04/02/2008

As Sete Lâmpadas Espirituais da Nossa Vida

1. Lâmpada do Testemunho: (Mt. 5:15-16)
O Cristão não pode ficar com a sua luz escondida, ou seja, não pode deixar de brilhar na escuridão, e sim deve ser como um farol que ilumina o caminho e a vida que recebeu do Senhor Jesus Cristo. A luz representa o poder do Espírito Santo na vida do Cristão, nós Cristãos temos que sempre sermos testemunho neste mundo tenebroso.

2. Lâmpada da Palavra: (Sl 119:105)
A palavra de Deus sempre deve está dentro do nosso coração para ser luz em nosso caminho, nossa vida e em nosso viver. A palavra do Senhor tem que sempre ser como uma luz em nosso caminhar, porque a luz sempre brilha, e, uma vez ela brilhar em nosso caminho a nossa vida nunca vai estar com brechas para o inimigo colocar os falsos diagnósticos do mundo. A palavra de Deus provê luz e orientação para toda vida, aqueles que obedecem à palavra de Deus experimentam suas bênçãos e são protegidos dos pecados.

3. Lâmpada da Santidade (Pv 20:27)
Deus revela o que se encontra no mais intimo do coração do individuo (Pensamento, Atitudes, Desejo, Vontade), da mesma forma que uma lâmpada acesa revela o que está na escuridão. Ele discerne nossos motivos e avalia nossos atos. O Espírito de Deus capacita-nos a conhecer e agradar a Deus, agindo além da consciência humana.
Deus deseja sempre que a nossa vida esteja em gozo com Ele, para que através do Espírito Santo que habita em nós, tenhamos uma vida cheia de plenitude, discernimento e revelação dada por Deus. O nosso espírito (vida), tem sempre que estar em comunhão com o Espírito de Deus para que a nossa vida venha a ser um vaso esquadrinhado na mão do Senhor.

4. Lâmpada da Oração (Sl 18:28)
Através de oração constante, a nossa vida e nossa lâmpada são resplandecidas porque o Espírito do Senhor estará derramando luz em nosso altar (coração), para quer não haja escuridão em nosso viver. Quando estamos em lutas, batalhas e não estamos tendo sucesso em nosso caminho, precisamos fazer como o rei Davi, recorrer ao Senhor através da oração para que Ele resplandeça a sua luz sobre nós e assim a nossa lâmpada não se apagará diante dos nossos obstáculos vivenciado a cada dia.

5. Lâmpada da Vigilância (Mt 25:1-13)
Destacamos nesse capitulo três aspectos importantes:
A) Prudência: Nós como servos do Senhor temos sempre que estar preparados tanto no aspecto espiritual como no físico, para saber a hora e o momento certo de buscar as nossas riquezas celestiais no trono de Deus. Nossa vida deve sempre estar cheia do Espírito Santo (azeite), para que, nos momentos difíceis tenhamos sabedoria e poder sobrenatural de Deus, para discernir aquilo que o Senhor coloca em nossa vida.

B) Espírito Santo: Os servos de Deus sempre devem estar com a sua casa espiritual preparada para que o poder de Deus habite nele. O Senhor não habita em lugar imundo, profano, sendo assim, para que tenhamos uma vida cheia de vitoria e não de derrota, a nossa vida, que é o altar do Senhor, tem que estar limpa, organizada, preparada e direcionada ao nosso Deus. O Espírito Santo que habita em nós é que nos capacita, prepara e direciona o caminho certo que devemos seguir, sendo assim, devemos sempre estar com a nossa lâmpada acesa, que é o Espírito Santo de Deus, devemos também ter nosso coração voltado para a palavra do Senhor, porque é através da palavra que poderemos receber a luz que há de brilhar em nossa vida.

C) Vigilância: Quando falamos na palavra vigilância, logo vem em nossa mente à palavra vigiar. O servo de Deus que quer uma vida abençoada e próspera, precisa estar de sentinela, ou seja, estar precavido em todos os momentos da sua vida. Muitas pessoas que servem a Deus têm a sua vida derrotada como as néscias, devido a não vigilância dentro de si. Se observamos porque elas não conseguiram entrar nas bodas do Senhor, foi à falta de vigiar espiritualmente, quando não estamos lacrados com o poder do Espírito Santo, isso quer dizer que não estamos vigiando.

6. Lâmpada Vida Eterna (Pv 6:23)
Se quisermos ter uma vida eterna, temos que ter como mandamento a palavra de Deus, em nosso coração e em nossa vida. A palavra representa Cristo. Hoje em dia todos procuram uma vida cheia de prosperidade, de títulos e realizações profissionais, mas ninguém se lembra do mandamento de Deus, que, se obedecermos não precisaremos buscar tudo isso na sociedade e sim dentro da instrução deixada por Deus para nós, que é a palavra Dele.
Quando falamos de vida eterna estamos falando de lugar santo, onde Deus tem preparado para nós uma nova casa celestial, mas precisamos mudar a nossa vida para termos acesso a uma vida nova em Cristo. O povo de Deus tem que estar sempre se policiando para não se distanciar da luz que o Senhor colocou a nossa disposição 24 horas por dia a nosso favor, isto representa na vida de cada um o Espírito Santo, é Ele que nos faz arrepender dos nossos pecados, transgressões e também nos repreende dos caminhos maus da nossa vida. Através da luz que brilha em nós é que devemos procurar e traçar o caminho que nos conduz a vida eterna.

7. Lâmpada do Espírito Santo: (Rm 8:14)
Os que crêem são filhos de Deus e, por adoção, seus herdeiros. Os filhos de Deus têm segurança no relacionamento com o pai, eles também vivenciam proximidade. A pessoa para ser abençoada tem que ser realmente filho de Deus, não só na sua visão mas sim na visão de Deus. Os filhos de Deus, são aqueles que deixam ser guiados pelo Senhor e não guiados pela concupiscência da carne, quem se deixa ser guiado pela vontade própria, não são aqueles que deixam Jesus fazer morada no seu interior e sim morada no exterior. O Homem ou a Mulher que quer ter uma vida cheia do poder de Deus, tem que estar direcionado (a) pela palavra do Senhor e estar em obediência a esta palavra, que nos conduzirá a uma vida plena na presença de Deus. Só seremos lâmpada acesa se deixarmos o Espírito de Deus nos guiar a uma vida reta conforme a palavra do Senhor.

Sm (3:3-4) E tendo-se deitado também Samuel, no templo do Senhor, em que estava a arca, antes que a lâmpada de Deus se apagasse, o Senhor chamou o menino: Samuel, Samuel! Este respondeu: Eis-me aqui!.


Faça como Samuel, não deixe a sua lâmpada se apagar.


Rev. Zzoette
Palavra, Unção e Fogo