24/12/2007

AS FESTAS DE ISRAEL

O livro de Levítico nos trás, no capítulo 23, A relação das festas solenes que Israel teria que celebrar. Posteriormente, durante a história dos Hebreus, outras festas foram adicionadas, porém somente as festas relacionadas em Levítico foram determinadas diretamente pelo Senhor Deus, conforme lemos em Levítico 23: 4: "SÃO ESTAS AS FESTAS FIXAS DO SENHOR, SANTAS CONVOCAÇÕES, QUE PROCLAMAREIS NO SEU TEMPO DETERMINADO".Logicamente, tais festas tinham uma finalidade para o povo Hebreu, mas para nós, súditos do reino de Deus, as referidas festas são verdadeiras profecias, cujo significado são atos de Deus em relação aos seus escolhidos, ou seja, os integrantes do reino de Deus.A relação das festas, por ordem cronológica, era a seguinte: A PÁSCOA, AS PRIMÍCIAS, PENTECOSTES, TROMBETAS e TABERNÁCULOS, não configurando o Dia da Expiação uma festa, porque era um dia em que os Hebreus deveriam "afligir suas almas", conforme Levitico 23: 27, bem como A Festa dos Ázimos, na verdade, era uma extensão da Festa da páscoa e não uma festa à parte.

A Festa da Páscoa - ocorria no primeiro mês, aos catorze do mês, à tardinha, conforme Levítico 23:5.

A Festa das Primícias- como lemos em Levítico 23: 9-11.

A Festa do Pentecostes- que se realizava cinqüenta dias depois da Festas das Primícias, conforme Levítico 23:15,16.

A Festa das Trombetas- que ocorria no primeiro dia, do sétimo mês, conforme Levítico 23:24; e finalmente.

A Festa dos Tabernáculos- que também ocorria no mês sétimo, tendo início no décimo quinto dia e durava sete dias, de acordo com Levítico 23:34.Analisando as referidas Festas, à luz do Novo Testamento, chegamos a seguinte conclusão: Simbolizavam uma ordem de acontecimentos bíblicos, onde alguns já se sucederam e outros que estão por acontecer.

A Páscoa simbolizava o sacrifício vicário de Cristo Jesus, conforme lemos em I Coríntios 5:7 que diz: " Expurgai o fermento velho, para que sejais massa nova, assim como sois sem fermento. Porque CRISTO, NOSSA PÁSCOA, já foi sacrificado." - A Festa das Primícias simbolizava a ressurreição de Cristo, de acordo com I Coríntios 15: 20,23 que diz: "20 Mas na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele AS PRIMÍCIAS dos que dormem.23 Cada um, porém, na sua ordem: CRISTO AS PRIMÍCIAS, depois os que são de Cristo, na sua vinda." - A Festa de Pentecostes simbolizava o derramamento do Espírito Santo, conforme lemos em Atos 2: 1-4 que diz: "Ao cumprir-se o DIA DE PENTECOSTES, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente VEIO DO CÉU um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. E TODOS FICARAM CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem." –

A Festa das trombetas simboliza o Arrebatamento que está por acontecer, de acordo com I Tessalonicenses 4: 16,17 que diz: "Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da TROMBETA DE DEUS, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos ARREBATADOS juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor."

E finalmente a Festa dos Tabernáculos, que simboliza a nossa reunião com Cristo, ato contínuo ao Arrebatamento, conforme vemos em Levítico 23: 40,43 que diz: "40 No primeiro dia tomareis para vós o fruto de árvores formosas, FOLHAS DE PALMEIRAS, ramos de árvores frondosas e salgueiros de ribeiras; e vos alegrareis perante o Senhor vosso Deus por sete dias.43 para que as vossas gerações saibam que eu fiz habitar em tendas de ramos os filhos de Israel, quando OS TIREI DA TERRA DO EGITO. Eu sou o Senhor vosso Deus." Compare com Apocalipse 7: 9 que diz: " Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que ESTAVAM EM PÉ DIANTE DO TRONO E EM PRESENÇA DO CORDEIRO, trajando compridas vestes brancas, e COM PALMAS nas mãos". Aqui já se vislumbra que a Igreja passará pela Grande tribulação, pois Apocalipse 15: 8 diz: " E o santuário se encheu de fumaça pela glória de Deus e pelo seu poder; e NINGUÉM PODIA ENTRAR NO SANTUÁRIO, ENQUANTO NÃO SE CONSUMASSEM AS SETE PRAGAS DOS SETE ANJOS.", atente que se trata de entrar no céu, conforme lemos em Apocalipse 11:19 que diz: "Abriu-se O SANTUÁRIO DE DEUS QUE ESTÁ NO CÉU, e no seu santuário foi vista a arca do seu pacto; e houve relâmpagos, vozes e trovões, e terremoto e grande saraivada.", ou seja, ninguém pode entrar no céu enquanto não terminar a Grande Tribulação, mas isto é para ser analisado com maior profundidade noutro artigo.A suma do que temos dito é que as Festas solenes, descritas em Levitico 23 eram simbólicas, sendo sombra e não a imagem exata das coisas, isto é, não eram a substância, conforme lemos em Hebreus 10: 1 que diz: "Porque a lei, tendo A SOMBRA DOS BENS FUTUROS, E NÃO A IMAGEM EXATA DAS COISAS, não pode nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem de ano em ano, aperfeiçoar os que se chegam a Deus." Leia também Hebreus 9: 6-10 que diz : "Ora, estando estas coisas assim preparadas, entram continuamente na primeira tenda os sacerdotes, celebrando os serviços sagrados; mas na segunda só o sumo sacerdote, uma vez por ano, não sem sangue, o qual ele oferece por si mesmo e pelos erros do povo; dando o Espírito Santo a entender com isso, que o caminho do santuário não está descoberto, enquanto subsiste a primeira tenda, que é UMA PARÁBOLA PARA O TEMPO PRESENTE, conforme a qual se oferecem tanto dons como sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que presta o culto; sendo somente, no tocante a comidas, e bebidas, e várias abluções, umas ORDENANÇAS DA CARNE, IMPOSTAS ATÉ UM TEMPO DE REFORMA."

Sendo as Festas Solenes simbólicas, impostas até o tempo da reforma, ou seja, as Festas permaneceriam até a vinda de Cristo, como há então Cristãos que estão celebrando as ditas Festas? Estão em grave erro Teológico, pois estão preferindo a sombra à substância. Tendo começado pelo Espírito, estão terminando pela carne, conforme lemos a exortação de Paulo aos Gálatas, onde lemos no capítulo 3: 3 que diz: "Sois vós tão insensatos? tendo começado pelo Espírito, é pela carne que agora acabareis? ", considerando que é de todos sabido que a motivação da Carta aos Gálatas foi que Teólogos Judaizantes adentraram no meio daqueles irmãos e estavam ensinando que deveriam guardar à Lei, tornamos a repetir que celebrar tais Festas é preferir a sobra à substância. O Apóstolo Paulo chega a dizer que guardar dias, meses e anos é se submeter a "rudimentos fracos e pobres" conforme Gálatas 4: 9,10 que diz: "9 agora, porém, que já conheceis a Deus, ou, melhor, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez A ESSES RUDIMENTOS FRACOS E POBRES, aos quais de novo quereis servir? 10 Guardais dias, e meses, e tempos, e anos."

Portanto, caros Cristãos, não há base bíblica para se celebrar as festas solenes, mas fica a pergunta no ar: E aos Judeus convertidos a Cristo, poderão eles celebrar as ditas Festas? Argumentariam alguns, que a Páscoa para um Judeu é como o 07 de setembro para os Brasileiros e o 04 de Julho para os Americanos, porém eu respondo com uma pergunta: Quando o Templo Judaico for reerguido, será lícito a um Judeu convertido, oferecer um animal em sacrifício no alusivo Templo? Deus se agradaria disso?

A PÁSCOA

Êxodo 11:4 - 13:16

Versículo para memorização: Êxodo 12:13

A ordenação de todas as ordenações do Velho Testamento é a páscoa. Isso encerra dentro de seu simbolismo não apenas o mistério do evangelho, mas muitas das doutrinas da Bíblia reveladas no Novo Testamento.

Nesse ponto, a peregrinação de Abraão e sua descendência, agora referida como a casa de Israel, foi de 430 anos. Os primeiros 215 anos disso, englobam as vidas de Abraão, Isaque e Jacó como estrangeiros na terra de Canaã. A segunda metade foi do momento em que Jacó trouxe sua família para o Egito até o momento em que Moisés os conduziu para fora.

Você se lembrará de que o faraó havia endurecido seu coração apesar de grandes milagres e pragas terríveis de Deus, porque queria manter Israel em escravidão. Em Êxodo 11:1, lemos o anúncio de que Deus mandará sobre o Egito mais uma praga, tão terrível que o faraó não apenas deixaria Israel ir, mas também o impeliria para fora da região. Essa praga, quando à meia-noite Deus sairia pelo Egito e todo o primogênito na terra do Egito morrerá, tanto dos homens quanto dos animais. Esse julgamento é simbolicamente representativo da morte por causa do pecado, imposta não somente sobre toda a raça humana, mas sobre todo o domínio de Adão.

A libertação ordenada por Deus é chamada de páscoa e é simbolicamente representativa do único meio de libertação daquela condenação universal. Desse modo é, naturalmente, um símbolo do Cristo crucificado, que é o único caminho da salvação (Atos 4:12).

Essa ordenança foi observada com dois elementos básicos: o pão sem fermento e o cordeiro pascal. O pão era uma forma do corpo puro de Cristo (I Coríntios 11:23-24). O cordeiro sem mancha ou defeito também era uma figura do Cristo perfeito, e seu sangue tipificou o sangue de Cristo, que foi derramado para nos salvar da escravidão e da pena do pecado (I Coríntios 11:25; Lucas 22:20).

Esteja certo de que estas ordenanças não estão planos separados de Deus. A aliança perpétua de graça feita com Adão (Gênesis 3:15), estabelecida através de Noé (Gênesis 6:18), testemunhada por Abraão através da ordem da circuncisão (Gênesis 17:10-13), confirmada em Israel pela adição da páscoa à circuncisão (Êxodo12:43-45), está apontando para a crucificação de Cristo e é realizada nela (Gálatas 3:16-18).

Essa ordenação importante deveria ser cuidadosamente observada todo ano para continuar apontando Israel para a cruz de Cristo. Eles não foram salvos por essa observação. Foram salvos pelo sangue de Jesus. A páscoa simplesmente os apontaram para a cruz no futuro, assim como a Mesa do Senhor nos aponta a cruz no passado.

PERGUNTAS - A PÁSCOA
1. Por quanto tempo os israelitas foram hóspedes em uma terra estrangeira?
2. Quanto desse tempo foi passado no Egito?
3. Como a páscoa está relacionada com a libertação de Israel do Egito?
4. Qual foi o efeito, no Egito, da praga da morte do primogênito?
5. Essa praga foi exclusivamente sobre o povo egípcio?
6. Se não, foi sobre quem e o quê mais?
7. Um egípcio comum poderia apropriar-se e comer da páscoa?
8. Se não, por quê? O que poderia mudar isso?
9. Que efeito isso teve sobre o calendário hebraico?
10. Quando o cordeiro da páscoa era retirado do rebanho?
11. Quanto tempo ele era mantido separado?
12. Isso corresponde a quais eventos do Novo Testamento?
13. O que deveria ser feito com a carne do cordeiro?
14. Quais foram as instruções para sua preparação?
15. Havia especificações sobre a qualidade do cordeiro?
16. O que isso simbolizava?
17. O que deveria ser feito com seu sangue?
18. Qual era o outro elemento do banquete da páscoa?
19. Isso deveria ser observado com que freqüência?
20. Explique o simbolismo e seu paralelo no cristianismo.

A DESTRUIÇÃO DE SODOMA E GOMORRA

Gênesis 18:16 - 19:38

Versículo para memorização: Gênesis 19:15

Depois que Deus (nas pessoas dos três homens) apareceu a Abraão e Sara nos carvalhais de Manre (Gênesis 18:1), levou adiante uma obra da preservação. Ele destruirá Sodoma e as cidades pecaminosas das planícies, e Ló foi retirado dentre eles.

Em Gênesis 18:16-22, vemos Deus revelando a Abraão seu intento de destruição sobre Sodoma e Gomorra. Então, Abraão assumiu a posição de intercessor em nome de Ló e sua família. Começou com 50 e reduziu a 10, que era, provavelmente, um número menor do que a família imediata de Ló em Sodoma. É notável que não intercedeu pessoalmente por Ló e os justos de sua família, mas pela cidade. Todavia, parece que sua intercessão é poderosa (Gênesis 19:29). Veja a diferença em João 17:9.

Segundo Gênesis 13:13 e muitas outra passagens, os sodomitas foram excessivamente pecadores diante de Deus. Qual foi esse grande pecado? Entre outras coisas, foi o pecado da homossexualidade. Isso pode ser visto pela leitura cuidadosa de Gênesis 19:4-12. Desprezaram Ló por chamá-los de pecaminosos (Gênesis 19:9), bem como homens de corações e mentes pervertidas tentariam justificar esse pecado perverso e obsceno hoje. Deus, entretanto, descreve a pecaminosidade deste ato imoral em Romanos 1:24-28. Assim como Deus julgou aquele ato no passado, irá julgá-lo no futuro.O homossexual irá tentar justificar-se, mas ele deve se arrepender ou será condenado.

Dois dos homens (anjos) que apareceram para Abraão foram a Sodoma e, depois de alguma persuasão, entraram na casa de Ló. Provaram ser capazes de proteger não apenas a si mesmos dos pervertidos, mas também a casa de Ló. Então, enviaram Ló para se juntar à sua família e para libertá-los da ira de Deus. Mas, infelizmente, Ló viveu muito tempo entre esse povo para persuadir sua família de que eles eram maus. Para eles, ele pareceu ser um zombador (Gênesis 19:14).

Na manhã seguinte, os anjos advertiram Ló a tirar sua mulher e as duas filhas da casa e fugir para as montanhas. Ló hesitou provavelmente por causa de seus filhos que não iriam, então os anjos os pegaram e, na misericórdia de Deus, forçaram-nos de sair da cidade e os impulsionaram a fugir por suas vidas. Assim, depois de muita súplica, Ló partiu para a pequena cidade de Zoar. Sua mulher olhou para trás e foi transformada em uma estátua de sal.

Deus fez chover fogo sobre as cidades de Sodoma e Gomorra e as destruiu totalmente. Hoje, há aqueles para quem qualquer um que fale do julgamento de fogo de Deus sobre o pecado parece um zombador. Esteja certo, amigo pecador, tal julgamento de fogo de Deus sobre o pecado não é piada. Em II Pedro 2:6-8, encontramos Pedro fazendo referência à ruína destas cidades. Diz que isso foi um exemplo para todos que viveriam incrédulos.

PERGUNTAS - A DESTRUIÇÃO DE SODOMA E GOMORRA

1.Onde Sodoma e Gomorra estavam localizadas?
2. Por que Ló estava vivendo em Sodoma?
3. Quantos membros de família você acha que ele tinha lá?
4. Ló era jovem quando se separou de Abrão?
5. O que estava errado com Sodoma e Gomorra?
6. Deus havia julgado Sodoma previamente de alguma forma?
7. Quantas pessoas viviam na casa de Ló?
8. Quem eram os visitantes que foram a Sodoma?
9. Eles foram desejosos para entrar na casa de Ló?
10. O que ocorreu como resultado de eles estarem lá?
11. Como Ló propôs protegê-los?
12. Como protegeram a si mesmos e a Ló?
13. A que missão enviaram Ló naquela noite?
14. Qual foi o resultado da missão de Ló?
15. Ló estava pronto para partir na manhã seguinte?
16. Como os anjos o persuadiram?
17. Quantas pessoas escaparam do fogo de Sodoma?
18. Quantas pessoas escaparam por último? Por quê?
19. O que aconteceu com aquela outra? Por quê?
20. Para qual cidade Ló fugiu? Permaneceu lá?