19/11/2010

A PLACA NA CRUZ

A PLACA NA CRUZ


JOÃO 19:17 a 19


1 - INTRODUÇÃO

O profeta Isaías em seu livro no cap.53, v.12, nos relata que o filho de Deus seria contado entre os malfeitores. Que coisa mais triste, saber que o Redentor estaria entre os malfeitores sem ser mal, entre os ladrões sem nunca ter roubado nada, entre marginais sem nunca ter andado as margens da lei, entre os assassinos sem nunca ter tirado a vida de ninguém, mas pelo contrário Ele só fez o bem, Ele só se deu a todos, Ele viveu e pregou a lei, Ele dava vida aos mortos e não sendo bastante ainda deu sua própria vida por mim e por você, estou falando do filho de Deus, o Homem que mudou a História, o marco de tudo, pois a História se resume em antes e depois Dele.

Agora vem um homem que em minha opinião é e está entre a listas dos mais covardes da face da terra e lavando as mãos na condenação de Jesus, ainda faz uma placa para colocar em cima da cabeça de Jesus. È sobre esta placa que eu gostaria de lhe falar e queria que você prestasse muita atenção, por que tudo na bíblia tem a ver comigo e com você, ali esta sua vida desde o seu nascimento até a sua morte, pois a bíblia é o maior e melhor manual de comportamento humano, ali é onde encontramos respostas para todas as nossas perguntas, e temos muitas! Por isso eu indaguei ao Senhor Jeová sobre a placa que Pilatos mandou colocar em cima da cabeça de meu Jesus, então nasceu uma mensagem que em poucas e singelas linhas gostaria de compartilhar com todos vocês, esperando que lhes sirva de alimento.

Queridos irmãos, todas as vezes que alguém era condenado a morte de cruz, era de praxe se colocar em cima de sua cabeça a causa de sua condenação escrita em letras garrafais, para que todos que ali passassem vissem, lessem, e entendessem o motivo. Quando trouxeram a placa de Dimas para o covarde de o Pilatos escrever foi fácil, ladrão e assassino. Quando trouxeram a placa de Jesta para Pilatos escrever também foi fácil, ladrão e assassino. Mas quando foi a vez de escrever a placa de Jesus, Pilatos entrou em parafuso, e agora? O que ele escreveria na placa de Jesus?ATENÇAO.



2 – OS QUATRO JULGAMENTOS DE JESUS

a) O PRIMEIRO JULGAMENTO – O JULGAMENTO DO SINÉDRIO

Em MC-14:55 a 58, a bíblia relata que os principais dos sacerdotes procuravam testemunhas contra Jesus para o matarem, mas depunham falsamente, e os testemunhos não concordavam. Que corjas de gente mesquinhas, forjavam pessoas, comprando com valores, só para testemunharem falsamente contra um Homem inocente, e Jesus nada falava, apenas disse “Eu sempre estive no meio de vós”, como que dissessem, vocês são cobras traiçoeiras.

Mas mesmo com artimanhas diabólicas não conseguiram condenar a Jesus, mas não satisfeitos, procuravam algo que o incriminasse, armaram outro julgamento para o Filho de Deus.



b) O SEGUNDO JULGAMENTO – O JULGAMENTO DE PILATOS

Agora em MC-15:01 a 06 os covardes dos sacerdotes levam Jesus para o covarde do Pilatos que já estava se borrando todo, mas Pilatos tentando se safar lembra que era Páscoa, e que o costume dos judeus era nessa data soltar um condenado, e então quis que soltassem Jesus, mas eles não quiseram, dizendo crucifica-o, mas Pilatos queria trocá-lo por Barrabás. Não deu! Vou dar-lhe uma surra e soltá-lo, também não deu!.Pilatos não viu culpa em Jesus.

Então Pilatos se lembrou que Herodes estava por ali, e enviou Jesus para ele, colocando Jesus em um terceiro julgamento.



c) O TERCEIRO JULGAMENTO – O JULGAMENTO DE HERODES

Doutor Lucas é o narrador, LC-23:6 e 7, 10, 11 e 14, você pode ler que o curioso Herodes, que tinha vontade de conhecer Jesus mata sua curiosidade, pois creio que quando ele via a Jesus pensou em seu coração “este é Jesus? Que cara feio! Eu imaginava outra pessoa!”. Herodes não viu culpa em Jesus e envia o meu Jesus de volta para Pilatos.

Mas Ele seria contado entre os malfeitores. Então quando Jesus volta o covarde do Pilatos vejam o que ele faz, se mostrando um frouxo igual a Baraque.



d) O QUARTO JULGAMENTO – O JULGAMENTO DO POVO

MT-27:22 a 25 é surpreendente esse julgamento, pois o povo chama a responsabilidade para eles, no versículo 25 eles dizem que o sangue Dele caia sobre nós. Buscavam de toda maneira condenar a Jesus e não conseguiram, mas fizeram, só depois que o covarde lavou as mãos, não lave suas mãos, não seja omisso, preferiram Barrabás a Jesus, não prefira o mundo, prefira Jesus.

Agora o povo conseguiu decretar a crucificação de Jesus, Ele iria mesmo para cruz, Sua placa seria escrita.



3 – AS PLACAS NAS CRUZES

A PLACA DE JESTA – O LADRÃO DA ESQUERDA

Na placa de Jesta estava escrito criminoso, mas ele ignora a sua condenação, ele se esquece de seus erros e como todo homem faz, ele também faz, coloca sua culpa em outro, tentando se esconder de seus pecados, mas o salmista relata que seus pecados estão sempre diante dele. Jesta então olha para a placa na cruz de Jesus e vê escrito REI DOS JUDEUS, FILHO DE DEUS, então ele tenta a Jesus para sair da cruz e o livrar, egoísta só pensou em si próprio.



A PLACA DE DIMAS – O LADRÃO DA DIRREITA

Na placa de Dimas também estava escrito à mesma coisa da do seu colega de crimes, mas a diferença é que Dimas não olhou para a placa da cruz de Jesus, mas reconheceu e olhou para sua própria placa, Ele sabia o porquê estava ali, ele sabia que ele era, alguém que precisava de salvação, então Dimas até tenta alertar a Jesta, não conseguindo ele se vira para Jesus e diz “Senhor, lembra-te de mim quando estiveres no paraíso”. O que ele consegui, eu te digo, Dimas inaugurou o paraíso, antes que os cativos do cativeiro chegassem lá ele já estava lá.



A PLACA DE JESUS – O JUSTO

Na placa de Jesus estava a resposta para tudo JESUS O SALVADOR, REI DOS REIS, para mim era isto que estava escrito, mas Jesus sabia que Ele era, então Ele olha para a placa de Dimas e reponde ao pedido de Dimas e diz “Em verdade em verdade te digo, que ainda hoje estarás comigo no paraíso”



CONCLUSÃO

Jesus disse que quem quer segui-lo pegue a sua própria cruz e o segue. Amado irmão tire os olhos da placa dos outros ainda que sejam prostitutas, ladrões, marginais, olhe para sua, pois você será condenado pelo que estará na sua própria placa, veja o que está na sua placa e reconheça o seu pecado.

Jesus não está mais na cruz, mas seu poder de salvar ainda é o mesmo, Ele ainda hoje é o SALVADOR, REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES, mas tão somente olhe para sua própria cruz.

A CARTA DE DEUS

A CARTA DE DEUS



1- No começo do mundo como falava Deus Com Adão?

Mas o Deus Eterno chamou o homem e perguntou:

... Onde é que você está? Gênesis 3:9

Como podemos observar Deus falava com Adão pessoalmente.


2- Que interrompeu essa comunicação pessoal?

Pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus, são suas maldades que fazem que Ele se esconda de vocês e não atenda suas orações. Isaias 59:2

O pecado foi o motivo da interrupção.


3- Que outro meio Deus utilizou para manter a comunicação com o homem?

Antigamente Deus falou muitas vezes e de muitas maneiras aos nossos antepassados, por meio dos profetas, mas nesses últimos tempos ele nos falou por meio de seu Filho... Hebreus 1: 1 e 2

Deus se utilizou dos profetas e de Jesus.


4- Como se comunicava Deus com os Profetas?

Deus disse:

... Agora escutem o que vou dizer. Quando há profetas entre vocês, eu apareço a eles em visões e falo com eles em sonho. Números 12:6

Através de sonhos e visões.


5- Que ordem Deus deu a Moisés?

Então o Deus Eterno disse a Moisés:

... Escreva um relatório dessa vitória a fim de ela seja lembrada... Êxodo 17:14

Pediu que Moisés escrevesse para que fosse lembrado.


6- Que fez Moisés?

Então Moisés escreveu todas as leis do Deus Eterno... Êxodo 24:4

Moisés escreveu como Deus ordenou.


7- É qualquer parte da Bíblia de feitura humana?

Pois nenhuma mensagem profética veio de vontade humana, mas as pessoas eram guiadas pelo Espírito Santo quando anunciavam a mensagem que vinha de Deus.

II Pedro 1:21.

Não, toda escritura e mensagem profética, foi inspirada por Deus.


8- Que fazer para entender a Bíblia?

E, até eu chegar, procure dedicar-se à leitura em público das Escrituras Sagradas, à pregação do Evangelho e ao ensino cristão.

Pratique essas coisas e dedique-se a elas para que seu progresso possa ser visto por todos. I Timóteo 4:13-15

Devemos ler, Meditar, Ocupar-se com ela, Comparar uma parte com outra e Obedecer aos seus ensinos.


9- Para que serve a Bíblia?

Porque toda Escritura Sagrada é inspirada por Deus e útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações. II Timóteo 3:16 e 17

A tua palavra é uma lâmpada para o meu caminho e luz para me guiar.

Guardo a tua palavra no coração para não pecar contra ti. Salmos 119:105 e Salmos 119:11

Serve para ensinar, advertir, instruir na justiça, aperfeiçoar, iluminar a vida e livrar de pecar.


10 - Que diz o apóstolo Pedro sobre ler a Bíblia?

Assim temos mais confiança na mensagem anunciada pelos profetas. Vocês fazem bem em prestar atenção nessa mensagem. Porque ela é como uma luz que brilha em lugar escuro, até que o dia amanheça e a luz da estrela da manhã brilhe no coração de vocês. II S. Pedro 1:19

Devemos ler, pois faz bem para nossa vida.


11 - Para que mais serve a Bíblia?

Feliz quem lê este livro, felizes aqueles que ouvem as palavras dessa mensagem profética e obedecem ao que está escrito nesse livro. Pois está perto o tempo em que tudo isso acontecerá. Apocalipse 1:3

Para tornar as pessoas felizes.



Se você deseja ser uma pessoa feliz, aceite Jesus Cristo como Senhor salvador da sua vida.