17/09/2011

Sermão

IRMÃO DO FILHO PRODIGO

Jesus contou no capítulo 15 de Lucas, três importantes parábolas: a das 100 ovelhas e uma desgarrada, se referindo aqueles que estão se afastando da igreja e estão perdidos perto da igreja; a da dracma perdida dentro de casa, que se refere aos crentes perdidos dentro da igreja e a do filho pródigo que fala do crente desviado, longe e distante do pai.
O texto nos diz que um filho recebeu sua herança e foi para uma terra distante, gastando tudo que tinha a ponto de trabalhar de guardador de porcos, comendo a comida destes, num estado arrasador. Mas depois ele voltou e encontrou o pai esperando por ele o que lhe ofereceu:
1 – um abraço – recepção
 2 – um beijo – perdão
3 – roupa nova – nova vida
4 – anel – nova posição
5 – sandália – novo andar
6 – uma festa – alegria
REAÇÃO DO IRMÃO
 1 – O irmão estava desinformado – Lc. 15.26 – Muita gente faz julgamento errado porque não está informado do que Deus está fazendo com seu irmão. Outros não entendem a misericórdia de Deus com alguém e acha que Deus tem que castigar seu irmão quando Deus quer perdoar
2 – Ele se indignou com a benção do seu irmão – Lc. 15.28 – Não fique indignado se Deus quer abençoar o teu irmão. Lembre-se que o Deus que abençoa teu irmão te abençoa também.
3 – Ele não quis entrar – vs 28 – Não fique de fora. Se quebrante e entre na benção. Entre na festa da vitória e seja um vitorioso também.
4 – Ele desconhecia o que possuia – Luc. 15.29 – ele não sabia que tudo lhe pertencia e se chateou por um cabrito. Tem muito crente se chateando por um cabrito e se esquecendo que o reino lhe pertence. Não brigue por nada o céu te pertence.
 A RESPOSTA DO PAI – LC. 15.31,32
 1 – Sempre estás comigo – Se alegre porque você sempre está com Cristo em tua vida
 2 – Tudo que é meu é teu – Tudo que é do pai nos pertence. Louvemos ao Senhor porque somos mais do que milionários
 3 – Alegremos e regozijemos – O pai do céu também nos convida a termos uma vida de alegria e vitória. te alegra no Senhor e tenha uma vida de vitória.