24/12/2013

Natal e Ano novo


Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo". Is. 43: 18-19.

 

2014 está chegando. As festas se aproximam e naturalmente as pessoas, a sociedade, igrejas e grupos, dos mais diversos, começam a pensar e a movimentar-se no intuito de comemorar o Natal e o Ano Novo.

Estamos vivemos uma crise de ajustamento de conduta globalizante, que provoca ondas de desemprego, fome, miséria e violência por todos os lados, neutralizando e destruindo os sonhos de muitas gentes. Este é um momento de estarmos convictos e atentos, pois neste período surgem lacunas que se instala no meio social, em grupos, nação, comunidade e acima de tudo no meio do povo de Deus, as preparações para o aproveitamento das festividades e infelizmente, muitas se envolvem com a celebração das festividades sociais, e se esquecem do verdadeiro sentido do Natal e ano novo.

E o texto do livro de Isaías, aqui mencionado, surge num contexto de desesperança, desconfiança e frustração, por causa do cativeiro babilônico, e nos traz algumas pistas pastorais:

Não vos lembreis das coisas passadas. O passado não deve ser ignorado, mas deve ser visto na expectativa de mudança. O profeta valorizou sua história e compreendeu como um instrumento de capacitação para responder aos desafios de um presente desfavorável. Como o profeta, temos que infundir esperança e novas perspectivas, apesar do caos que vivemos.

"Eis que faço coisa nova..." O Senhor é Deus de novidade de vida. Essa condição não se concretiza sem uma confiança inabalável na condução divina da história. Assim como o profeta pregou para o povo de Israel do cativeiro, precisamos ter os olhos da fé abertos para a grande oportunidade que o momento presente nos coloca, oferecer uma mensagem de Natal que desperte esperança, ainda que vivenciemos uma dura realidade.

... porei água no deserto... A frase está no futuro. Isto nos proporciona ver com os olhos da esperança, e sonhar com dias melhores.

 

Falar de Natal e Ano Novo é, portanto, renovar a esperança e reabastecer-se de ânimo para não se deixar envolver pelas circunstâncias do mundo e com isso, abandonar a luta, pois o texto de Isaías renova a esperança e sua releitura é uma necessidade contínua.

 

 

 

Desejo a todos feliz natal e um feliz ano novo cheio de alegrai, paz, prosperidade, amor e que Deus possa cada dia do ano que está chegando iluminar sua vida e de sua família.

 

Rev. Zoette