02/05/2008

O QUE É PROSPERIDADE?:

TEXTO: Gn 26: 11-14 ; Gn 30: 25 e 26
Intrudução:

O QUE É PROSPERIDADE?:

Prosperidade é uma condição espiritual e não financeira (ainda que dela venham os recursos).

Nós vemos dois momentos distintos na vida de dois homens: Isaque e Jacó. Jacó, após vinte anos de sofrimento e roubo em todas as áreas de sua vida, principalmente a financeira, finalmente começou a viver a prosperidade do Senhor a partir do momento em que entendeu que deveria fazer uma entrega mais profunda de vida a Deus. Isaque, mesmo perseguido pelos filisteus que entulhavam seus poços, saía atrás de novas fontes de suprimento e as encontrava, pois sua vida era dirigida desde o início por Deus e conseqüentemente, a bênção e a prosperidade do Senhor estavam sobre ele.

Hoje é dia de você tomar a decisão de qual modelo quer seguir: o de Jacó que foi próspero ao final mas que sofreu muito, ou o de Isaque que desde o início até ao fim de sua vida foi próspero!

ISAQUE OU JACÓ?
Na questão do controle da alma:
Isaque: Tinha seus sentimentos diante da vontade de Deus (Gn 24: 37-40)

Jacó: Era levado pelas emoções e pelo coração (Gn 29: 11 e 20) "

Na questão do controle do corpo:

Isaque: Tinha equilíbrio em relação ao sexo oposto (Gn 26: 6-9)

Jacó: Era dominado pelo desejo dos olhos abrindo mão até de valores pessoais (Gn 29: 23-28)
Abriu mão de seu tempo e futuro para trabalhar de graça por uma mulher que se tornou seu objeto de desejo

Na questão do controle do espírito:
Isaque: Era homem de oração e compromisso com Deus (Gn 25: 20-21)

Jacó: Não tinha compromisso com Deus e nem O valorizava (Gn 28: 6, 21 e 22)

COMO ABRIR-SE PARA SER PRÓSPERO:

1ª ATITUDE - Deixar de confiar em si para confiar em Deus (Gn 30: 43 43)
Após tantos anos de um período em que tentou manipular, dar jeitinho, encurtar o caminho, em que confiou na carne e, com tudo isso se deu mau, Jacó começou a perceber que o mesmo Deus que o visitara com uma promessa desde o início era quem estava agora mudando a sua sorte.

No momento em que Jacó entendeu isso e começou confiar sua vida a Deus, prosperou abundantemente. Deus quer que você aprenda a confiar em sua palavra e promessa para que Ele possa Ter espaço de agir poderosamente em sua vida. (Hebreus 10:23)

2ª ATITUDE - Não temer a concorrência ou a desonestidade deles (Gn 31: 5-7, 13, 18, 42 5)
O reconhecimento de Deus em sua vida fez de Jacó um homem próspero como seu pai, Isaque. A Palavra de Deus diz: (Pv 3:6) “Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas”.
Quando reconhecemos Deus operando em nossas vidas, começamos a enxergar os detalhes: onde Ele tem nos preservado, como Ele tem trazido o livramento e a provisão, como Ele tem impedido que sejamos consumidos. Esse reconhecimento nos faz andar em santidade diante de Deus e a partir daí não tememos mais aos "Labões da vida" que estão aí para trazer o roubo, mas descansamos sabendo que a nossa vida está nas mãos de Deus.

3ª ATITUDE - Tirar todas as contaminações do teu passado para ser um servo próspero (Gn 35: 2-5)

O reconhecimento de Deus veio, a santidade veio em seguida - Jacó limpou a eira, e isso fez com que seus inimigos começassem a temê-lo (antes era ele quem temia aos inimigos, inclusive a Esaú).

Quando limpamos da nossa vida como um todo as contaminações do passado e os costumes da terra o jogo se inverte, pois aquilo que habilitava o inimigo cai por terra e passamos a ser vencedores.

Limpe a sua vida, lance fora as contaminações, não dependa de nada que não proceda de Deus e prepare-se para que a arca da aliança (Jesus Cristo) venha e traga prosperidade à sua vida!

Conclusão: Os judeus se gabavam de serem "filhos" de Abraão - pai de Isaque, pai de Jacó.

No controle total - corpo, alma e espírito:

Isaque: Era homem de uma só mulher (era fiel) (Gn 25: 21 e 22)

Jacó: Teve quatro mulheres - se deixou levar pêlos costumes da terra (Gn 35: 23-26)