08/11/2011

Projeto Pontal: Unir para Crescer

Projeto Pontal: Unir para Crescer


Disse Jesus: "Levantai os vossos olhos e vede os campos que já estão brancos para a ceifa. " João 4:35.

"Pede-me, e eu te darei as nações por herança e os confins da terra por tua possessão", Salmo 2:8.



Na verdade este sonho de implantar novas Igrejas nestas cidades parece uma loucura, realmente. Se olharmos do ponto de vista humano é impossível, como também, era impossível, que Abraão já com a idade avançada, pudesse ser pai de uma grande nação, não é verdade? Porém, a Bíblia diz que Ele foi fortalecido na fé dando glória a Deus.

Quando a Igreja começa a sonhar os sonhos de Deus, o que é impossível tornar-se-á possível, porque quem sonha não vê as barreiras, muito menos dificuldades que ele não possa vencer, disse o Apóstolo Paulo: "Posso todas as coisas Naquele que me fortalece". E Jó disse: Eu sei que o meu Redentor vive. Se você for fiel a Deus, ao Ministério, Deus lhe acrescentará em dobro, porque é promessa, "sobre o muito te colocarei" e a promessa para o fiel, é o inverso para o infiel. A Bíblia diz: "até o que pensa que tem, lhe será tirado". Por causa da fidelidade de Jó, o Senhor Deus o restituiu tudo em dobro.

Amados, comece a sonhar o sonho de Deus, porque esse é o sonho dEle para a Igreja de Deus, novas Igrejas, fazer novos missionários e evangelistas para a região do Triangulo Mineiro ou outra região, conforme a dispensação da Graça de Deus.



A Visão do Projeto



O projeto irá funcionar da seguinte maneira: A visão é implantar cada igreja com o seu obreiro próprio. Como é possível? E de onde virão os recursos financeiros? E os obreiros?

Ageu 2:8: "Minha é a prata, meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos".

Lucas 10:2. "Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara".

Quem vocaciona o obreiro é Deus, a igreja tem o dever só de orar para o Senhor da seara levantar os seus obreiros segundo o seu coração, a exemplo da Igreja Primitiva: "Enquanto adoravam o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: "Separam-me Barnabé e Saulo para a obra que os tenho chamado". Assim depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os enviaram, Atos 13:2-3.


Nós vamos trabalhar com dois aspectos:



Em Primeiro Lugar: Durante estes dois anos 2011-2012 a igreja vai organizar e capitalizar recursos, fortalecendo assim o Projeto. Estaremos trabalhando efetivamente na conscientização de nossa igreja, que missões não pode esperar e que esta é a nossa oportunidade de cumprirmos o IDE de Jesus Cristo.

Amados, vocês já leram Ezequiel 3:18? Olha o que o profeta está dizendo: "Quando Eu disser ao ímpio: Certamente morrerás, não avisando tu, não falando para avisar o ímpio acerca do seu caminho ímpio, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua maldade, mas o seu sangue da tua mão o requererei". Você já pensou nisto? É aqui que entra a grande comissão: Ide por tudo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crê e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Se a pessoa não crê não é nossa a responsabilidade. Certo? Cumprimos o que foi delegado para nós fazermos.



Os recursos virão da seguinte maneira:



 Associacões com as igrejas do Triângulo e região metropolitana de BH

 Associações com os pastores

 Convênio com as igrejas de Brasilia

 Convênio com as igrejas do Estado de Minas Gerais

 Convênio com as igrejas do Estado de Goiás

 Associações com membros.



Em Segundo Lugar: E os Pastores para estas Igrejas? De onde virão? É simples todos os vocacionados de nossa igreja devem ser incentivados pelo pastor para fazerem Curso Teológico. E durante o ano de 2011, estaremos nos estruturando para implantação na Sede da igreja do Pontal, um Centro de Treinamento, com o Sistema de Formação Teológica, para os obreiros e evangelistas. Em 2012, todos terão aulas sobre Evangelismo, Implantação de igreja, aprenderá sobre a visão, a escada do sucesso, ganhar almas, discipular, consolidar, enviar, como abrir uma congregação, caráter do obreiro, vida devocíonal, oração, a linguagem do ministério, administração financeira, fidelidade, aprenderão também como celebrar casamento, Ceia, culto fúnebre, Batismo, e, sobretudo, aprenderão a depender de Deus. Essas aulas serão nos finais de semanas, ou seja, um final sim outro nao, e todos ficarão na Igreja sede, dois final de semana no mês e dois eles ficarão em suas igrejas, para trabalhar com a igreja local.

O Senhor, autor de missões irá nos honrar, sabe por quê? É porque Ele não tem prazer na morte do ímpio. O desejo de Deus é que todos os homens sejam salvos.





Leve a igreja a orar e sonhar com estas cidades:



Santa Vitória, Gurinhatã, Ipiaçu, Capinópolis, Canápolis, Cachoeira Dourada de Minas, Centralina, Prata, Campina Verde, Frutal, Araporã e Iturama.



Queridos Pastores e Obreiros mobilizem as igrejas em jejum, oração, vigília, para o Senhor levantar intercessores para este desafio e levantar vocacionados para a obra.



A Unidade é o segredo para conquistar novos Campos



No livro de Gênesis 11:6 "O Senhor disse: "Eis que o povo é um, todos têm uma mesma língua e é isto o que começaram a fazer, nada poderá impedir o que planejamos fazer".

Segundo o texto a visão deste povo era levantar uma torre de Babel de modo que chegasse ao céu. Babel significa confusão, este povo estava construindo uma torre só para eles. E você está construindo o seu ministério para quem? Para Deus ou para você? E o que é na verdade que você está construindo? Para conquistar os nossos sonhos que é a implantação de novas Igrejas, é necessário fortalecer o Projeto Pontal, através dos membros; fortalecer tambem o SFT (Seminário de Formação Teológica) criando na igreja um sistema para preparar melhor os nossos vocacionados para o Ministério. O segredo para o sucesso deste projeto é viver em unidade, aliança e fidelidade.

Qual era o objetivo da construção da Torre? Era para que eles se mantivessem juntos. Deus não aprovou a idéia porque não era este o plano de unidade que Deus tinha para eles, a ordem de Deus era para que se espalhassem até encher a terra. Esta é a ordem de Deus para a Igreja de Deus no Brasil: "IDE por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura".

Não há limites quando se caminha em unidade. A unidade lança fora as fofocas, a desobediência, a rebeldia, a falta de compromisso. Por que? Porque a unidade unifica o povo, e a linguagem da igreja de Deus é uma só, SIM ou NÃO?



Sim. Para fazer a obra de Deus, ganhar almas, libertar os cativo, oprimidos e lançar a semente em terra fértil para que dê frutos e frutos em abundância.



Não. Para as obras do inimigo, mundo, concupisciência da carne, vontade própria, vícios, falta de amor, falta de união e morte espiritual.


Este é o nosso desafio.


O Pontal inteiro alcançaremos, assim como o profeta Josué conquistou Canaã, o nosso sonho é conquistar a Nação e o Mundo, ou pelo menos contribuir fazendo nossa parte, cumprindo a ordem dada por Jesus à Igreja; e como ministério aliançados em unidade, queremos investir no Projeto de Deus que é ganhar as nações para Ele. No livro de Salmo capítulo 02 verso 08 diz assim: "Pede-me, Eu te darei as nações por herança e os confins da terra por tua possessão". E onde pusermos a planta do nosso pé será por possessão do Senhor Jesus Cristo, este é o nosso sonho.



Igreja do Senhor, ame a sua nação.



Ore, ame e chore pela sua nação; a Bíblia diz que: "Bem-aventurado a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que ele escolheu para a sua herança". Salmo 33:12. Nós somos os escolhidos de Deus para esta hora, para libertar os nossos jovens que estão sendo tragados pelas drogas, crianças estão morrendo de fome, balas perdidas estão ceifando inocentes, não há respeito para com os idosos. O que estamos fazendo na verdade?



Jesus Cristo olhou para Jerusalém, teve compaixão e chorou por ela.

"Quem não tem uma causa pela qual morrer não tem motivo para viver". King.

Qual é a sua resposta a este desafio missionário?

Você já pensou nas pessoas que estão morrendo na sua cidade sem Jesus?



"Livra os que estão destinados à morte e salva os que são levados para a matança, se os puderes retirar". Provérbios 24:11.



Qual será a sua resposta? Veja o que diz a Palavra.

"Se disseres: Eis que não sabemos; porventura, aquele que pondera os corações não o considerará? E aquele que atenta para a tua alma não o saberá? Não pagará ele ao homem conforme a sua obra?". Pv 24:12. Há um clamor por salvação: "Todos nós bramamos como urso, e continuamente gememos como pombas; esperamos o juízo; pela salvação, e está longe de nós". Isaias 59:11.



Qual é a sua Visão?

 Se sua visão é para um ano, plante trigo.

 Se sua visão é para uma década, plante árvore.

 Se sua Visão é para toda a vida, plante pessoas.


"Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem duvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos". Salmo 126:6. É tempo de levar esta semente.

Não existe Igreja pobre que não possa fazer Missões. Existe Igreja pobre, por não fazer Missões. David Botelho



Levar o evangelho é ordem divina.



Toda a trindade está envolvida nesta ordem. Ela é a meta nº 1 da Igreja e de cada um de nós.

O PAI mandou fazer Missões. De Gênesis ao Apocalipse:

"E veio a Palavra do Senhor a Jonas dizendo: Levanta-te vai à grande cidade de Nínive..." Jonas 1:1-2.

O FILHO mandou fazer Missões: "Portanto, ide...". Mateus 28:19.

O ESPÍRITO SANTO mandou fazer Missões: "Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra que os tenho chamado". Atos 13:2.

Portanto, a Igreja inteira deverá estar envolvida com Missões.

Cada discípulo fazendo sua parte. Cada geração programando seu alvo de Missões.

Todos orando por Missões, pelos nossos missionários que estão no campo e pelas as Igrejas que serão implantadas.

Todos testemunhando e contribuindo para Missões. É ordem de Jesus: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura". Marcos 16:16.



O Senhor Jesus Cristo perguntou por três vezes a Simão Pedro:

1ª Simão tu me amas? Apascenta os meus cordeiros.

2ª Simão tu me amas? Apascenta as minhas ovelhas.

3ª Simão tu me amas? Apascenta as minhas ovelhas.



João 21:15-17. Você é amigo de Jesus?

Veja o que ele disse em João 15:14. "Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando". Será que estamos fazendo o que Ele nos mandou fazer?

O Nosso Lema é: Tudo em dobro para conquistar novos campos.

Divisa: "Aquele que ganha almas é sábio". Provérbios 11:30.



PLANTANDO IGREJAS



É o desejo de Deus o crescimento da igreja. Isto está acontecendo e continuará a acontecer antes que venha o fim, e é uma verdade bíblica (Mt. 24.14). A outra verdade é que, por razões que ninguém pode explicar com





clarividência, esta responsabilidade foi entregue aos crentes através da pregação do Evangelho, tarefa que os anjos desejavam (I Pe 1.12).

Outra verdade é que a tarefa evangelística dos crentes tem sido muito eficaz através de plantação de igrejas a partir da Igreja primitiva, onde os cristãos se reuniam e se organizavam como congregações. Eles não possuíam templos, por isso reuniam-se em casas de famílias. O segredo estava em formar as congregações, o edifício era secundário, e isso foi até o terceiro século, onde Constantino, por pedido da mãe, construiu o primeiro templo.



“Plantando unidade, colhendo crescimento”.



Motivo para se plantar igrejas.



 É bíblico. (Mt. 28.19). Nada mais bíblico que plantar igrejas; é uma ordem de Cristo a sua própria igreja, no desejo amoroso de que todos aprendam sobre Ele, e se posicione diante da sua palavra. Plantar igrejas é a maneira Neo-Testamentária de expansão do evangelho. Se traçarmos a expansão da Igreja por Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins da terra, verificaremos que os plantadores de igrejas abriram o caminho.

Os apóstolos fizeram. No livro de Atos, encontramos os apóstolos fundando igrejas, especialmente o apóstolo Paulo. (At. 14.1-4; 16.1-5; 17.10-12; 18.8-11). Em pouco mais de dez anos Paulo plantou igrejas em quatro províncias do Império: Galácia, a Macedônia, a Acaia e a Ásia.



 É um dever da Igreja. A igreja verdadeira é a atual manifestação do reino de Deus. Ela é simultaneamente a comunidade que redime e os redimidos pela comunidade. A igreja é a representante de Deus na terra; é o corpo de Cristo, o meio através do qual Ele se expressa ao mundo. É o único órgão de redenção que

Deus tem no mundo. É através da igreja que os homens escutam a proclamação da mensagem de Cristo, anunciando que se arrependam de seus pecados e creiam em Cristo como único Salvador. (Ef. 3.8-11; I Pe 1:12).



 É uma necessidade hoje. Muitas missões, que inicialmente não tinham intenção de fundar igrejas, tiveram que fazê-lo devido à necessidade de oferecer assistências aos novos decididos, em territórios onde era raro uma igreja cristã. Assim é que procede o ministério chamado Cruzada Em Cada Lar, Jovens Com Uma Missão (JOCUM) que hoje plantam em média, uma igreja, dia sim outro não; o Movimento Estudantil e Profissional Para Cristo, é outro exemplo, plantar igrejas não constava de seu plano original. Mas, o quadro se tornou complexo quando desenvolveram o programa do filme Jesus, visto que muitas eram as decisões, que não tinha outra solução a não ser plantar igreja. Outro exemplo é o Betel Brasileiro, que a princípio não planejava plantar igrejas, porém na medida em que os seminaristas ficavam sem apoio dos líderes, no sentido de treinamento, os próprios seminaristas foram treinado a fundarem igrejas, e hoje o Betel é uma denominação forte nas capitais, e nos interiores dos estados brasileiros.



Vantagens de Igrejas que plantam Igrejas



 Desenvolvem-se mais rápido, e garantem a sobrevivência denominacional. Nos Estados Unidos algumas denominações têm diminuído, enquanto outras têm crescido vigorosamente, dentro do mesmo período de tempo. Sem exceção, as denominações que crescem têm sido aquelas que enfatizam a plantação de igrejas. Às denominações que estão em declínio, o remédio é plantar igrejas, se pretendem vida no futuro.



 Formam Líderes. Na proporção que uma igreja planta igrejas, novos indivíduos se destacam como bons líderes, o que em muitas igrejas que estacionaram não é possível, visto não oferecer oportunidades para o trabalho ministerial. Contudo, as igrejas novas abrem as portas de liderança e desafios ministeriais, consequentemente beneficiando todo o Corpo de Cristo.



 Motivam igrejas já existentes. Estudos têm confirmado que uma nova igreja na comunidade, tende a levantar o interesse religioso das pessoas em geral e, se lidado adequadamente, pode ser um benefício para as igrejas existentes.



AS ADVERSIDADES A SEREM SUPERADAS.



As falácias sobre plantação e desenvolvimento de Igrejas:

Deus não se importa com números. Muitas pessoas inclusive líderes das igrejas que estacionaram, estão apelando para uma declaração obtusa: Deus não gosta de números! E assim nasce um pressuposto: “Deus quer saber de qualidade e não quantidade”. Mas isto é absolutamente irreal e fantasioso.

Textos bíblicos nos asseguram que Deus aprecia tanto a qualidade como a quantidade. “E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres cresciam cada vez mais” Atos 5.13.

“Ora naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.” Atos 6.1.





“De sorte que as igrejas eram confirmadas na fé, e cada dia cresciam em número” Atos 16.5.

Existe um segredo para a plantação e desenvolvimento da Igreja. Esta afirmação simplista não procede, basta olhar a história das denominações no Brasil.



“Plantando unidade, colhendo crescimento”.



Congregacional, plantou e cresceu através da EBD. Outras através de estudos bíblicos nos lares. As igrejas pentecostais desenvolveram-se através de seus pregadores eloquentes, e sua liturgia aberta, participativa. Assim não existe um caminho, um segredo, porém, às vezes, trata-se de um trabalho sofrido e de muitas frustrações pelo caminho. O apóstolo Paulo muitas vezes teve que abandonar determinados lugares para preservar a vida. Só deve existir uma igreja. O próprio Novo Testamento relata a existência de igrejas, e como eram confirmadas na fé (At. 16.5).

Já existem igrejas demais. Esta afirmação é de quem não conhece bem a história da igreja contemporânea, já que mesmo em nosso país existem muitos lugares onde há apenas duas igrejas para uma comunidade de trinta, quarenta mil habitantes. Seria maravilhoso se em toda esquina tivesse uma igreja genuinamente evangélica, em vez de um botequim.



Objeções pragmáticas.



Receio de perder membros. Muitos líderes têm medo de esvaziar suas igrejas, se enviar alguns de seus membros para fundar outra igreja. A igreja de Antioquia não teve receio de mandar seus melhores membros ao campo missionário, e não consta na Bíblia que a igreja sofreu esvaziamento por causa desse nobre e bíblico ato. Existe uma promessa nas Escrituras, em Lc 6.38, que podemos prescrever aqui: “Daí, e dar-se-vos-á; boas medidas recalcadas, sacudidas, trasbordantes, generosamente vos darão”. Geralmente se usa este versículo referente a dar dinheiro, mas Peter Wagner acredita que ele também se aplica ao desejo da igreja de dar alguns de seus membros para o avanço do reino de Deus.

O custo financeiro. É impressionante como muitas vezes muitas igrejas gastam com reformas, terrenos, outras têm até dinheiro na poupança, mas quando se fala em investir em vidas, em almas, surgem as mais diversas dificuldades. Certo missionário do passado disse: “A Obra de Deus feita da maneira dEle, não falta nada”. Existe, porventura, algum investimento tão louvável, quanto à de se investir no Reino de Deus?



Objeções Éticas



Igrejas já existentes. Contestações eticamente orientadas à plantação de novas igrejas, geralmente enfatizam:

O problema da igreja que chega. Muitos obreiros por falta de sabedoria fazem proselitismo, e assim criam um grande problema com a igreja já estabelecida.

O problema da igreja já estabelecida. Temeroso de perder seus membros, o obreiro já estabelecido fica enciumado e temeroso em perder os membros de sua igreja para a recém-chegada, e assim trava uma guerra a ponto de até ameaçar seus membros de exclusão, censura a nova igreja etc.



Obs. Ao chegar à comunidade onde se pretende plantar uma igreja, o obreiro não tem por obrigação conformar-se como os protocolos e regras locais, ou filosofia de trabalho de líderes já existentes, mas também não deve isolar-se da liderança local, nem tão pouca desrespeitá-las



Três aspectos a serem observados na plantação de igrejas.



Primeiro: O amor cristão. Na verdade, o amor cristão nos ordena ajudar outras igrejas, não feri-las. Deus é tremendamente grande para fazer prosperar o trabalho de todas as igrejas que velam por pregar sua Palavra.



Segundo: A unidade. A doutrina da unidade cristã afirma que devemos nos unir ao invés de proliferar e confundir o público com tantas formas diferentes, e muitas vezes, competitivas de cristianismo.



Terceiro: O Reino antes da denominação. A consciência de trabalhar para a expansão do Reino de Deus, ajudará a colocar a denominação em seu devido lugar. O Reino de Deus cresce, quando há conversões, batismos, não cresce quando algum membro de outra denominação resolve congregar em outra denominação.



DEUS É FIEL (Nani Azevedo)



Sim Deus é fiel



Para cumprir toda palavra dita a mim



Deus é fiel



Deus é fiel

Sim Deus é fiel



Para cumprir toda promessa feita a mim



Deus é fiel



Deus é fiel



Eu não morrerei



Enquanto o Senhor não cumprir em mim



Todos os sonhos que Ele mesmo sonhou pra mim



Eu quero viver em santidade e adoração



Pois é só dele, somente dele o meu coração.



















































A BATALHA DA EVANGELIZAÇÃO

A BATALHA DA EVANGELIZAÇÃO

MARCOS 9:14-29



Cada vez que um cristão assume sua responsabilidade de testemunhar do amor de Jesus revelado no Evangelho a evangelização se concretiza e atrai a oposição do maior inimigo de Jesus e de Seu Evangelho: diabo. No texto de hoje aprendemos fatores importantes desta grande batalha da evangelização...

O CAMPO DE BATALHA É O MUNDO. Jesus nos deu um grande mandamento - “amar o próximo” (Mc 12:31) e uma grande comissão - pregar o evangelho a toda criatura (Mc 16:15). O cenário para cumprir estes dois desafios é o mundo inteiro que, segundo João, “jaz no maligno” (I Jo 5:19).

Pedro, Tiago e João, os discípulos mais próximos de Jesus, foram levados por Ele ao monte (Mc 9. 2-8) onde experimentaram tranquilidade (v. 2), intimidade (v. 2), manifestação da pureza de Jesus (v. 3), visão do céu (v. 4), prazer (v. 5) e o conhecimento da voz clara de Deus (v. 7). Ao descerem do monte com Jesus para a planície encontraram o restante dos discípulos enfrentando movimento (v. 14), discussão (v.14), agitação (v. 15). manifestação do poder do diabo (v. 17-18), frustração (v. 18), incredulidade (v. 19) e grande sofrimento (v. 20).

A evangelização, como já vimos, envolve “pregação” (Mc 3:14), mas também envolve “libertação” das forças malígnas (Mc 3:15) que se espalham pelo mundo para “roubar, matar e destruir” (Jo 10:10a). Para que ela seja efetiva precisamos aprender a “estar no mundo sem ser do mundo” (Jo 17:14-18).

OS GUERREIROS DA BATALHA SÃO O DIABO E OS DISCÍPULOS. Esta guerra espiritual é travada entre o Reino das trevas, com forças arregimentadas no inferno, e o Reino da Luz, formado pelo exército de todos os discípulos de Jesus. O diabo, mais do que se imagina, tem poder pois ele adentrou numa casa israelita e possuiu o filho da família(v. 17), emudecendo-o (v. 17), derrubando-o (v. 18), provocando anormalidades físicas (v. 18) num processo constante de aniquilamento mental, emocional e físico (v. 18 – “vai definhando...”), violentando-o (v. 20) intensamente e prolongadamente (v. 22a) com um objetivo determinado: matá-lo (v. 22).

Do outro lado da batalha estavam os discípulos de Jesus que, apesar de terem sido treinados e autorizados para expelirem espíritos malignos (Mc 6:7), na hora “h”, quando o diabo já vencera o filho, o pai, os escribas e a multidão, eles igualmente experimentaram um grande fracasso (v. 18). Assim como no passado, nós que hoje fomos convocados para esta grande peleja precisamos estar conscientes do poder das forças inimigas (I Pd 5:8) e da nossa incapacidade de vencê-las com nossas próprias forças.

O PODER VITORIOSO NA BATALHA É DE JESUS CRISTO. Na batalha da evangelização o diabo, ao perceber a aproximação de Jesus, sentiu que seu domínio de muitos anos sobre aquele filho (v. 20-22) estava prestes a ser anulado. Após ouvir uma verbalização de socorro por parte do pai (v. 22b), Jesus encorajou-o a reafirmar sua fé (v. 23-24) e promoveu uma libertação completa: pela Palavra (v.25), perceptível (v. 26), pelo toque encorajador (v.27) e pela reinclusão familiar – aquele homem que antes estivera nas mãos de satanás, pelas mãos de Jesus (v. 27) “é entregue a seu pai” (Lc 9:42).

Evangelização significa avançar no território inimigo, o mundo, no poder do Espírito (Is 61:1, At 1:8), com a certeza de que a autoridade de Jesus (Mc 6:7, Mt 28:18-20) a nós delegada é suficiente para enfrentar todos os ataques satânicos (Col 2:15, I Jo 3:8, 4:4), levando-nos à vitória (Rom 8:31-39; I Co 15:57-58; II Co 2:14; Ap 12:7-12).

CONCLUINDO, Marcos destacou a curiosidade dos discípulos em saberem a opinião de Jesus sobre as razões do seu fracasso (v. 28). Se, como eles, já fomos abençoados em tudo (Ef 1:3, II Pd 1:3-4) porque também nos sentimos algumas vezes impotentes diante dos grandes desafios da evangelização libertadora? Jesus diagnosticou esta impotência espiritual apontando para duas falhas sérias: 1.) Incredulidade (v. 19) – Ele viu sinais de incredulidade nos escribas que tentavam desprestigiá-LO, na multidão que via Seus sinais mas não assumia um compromisso, nos discípulos que não sabiam usar a Sua autoridade já conferida e no pai (v. 22). Mas, segundo Jesus, “tudo é possível ao que crê” (v. 23) – a fé é a grande arma que temos contra o inimigo (Ef 6:16, I Jo 5:4-5). Humildemente, como o pai, precisamos pedir ajuda ao Senhor em nossa falta de fé (v. 24). 2.) Falta de oração e jejum (v. 29) – as armas eficientes que conferem vitória na batalha da evangelização (Ef 6:10-20) só são conferidas àqueles que levam a sério as disciplinas espirituais da oração e do jejum, ou seja, aos que fazem do “monte da comunhão” a prioridade maior na “planície da missão”. Que o Senhor Jesus, na unção do Espírito, nos leve dia a dia a esta postura de vitória, para a glória do Pai!