31/01/2011

AS TRES FORÇAS ARMADAS DO MAL

AS TRES FORÇAS ARMADAS DO MAL

I Pe. 5:8

INTRODUÇÃO: Muitos dizem que o reino de Satanás é desorganizado. Pensando desta forma, nós podemos dizer que uma Nação que tem as três forças armadas lutando unidas em uma guerra é uma Nação desorganizada?

Pois se satanás comanda três forças armadas de demônios, que estão a todo o tempo em estratégias diferentes, tentando destruir o povo santo de Deus.Sabendo que as três forças armadas de um país são:

MARINHA: No comando está o Almirante;

O EXERCÍTO: No comando o General

AERONÁUTICA: O Brigadeiro.

As forças armadas do mal têm no seu comando O Dragão, que é o próprio Satanás. Ap.12: 9; A besta; Ap. 13: 11. O Falso Profeta; Ap. 19:20; Ap.16: 13, 14, isto mostra as forças armadas do mal preparada para a guerra.

O livro do Apocalipse nos mostra que ele é um livro de acontecimentos e guerras espirituais. Que iriam ocorrer nos últimos dias ou seja após a primeira vinda Cristo (nascimento). Ap. 1: 3; Ap. 12:1; A mulher é a IGREJA.ef. 5: 31 32.

As doze estrelas são os APÓSTOLOS que dariam inicio aos trabalhos da IGREJA. At. 1: 15 a 26. O primeiro ataque a Igreja foi feito pelo Dragão, que é o próprio Satanás. A função do dragão é perseguir e matar o povo Santo de Deus.Jõ. 8: 37, 38 e 44; Ap. 12: 15, 16 e 17. Rm. 8:36; ICo.4: 11;At. 12:1a5.

Como já vimos a função do dragão é destruir o povo de Deus. Ele já havia tentado matar o Senhor Jesus antes da vitória na cruz. Vejamos como: Ap. 12: 4,5; Como aconteceu Mt. 2: 1 a7, 16.

Os ataques do Dragão com suas forças armadas continuam até o dia de hoje. Lembrando mais recente o ataque de Ritler contra os JUDEUS. Ap.2: 10, 11; Ap.6: 9 a11; Ap.12: 12.

Que mensagem nós podemos encontrar na Palavra de Deus sobre este ataque do Dragão e suas forças armadas contra o povo de Deus, feito por Ritler. Mt. 24: 22; Ez. ; Lc. 21: 22, 23; Mc. 13: 19. Porque o povo de Deus não foi destruir Mc. 13: 20; Rm. 11: 4 e 6.

Mas o Dragão não tem conseguido derrotar o povo de Deu. Então ele convocou a Besta, e deu a ela a autoridade para entrar na guerra. Veremos a seguir como aconteceu. Ap.13: 2 a 4;IITs. 2: 9,10.

Porque o Dragão e as suas forcas armadas não conseguiram vencer o povo de Deus. Is. 45: 2; Jr. 20: 11; Mt. 28: 18 a 20. Qual a missão da besta nesta guerra? È se opor a Deus e seu povo, levantando religiões e nações anticristã. Ap. 13: 5,6;IITS.2: 4;ITm.4 1a5.

No livro de Apocalipse fala claramente do reinado do ANTICRISTO, que está se aproximando. Está besta ou está forças armadas muito em breve vai travar um combate com o povo Santo de Deus, e por um espaço de tempo ser vitoriosa.Ap. 13: 7 a 10; Dn. 7: 21; Ap. 13: 11 a18.Mas a Bíblia nos mostra que a besta já vem atuando desde o começo da Igreja. IJõ. 4: 3.

A Bíblia diz que faria grandes sinais, quantas religiões têm feito grandes sinais, desde o começo da Igreja. IITs.2: 9; Ap.13: 13. Mt.24: 24. A Palavra de Deus nos dá grande exemplo. Ex. 7: 17 a 22. Porque a besta com seus sinais e prodígios, se possível fosse enganaria até os escolhidos Mt. 23: 24. Mas os escolhidos não seriam enganados , porque para os escolhidos um sinal basta e a Besta não tem este sinal. Mt.16: 4, Jõ.2: 18,19. At.1: 1 a3.

Mas a terceira das forças armadas do mal tem a função de se infiltrar no meio do povo de Deus. Com o intuito de usar a Palavra de deus para disfarçar e esconder quem ele verdadeiramente é. Mt. 7: 15; IJõ. 4: 1; II Pd. 2: 1, 2; II Co.11: 13, 14, e 15; At. 20: 29, 30. Estes espíritos enganadores, que estão infiltrados nas igrejas evangélicas, são comandados por que? Ap.19: 20; Ap.16: 13,14; Mt.13: 39, 40.

Muitos crentes hoje estão preocupados com o reinado do anticristo, que se aproxima. Mas a bíblia nos mostra que desde o começo da Igreja, ela já vem sofrendo bombardeio das forças armadas do mal. I Pd.5: 8, 9; IITs.2: 7; Ef.6: 1, 12; Ap. 12: 12; At. 26:16 a 18.

A Bíblia também nos mostra claramente que está guerra, que vem desde o começo da Igreja terá um fim.E qual será este fim? Ap.19: 20, 21;Ap. 20: 10; Ap. 12: 10.

CARTA ÀS SETE IGREJAS ( Ap. 1, 2 e 3)

INTRODUÇÃO: Como não estamos na Ásia e não fazemos parte das igrejas aqui mencionadas, mas entendemos que a Palavra á Espírito e Vida. Deus quer nos falar alguma coisa com estás cartas. Vemos aqui Sete Igrejas diferentes umas das outras. Podemos entender que aqui Deus quer falar com o Cristão que é diferente um dos outros, que vivem situações diferentes.

Jesus se apresenta para estas igrejas, mostrando o Seu Poder e a Sua Vitória sobre a morte e o inferno. Ap.1: 18; I Co. 5: 55 a 58, Cl. 2: 15. É desta forma que Jesus se apresenta para o crente, mostrando a ele que não precisa ter medo. Mas só tem que fazer a vontade dEle. Ef. 5:17,18; Jõ. 14:15 a 21.

A IGREJA DE ÉFESO

A igreja de Éfeso Jesus se apresenta como aquele que tem a plenitude do Espírito. Jõ. 3: 34; Is.11:1,2.

E fala que conhece a igreja de Éfeso. Ap. 2:2

Marcas de Éfeso, ser verdadeiro, perseverante, qualidades elogiadas pelo Senhor. Por causa destas qualidades você sofre pelo Senhor. At. 2: 3; II Tm. 3: 10, 11 e 12. Ma s devido a estas qualidades e sofrer pelo nome do Senhor , fica-se desgastados, fazendo com que se deixe à alegria inicial, aquele fogo que impele a quere ganhar todo mundo para Cristo.Agora não se evangeliza mais, não se tem mais alegria de ir aos cultos. Realmente o primeiro amor ficou para trás, e isto entristece ao Senhor. AP 2: 4,5; Jr. 6: 16.

A IGREJA DE ESMIRNA

Para a Igreja de Esmirna Jesus se apresenta como o Todo Poderoso. Ap. 2: 8 –1: 8.

Sei que você sofre muita tribulação, você é um sofredor, pode ser pobre aos olhos dos homens. Mas para mim você é rico. II Co. 8: 2; Pv 13: 7. Você sofre com aqueles que se dizem crentes, mas não o são, aqueles que na verdade são religiosos. Ap.2: 9;Gl. 2: 4; Sl. 26: 1 a 5.

Não temas por causa da sua atitude e da sua postura. O diabo sempre vai se levantar contra você, mas o Senhor será sempre o seu escudo. Ap.2: 10, 11; Tg. 4: 7; At. 18: 9, 10.

A IGREJA DE PERGAMO

Aqui para esta igreja a de Pérgamo, Jesus se apresenta como a Palavra. Ele é a própria Palavra, e Ele combate com a Palavra.Ap. 2: 12; Hb. 4: 12; Ef. 6: 17.

Há lugar que você mora, ou que você trabalha é trono de Satanás. Mas você retém a fé no Senhor, e mesmo sabendo que Satanás domina o lugar, você mantém a fé no Senhor Jesus. Ap. 2: 13; At. 16: 31.

Mas que Ele diz que você vê muitas coisas erradas; pessoas envolvidas com a idolatria, feitiçaria, falsas profecias e prostituição espiritual, você não mostra que eles estão errados. Se você continuar a aceitar estas coisas, a Palavra vai vir contra você. Ap.2: 14 a 17; Mt. 10: 33.

A IGREJA DE TIATIRA

Aqui Jesus se apresenta como o Onipresente, e Onisciente, está em todo o lugar, e vê todas as coisas. Ap.2: 18; Sl.139: 7 a 12; Jr. 23: 23, 24.

Aqui Deus faz grandes elogios, muito amor à obra, ao trabalho na igreja, muito fé, e muita perseverança. Aqui Ele fala que ela já está em uma dimensão espiritual e que a s suas ultimas obra estão acima das primeiras. Ap.2: 19; II Pd.3: 18. Mas aqui Ele tem contra ti que toleras as falsas igrejas e os falsos profetas. e também tem contra ti que acredita que estas falsas igrejas, e falsos profetas são de Deus.Ap. 2: 20 a 20; Mt. 7: 15 a 23. Jr. 23: 9 a 11; Jr. 7: 1 a 5.

A IGREJA DE SARDES

Aqui Jesus aparece novamente na Plenitude do Espírito. Mas logo vai repreendendo. Ap. 3: 1; Mt. 23: a 27.

Segundo o que o Senhor relata nesta carta, que esta igreja está numa situação feia, e precisa se concertar. Ap. 3: 2, 3. Para esta igreja Ele fala: “Olha , tem alguns companheiros seus que são fiéis, porque você não aprende com ele. Ap. 3: 3, 5”.

A IGREJA DE FILADELFIA

Aqui Jesus se apresenta como o A Cabeça da igreja, Ele se apresenta como autoridade da Igreja.Ap.3:7;t.16:18, 19; Is. 22: 21, 22.

Para estes Jesus já abriu uma porta, para Ele fazer a obra. `e um separado do Senhor.Ap. 3: 8; I Co. 16: 9.

Aqui ele fala que você é um fraco, mas mesmo na sua pouca força, você permanece fiel a Palavra.II Co. 12: 9, 10. Ele fala que vai te levantar, e vai envergonhar os falsos, os que zombam e não acreditem em você. E promete que vai te proteger até o final. Ap. 3: 9, 10 e 11; Jr. 42: 11; Jr. 39: 18.

A IGREJA DE LAODICÉIA

Nesta igreja Jesus se apresenta como o que era antes da criação do mundo, o Princípio, o Alfa. Ap. 3: 14; Is. 43: 13.

Fala também que você está em cima do muro, que você está indeciso, não sabe o que quer. Tem que se decidir rapidamente! Ap.3: 15; I Rs.18: 21.Talvez você não se aplique, não se decida logo a seguir o Senhor, porque você não está precisando de nada. Você não está doente, nem está desempregado, e nem tem falta de dinheiro. Ap. 3: 7, 18.

Se não der ouvido a Palavra e não se consertar, olha só o que vai acontecer. Ap. 3: 16, 19 e 20.

AS TRES DIMENSÕES DA IGREJA

INTRODUÇÃO: Tem havido muitas divisões no meio evangélico, divisões dentro das próprias igrejas. Dissensões não só entre os membros, mas também no meio das lideranças. Muitas igrejas têm sido destruídas por causa das divisões. Qual será a causa de tantas confusões, consultando a Palavra de Deus Ela nos mostrou que existem três dimensões da igreja.: 1ª. Direção da carne; 2ª. A da Alma e a 3ª.Do Espírito.

1ª PARTE: DIREÇÃO DA CARNE. A carne leva o crente a viver na dimensão da matéria A igreja que vive na dimensão da carne é uma igreja que procura servir a Deus, mas por ser criança no entendimento vive na carne. I Co.3: 1; I Co.13: 11. O crente carnal só vive pensando nas coisas materiais.

Quando a igreja é carnal ela busca a Deus de uma forma mundana. É uma igreja que ainda não se tornou inimiga do mundo. Tg. 4: 4 e 5; I Jõ. 15: 16.

A igreja que ainda vive na dimensão da carne é uma igreja onde há muita inveja e contenda. I Co. 3: 3.

A igreja que anda na dimensão da carne só produz frutos carnais, e a igreja que produz frutos carnais não pode entrar no Reino de Deus. Gl. 5: 19 a 21.

A igreja onde seus frutos são carnais, Deus não pode estar presente. Rm. 8: 7 e 8.

Muitos líderes têm sido culpados pela igreja andar na dimensão da carne, porque são na verdade mercenários. Jõ. 10: 12 e 113; I Tm. 6: 3 a 5.

Por interesses financeiros não prega a verdade e por não se pregar a verdade a igreja se torna cativa dos desejos da carne.Jõ. 8: 31 e 32.

2ª PARTE: DIMENSÃO DA ALMA. A dimensão da alma leva o homem a viver na área do intelecto e emocional, fazendo a sua própria vontade. A igreja que vive na dimensão da Alma é a igreja que segue o seu próprio raciocínio e anda segundo os seus pensamentos humanos. Is. 55: 8 e 9.

Por causa do homem andar segundo os seus próprios pensamentos é que vemos muitas igrejas sendo divididas.

I Co.1: 19; I Co. 3: 19 a 20.

A alma leva o homem a andar na sua própria sabedoria, portanto a igreja que está na dimensão da alma é ima igreja dirigida pela sabedoria humana. I Co.2: 11; I co. 2: 4 e 5.

A igreja que vive na dimensão da alma faz muitos planos, mas nenhum deles é realizado. Pv. 16: 1.

A igreja que vive na dimensão da alma é uma igreja soberba, onde todos acham que sabem tudo. I Co. 8: 2.

As igrejas que vivem na dimensão da alma todos são sábios, todos são fortes, e todos são ricos. Jr. 9: 23.

3ª PARTE: DIMENSÃO DO ESPIRITO. O crente que vive na dimensão do Espírito ele tem consciência do Reino Espiritual. Somente a igreja que anda na dimensão do espírito, pode e anda segundo a vontade de Deus e agrada a deus. Jõ. 4: 23 e 24.

A igreja que agrada a Deus em Espírito é a igreja que é guiada pelo Espírito Santo e produz frutos espirituais.I Jõ. 16: 13; Rm. 8: 14; Gl. 5: 22 a 25.

A igreja que vive na dimensão do Espírito o seu líder é o próprio Espírito Santo. E Ele escolhe o Ministério. At. 20: 28; At. 13: 12.

A igreja que vive na dimensão do Espírito, o Espírito é quem ensina. Jõ. 14: 26.

Na igreja que vive na dimensão do Espírito o homem não precisa de sabedoria humana, livro ou qualquer tipo de ensino. Is.48: 17; Jõ. 2: 20 a 27.

Somente as igrejas que andam na dimensão do Espírito, andam e vivem na verdade. Jõ. 16: 13.

Somente a igreja que vive na dimensão do Espírito conhece as coisas de Deus e prega a verdade sobre Deus.

I Co. 2: 9 e 10.

Na igreja que vive na dimensão do Espírito, o homem não precisa pagar para conhecer as coisas de Deus . I Co. 2: 12; Is. 55: 1.

NA igreja que vive na dimensão do Espírito, o único livro é a Bíblia. Is. 34: 16.

A igreja que vive na dimensão do Espírito o crente tem prazer na lei do Senhor e nela medita dia e noite. Sl. 1: 1 a 3.

Não existe condenação para a igreja que vive na dimensão Espiritual, pode ser rejeitada pelos homens, mas amada por Deus. Rm. 8: 1.

AS DUAS IGREJAS

INTRODUÇÃO: A Palavra de Deus é maravilhosa, porque a cada época ou calda tempo, ela nos trás uma nova luz. Segundo a necessidade do povo cristão e da Sua igreja.

Hoje estamos vivendo tempos de misticismo no meio evangélico ou na igreja. Muitas misturas que tem prejudicado o crescimento do crente. Isto nos mostra que estamos criando uma geração de crianças no conhecimento. E a Palavra de Deus nos mostra que existem duas igrejas. Uma segunda o coração do homem e a segunda conforme o coração de Deus.

ABEL E CAIM: Deus tem chamado a igreja para oferecer o melhor para Ele. O melhor culto, a melhor vigília, a melhor consagração, é tempo de oferecer o melhor para Deus, e não para o mundo, para a carne, para os homens. Mas o melhor tem que ser para Deus. Gn, 4: 1 a7; Hb.11: 4.

ISMAEL E ISAQUE: Duas igrejas, uma nascida da vontade da carne e a outra da vontade de Deus.a igreja que nasce da vontade da carne é a que nasce da vontade do homem, e a tendência dela e seguir a carne. E a igreja que nasce da vontade de Deus, evidentemente só vai desejar as coisas do Espírito, com os desejos para Deus. Gl. 4: 22 a 26. Porque a igreja nasce da vontade da carne? Porque mesmo o homem recebendo a promessa de Deus, ele não espera o tempo de Deus. E quer fazer a obra no seu próprio tempo. Portanto Deus não opera, mas sim a carne.Gn. 15: 1 a 6; Gn. 16: 1 a 3.

Acontecendo que esta igreja não vai ter as revelações de Deus. Vai caminhar com sinais carnais que não tem nada haver com os sinais proféticos da Palavra de Deus. Enquanto a igreja nascida do Espírito vai viver do poder de Deus e ser perseguida pela igreja carnal. Gl. 4: 29 a 31. Mas Deus diz que a salvação está na igreja espiritual, e começa a chamar o seu povo para fazer parte da igreja espiritual. Porque é esta igreja que vai subir, pois a carnal fica. Rm. 8: 1 a 11.

ESAÚ E JACO: Outros dois personagens Bíblicos que simbolizam bem as duas igrejas Esaú e Jacó. Um a igreja que só pensa nas coisas da terra, e o outro só nas coisas de cima. Vemos que estas duas igrejas antes de ser formada no reino físico já estava em guerra no mundo espiritual. Gn, 25: 19 a 23.

Como duas igrejas que são do Senhor entra em guerra no mundo espiritual? Ai que você se engana, apenas uma é do Senhor. A terrena é da Terra, Apenas a celestial é do Senhor, esta é que vai subir.Rm. 9: 12, 13 a 14. Podemos ver que Esaú era o dono da benção, pois ele era o primogênito. Mas trocou a benção por um prato de comida. Ou seja a igreja esta trocando as bênçãos celestiais, por pratos que o diabo oferece através do mundo. Hb.2: 16; Gn. 25: 27 a 34; Gl.3: 1 a 3.

A marca desta igreja é trocar as coisas de Deus pelos envolvimentos com o mundo. I Jõ. 2: 15; I Jõ. 4: 1a6; I Jõ 5: 19. Já a igreja celestial, as suas marcas e os seus sinais são de uma igreja que não troca às coisas de Deus por nada. Acontecem coisas nela, que só acontece quando Deus está presente. Porque Deus atua em dimensão Espiritual. E esta igreja vive em dimensão espiritual lutando com Deus para receber o poder de Deus. Gn. 32: 22 a 30; Cl. 3: 1; Lc. 24: 48, 49.

JOSÉ E SEUS IRMÃOS: Neste episódio, também temos o exemplo de duas igrejas. José recebia as revelações de Deus, seus irmãos não e eles tinham inveja medo de que Jose recebesse a herança de Deus. Por isso queriam mata-lo. Gn. 37: 3 a 33.

As profecias revelavam que José era uma igreja que nascera da vontade de Deus. Para no futuro socorrer as igrejas que nasceram da vontade da vontade da aparência. Ligadas ao mundo, e na vontade da carne. Porque estas igrejas só sobreviverão, se for buscar alimentos nas igrejas que nascem da vontade de Deus. Igrejas espirituais, que só pensa nas coisas de cima. Somente estas igrejas terão passaporte para a viagem até o céu. Gn. 41: 17 a 42 e 54, a 57; Gn. 42: 1 a 3; Gn. 46: 1 a 7.

SAUL E DAVI: A vida de SAUL nos mostra uma igreja que foi escolhida, ou feita, ou se transformou em uma igreja para agradar os homens. I Sm. 8: 1 a 8. Ainda que esta igreja escolhida ou feita para agradar os homens Deus coloca o Seu Espírito para dirigi-la. I Sm. 10: 1 e 6, 7.

O fato de ela agradar aos homens é certo que mais cedo ou mais tarde ela vai rejeitar a direção do Espírito Santo. Pois o Espírito Santo não busca agradar as pessoas, pois a obra dEle na igreja é levar a igreja a testificar a Jesus, quer agrade os homens ou não.I Sm. 13: 8 a 14; Tg: 4, 5.

Diferente é DAVI, neste estudo ele representa uma igreja segundo o coração de Deus. Igreja que nasce para agradar a Deus. I Sm.13: 14; At.13: 22. Uma igreja que antes de se formar no reino físico, já derrotou os inimigos. I Sm. 17: 34, 35. A igreja que já é vitoriosa antes de se formar no reino físico. Quando estiver atuando ela vai com certeza testemunhar o Poder de Deus na Terra. I Sm.17: 38 a 51; Lc. 10: 19, 20; Mt. 16: 18, 19.

DAVI E SEUS IRMÃOS: Outra semelhança entre personagens bíblicos e a Igreja ; é de Davi e seus irmãos. Davi aqui representa uma igreja escolhida e por deus. Igreja esta que Deus não olha para aparência. I Sm. 16: 1 a 7; Mt. 22: 15, 16; Jõ. 7: 24; Gl. 2: 6.

A igreja que Deus aprova, é a igreja que não olha para as aparências, que não faz acepção de pessoa. Mas é uma igreja que tem boa aparência, parece com o seu Senhor. Quando olham para , vê o Senhor nela.

I Sm.17: 42; Dn. 1: 1 a 19. Uma igreja que vive de aparência, não pode combater no reino espiritual, pois as aparências não servem como arma neste reino.I Sm. 16: 14 a 21 e 23.

Os irmãos de Davi tinham ótima aparência, eram guerreiros de Saul. Mas as suas aparências não fizeram deles vencedores na guerra. I Sm.17: 12 a 14, 23, 24. Aquele que vive de aparência , não consegue vencer o inimigo. Fica irado e com inveja do que não vive de aparência, mas sim vive da presença de Deus e vence o inimigo. I Sm.17: 25 a 29, I Sm.18: 14; Sl. 18: 37, 38. Palavras de Davi, para uma igreja que Deus escolheu segundo o seu coração. II Sm. 23: 1 a 5.

MARTA E MARIA: Deus tem chamado a igreja nos últimos tempos, para tomar a posição de Maria, estar aos pés dEle. Depender totalmente dEle. Jõ. 12: 3. Muitos estão preocupados em fazer muitas coisas para agradar os homens. Para agradar a sociedade, e até mesmo para agradar a Deus, mas no seu conhecimento humano. Mas só e somente uma coisa é necessária: Estar aos pés do Senhor Jesus. Lc. 10: 38 a 42.





O SINAL DE CAIM

O SINAL DE CAIM



Em Gênesis, capítulo 4 há a descrição do pecado de Caim, ou seja, aquele em que ele matou Abel, devido a aceitação de Deus à oferta de seu irmão e rejeição da sua. Em virtude desse pecado houve uma conseqüência, qual foi: …"Agora maldito és desde a terra , que abriu sua boca para receber das tuas mãos o sangue do teu irmão. Quando lavrares o solo, não te dará mais a sua força: fugitivo e errante serás pela terra. …O Senhor, porém lhe disse: Portanto qualquer que matar a Caim será vingado sete vezes. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que não o ferisse quem quer que o encontrasse"….(Gênesis 4:11,12e15) Agora, passaremos a analisar qual seria esse sinal: Quando a Bíblia, antes de começar a falar de Noé no capítulo 6 de Gênesis, relata um fato interessante e misterioso, que, …"os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram formosas, e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. Então disse o Senhor: Não permanecerá o meu Espírito para sempre com o homem, pois este é mortal; os seus dias serão cento e vinte anos. Havia naqueles dias gigantes na terra, e também depois, quando os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. Estes foram valentes, os homens de renome que houvera na antiguidade"…. Duas teorias tem surgido para explicar o fato supra mencionado, porém somente a segunda parece-nos coerente, o que pretenderemos mostrar a seguir: A primeira diz, serem filhos de Deus, anjos, é isso mesmo, seres celestiais, baseados no texto de Jó 1:6. Os que assim o fazem, pensam que, porque o texto se refere a filhos de Deus apresentando-se perante o Senhor e logo em seguida aparece também Satanás(anjo caído). Os filhos aqui nesse caso, tem que ser igual a Satanás em espécie, o que não é verdade. Porque esses não poderiam ser aqueles que já morreram e que terão que comparecer perante o tribunal de Cristo? A Bíblia é omissa e não apresenta nenhuma margem para tal interpretação, o que torna perigoso uma análise do tipo. Esses que assim pensam, fundamentam-se também no texto de Judas 1:6 combinado com Apocalipse 9:14. (JD 1:6) "E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;" (AP 9:14) "A qual dizia ao sexto anjo, que tinha a trombeta: Solta os quatro anjos, que estão presos junto ao grande rio Eufrates." Esses anjos, referidos nos textos mencionados, não precisam ser os mesmos de Gênesis 6, mas sim aqueles que se rebelaram juntamente com Lúcifer. Nessa rebelião, somou-se 1/3 dos anjos do céu. Todos nós sabemos que anjo é o gênero da qual existem muitas espécies(querubim, Serafim, arcanjo, etc…). Esses, referidos em Ap. 9:14, com certeza possuem diferente espécie da grande maioria, possuem graus diferentes de poder. Por isso, pelo fato de possuírem grandes poderes é que estão presos em cadeias, para que Deus os libertando façam todo o mau previsto em Apocalipse. Mas o que derruba por terra esta teoria é o que Jesus disse a respeito de anjos nos textos de Mt 22:30; Mc12:25 e Lc 20:35. Disse que no céu, todos nós seremos iguais aos anjos, não nos casaremos, nem seremos dados em casamento, ou seja, não haverá a hipótese, dentre outras, de podermos relacionarmos sexualmente. Quanto a segunda teoria, bem mais coerente do ponto de vista Bíblico e também será um ponto de apoio de nosso estudo, fundamenta-se nos seguintes argumentos: Gênesis 4:25 descreve que Adão teve um outro filho com Eva, Sete. Este veio substituir Abel, seu irmão que houvera morrido. No versículo 26 do capítulo 4, continua a dizer que Sete teve um filho, a qual pôs o nome de Enos, e foi nesse tempo que os homens começaram a invocar o nome do Senhor. Em Atos 2:21 diz que todo aquele que invocar o Senhor será salvo. Portanto, sabemos que quem é salvo, conseqüentemente, se torna filho de Deus. Já que é assim , esses seres mencionados em Gênesis, por analogia ao versículo de Atos, são considerados filhos de Deus. Após o pecado de Caim e sua punição por parte de Deus, ele se retirou da presença do Senhor e foi habitar numa terra ao Oriente do Éden, cujo o nome era Node. Lá ele teve filhos, e a partir do versículo 18 até o 24, do capítulo 4 de Gênesis, fala da descendência de Caim. Em seguida, no capítulo 5 descreve a descendência de Sete, filho de Adão, sendo que no final dessa última descrição há uma observação importante de que esse é o tempo em que os homens começaram a buscar a Deus. O capítulo 6 inicia falando sobre o relacionamento entre os filhos dos homens e os filhos de Deus. O interessante é que Deus no versículo 16, capítulo 34 do livro de Êxodo diz para Moisés alertar o povo de Israel que quando eles viessem a possuir a terra prometida, seus filhos não tomassem por mulheres das suas filhas, para não se prostituírem após outros deuses. O que mais chama a atenção é que Deus usa o mesmo termo de Gênesis 6, seus filhos(filhos de Deus pois era povo de Deus)e suas filhas(filhas dos homens, pois eram do mundo e adoravam outros deuses). O que vem a reforçar a idéia acima é o fato de que, após o relato inicial em Gênesis 6, o texto mostra a ira de Deus contra a corrupção humana nos versículos 6 e 7 resultando na destruição da raça humana com o dilúvio e a salvação apenas da família de Noé, porque este era justo e temente a Deus, não tendo se corrompido como os demais(Hb 11:7). Mas, como Deus destruiu a todos, exceto Noé, o que aconteceu com aquele povo de Gênesis 4:26 que começara a invocar o nome do Senhor? Com certeza se corrompeu, pois se não o tivesse, Deus os teria preservado como fez com Noé. Como se corromperam? Conforme descreve Gênesis 6:2, ou seja, tendo visto os filhos de Deus(aqueles que invocavam o nome do Senhor) que as filhas dos homens(descendência de Caim. Pecadores que se retiraram da presença do Senhor) eram formosas e tomaram mulheres para si de todas as que escolheram. Fatos semelhantes a esse aconteceu também com: Sansão que, pelo fato de ter buscado uma mulher dentre os filisteus, Dalila, se corrompeu (Juízes 14:1 a 3. Note que nesse caso, que o vers. 1 emprega o termo: "filhas dos Filisteus". Poderia ter-se dito "gentios", mas não foi); Salomão(1 Reis 11:3). O que aconteceu com Salomão e Sansão também aconteceu com esses filhos de Deus, expressão essa, usada apenas para diferenciar o povo de Deus dos gentios, e não anjos como muitos, erroneamente, pensam. O que acontece no versículo 1 de Gênesis é uma justificativa do castigo previsto no versículo 3, como também, acontece nos 5 e 6. Se fossem anjos, a punição deveria vir apenas para eles e não para os homens, posto que são de maior força, podendo dominar facilmente os humanos e fazerem o que quiser, como o diabo, também, muitas vezes faz com asessoas. Portanto, volto a afirmar que filhos dos homens são aqueles descendentes de Sete que começaram a invocar o nome do Senhor, e filhos dos homens são os descendentes de Caim que se afastaram de Deus e começaram a pecar. Agora, passaremos a analisar o mérito do assunto. Vocês devem estar pensando, porque falar sobre Gênesis 6, sendo que o sinal está no capítulo 4. Acontece que ambos estão intimamente ligados e antes de irmos ao mérito devemos esclarecer algumas coisas preliminarmente. O versículo 4 do capítulo 6 fala que: "Havia naqueles dias gigantes na terra, e também depois, de quando os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens"….Por que será que há essa observação, quanto a gigantes, nessa passagem? Porque isso tem tudo a ver com o contexto, é óbvio. Repare bem, como fala o texto: "que havia naqueles dias gigantes, e também depois…".Se já havia gigantes antes da relação entre os filhos dos homens e os de Deus, da onde teriam vindo esses, sendo que Deus deveria também os ter criado, posto que Ele tudo criou? Qual seria a razão dessa criação diferente do ser humano normal?. Deus não criou os gigantes a tôa, tem um objetivo, o de diferenciar uma espécie de humanos de outros. O texto acima mostra que eles já existiam na terra antes daqueles fatos descritos. Se eles já existiam foram criados, para diferenciar Caim e seus descendentes do resto da população. O sinal colocado em Caim deveria ser um que, quem o visse ficasse com medo. Todos, ao vê-lo teriam que ter medo dele, para assim, não tentar matá-lo. Deus não iria sair avisando a todos que o homem de tais características não deveria ser morto. Deus pôs algo em Caim que já amedrontaria a todos pela aparência, afinal o objetivo desse sinal era: (GN 4:14) "Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará."(GN 4:15) "O SENHOR, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o SENHOR um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.". Tanto é verdade que quando Moisés enviou espias para Canaã, eles voltaram dizendo estar cheia de pessoas de grande estatura(Nm13:33), e no versículo 31 e 32 de Números, capítulo 13, também fala que Israel não podia atacar aquele povo, pois era mais forte, como também eram de grande estatura e a terra devorava seus moradores. Fato semelhante que ilustra essa idéia é, aquele em que Golias se apresenta para guerrear contra Israel e todos ao verem o gigante, espantaram-se e temeram muito(1Sm 17:11). É evidente, portanto, que a característica de gigante era colocar medo em quem os encontrasse. Mas, todos devem estar pensando como se explica o fato de haverem gigantes na terra após a destruição dessa pelo dilúvio e preservação apenas da família de Noé. A explicação é simples. Do casamento dos filhos de Deus(descendentes de Sete) e os filhos dos homens(descendentes de Caim), saíram os homens valentes da antiguidade. Por que a Bíblia não fala exatamente que resultou dessa união, os gigantes? Porque há que se lembrar da lei da genética. Entendemos que a Bíblia diz apenas que, Deus transformou Caim em gigante e só. Seus filhos, poderiam ser ou não gigante, já que sua esposa era normal. Um exemplo é o de um casal que tem filhos, cujo marido é alto e a esposa baixa, há a probabilidade de a criança ser alta como o pai, ou baixa como a mãe. Assim também aconteceu com os descendentes de Caim, nem todos seus filhos e filhas eram gigantes, mas apenas alguns. Os descendentes(homens ou mulheres) que não eram gigantes, mesmo assim possuíam em seu código genético "gens" de gigantes, podendo gerar filhos que fossem, conforme a genética atual explica possibilidades semelhantes, é obvio que se referindo a outras características. É claro que Deus ao fazer isso com Caim, não transformou apenas sua estatura, mas também lhe deu mais força, proporcional ao seu tamanho, o que quer dizer que quem, dos seus descendentes, não fosse gigante poderia possuir a força de um. Isso explica o fato da Bíblia falar em homens valentes da antiguidade. Significa que esses, eram apenas homens de grande força, daí a diferenciação que o texto faz entre esses e aqueles. Com a destruição da raça humana no dilúvio e preservação da família de Noé, como se explica o surgimento dos gigantes na nova terra de Noé e sua família, já que Davi lutou contra o gigante Golias, e também Josué e os espias viram gigantes na terra prometida? É importante estabelecermos, preliminarmente que, as pessoas que entraram na arca com Noé eram: Noé, esposa, três filhos e três noras. Foi a partir desses que surgiram os gigantes, posto que todos o demais humanos foram destruídos. Dentre os filhos de Noé não poderia haver "gen" de gigante, já que Noé foi o único justo num mundo corrompido e com certeza se assim foi, não teria ele feito como os demais e tomado mulher para si dentre aquelas dos filhos dos homens(descendentes de Caim). Se seus filhos não possuíam o "gen" de gigante, quem possuía? Com certeza, uma das esposas dos filhos de Noé. Essa esposa certamente era a de Cão, porque se formos analisar algumas coisas chegaremos a conclusão clara disso. Vejamos: 1) No capítulo 9, versículo 20 em diante do livro de Gênesis notamos uma passagem onde o filho de Noé, Cão, tendo visto a nudez de seu pai fez algo de muito errado, que a palavra não especifica, mas na qual lhe gerou uma conseqüência muito drástica: (Gn 9:25) "E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos." (Gn 9:26) "E disse: Bendito seja o SENHOR Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo." (Gn 9:27) "Alargue Deus a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo." Para que Cão tenha cometido tamanho pecado, com certeza a influência da convivência com sua esposa (descendente dos filhos de Caim) o tenha levado a isso. 2) Outra evidência clara é que, se formos reparar a partir do versículo 6, do capítulo 10 de Gênesis, a Bíblia começa a descrever os descendentes de Cão. O interessante, a princípio, é de se observar que um dos filhos de Cão se chama Canaã. Se vocês se lembrarem, quando Deus chama a Abrão para ir para a terra prometida, a terra é a de Canaã(GN 12:5-"E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã."). Naquela época, quando a terra era desabitada e alguém a possuísse primeiramente, colocava-se o nome do conquistador ou de seu povo àquela terra. Exemplo claro disso encontra-se em Gênesis 4:17, onde Caim tem um filho e dá o mesmo nome da criança a uma cidade que acabara de edificar. Era costume de Caim, que passou a seus descendentes dar nome às cidades, semelhantes aos dos filhos, o que também se fez com Canaã. Ela inicialmente foi habitada pelo filho de Noé, Canaã, daí advém seu nome. E como defendemos ser a mulher de Cão uma descendente dele, nada mais óbvio, seus descendentes fazerem como faziam os ascendentes no passado. Era algo que se aprendeu com os antepassados. Mas, o que isso tem a ver com o tema em análise? Tem tudo a ver. Quando Josué foi espiar a terra prometida, a terra era a de Canaã, e lá eles avistaram os gigantes (Nm 13:28,33). Agora, como se explica o fato de haverem gigantes na terra de Canaã? Então, diante de tudo que falamos, concluímos que esses encontrados naquela região eram os descendentes de Cão, filho de Noé, cuja esposa era descendente de Caim e também, talvez, podia não ser gigante, mas carregava em seu código genético o "gen" deles. O versículo 19 do capítulo 10 de Gênesis confirma tudo que foi dito, porque fala que o termo dos cananeus foi desde Sidom, em direção a Gerar, até Gaza; em direção a Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, até Laza. A terra de Sodoma e Gomorra é exatamente a planície que os espias avistaram e percorreram, ou seja, é o local da terra prometida. 3) Se observarmos ainda na genealogia de Cão em Gênesis, capítulo 10, versículo 14, encontramos que dentre os descendentes de Cão havia Patrusim, Casluim( donde saíram os filisteus). Agora, se verificarmos em 1Sm 17:4, a Bíblia se refere a passagem onde Israel iria guerrear contra os filisteus, até que surge no meio do povo dos filisteus um gigante, Golias, este que futuramente foi morto por Davi. O interessante é que no primeiro texto mencionado há a referência à origem do povo filisteu, que advieram dentre os descendentes de Cão. Outro ponto que merece destaque é que no versículo 11 do capítulo 17 se 1Sm observamos que a reação do povo de Israel ao ver o Gigante foi de espanto e temor, exatamente o que Caim precisava para não ser morto quando alguém lhe encontrasse(Gn 4:15). Diante de todo exposto, concluímos que o sinal posto em Caim foi transformá-lo num gigante, para que todos ao vê-lo ficassem atemorizados e com medo, não tentando, dessa forma matá-lo.


O Livro de Enoque (http://www.geocities.com/havengarwp/dss/comenoch.htm) Na primavera de 1947, um pastor árabe, deixou cair um objeto acidentalmente por uma fenda, próximo das ruínas do Qumrán. Ao descer para recuperar o artefato, o pastor ficou surpreso ao perceber que haviam 20 vasos naquela câmara, a arma tinha quebrado um dos vasos ao cair encima, ele notou que dentro do vaso havia uma bolsa de couro revestido com uma espécie de piche, dentro dessa bolsa haviam vários pergaminhos. Foram descobertas várias câmaras iguais àquela, todas contendo vasos com rolos de escritura. Os rolos continham vários livros de escrituras muito bem conservadas, os textos em Hebraico antigo desconhecido, foram traduzidos por um perito (encontrado por um milagre) nesse tipo de caracteres. ver Lista dos Papiros do Mar Morto , grande parte dos manuscritos tratava a respeito de uma sociedade judaica até então desconhecida, os Essênios, haviam vários registros contendo relatos sobre os seus rituais e sobre sua cultura, eles estavam muito familiarizados e amigados com Jesus Cristo e guardavam consigo o evangelho escrito por seus apóstolos, alias, evangelhos que não foram incluídos em nossa Bíblia, como o "Evangelho de Felipe" (amigo de infância de Jesus), textos conservados em sua pureza para a nossa alegria. Um dos Livros, incrivelmente interessante, e já traduzido para o nosso idioma foi o Livro de Enoque. Ele foi montado e dividido em 5 partes Resumo: Book I (The Book of Watchers) -"Livro dos observadores" -Enoque é ordenado um profeta por Deus -A Terra é povoada por homens e anjos. -Os anjos são enviados por Deus para ensinar as leis que regem o universo aos homens. -Alguns anjos se apaixonam pelas filhas dos homens e se acasalam com elas -Da união anjos com as mulheres terrenas surgem aberrações, os gigantes nefilins (ver: Gênesis 6:4 e números 13:33) ferozes que matam e devoram humanos. -Deus se enfurece pela iniqüidade desses anjos e os castiga lançando-os num lugar de trevas. -Enoque prega arrependimento ao povo que estava corrompido por causa da iniqüidade dos anjos. O Nascimento de Noé: -Enoque conta a Lameque (seu neto) sobre a visão em que via seu bisneto nascer, seu nome deveria ser "Noé", " seria um profeta" e "ele verá a humanidade ser destruída", recomeçando novamente com ele. -Noé nasce, ao abrir seus olhos pela primeira vez a sala se enche de luz e começa a profetizar diante de sua família. -A história de Noé e sua família -Viagem de Enoque através do céu (em visão) -Uma curiosa conversa de Enoque com o anjo que guarda a entrada que leva à "Árvore da Vida" no "Jardim do Éden". Book II (The Book of Parables) -Livro de parábolas Book III (The Astronomical Book) -Visão dos portais do céu. -Os mistérios do amanhecer e do entardecer do dia. -Descrição do lugar onde Deus vive. Book IV (The Book of Dreams) -Sonhos e profecias sobre o grande dilúvio. Book V (The Epistle of Enoch) -Sábios conselhos de Enoque ao seu filho.Comentário da página http://www.escoladominical.com.br/ Antonio Wandigson Araujo 16/03/2002 Estado - MS Cidade - dourados



CAIM

Caim é o primeiro filho de Adão e Eva. Seu nome é derivado, de acordo com Gn 4.1, da raiz kanah, possuir, e foi dado a ele por conseqüência das palavras de sua mãe em seu nascimento: "Adquiri um varão com o auxílio do SENHOR". Nenhuma conclusão séria pode ser extraída desta derivação. O livro de Gênesis, interessado no relato da origem das diferentes ocupações do homem, diz que Caim se tornou um homem da terra, enquanto seu irmão pastor de ovelhas. Ambos ofereceram ao Senhor um sacrifício de acordo com a analogia que seria mais tarde prescrita na Lei, sobre o poder de remissão do Criador. Caim ofereceu seus frutos da terra; e Abel as "primícias do seu rebanho e da gordura deste". De acordo com alguns significados não indicados no texto sagrado, talvez, tenha sido algum tipo de alusão ao fogo que consumiu a oferta de Gideão (Jz 6.21) ou de Elias (1Rs 18.38), Deus manifestou aos irmãos que Abel e seu sacrifício fora aceito por Ele; que, ao contrário, Ele rejeitou a oferta de Caim. Nós não falamos a respeito das razões dessa preferência. Enquanto as conjecturas do sujeito a que é mais aceita entre os comentaristas é a que foi incorporada à Septuaginta na versão do que Deus disse a Caim no verso 7: "Se não fizeres bem, o pecado jaz à porta". Isto implica que Caim cometeu a falta de apresentar a Deus ofertas imperfeitas, reservando para si mesmo a melhor parte do que produziu a terra. No entanto, Santo Agostinho, que estava sob a influência da Septuaginta, entendeu a passagem de outra maneira. Caim, nos diz ele, deu a Deus boa parte dos seus bens, mas não deu a Ele seu coração (De Civitate Dei, XV, vii). Isto está de acordo com a causa maior que geralmente desperta a preferência de Deus. A seqüência da história nos mostra a disposição do coração de Caim para o mal. São João diz que Caim invejava Abel, pois suas obras eram más, enquanto os do seu irmão eram mais justas (1Jo 3.12), e nós Lemos em Hebreus que "pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício que Caim" (Hb 11.4).

Caim irou-se com a rejeição divina. Nos versos 6 e 7 do capítulo 4 de Gênesis lemos a advertência e o aviso de Deus: "Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo". O pecado é aqui representado sob a figura de uma besta selvagem rondando a porta do coração, pronta para atacar sua vítima. Caim era capaz de resistir à tentação, mas não foi, e a história bíblica continua no relato do terrível crime que nasceu do ódio e da inveja. Ele assassinou Abel. Questionado pelo Senhor onde estaria o seu irmão ele respondeu que definitivamente não sabia. Para vingar o sangue de Abel, Deus pronunciou a sentença do primeiro homicídio. O texto no hebraico pode ser traduzido como: "E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber o sangue do teu irmão" etc., ou "maldito serás sobre a terra" etc. Esta tradução refere-se à sentença que seria dita nas palavras seguintes: "quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força", ou seja, sua produção. Por último nos é relatado que este foi banido; este afastamento seria da terra onde seus pais moravam ou estivessem, como vimos em algumas passagens apresentadas. No momento da sentença, Deus continuou a manifestar sua presença de uma maneira especial, é falado que "saiu Caim da face do Senhor". (verso 16). A terra de exílio de Caim, para onde este seria orientado e guiado, numa vida vagante, é chamada no hebraico, a terra de Nod, e é dito que se situava ao leste do Éden. Como não sabemos onde o Éden se situava, a localização de Nod também não pode ser determinada. A punição parecia a Caim maior do que ele poderia suportar; nas suas respostas, as palavras expressavam medo de vir a ser morto; Deus deu-lhe a promessa de proteção especial à sua vida e colocou nele um sinal. Não há indicação para nós qual a natureza deste sinal. O único evento subsequente da vida de Caim, dito pela Bíblia, é a fundação de uma cidade chamada Enoque, após ter um filho com este nome. Um bom número de autores acham que esta tradição, que faz de Caim o primeiro construtor de cidades, não é compatível com a história relatada; eles dizem que isto é melhor entendido como um relato popular da origem das tribos nômades do deserto. Se nos colocarmos no contexto do autor de Gênesis, elementos que este entendia de um modo geral, não há razão para supor que ele estava errado em escrever palavras da maneira que ele entendia como "construção" de uma cidade por Caim. Comentaristas mais conservadores estão provavelmente mais corretos ao julgarem que a "cidade" de Caim não foi notável em importância.

O USO DO MATERIAL ILUSTRATIVO NO SERMÃO

O USO DO MATERIAL ILUSTRATIVO NO SERMÃO

1. Definição de "material ilustrativo"

A palavra "ilustrar" vem do latim, ilustrare, e significa "lançar luz ou brilho, ou tornar algo mais evidente e claro".

Os educadores reconhecem que uma das principais leis de ensino, para alcançar a mente e o coração é a ASSOCIAÇÃO DE IDÉIAS.

O material ilustrativo tem sido comparado a janelas, que deixam a luz entrar e iluminar uma casa. A ilustração visa ajudar os ouvintes a "VER A VERDADE".

2. O uso de material ilustrativo na Bíblia

Natã: usou a ilustração de um homem pobre com uma cordeirinha para levar o Rei Davi a condenar-se a si mesmo (II Sm 12:1-14);

Aías: rasgou a sua roupa nova em doze pedaços e deu dez para Jeroboão, representando o fato de que Deus havia determinado que dez das doze tribos de Israel seriam tiradas de Reoboão (I Rs 11:26-40);

Isaías: enquanto pregava durante certa época de seu ministério, andou descalço e despido como sinal de como o povo de Deus seria levado preso pelos Assírios, Egípcios e Etíopes (Isaías 20:1-6);

Jeremias: usou muitos sermões visuais, como a parábola do cinto de linho (13:1-11), o jarro quebrado (13:12-14), o vaso do oleiro (18:1-17), a botija quebrada (19:1-15), os canzis simbólicos (27:1-22), além da compra de um terreno que simbolizava a esperança na restauração de Israel depois do exílio (32:1-25);

Ezequiel: usou tanto o método visual e ilustrativo que chegou a se queixar com Deus: "Ah Senhor Deus! eles dizem de mim: não é este um fazedor de alegorias?" (20:49)

Jesus Cristo: quase sempre usava material ilustrativo para apresentar profundos conceitos de natureza espiritual. As parábolas (52% do Evangelho de Lc é composto de parábolas). O uso de uma moeda para ensinar o dever do bom cidadão (Mt 22:19). A pregação significativa através de uma bacia e de uma toalha (Jo 13:1-17). Jesus também falou das aves dos céus, dos lírios do campo, do pão, da água. Jesus, também usou uma criança para mostrar que é preciso se tornar como uma criança para entrar no Reino de Deus. (vide o comentário de Mateus ao uso das parábolas por Jesus: Mt 13:34-35, 53-54)

3. Os propósitos para o emprego de material ilustrativo

a) despertar o interesse e prender a atenção dos ouvintes.

b) aclarar, iluminar e explicar as verdades apresentadas.

c) confirmar, fortalecer os argumentos apresentados e persuadir os ouvintes a aceitarem estas verdades.

d) ajudar os ouvintes a gravarem bem as idéias do sermão.

e) tocar nos sentimentos dos ouvintes.

f) dar mais vida ao sermão.

g) ornamentar e embelezar o sermão.

h) tornar o sermão mais agradável, proporcionando descanso mental aos ouvintes.

i) ajudar com a repetição da verdade.

4. Tipos de ilustrações e fontes de bom material ilustrativo

A própria Bíblia é um verdadeiro tesouro de ilustrações. Elas dão até mais autoridade ao sermão. São autênticas e atuais!

ii. O mundo da literatura:

a) biografias e autobiografias;

b) obras de ficção;

c) poesia;

d) dramas (como de Shakespeare), mitologia (egípcia, grega, romana), fábulas, lendas e folclore relacionadas à vida de países e regiões, etc. a história. Aquilo que aconteceu no passado e também aquilo que está acontecendo em nossos dias, como aparece nos jornais, revistas como Veja, etc.

EXPERIÊNCIAS PESSOAIS. A ciência e a medicina.

Obras de arte, como pinturas de quadros e obras de escultura servem como ilustração. Exemplo: Miguel Ângelo certa vez encontrou uma grande pedra que tinha sido jogada fora num terreno baldio. Ele inspecionou a pedra e depois mandou removê-la para o seu estúdio, onde fez daquela pedra suja de mármore uma famosa obra de escultura: a estátua de Davi! Deus muitas vezes vê em alguém uma obra de arte escondida em uma pedra suja como aquela, e a transforma em uma obra prima de Sua graça e misericórdia.

Citações que ouvimos ou lemos.

Artigos que lemos ou outros sermões que ouvimos.

Acontecimentos esportivos.

O trabalho secular do povo da igreja e da comunidade.

A leitura em geral de jornais, revistas e livros.

Ilustrações criadas por nós mesmos.

5. Advertências quanto ao uso de ilustrações

a) não é necessário ilustrar as coisas óbvias.

b) ilustrações que tem pouco a ver com o ponto que está sendo focalizado no sermão ou cuja relação com ela é vaga, ou que esclarece pouco, não devem ser utilizadas.

c) evite ilustrações cujas bases não têm nenhuma relação com a vida dos ouvintes.

d) evite ilustrações que parecem exageradas ou improváveis, mesmo que tenham acontecido.

e) não faça o seu sermão somente de ilustrações.

f) evite ilustrações que exijam muitas explicações para entendê-las.

g) não use ilustrações somente para mostrar o seu grande conhecimento ou impressionar os ouvintes.

h) não é bom destacar uma só ilustração ao ponto de deixar o resto do sermão prejudicado.

i) não se deve usar uma ilustração somente para fazer o povo rir.

j) não utilize ilustrações que não entenda bem. Tenha certeza dos detalhes das suas ilustrações. (Dr. Key fez referência a um sermão que ouviu, onde o pregador contou de um soldado, do século 16, que saiu para uma batalha com a metralhadora na mão!)

l) nunca conte a experiência de outrem como se fosse sua.

m) tenha muito cuidado em elogiar pessoas não crentes em suas ilustrações.

n) evite o se desculpar pelo uso de qualquer ilustração pessoal.

o) varie o tipo de ilustração que você utiliza.

p) tenha cuidado com ilustrações "enlatadas".





A Doutrina do Espírito Santo

A Doutrina do Espírito Santo

At 5.3,4 “Disse, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a, não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.”

É essencial que os crentes reconheçam a importância do Espírito Santo no plano divino da redenção. Sem a presença do Espírito Santo neste mundo, não haveria a criação, o universo, nem a raça humana (Gn 1.2; Jó 26.13; 33.4; Sl 104.30). Sem o Espírito Santo, não teríamos a Bíblia (2Pe 1.21), nem o NT (Jo 14.26, 1Co 2.10) e nenhum poder para proclamar o evangelho (1.8). Sem o Espírito Santo, não haveria fé, nem novo nascimento, nem santidade e nenhum cristão neste mundo. Este estudo examina alguns dos ensinamentos básicos a respeito do Espírito Santo.

A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO.

Através da Bíblia, o Espírito Santo é revelado como Pessoa, com sua própria individualidade (2Co 3.17,18; Hb 9.14; 1Pe 1.2). Ele é uma Pessoa divina como o Pai e o Filho (5.3,4). O Espírito Santo não é mera influência ou poder. Ele tem atributos pessoais, a saber: Ele pensa (Rm 8.27), sente (Rm 15.30), determina (1Co 12.11) e tem a faculdade de amar e de deleitar-se na comunhão. Foi enviado pelo Pai para levar os crentes à íntima presença e comunhão com Jesus (Jo 14.16-18,26). À luz destas verdades, devemos tratá-lo como pessoa, que é, e considerá-lo Deus vivo e infinito em nosso coração, digno da nossa adoração, amor e dedicação (ver Mc 1.11, nota sobre a Trindade).


A OBRA DO ESPÍRITO SANTO.

(1) A revelação do Espírito Santo no AT. Para uma exposição da operação do Espírito Santo no AT. (2) A revelação do Espírito Santo no NT. (a) O Espírito Santo é o agente da salvação. Nisto Ele convence-nos do pecado (Jo 16.7,8), revela-nos a verdade a respeito de Jesus (Jo 14.16,26), realiza o novo nascimento (Jo 3.3-6), e faz-nos membros do corpo de Cristo (1Co 12.13). Na conversão, nós, crendo em Cristo, recebemos o Espírito Santo (Jo 3.3-6; 20.22) e nos tornamos co-participantes da natureza divina (2Pe 1.4). (b) O Espírito Santo é o agente da nossa santificação. Na conversão, o Espírito passa a habitar no crente, que começa a viver sob sua influência santificadora (Rm 8.9; 1Co 6.19). Note algumas das coisas que o Espírito Santo faz, ao habitar em nós. Ele nos santifica, i.e., purifica, dirige e leva-nos a uma vida santa, libertando-nos da escravidão ao pecado (Rm 8.2-4; Gl 5.16,17; 2Ts 2.13). Ele testifica que somos filhos de Deus (Rm 8.16), ajuda-nos na adoração a Deus (At 10.45,46; Rm 8.26,27) e na nossa vida de oração, e intercede por nós quando clamamos a Deus (Rm 8.26,27). Ele produz em nós as qualidades do caráter de Cristo, que O glorificam (Gl 5.22,23; 1Pe 1.2). Ele é o nosso mestre divino, que nos guia em toda a verdade (Jo 16.13; 14.26; 1Co 2.10-16) e também nos revela Jesus e nos guia em estreita comunhão e união com Ele (Jo 14.16-18; 16.14). Continuamente, Ele.