ou para um sistema doutrinário, mas para conhecer uma pessoa (Mc 3:14) que mais tarde lhes afirmaria e comprovaria que era nada mais nada menos do que o Filho eterno de Deus.
No chamado um critério era inegociável: deveriam “seguir após” Jesus, ou seja, deveriam obedecê-LO exclusivamente em toda e qualquer circunstância, falando como Ele viesse a falar, andando como Ele viesse andar, agindo como Ele viesse a agir, vivendo assim com Ele um relacionamento radical!
Jesus chama você hoje para viver um compromisso diário de relacionamento com Ele, por meio do qual você irá não só conhecê-LO, mas também obedecê-LO. Não é um convite para viver superficialmente uma religiosidade cristã, mas para abrir mão hoje e sempre da sua vontade pessoal para fazer a vontade Dele que é “boa, perfeita e agradável” (Rom 12:1-2).

III –CHAMADO MINISTERIAL ( v. 17-20)

Estes quatro homens foram chamados à comunhão com Jesus, mas igualmente a cumprir uma missão em nome de Jesus, a qual tinha alguns valores bem definidos: a área específica seria “pescar homens” – assim como eles estavam sendo “pescados” por Jesus deveriam lançar-se ao mar da vida para trazer outros a Ele; o mestre desta missão seria o próprio Jesus – apesar de habilidosos na arte de pescar peixes, eles deveriam humildemente entrar na escola de Jesus para aprender por Sua Palavra e exemplo a difícil arte de pescar homens; o pré-requisito para o cumprimento desta missão era muito grande – deveriam romper com todos os laços anteriores; convictos dele deixaram imediatamente seus bens (a pesca era uma importante atividade comercial), seu status profissional (no caso de Tiago e João tinham uma empresa – v. 20), seus sentimentos (tiveram que abandonar os familiares).

Jesus chama você hoje para a mais extraordinária de todas as missões: pescar homens para Seu Reino através da evangelização. Mais do que estar próximo Dele você precisa, por sua palavra e exemplo, aproximar aqueles que estão distantes Dele. Trata-se de um “chamado ministerial” = serviço. Você não cumprirá sozinho esta tarefa: outros “Simãos, Andrés, Tiagos e Joãos” irão com você; você não está pronto para esta tarefa – Ele vai capacitar você para fazer diferença no lugares onde Ele já tem estrategicamente lhe colocado; você é insubstituível nesta tarefa, como dizia um velho amigo: “se não for você quem, se não for agora, quando”?

PENSE E AVALIE: você tem uma consciência prática de que sua missão é pescar pessoas para Jesus? Como você tem desempenhado esta missão? Quais são os obstáculos que têm impedido você de cumprir este chamado? Quais são os “peixes” que estão mais perto de você e que Deus tem lhe dado o desafio para “pescar”? Que tipo de “iscas” você usará para pegá-los? Como e quando você fará esta pescaria?


A Igreja que não evangeliza é uma igreja morta

O único remédio para a igreja que esta doente é: o evangelismo.

Pr. Zzoette