28/11/2007

A Armadura Espiritual

O Apóstolo Paulo apresenta no último capítulo de sua carta aos crentes em Éfeso, após dar diversos conselhos sobre a vida cristã e seus relacionamentos, uma advertência que nos alerta sobre a necessidade da vigilância espiritual que devemos ter neste mundo e não descuidarmos diante de inimigos perversos, dominadores e hostis, que têm uma atuação sobretudo no plano espiritual (nas regiões celestes).

Quando Jesus afirmou que as portas do inferno não prevaleceriam contra Sua Igreja, Ele deixou subentendido que sua Igreja é um exército que avança contra as forças do mal, para iluminar com a luz divina e dissipar toda mentira e trevas que escravizam os homens e lhes infunde o terror. A Igreja portanto está na fronte da batalha espiritual que é travada num plano invisível e cada crente é um soldado que deve estar preparado para combater e guerrear. O Soldado (o cristão) necessita de preparação para enfrentar essa batalha e estar atento às investidas desse inimigo invisível que se infiltra nas fileiras do acampamento dos santos para disseminar discórdia, apregoar o desânimo, o descaso pelo adestramento, levando muitos pelotões à destruição, uma vez que o ladrão, que não é o pastor das ovelhas, vem somente para roubar, matar e destruir (Jo 10.10).

Lembre-se: Embora o Inimigo domine e manipule carne e sangue (pessoas), nossa luta é contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes do mundo de trevas, contra as hostes espirituais do mal nas regiões celestes. Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes (Ef 6.12,13).

A Igreja precisa ouvir a Palavra de Deus e preparar-se para a batalha a fim de ser mais que vencedora. Vejamos algumas comparações que nos ajudam a entender como:

1. Tomando toda a armadura de Deus – O Espírito Santo nos guia, protege e nos sela. É ser de Deus, ter a vida entregue ao Senhor Jesus.

2. Verdade e justiça – a roupa que o cristão deve vestir, sua apresentação deve sempre expressar a verdade, não dando lugar à mentira e seus atos serem sempre justos.

3. Preparação do evangelho da paz – Os sapatos que conduzam nossos pés, pois existem espinhos lançados pelo inimigo para dificultar a caminhada do exército de Cristo, logo a paz deve ser nossa caminhar.

4. Escudo da Fé – Não podemos parar, devemos colocar adiante de nós nossa fé, isto é, seguirmos confiadamente, crendo nas promessas de Jesus e, todas as setas do inimigo cairão diante de nós.

5. Capacete da Salvação e a espada do Espírito – A nossa cabeça deve estar protegida pela Palavra de Deus e a Palavra deve ser nossa arma de ataque para despedaçar as fortalezas do Maligno.

6. Com toda oração e súplica – A trincheira é de oração, em todo o tempo, orando, vigiando e perseverando na dependência de Deus, dando cobertura uns aos outros no meio da Batalha.

É assim que a igreja deve proceder para ser vitoriosa. Muitas igrejas, nas mais diversas regiões do planeta, já fecharam suas portas, porque não se prepararam para a batalha que é renhida. O Espírito Santo é Deus outorgando autoridade aos seus pastores para conduzir o Seu rebanho. O inimigo infiltrado deve ser percebido, a mentira deve ser confrontada com a verdade e os atos do crente devem ser de justiça, enfim a armadura de Deus deve ser usada em sua inteireza pela Igreja do Senhor. Tomemos toda a armadura de Deus e avancemos para a vitória, crendo que, mesmo que as lutas sejam difíceis e dolorosas, Jesus nos garantirá a vitória eterna.