19/06/2008

OS QUE OLHAM PARA O CHÃO

Texto: Lucas 13:10-17

INTRODUÇÃO: Há muita gente vivendo como esta mulher. Encurvados, olhando para o chão. São anos a fio, carregando uma carga que não lhe pertence.
Nesta passagem, no verso 16, fala que se tratava de uma obra maligna. E podemos estar vivendo uma vida assim, sem otimismo.

Vejamos agora algumas estratégias malignas que leva alguém a isto.

1- 1- MATERIALISMO
O materialismo nos faz apegar somente nas coisas terrenas, naquilo que é palpável, visível. Temos na Bíblia o exemplo de MARTA em Lc 10:40.
A preocupação com as coisas materiais nos afasta de DEUS.
HÁ TEMPO PARA SERVIR E TEMPO PARA ESTAR COM JESUS.
Em Mt 6:24-34 é muito claro quanto a isto.

2- 2- NEGATIVISMO
As pessoas que são negativas só olham para o chão. Nada dá certo, nunca existem boas perspectivas, estão sempre murmurando.
Como podemos ser pessoas negativas, se DEUS tem ricas promessas para nós e tem cuidado de nós?
Lembremo-nos agora dos espias – Nm 13:25…….

3- 3- OPRESSÃO DO PECADO
O pecado e a culpa fazem as pessoas andarem cabisbaixas, envergonhadas, sempre na defensiva. A opressão que traz o pecado não confessado é muito grande. Vem à tristeza, a insônia, a enfermidade… E por quê então não confessa-lo? Nós temos um advogado que é Jesus. Basta que abramos o nosso coração…
Olhem a situação de PEDRO – Lc 22:54

CONCLUSÃO: Se estivermos vivendo uma vida dessa forma, é hora de mudarmos. O que devemos então fazer?
1- 1- Ouvir a voz de Jesus (JESUS chamou àquela mulher, ela foi curada)
2- 2- Tomar uma atitude. (a mulher tomou uma atitude – endireitou-se…)
3- 3- Dar glória a Deus. (O LOUVOR É A BASE PARA UMA VIDA DE OTIMISMO E VITÓRIA.)




CONSEQUÊNCIAS DA AVENTURA COM O PECADO
Texto: Lucas 15:11-24

Introdução: Esta parábola se originou quando os fariseus murmuravam, porque Cristo permitia que os publicanos e pecadores lhe escutassem.
O Senhor lhes respondeu com três parábolas: A ovelha perdida, a moeda perdida e o filho pródigo.

1 – Os quatro grandes problemas do filho pródigo.
- - O problema de desperdício – Gastando dissolutamente
- - A distância – Longe da proteção do pai.
- - A grande fome – Não tinha uma moeda no bolso, a distância o separava do pai e não podia contar com sua proteção, agora a fome o martirizava.
- - O problema da solidão – Sem dinheiro, os falsos amigos já não queriam mais a sua amizade. A solidão, a depressão e angústia de morte eram os seus acompanhantes.

2 – Os quatros retratos que o filho pródigo ilustra.
- - A humanidade que se afastou de Deus – Ao desprezar o temor de Deus, a humanidade anda desperdiçando seus bens, sua conduta, sua própria vida.
- - Uma sociedade que busca falsas idéias – A cada dia fica mais distante de Deus em busca do misticismo, da idolatria, prostituição e dos prazeres efêmeros.
- - Os filhos que deixaram o lar por qualquer aventura.
- - O cristão que deixou a igreja e hoje vive na solidão.

3 – Quatro grandes decisões do filho pródigo.
- - A decisão de levantar-se – “Levantar-me-ei" (v.18) – A primeira grande decisão de quem está caído é quando resolve se levanta e ser um vencedor.
- - A ação de levantar-se – “..e irei ter com meu pai...” (v.18) – O homem pode viver caído por muito tempo, mas no momento em que resolve levantar-se recebe a ajuda do Pai Celestial.
- - A decisão de confessar o pecado – “...e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e perante ti” (v.18). “...mas o que confessa e deixa, alcança misericórdia” (Pv.28:13).
- - A decisão de ficar para sempre na casa do Pai – “E levantando-se foi para seu pai” (v.20).

4 – As quatro decisões do Pai.
- - Compadeceu-se e perdoou – O Pai Celestial é benigno e está sempre pronto a perdoar. “Mas, tu Senhor, és bom, e pronto a perdoar e abundante em benignidade” (Sl.86:5).
- - Correu ao encontro – O Pai amoroso está atento, esperando o filho voltar pelo caminho (v.20).
- - Celebrou uma grande festa – Na casa do Pai Celestial é motivo de festa quando o filho rebelde se arrepende e resolve voltar. “Assim voz digo, que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende” - (Lc. 15:10).
- - Restaurou-o completamente – Vestiu-lhe com roupas e calçados novos, e voltou a usar o anel de príncipe (v.22-24).

Conclusão: As aventuras com o pecado são, ilusórias e traiçoeiras levando ao caos da miséria.

A ESPERANÇA
Texto: Rm 4:17-25

Introdução: A esperança é o que move o homem em busca de seus ideais, isto é, a concretização dos seus sonhos. Mas quantos, em conseqüência de suas muitas perdas, deixaram que o desânimo, sentimentos de derrota e a desesperança, tomassem conta de suas vidas e deixaram de sonhar.
É tempo de ressuscitarmos os nossos Sonhos.

O que precisamos ressuscitar?
· · Esperança da cura
· · Esperança da prosperidade
· · Esperança da vida abundante
· · Esperança de um casamento
· · Esperança do nascimento de um filho
· · Esperança da justiça
· · Esperança da liberdade
· · Esperança da vida eterna em Cristo.

Vide Moisés no deserto de ôia por 40 anos
Vide Abraão no caminho do Monte Moriá (Gn 22:3-13)
Vide o povo de Deus no Egito por mais de 400 anos vivendo em escravidão.
Vide o povo de Deus no deserto por 40 anos
Vide o povo Judeu que espera até hoje pelo messias

Necessário esperar mesmo que não haja esperança
Necessária paciência (Jô 19:26)
Esaú jogou fora a benção da primogenitude por impaciência (Gn 25:29-34)

Conclusão: Jesus (nossa esperança), nosso exemplo, ali no Getsêmani. Teve paciência e suportou todo sofrimento com a esperança da redenção da raça humana.

O Frasco de Remédio de Deus
Texto: Provérbios 4:20-22

Introdução: Quem de nós, por algum motivo já tem ido alguma vez a um médico? Que atitude temos quando nos é receitado um remédio?
Se compro um remédio e o guardo e não o tomo, se comento que encontrei um bom profissional e me receitou um bom remédio, ou se coloco o frasco em algum lugar visível e não o tomo, garantiria isto a solução do meu problema de saúde. Sabemos que, se tomarmos estas atitudes, não obteremos resultado algum. Da mesma forma ocorrerá com o remédio de Deus, Sua Palavra.

I – Atendamos a estas indicações:

1.1 1.1 – Filho meu, estais atento às minhas Palavras (Pv.4:20)
Estar atento significa por toda nossa atenção em algo; é uma atitude de respeito, cuidado, reverência, diligência e disciplina.
1.2 1.2 - Inclinar o teu ouvido às minhas razões (Pv.4:20)
Significa dobrar-se, humilhar-se, atitude de submissão, de reverência. A pessoa que se inclina a ouvir a Palavra de Deus tem uma atitude ensinável, está disposta a escutar o que o Senhor está dizendo.
1.3 1.3 – Por que é necessário inclinar nossos ouvidos e dobrar nossa vontade a vontade do Senhor?
- - Se nos rendermos ao Senhor, Ele poderá atuar em nós, perdoando, curando, coroando-nos de bênçãos e misericórdias (Sl.103:2-5).
- - A fé vem como resultado do ouvir: muitas pessoas lêem a Bíblia, porém, são poucas as que ouvem a Deus. Não podem ouvir porque suas mentes estão cheias de outros pensamentos e posicionamentos pessoais, resultado de uma alma contaminada pela falta de perdão e outras emoções doentias.

II – Não se aparte de teus olhos minhas Palavras (Pv.4:21) – Significa que jamais a percamos de vista, que jamais a deixemos de tê-la em conta e de aplica-la a nossa vida.

III – Guarda no meio do teu coração (Pv.4:21) – Por que no meio? Precisamente porque se a verdade de Jesus, Sua Palavra está entronizada em nosso coração, ele estará limpo e cheio de vida, e isto determinará todas as experiências de nosso viver diário.

Resultado: “Porque são vida e saúde para os que a acham e saúde a todo o teu corpo” (Pv.4:22).

Conclusão: Se aplicarmos estes princípios a nossa vida diária teremos a cura da nossa alma e vitória garantida pelo Senhor através de Sua Palavra.




A murmuração contra as autoridades
Texto: Números 12:1-8

Introdução: Esse tipo de murmuração é imensamente grave, pois tem como raiz um coração rebelde, resistência à autoridade e insubmissão. E sabemos que a rebelião é como pecado de feitiçaria, conforme I Samuel 15:23 e ainda no Salmo 68:6, vemos que os rebeldes habitam em terra seca.

O livro de Números 12:1-8 nos mostra a história de Miriã e Arão e dela podemos tirar lições valiosas:
1 – Nossas diferenças pessoais ou de opiniões não nos dão o direito de questionar a autoridade dada por Deus. Não podemos abrir a nossa boca para murmurar.
2 – Deus ouve quando murmuramos contra as autoridades – v.2
3 – Deus sai em defesa da autoridade criticada – v.4
4 – Tenhamos temor de falar ou fazer algo contra as autoridades – v.8; Sl.115:5; I Sm.24:6,10-11.
5 – A murmuração acarreta juízo de Deus sobre o murmurador – v.10.

Conclusão: Após termos estudado este assunto tão importante para a nossa vida espiritual e, o grande mal que a murmuração causa, podemos agora abrir nossa boca para glória do nome do Senhor Jesus e que na Sua vinda o Senhor nos ache “falando entre nós com salmos e hinos espirituais; cantando e louvando ao Senhor em nossos corações’ – Ef.5:19”.

Cicatrizes
Texto: Gálatas 6:17

Introdução: Sinal ou vestígio de destruição ou dano. Lembrança ou impressão duradoura de um golpe físico, moral ou psicológico. Muitas cicatrizes podem desaparecer com cirurgia plástica, nunca, porém, desaparecendo o trauma.
Paulo foi um homem muito marcado, falando das cicatrizes sofridas pelas perseguições que lhe foram mais significativas do que a marca da circuncisão, a qual o afirmava como judeu. Ele diz, com isso, que as cicatrizes que a vida nos impõe desaparecem diante da marca do evangelho de Jesus nas nossas vidas.
A vida deixa marcas em nós, as quais, às vezes, geram cicatrizes que não se apagam; mas Deus pode apagá-las com a marca indelével do Seu amor revelado na cruz.

Marcas da Vida:
· · Os senhores marcavam os seus escravos.
· · O tempo marca com rugas e com a velhice.
· · A discriminação marca as pessoas de cor diferente.
· · A doença marca suas vítimas.
· · A perda de um ente querido marca nosso coração com a dor da separação.

Marcas do Pecado:
O pecado marca as vidas que a ele se submetem – drogas, prostituição, álcool, adultério, roubo, traição, abandono, corrupção e mentiras.

Como as marcas podem ser tiradas:
As marcas da vida e do pecado podem ser tiradas ou transformadas em nome de Jesus. Ele levou as marcas do nosso pecado para que fossemos limpos.
Algumas marcas geradas pela vida não podem ser tiradas, mas uma cicatriz feia pode se tornar bonita, através do Espírito Santo.
ü Um velho rabugento pode se tornar um sábio ancião;
ü Um escravo encontra libertação no Senhor, Para Deus não há acepção de pessoas, nem de cor, nem de status social (Atos 10:34).
ü Um doente pode fazer de sua cicatriz um testemunho.
ü A prostituta pode tornar-se uma mulher virtuosa (Raabe – Josué 6:25)
ü Quem roubava pode tornar-se generoso e solidário para com o próximo (Zaqueu – Lucas 19:1-10).
ü Quem adulterou pode encontrar perdão e reaver a sua autoridade (Davi – Salmos 51).
ü Quem traiu pode reconciliar (Pedro – João 18:17, 18, 25-27).

Conclusão: Para tirar ou transformar as marcas precisamos nos dispor a:
· · Mostrar a Ele as nossas marcas da vida.
· · Mostrar arrependimento por nos deixar marcar pelo pecado.
· · Crer no poder purificador de Jesus.
· · Crer que o mundo pode marcar as pessoas, mas para Deus só existe a marca da salvação, quando se aceita Jesus.
· · A única forma de apagar as cicatrizes feitas pela vida e pelo pecado é se deixando marcar por Jesus.

SETE COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER
Texto: JO. 3:16

Introdução
Certa vez um avião monomotor viu-se obrigado a fazer uma aterrissagem de emergência em plena selva amazônica. Embora os dois tripulantes tivessem deixado a aeronave sem ferimentos graves, não puderam considerar-se a salvo. Os aparelhos de navegação e o rádio haviam sido danificados, e não traziam bússola para se guiarem naquela imensidão verde.
Depois de ficarem andando em círculos durante vários dias, foram vencidos pela fome e pela sede. Se possuíssem uma bússola, teriam alcançado uma cidadezinha que não distava muito dali. O mesmo está ocorrendo com muitas pessoas.
Talvez você tem procurado de todas as formas encontrar um caminho, e sempre acaba voltando ao mesmo lugar. Para encontrar este caminho, há sete coisas que você precisa saber.

1) Toda a humanidade está mergulhada no pecado
Ouça o que a Bíblia diz:
"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" Rom. 3:23

2) O pecado faz separação entre o homem e Deus.
É a própria Palavra de Deus que o afirma:
"Vossas iniqüidades fazem divisão entre vós o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça" Isaías 59:2

3) JESUS o seu único salvador. Ele quer libertá-lo do pecado
Reconheça, agora, que Jesus é o único caminho:
"E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" Atos 4:12.

4) Somente Jesus Cristo pode dar-lhe a vida eterna
"Aquele que crê no filho tem a vida eterna: mas aquele que não crê no filho não terá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece" Jo. 3:36

5) Você pode tornar-se um filho de Deus
Sim, você pode tornar-se um filho de Deus:
"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no Seu nome" Jo. 1: 12

6) Você pode ter paz e ser feliz
Como filho de Deus você pode desfrutar de uma paz que o mundo não conhece:
"Deixo-vos a paz, a Minha paz vou dou; não vo-la dou como o mundo a dá" Jo. 14:27

Agora, que você já deu estes seis passos, dê o último. E assim, Deus fará uma obra maravilhosa em sua vida.

7) Deus ama você
Sim, Deus ama você! O que você está esperando? Aceite agora mesmo a Cristo. Somente Ele pode conduzir você ao porto seguro.
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o Seu Filho unigênito para que todo aquele que n’Ele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna" Jo. 3:16

Conclusão
Somente em Jesus podemos ter paz, alegria, estabilidade emocional, perdão dos pecados e salvação.

CALEBE – Vencendo o Negativismo Incrédulo
Texto: Josué 14:6-15

Introdução: Em Números 13 e 14 encontramos Moisés enviando espias às terras de Canaã. Tratava-se de um grupo de 12 homens provenientes das 12 tribos de Israel. A intenção de Moisés era que eles fizessem um levantamento da situação da terra a qual iriam possuir. Ao voltarem, eles deram um relatório pessimista e incrédulo a respeito de algo do qual o Senhor já havia decretado uma promessa de posse para eles. Calebe e Josué ainda tentaram convencer o povo a lutar pela posse da terra, mas eles ficaram tomados de medo e incredulidade. Esta atitude resultou na ira de Deus, que impediu o povo de alcançar a promessa e a transferiu para seus filhos. Daquele povo, apenas Josué e Calebe entrariam na terra prometida (Nm. 14:23).
Depois de passarem 40 anos no deserto, finalmente, Josué conduziu o povo do Senhor para Canaã. Então, Calebe vai até Josué e pede sua herança. Seu desejo era possuir Hebrom. Josué lho dá tal lugar e, nesta narrativa podemos aprender lições preciosas de como vencer o negativismo.

O Negativismo incrédulo da Vida

- De Maneira Geral – A vida está cheia de pessimismo. O universo está abalado por causa do homem, a natureza sendo destruída. A violência tem aumentado em todo mundo, o número de casamentos desfeitos é crescente; filhos não respeitam os pais, pais são indiferentes a seus filhos; a ciência se desenvolve em áreas que amedrontam. Os relatórios da mídia não são os melhores e os jornais e as TVs, trazem notícias que nos desanimam a alma.
- De Maneira Individual – Há muito negativismo nas pessoas. Vemos jovens desanimados em estudar por que acham que não terão emprego. Homens e mulheres desistindo de suas famílias porque acham que não tem mais jeito. Pessoas se matando por que acham que não tem mais solução para os seus problemas. Cada dia, mais pessoas abrem mãos de seus sonhos, seus ideais, seus ministérios, suas famílias, de si mesmas, porque diariamente recebem mensagens negativas em relação às suas vidas.

Lutando Contra o Negativismo Incrédulo

- Ter Um Coração Esperançoso – Calebe diz que, também, quando o negativismo tomou conta de todos, ele assim falou positivamente. Afinal, era assim que ele “sentia no coração” (v.7).
- Ter Uma Mente Perseverante (v.8) – “Eu, porém perseverei em seguir ao Senhor Meu Deus”.
- Ser Animado Por Promessas Divinas (vs.10,11) – Calebe se confessa rejuvenescido pelas promessas de Deus. Fora tal promessa que mantivera sua força e combatividade durante todos esses anos (Dt. 1:35-36).
- Ter Razões Específicas Pelas Quais Lutar (v.12) – “Agora pois, dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia”. Durante 45 anos Calebe lutara pensando no monte. Toda a sua vida teve um alvo muito claro. Ele se envolvera em muitas campanhas, porém sua mente nunca perdera o objetivo específico do monte do qual o Senhor um dia lhe falara (Nm. 14:22-24).

Aprendendo a Viver Com Positividade

- Não Desista de Lutar – Mesmo que os relatórios que a vida lhe apresente sejam negativos, não desista. Existe uma promessa de Deus para você que inclui restauração, salvação, libertação, suprimento e paz (Nm. 13:25-33; Sl. 112:7).
- Enfrente o Espírito de Covardia (Nm. 14:9c) – “O Senhor é conosco”. A vida é difícil, e muitas vezes ficamos inibidos pelas dificuldades e lutas diárias. A covardia promove acomodações. Não se acomode, tenha coragem, pois foi por coragem que Josué e Calebe herdaram a promessa (Js. 1:7-9).

Conclusão: A vida de Calebe deve injetar em nós disposição e perseverança. Enfrentado o espírito de covardia que promove rendição desde antes da luta começar. Calebe não teve medo de gigantes, nem de montanhas, porque ele sabia que o Senhor o ajudaria a conquistá-los. Calebe sonhou com a promessa. A nossa esperança é que você encontre sua “Montanha”, a referência do seu sonho é a terra prometida.

Jesus dá novo tipo de vida
Texto: Col 1:12-14,23.

Introdução: Observamos com freqüência que, quando perguntamos às pessoas se desejam aceitar a Jesus, muitos respondem, admiradas: “Oh, já o aceitei”, no entanto, quando de fato aceitamos a Jesus como nosso Senhor e Salvador, Ele entra em nossa vida e muda tudo, dando-nos novo tipo de vida! Quando a pessoa se submete a uma grande cirurgia, por mais que queira negá-la, não pode por causa da cicatriz! Da mesma maneira, quando Jesus opera, fica a marca.

I. Jesus faz a mudança de vida
1. 1. Liberta do império das trevas (v. 13);
2. 2. Dá a remissão dos pecados pelo Seu sangue (v. 14; Ef. 1:7);
3. 3. Transporta para o seu Reino (v.13);
4. 4. Torna idôneo para participar da Sua herança (v. 12; Fil. 3:20-21).

II. O homem tem que participar
1. Arrependendo-se dos pecados (Mt 4:17; II Cor. 7:9-10);
2. Convertendo-se, mudando (At. 3:19; At. 2:38; Rm 12:2);
3 3 Retornando para Deus - Os tempos de refrigério pela presença do Senhor (Lc 15:18);
4 4 Permanecendo firme na fé do evangelho (v.23; Ap. 3:11; At. 14:22; Mt. 24:13).

Conclusão: Sem a participação humana, Jesus não pode promover a transformação na vida da criatura (Jo. 1:11-13).

O IRMÃO MAIS VELHO DO PRÓDIGO
Texto: Luc. 15: 25-32

Introdução: Vamos analisar o final da parábola do filho pródigo pois ela apresenta neste final a melhor mensagem para a igreja.
Na primeira parte ela apresenta: O cristão que abandonou a casa do Pai “A Igreja”. Na segunda parte ela apresenta: O cristão que esta na casa do Pai “Na Igreja”, mas também está desviado, vive apenas usando a máscara de longos anos.
Tirando a mascara de longos anos
1 – A máscara da desconfiança – “...e quando voltou ouvia a música e as dança”.
-Desconfiou da alegria na casa do Pai. Hoje, muitos andam desconfiados com o avivamento na Igreja, tudo é motivo de crítica para muitos que não concordam com a alegria na casa de Deus.
2 – A máscara da rebeldia – “Chamando um dos criados, perguntou-lhe o que era aquilo” (v.26).
-O cristão rebelde nunca consulta o pastor ou líder de célula, prefere consultar terceiros do que os que estão a altura de lhe aconselhar.
3 – A máscara do fingimento – “Veio o teu irmão” (v.27).
-Quando soube que a alegria era por causa da volta do irmão, deixou cair a máscara. Pois não amava o irmão perdido e não o aceitava de volta.
4 – A máscara da desobediência – “Mas ele indignou-se e não queria entrar. Então saindo o pai instava com ele” (v.28).
-Não respeitou o amor do pai.
5 – A máscara da indignação – “Mas ele indignou-se”.
-Estava totalmente revoltado com a volta do irmão, agora salvo.
6 – A máscara da desunião – “...e não queria entrar”.
-Não queria entrar para alegrar o coração.
-Seu coração não tinha prazer na harmonia da casa. Qual cristão que não tem prazer com a pregação, com o louvor, com a oração, com os que retornam, os novos convertidos, os que assumem um cargo mais elevado ou ocupa uma posição de destaque na Igreja.
7 – A máscara da imprudência – “então, saindo o pai instava com ele” (v.28).
-Foi imprudente e causou escândalo, mesmo com o pai insistindo.
8 – A máscara da desobediência – “Mas ele respondeu a seu pai” (v.29).
-Não acatou o convite amoroso do pai, antes preferindo responder-lhe na presença de todos.
9 – A máscara do egoísmo – “Olha, sirvo-te há tantos anos” (v.29)
-Era puramente egoísta e buscava posição pelos seus atos.
10 – A máscara da leviandade – “...E nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos” (v.29).
-Seu coração não estava no pai, nem no irmão, mas nos seus amigos e prazeres efêmeros desta vida.
11 – A máscara do ódio – “Vindo, porem, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes” (v.30).
-Demonstrou que tinha dentro de si um ódio profundo pelo seu irmão. Tornou-se inimigo e acusador de seu irmão.
12 – A máscara da avareza – “...Tu mandaste matar para ele o bezerro cevado” (v.30).
-Era avarento e não tinha prazer em contribuir com o melhor para a festa do pai (o bezerro cevado).
-Quantos cristãos hoje, estão usando esta máscara e não aceitam em ofertar com o melhor que possui para a casa do Pai (igreja) – (Pv. 3:9-10).
13 – A máscara da incredulidade – “respondeu-lhe o pai: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas” (v.31).
-Estava na casa do pai mas não cria nas suas promessas.
14 – A máscara da insubmissão – “Mas era justo alegrar-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto e reviveu...’ (v.32)”.
-Sua insubmissão explica que não amava o pai e por isso não queria fazer parte da sua alegria.

Conclusão: Amemos o nosso irmão perdido e tomemos parte na alegria do Pai.

A LEI DO PLANTAR E COLHER

I – Plantar e colher – lei universal – Gl. 6:7-8; Gn. 1:11; Gn. 8:22

Esta lei opera positiva e negativamente:

1 – Se plantarmos coisas boas,, colheremos coisas boas;
2 – Se plantarmos coisas ruins, colheremos coisas ruins;
3 – Nós estamos plantando em todo tempo;
4 – Tudo o que nós fazemos são sementes;
a – Palavras
b – Pensamentos
c – Dinheiro
d – Atitudes
5 – Iremos colher de acordo com que plantarmos;
6 – Tudo começa com uma semente.

II – Semente para o mal – “...o que semeia da carne, da carne colherá a corrupção...” Gl. 6:8.

Plantando para o pecado;

1 – Atitudes de derrota, sementes de medo;
2 – Semeando palavras negativas na mente de seus filhos, ou cônjuge.

Muitas pessoas sonham em ter um lar feliz, mas em todo tempo estão semeando amargura, grosserias, ofensas, etc. Estão semeando o fracasso em seu casamento – Jó 4:8; Os. 8:7; Pv. 22:8.

III – Semeando no Espírito – “... O que semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna...” Gl. 6:8.

A – Semeando para o seu lar
1 – Quando plantamos atitudes de compreensão, amor, perdão e bondade, Deus é quem se responsabiliza em dar a colheita.
2 – Para você plantar algo em seu cônjuge pode parecer difícil, mas olhe para recompensa. Você certamente colherá.

B – Semeando para o seu ministério
1 – Consagração, jejum, oração, tempo com a Palavra, e obediência irrestrita a Deus, são sementes que podemos plantar em nossos ministérios. Não se recebe unção, dons espirituais e revelação da Palavra sem isso!
2 - Envolver-se com a obra e com o povo de Deus é também uma semente para colher aceitação ao seu ministério.

Há aqueles que querem crescer no ministério, mas não querem se envolver com a obra de Deus. Os tais colhem o isolamento.

C – Semeando para a vida financeira
1 1 - Deus quer que sejamos prósperos;
2 2 – A prosperidade não se opera automaticamente;
3 3 – É preciso seguir as leis da prosperidade;
4 4 – Muitos, quando tem um pouco de dinheiro na mão, gastam tudo;
5 5 – Aprenda esta lição; NÃO COMA SUAS SEMENTES!!! Você semeia antes de colher e não depois.


A graça de Deus para o seu povo
Texto: Os. 11:1-9

Introdução: O profeta mostrou várias maneiras como Deus cuidou de Israel. O que Deus foi outrora para Israel, é para nós hoje.

Contexto Histórico: Oséias cujo nome significa salvação é identificado como filho de Beeri, nada mais se sabe do profeta a não ser o que ele mesmo revela no seu livro. Que ele provinha de Israel (reino do norte) e profetizou para este reino entre 755 a 715 a.C., principalmente no reinado de Jeroboão II (753 a. C), quando Israel viveu uma prosperidade aparente. Após a morte de Roboão II, passados 15 anos, 4 reis foram assassinados, e passado mais 15 anos Samaria foi destruída pelos Assírios no ano de 722 a.C.
Oséias foi ordenado pelo Senhor a casar-se com uma prostituta por nome de Gomer, numa última tentativa de levar o seu povo ao arrependimento. Este casamento simbolizava a união do Senhor com o seu povo. Gomer simbolizava Israel prostituído.

Manifestação da Graça:

1) "Eu amei Israel". (v. 1).
Isto comprova a afeição de Deus para com a Israel, que em inúmeras vezes estendeu a sua mão ao seu povo rebelde.
O amor faz os maiores sacrifícios (Jo. 3:16).
Também não olha para dignidade humana.
Jo. 4:9-10 “Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: como, sendo tu judeu, me pede de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos)”.
Jesus respondeu e disse-lhe: se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva ““.

2) "Eu chamei o meu filho" (v. 1).
Deus chamou Israel de seu filho. No Egito Israel foi escravizado, mas para o amor de Deus foi impossível deixá-lo ali. Assim, como Deus não deixou Judá na Babilônia.
Mt. 2:14-15 “E, levantando-se ele, tomou o menino e sua mãe, de noite, e foi para o Egito.
E esteve lá até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta que diz: Do Egito chamei o meu filho “.

3) "Eu ensinei a andar a Efrain" (v.3).
Deus fez isto com os filhos que tinha tirado do Egito. A coluna de nuvem ia adiante do seu povo. Conduziu os seus filhos carinhosamente.
Guia pelas veredas da justiça através do Espírito Santo. (Sl. 23; Lc. 12:12; II Pe. 1:21).

4) "Eu os tomei nos meus braços". (v. 3).
Assim o bom Pastor ainda faz hoje. (Lc. 15:4-7).

5) "Para que Eu os curasse". (v. 3).
Ele não somente é o Pastor, mas o médico. (Ex. 15:26; Sl. 103:3; Ez. 34:16) - "A perdida buscarei e a desgarrada tornarei a trazer".

6) "Atraí-os com laços de amor" (v. 4).
A cruz atrai ainda hoje todos a Jesus, todos aqueles que se deixam atrair.

7) Livrou-os do jugo. (v. 4).
Duro é o jugo do pecado. Fortes são as cadeias da paixão. Porém, coloca sobre nós o jugo suave e o fardo leve (Mt. 11:28-30).

8) "Eu lhes dei de comer" (v. 4).
No deserto, Deus deu-lhes o maná e as codornizes, e saciou sua sede através da rocha.
Deus é um Pai que se compadece dos seus filhos. (Mt. 6:8) "Vosso Pai sabe o que vos é necessário antes de vós lho pedirdes".

Conclusão: A destruição de Israel no ano de 722 a.C, não foi total, porque Deus ainda preservou parte de seu povo num ato de misericórdia, demonstrando o Seu grande amor.
O nosso Deus ainda hoje continua disposto a salvar, curar, libertar e prosperar o seu povo através de Jesus Cristo