05/04/2010

Mulher Vivendo o Fruto o Espírito

Mulher Vivendo o Fruto o Espírito

Mas o fruto do Espírito é: Amor, alegria, paz, longaminidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. Gálatas 5: 22, 23.

O fruto do Espírito é uma obra única do Espírito Santo, Ele produz qualidade de caráter e maturidade espiritual.
O fruto do Espírito é destinado ao relacionamento, tanto com Deus como uns com os outros.

O fruto é um resultado natural da habitação do Espírito Santo.
É tão natural como a macieira produz maçã .

Manifestaremos o fruto do Espírito na medida em que nos rendermos, se formos obedientes à obra do Espírito Santo dentro de nós.

Percebemos que há importantes caminhos que podem atrair as mulheres a uma vida e ministério ungidos pelo Espírito santo.

Vemos e exercitamos os dons de língua , profético, dom da sabedoria, de interpretação, milagre, cura, discernimento, conhecimento. I Cor. 12:8-10.

Mas precisamos e necessitamos contemplar o fruto do Espírito, o qual deve começar a crescer em nossa vida, no momento em que aceitamos a Jesus Cristo como salvador . Pois a palavra nos diz: Pois em Cristo somos nova criatura II Cor. 5:17

A sua velha natureza , seus desejos, pensamentos, atitudes, sua forma de agir não existe mais . Pois a partir do momento em que aceitamos a Cristo, nós passamos a agir como ele, pensar como ele, somos guiados pelo Espírito Santo de Deus.
Devemos estar dispostas a crescer e a mudar conforme o Espírito nos guia, a fim de mostrar para os filhos, esposa, amigos, parentes, pais como Jesus É!
Na palavra de Deus diz: Toda árvore que não da fruto é cortada! João 15:2.

É o Espírito Santo que nos ajuda a produzir frutos, e isto significa "Constante atuação da semelhança de Cristo em nossa vida".
E só assim seremos mulheres cheias do Espírito Santo e vivendo os seus frutos.

Quando o fruto do Espírito se desenvolve dentro de nós, passamos a repartir com nossos familiares, amigos, o ministério floresce.
Vamos falar sobre as qualidades do Fruto do Espírito Santo.

AMOR
Amor Ágape, é um amor incondicional de Deus I João 3:16
O que quer dizer que: não se baseia nos sentimentos.

VOCÊ PODE DOAR-SE SEM AMAR, MAS NÃO PODE AMAR SEM DOAR.
Irei compartilhar uma história de 2 irmãos que moravam em fazendas contíguas, divididas desde o pico até a base da montanha . O irmão mais novo era solteiro e morava sozinho, o irmão mais velho tinha uma família numerosa.

+Certa noite, durante a época da colheita de grãos, o irmão mais velho despertou e pensou: Meu irmão vive sozinho, para animá-lo, vou pegar alguns feixes de espigas e depositá-los ao lado de sua plantação .

+ Na mesma hora , o irmão mais novo despertou e pensou: meu irmão tem uma família numerosa e precisa muito mais que eu. Enquanto ele dorme , vou colocar alguns feixes de espigas ao lado de sua plantação.
+ Os dois saíram de casa carregando os feixes e encontraram-se no meio do caminho.

+ Quando declararam suas intenções um ao outro, largaram os feixes e abraçaram-se.

Essa história exemplifica a melhor expressão do amor: DOAR-SE
Doar-se é uma das melhores formas de consolidar relacionamentos que existem.

Em João 3:16. "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

O amor não mantém registro de erros I cor.13;5
O amor é muito paciente e bondoso, nunca é invejoso ou ciumento.
Nunca é presunçoso, nem orgulhoso, nunca é arrogante, nem egoísta, tampouco rude.

O amor não exige que se faça o que ele quer, não é irritadiço, nem melindroso.

Não guarda rancor, e dificilmente notará o mal que os outros lhe fazem, se você amar alguém , será leal para com ele, custe o que custar, sempre acreditará nele, sempre esperará o melhor dele, e sempre se manterá em sua defesa.

ALEGRIA
Mais profunda que felicidade. Em I João15:11 diz: "Tenho-vos dito estas cousas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo''.
Em Provérbios 17:22 afirma que o coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos. A alegria pode ser o antídoto para o seu problema.

A alegria impede que seu Espírito se seque.
O fruto do Espírito é a alegria é o resultado da nossa conversão em Cristo, é o resultado exterior de um bem estar íntimo.
Em lugar de tristeza e tensão nervosa, Jesus traz júbilo, ele troca a tristeza pela alegria e a opressão pelo manto de louvor.
O desanimo não é para o cristão. Em Jó 20:5 diz: Que a alegria de um hipócrita não terá duração.

Temos o exemplo de Maria.
Maria era uma jovem bela , solteira, tida em alto conceito na aldeia. Porém, seu corpo agora começava a volumar-se com a gravidez. As mães advertiam as filhas: Afastem-se de Maria . Ela não é uma boa companhia. Maria foi interpretada, olhada com desdém e difamada. Sua própria família passou a sentir a pressão social. Havia a possibilidade de um noivado rompido, as leis Judaicas diziam que José deveria levá-la para fora e apedrejá- -la até a morte. Por toda parte havia reprovação. As velhas cochichavam entre si, as moças a evitavam. Sofrer a dor moral e ser mal interpretada é muita mais traumático do que o castigo físico .

Maria quando foi visitar Isabel, chegando , a cumprimentou. Isabel respondeu: "Oh, eu sinto a presença de Vida; meu bebê saltou de alegria!' Maria e Isabel se regozijaram em Deus.
A resposta de Maria a Isabel foi irromper em cânticos Lucas 1:47-55 Maria cantou : A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu Espírito se alegra em Deus meu Salvador".
Maria conservava o coração cantando a despeito dos obstáculos exteriores.
Mulher, se sente um peso sobre você , não tem ânimo, passe a ouvir louvores, eleve o seu coração ao Senhor, como fez Maria.
A palavra de Deus diz que o louvor Liberta! Quando a alegria penetrar em sua alma, a sua força será renovada. Em Neemias 8:10 diz: A alegria do Senhor é a nossa força.
O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o Espírito se abate. Prov. 15:13
Sua alegria pode trazer esperança e mudar o ânimo de alguém!

PAZ
A paz tranqüilidade de Espírito, a Paz é ausência de Guerra e de medo.
Em João 4:18 diz: no amor não há medo, antes o perfeito amor lança fora o medo.

O medo priva-nos de nossa paz, e a falta de paz acarreta preocupação e ansiedade.

Milhares de pessoas estão sendo destruídas por causa da Ansiedade, Medo e preocupação . Não devemos temer o amanhã . Pois o nosso amanhã pertence a Deus!

Se houver ciúmes,inveja , amargura, desavenças: o fruto da Paz não poderá crescer.

Se formos críticas, rabugentas, haverá guerra dentro de nós.
Em Isaias 26:3 diz; Tu conservarás em paz, aquele cuja mente esta firme em ti, porque ele confia em ti!

Em Filipenses 4:7 diz: Ele guardará os nossos corações. Este vers. quer dizer que: ele guardará as nossa emoções, a nossa mente, a nossa parte sensitiva.
Exemplo do menino Moisés: Quando Joquebede deixou 2 crianças entre os juncos à beira do Rio, e voltou para casa. Ela diz a Miriam: Deus a vigiará e a dirigirá!

Será que faríamos o que esta mulher fez? Deixando 2 crianças num lugar de perigo! O que aconteceria a elas?

A verdade é que na mente e no coração de Joquebede reinava a Paz de Deus! Estava certa que Deus estava no controle.
Joquebede quando amamentava, passou esta paz para Moisés.
Pois, a palavra nos diz que Moisés era o homem mais manso da face da terra. Essa mansidão e Paz haviam começado no berço. Moises escreveu o Pentateuco, o salmo 90 como reflexo de Paz e segurança que reinava dentro dele.

No salmo 131:2 diz: Mas fiz calar e sossegar a minha alma; como uma criança desmamada, sossega minha alma.
Imagine um lápis na palma da mão, na posição horizontal!
Você acha que este lápis pode ficar na posição vertical por si só? Não! Mas se você segura sim!

Conclusão
A sua vida é semelhante a este lápis, e Jesus Cristo é o único que pode segurar você!

Salmos 55;22 diz: confia os teus caminhos ao senhor, e ele te susterá jamais permitirá que o justo seja abalado.

LONGAMINIDADE
Muitas vezes nós sabemos que necessitamos de Paciência para uma determinada circunstância, um problema de uma decisão.Parece que a paciência está relacionada com o sofrimento.
O que é a longaminidade? É Paciência! É a firmeza e constância em fase de uma provação, é a capacidade de suportar sem queixas.

Exemplo clássico: Jó sofreu muito, mas no fim Deus foi misericordioso. Em I Pedro diz: depois de terdes sofrido, pois um pouco ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar fortificar e fundamentar.
A paciência tem que ser uma qualidade para você mulher que é líder em sua igreja.

Em II cor. 6;4 " Em tudo recomendamo-nos a nós mesmos como ministro de Deus: na muita paciência, nas aflições , nas privações , nas angústias.

Em II cor.4: 17 e18 diz: Pois a nossa leve, momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória acima de toda comparação , não atentando nós nas coisas que se vêem , mas nas que se não vêem . Pois as que se vêem são temporais , e as que não se vêem são eternas.
Então querida vale a pena ser Paciente para obter o galardão eterno.
Todos possuem Paciência, as pessoas bem sucedidas aprendem a usá-las!

Há alguns anos a condutora de uma lancha de corrida, sofreu um grave acidente. Depois, ao contar o que acontece, ela disse que estava em alta velocidade, aliada ao tamanho da onda, fez com que a lancha rodasse violentamente no ar.

A mulher foi atirada na água a uma profundidade tão grande que ela não conseguia, enxergar nenhuma claridade vinda da superfície. E, por estar um pouco zonza, não tinha idéia de onde ficava a "superfície".
Em vez de entrar em pânico, a mulher permaneceu calma e aguardou que a força ascensional de seu colete salva-vidas começasse a fazê-la subir á tona, e então ela nadou com toda a força naquela direção.


Conclusão
Queridas, é comum estarmos cercados por muitas vozes, cada uma emitindo uma opinião diferente. Simplesmente não ficamos sabendo onde fica a "superfície".Quando isso acontece, precisamos exercitar a "Paciência" , e passar algum tempo com o Senhor. Devemos ler a Bíblia, e aguardar que ele nos puxe na direção que desejar. Quanto mais lermos, mais confiantes ficaremos, principalmente quando sua palavra e aquele delicado puxão combinarem entre si.
Lembre-se de que alguns minutos, horas, dias ou até meses de "espera", podem significar a diferença entre afundar e boiar!

Ora a perseverança deve ter a ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros,
em nada deficientes. Tiago 1:4

MANSIDÃO
Mansidão: É ser manso. E manso não quer dizer fraco, ser manso é ter poder coragem dignidade de caráter, é ser forte e ao mesmo tempo humilde.
A mansidão se manifesta na palavra, nossa atitude perante Deus. I Tim.6:11

Restaurar o que está caído. Gal.6:1e2 diz: seguir a fé e o amor, a paciência, a mansidão .
O modo como reagimos pode ter conseqüências mais negativas do que a situação negativa com a qual nos deparamos !
Não piore as coisas agindo de modo precipitado e elevado por emoções ou impulso. É melhor agir do que reagir. Pensar um pouco e tomar uma atitude racional e ponderada por meio de Oração.
90% dos atritos da vida diária são causados pelo tom de voz errada!
Muitas pessoas permitem que a tensão entre em seu lar e destrua o casamento.
Muitas casas se desintegram -se por falta de Mansidão.
Jesus pode transformar água em vinho, mas não poder transformar seus resmungos em algo produtivo!
Em vez de resmungar que não tem certas coisas na vida, ou de que algo está errado, precisamos tomar um atitude positiva. Há muitas situações que exigem mansidão na vida matrimonial.

Prov. 15:23 diz; O homem se alegra em dar resposta adequada,e a palavra a seu tempo, quão boa é!

BENIGNIDADE
Tudo quanto, pois quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a lei e os profetas. Mat. 7:12
Uma boa ação nunca é perdida, e quem semeia cortesia, colhe amizade. E quem planta bondade colhe amor!
Conhecemos a história de Dorcas: Nada dava mais alegria a Dorcas do que poder ajudar uma pessoa. Ela não era uma professora talentosa, uma médica.

Mas uma coisa sabia fazer muito bem: Costurar!
Dorcas gostava muito de fazer roupas para pessoas pobres. Um dia Dorcas começou a sentir-se doente, sua amigas pediam que trabalha-se menos. Mas Dorcas continuava costurando, pois sempre havia uma pessoa que precisava de uma túnica nova, ou de um vestido novo. E seus amigos falavam sempre: descanse um pouco.

Mas Dorcas dizia: O bom Deus me deu este dom, e vou usá-lo.
Alguns dias mais tarde, seus amigos encontraram Dorcas morta, ainda segurando a agulha de costura em suas mãos.

Os amigos de Dorcas choraram, colocaram perfume em seu corpo, e vestiram com uma roupa linda. Era triste ver uma pessoa tão generosa morrer, muita gente sentiria a sua falta. Foi então alguém disse que tinha um homem de Deus na cidade. E foram atrás de Pedro. Quando Pedro veio, pediu que todos se retirassem do quarto, e orou a Deus e segurou Dorcas pela mão e disse: LEVANTA-TE
"Dorcas gostava de ajudar os outros fazendo o que sabia fazer melhor, Costurar."
Ela se preocupava realmente com as pessoas, ajudava da melhor maneira que podia.

Dorcas cuidava de tanta gente, que isso fez que tivesse muitos amigos.
"Pessoas amorosas geralmente vivem cercadas de gente".
O que você gosta de fazer que pode ser usado para demonstrar O fruto da benignidade pelas pessoas? Comece a ser prestativa onde quer que você esteja, aprenda a aceitar o que os outros lhe oferecem.
Construa uma estrutura feita de amigos, e não de colegas.

Em João 3:11 diz: Porque a mensagem enviada a nós desde o princípio, tem sido de amar uns aos outros.

BONDADE
A Bondade é a manifestação exterior daquele caráter interior em nosso relacionamento com os outros.
Em Romanos 16:19 diz; Que devemos ser sábias para o bem, e inocente para o mal.

Esta passagem, coloca sobre nossos ombros grande responsabilidade. Mulheres precisamos ser mestre do bem .
A nossa vida é a melhor publicidade do Evangelho.
A Bondade se manifesta de muitos modos. Ela se reflete na maneira de como você mantém seu corpo e seu lar asseados e limpos. No bom senso no vestir, no falar, até mesmo em um ônibus ao dar o lugar a uma pessoa idosa.
Em casa ensina seus filhos a ser bondosos , mas às vezes nos pegamos resmungando tanto em fazer nosso deveres em casa, no trabalho, na igreja.

Temos um exemplo em Romanos 16:1-3 (Febe foi a portadora da carta de Paulo aos Romanos.)
O que fala sobre esta mulher, é que ela era uma obreira incansável na igreja, estava sempre ajudando alguém . E todos a conhecem por sua obra!

Paulo colocou esta carta nas mãos de Febe por saber que ela era digna de confiança . Ela cumpriu o papel que estudamos no cap. 2 da carta de Tito.

O fruto da Bondade estava na vida dela, como entre outras: Priscila de Áquila , Maria, Trifena e Trifona.

Foi por isto que o Evangelho se espalhou. Havia mulheres que serviam com seus recursos, com suas mãos e com o coração.
A Bondade faz o que é descente, básico, delicado e necessário para que sua vida flua de modo tranqüilo, suave e agradável.

Em Prov.31.26 diz: Fale com sabedoria, e a instrução da Bondade está na sua língua!
Palavras bondosas podem ser pequenas e fáceis de proferir, mas seu eco é verdadeiro eterno!

FIDELIDADE
Fé: É a capacidade de assimilar a palavra de Deus, e crer nas sua promessas.

Em Hebreus 11:1 a 6 diz que Fé é confiança.
E confiança é a substância que podemos ter segurança através da fé!
Ela não é mera opção "Sem fé é impossível agradar a Deus".
Em Marcos 9:23diz: "Tudo é possível ao que crê".
A Fé opera por obediência às leis espirituais.
A Fé não é crer sem Provas, mas confiar sem Reservas!
Durante à época dos terríveis ataques aéreos na segunda guerra mundial, um pai fugiu de um prédio que havia sido atingido por uma bomba, segurando sua pequena filha pela mão.

No pátio do edifício, havia uma enorme cratera produzida pela explosão de uma bomba alguns dias antes. Procurando encontrar um abrigo o mais rápido possível, o pai pulou dentro da cratera, e levantou os braços para que sua filha pulasse também.
Apavorada, por causa das explosões ao seu redor, e sem poder enxergar o pai na escuridão da cratera , a menina gritou: Não consigo ver você papai!

O pai, olhou para cima em direção ao céu que estava iluminado pelo clarão dos edifícios em chamas, e gritou para filha, que estava em pé na beira da cratera:

Mas eu posso ver você, querida, pule!
A menina pulou, não porque tivesse enxergado o pai, mas porque confiou, sabendo que ele dizia a verdade e estava fazendo o que era melhor para ela.
Talvez não possamos discernir claramente aonde nosso Pai celestial está nos conduzindo, mas podemos confiar que é para um bom lugar. Talvez não saibamos o que Deus tem reservado para nós, mas podemos crer que seus braços são eternos!

II Tim. 1:12 diz: E por isso estou sofrendo estas cousas, todavia não me envergonho; porque sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até naquele dia.

DOMÍNIO PRÓPRIO
Domínio próprio: Quer dizer auto controle, uma força interna para controlar os impulsos, os desejos, e guardar as atitudes, paixões, língua, compulsividade etc.

Em Marcos 14:38 diz: Vigiai e Orai, para que não entreis em tentação .
O Espírito, na verdade está pronto, mas a carne é fraca.
O que este vers. quer dizer: Cuidado com a tentação, quanto mais você a vê, melhor ela lhe parece.

Exemplo: Uma jovem, em sua adolescência passava 1 hora por dia assistindo novelas. Ela gostava muito de entrar no mundo das novelas, e nem se quer dava conta de que os programas, estavam incutindo nela uma dose exagerada de curiosidade a respeito do Sexo! Após assistir várias novelas, em vários meses até anos, a visão que esta jovem, tinha sobre a vida mudou. Ela passou a pensar: Os relacionamentos não precisam ser puros. Na verdade os impuros parecem ser mais excitantes. A fidelidade não é importante, desde que a pessoa seja " Feliz"!

Ao chegar na faculdade, esta jovem achava fácil participar de "noitadas".
Após um casamento de curta duração, que terminou em catástrofe em razão de sua infidelidade, ela foi procurar um terapeuta.
No início, o terapeuta teve dificuldade em entender porque esta jovem se envolvia em relacionamentos extraconjugais. Em casa, escola, na igreja, ela havia sido uma adolescente modelo no que se referia a comportamento em "público". Finalmente, o terapeuta descobriu a fonte da Tentação que levava esta jovem a ter uma suposta vida "Oculta"
Aquilo que vemos na tv, inevitavelmente passa a fazer parte de nosso banco de memórias, transformando-se em "informações de segundo plano", para "justificar" um determinado comportamento. Se o que você costuma ver não é o que você deseja fazer, então " MUDE DE CANAL''!
Domínio próprio, significa também paciência. (Auto controle)
Vejamos a história de Rute;

Rute era estranha naquela terra, e ela se submeteu a obedecer Noemi. Então Noemi explicou como Rute teria que fazer para casar-se com Boaz. Ela fez tudo o que Noemi ordenara. O resultado desta história é que Boaz tinha visto a bondade de Rute para com a sua sogra, sua disposição para o trabalho, sua graciosidade e integridade de caráter. Ele a aceitou pelo valor que ela representava, e se casaram . Noemi havia dito a Rute "Seja Paciente" fique em seu lugar, espere e veja.

Às vezes isso é difícil. Geralmente queremos que tudo aconteça rapidamente. Desejamos ver o que está a frente. Mas Rute possuía auto controle, e Deus honrou este fato.

Salmos 46:10 diz: "Aquietai-vos e sabeis que Eu Sou Deus".
Você pode estar pensando: Mas falar é fácil o difícil é conseguir executar.

QUERIDA DEUS NUNCA PERGUNTA PELA SUA CAPACIDADE, OU INCAPACIDADE.
APENAS PELA SUA DISPONIBILIDADE!
A nossa tarefa é cuidar do que é possível, e confiar à Deus o Impossível

Amor: É doar-se! é o amor incondicional de Deus.

Alegria: Mais profunda que a Felicidade, é um dos melhores medicamentos que existe contra dor!

Paz: É passar para outras uma presença branda, é estar bem com você mesma!

Longaminidade: Paciência e constância, é no meio de uma provação, suportar sem queixas!

Benignidade: É ser gentil, mansa, tranqüila, cheia de boas obras!

Bondade: É não ser mesquinha, não murmurar, é ser compreensiva doadora e confiável!

Fé: É não olhar para circunstância que estamos vivendo, é Confiar em Deus!

Mansidão: É ser humilde, é tolerar, força sob o controle Divino.

Domínio Próprio: É ter auto controle, é ter temperança nos momentos mais difíceis que a alma grita!

Mulher Virtuosa

Mulher Virtuosa

Este texto é para você mulher que está disposta a ter um novo conceito, um novo padrão de vida, novas oportunidades, novas realizações e novo valor pessoal.

Que tipo de Mulher você é?

Não resta dúvida que Deus teve um motivo especial para incluir detalhes mínimos da vida pessoal de diferente mulheres na bíblia. Há uma lista de mulheres na bíblia que inclui:

Eva - A nossa 1a Mãe, uma mulher audaciosa que expôs satanás. Quando Deus perguntou Adão em gênesis 3:12, a Mulher que tu me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi. ( Adão expôs Eva, pois antes no cap.2:23 Adão diz esta é osso dos meus ossos, carne da minha. e depois no cap. 3:12 ele diz ao Senhor : "A mulher que tu me deste," ela me deu da árvore.

Mas Eva ela foi audaciosa ao expor satanás, no ver. 13 ela responde ao Senhor:- A serpente me enganou. Em outras palavras ela enfrentou satanás.

Raquel- O exemplo de que vale a pena lutar pelo amor, vale a pena lutar até a morte.

Ana- É tudo ou nada, ela pede ao Senhor para intervir na sua infertilidade. Ela ORA!!

Rute- Prova que não se deixa devorar pela solidão, é uma mulher que trabalha, que se ocupa.

Maria- Ela esquece de si própria. Deixou aquele caríssimo perfume de nardo cair até a última gota sobre os pés de Jesus.

Trifena e Trifosa- as gêmeas que foram amigas de Febe, aquela grande Diaconisa da Igreja.

Em Provérbios 31:10 diz: Mulher Virtuosa quem a achará?

Este texto fala de uma mulher sadia, virtuosa, responsável e cheia do Espírito Santo de Deus. Trabalha de bom grado, tem prazer no que faz, uma mulher que luta, mulher cheia de esperança, é uma mulher sábia.

Vamos entender melhor que é uma Mulher Virtuosa!

Apoiadora- Os maridos se sentem respeitados e honrados, quando ela apóia ele sente-se mais disposto a enfrentar desafios. Efésios 5: 22 e 24.

Auxiliadora- Em Hebraico significa "Circundar". Ela circunda (cerca) o marido com apoio, exortação e conforto.
Coloque a disposição dele, todas as boas qualidades que há dentro de você para ajudá-lo a se tornar o homem que foi chamado a ser. Gênesis 2:18

Mulheres enfrentando com coragem as mudanças- Enfrenta mudanças drásticas com positividade e dignidade humana, e lança mão de todas as oportunidades de transformar o seu problema em possibilidade.

Administradora- É uma mulher que é capaz de ações mais distantes , é capaz de sair do âmbito imediato de uma cozinha,e segue a orientação do Espírito Santo, e investe sabiamente aquilo que foi economizado. Prov. 31: 13 a 27

Intercessora- alguém que discerne.A sua intercessão pelo marido e família lhe dá a certeza de que a mão de Deus está operando na vida deles.

A mulher que perdoa- O perdão é ato de vontade e não um sentimento. O amor não mantém um registro de erros I co.13:5
Faça com que a sua vontade concorde com a vontade de Deus, e procure ser orientada pelo Espírito Santo . Salmos 103: 2-4.
Não há limites para o número de vezes que devemos perdoar. Mateus 18:22. Devemos examinar a nós, e não o nosso conjugue Mateus 71:5 e Lucas 6:37. Antes de perdoar aos outros frequemente precisamos perdoar a nós. Jesus nos perdoou.

Mulher de fé- A fé é ativada pela voz, e crer no coração . Ro.10:10- Eu cri, por isso, é que falei. II co. 4:13. Visão de fé não significa ignorar as circunstâncias, mas sim vencê-las Rm. 4:19-21.

Mulher Virtuosa na Igreja- A nova mulher na nova Igreja, é a mulher Sem limites. Ela não é condenada mas redimida. Ao invés de viver em tormento ela vive em paz. No lugar 'da confusão , ela tem a orientação divina. Sua enfermidade foi substituída pelo saúde divina. Sua pobreza se transforma em prosperidade da parte de Deus.

Mulher de Oração- Temos o exemplo de Ana (Estéril)- Ela cansou de ser motivos de risos para Penina(Fértil). sua rival. Ambas mulheres de Elcana. Em I Sam.1:9-13, diz que a 1a coisa que Ana fez foi ORAR!
E quem Ora está subvertendo as coisas. Quem Ora está fazendo ruir as estruturas. Quem Ora está usando as armas mais secretas e invencíveis à disposição do ser humano.
Ana ora, quando ela ora a força fica do lado dela.Diz a palavra que Ana chora, ela se curva , ela geme, ela derrama o coração perante o Senhor. Ela faz voto ao Senhor ela se compromete, o que ela diz é Tudo ou Nada: OH Deus intervenha! E Deus intervém e lhe dá um filho.
E no cap. 18:1- Antes dela ter relação sexual com o marido da qual ela vem a ficar grávida diz a bíblia que: Ela se levanta, enxuga as lágrimas e já não era tão triste o seu semblante, ela muda a cara e reveste com outra fisionomia.

Antes de estar grávida no ventre,"ela está grávida na mente.. Disse ela "Seu filho que está prometido virá.

Pela oração e fé , pela nova atitude frente a vida , frente ao marido, frente a existência é que ela vence a luta desigual. E a palavra diz que Ana gerou um dos grandes profetas da Bíblia, O profeta Samuel.
Este é o poder da mulher que Ora.

Mulher Virtuosa

A sua mente é a mente de Cristo
É uma mulher que não olha para as circunstâncias que a cercam.
A força e a dignidade são os seus vestidos, e quanto ao dia de amanhã não tem preocupações.

Os sentimentos que ela sente, são os de Cristo.
A sua decisão, é a decisão de Cristo.
Trabalho para ela é uma coisa boa.
Ela tem prazer no que faz.
Ela olha com os olhos de Cristo.
Suas palavras, são as palavras de Cristo.
A conclusão que ela tira, é a de Cristo.
É ainda noite e já se levanta e dá mantimento à sua casa de madrugada e tarefa às suas servas, deixa o roteiro do dia preparado, Pv. 31:15
Não é complicada, atrapalhada,egoísta, complexada, traumatizada.
Ela não precisa ler revista de como segurar um homem, ou de como ser feliz.
Ela não precisa assistir uma novela , para ter um referencial no seu casamento, na sua vida pessoal ou profissional.
Seu referencial é Jesus!

Mulher Virtuosa : é uma Mulher Ilimitada em Cristo Jesus!! Mc. 9:23

Rev. Karlos Zzoette

AS QUATRO MULHERES NA VIDA DE JESUS

AS QUATRO MULHERES NA VIDA DE JESUS
Mateus 1.1-17

Introdução: Mulheres que fazem história.

Transição:
A história que Deus está escrevendo é feita através da história de pessoas que não possuem muitas qualificações. A história de Deus é uma loucura para o mundo e é sobre a história de quatro mulheres na vida de Jesus que queremos contar.

I. Uma História de Justiça - Tamar (Gn 38)
A. Esta história não tem nenhuma relação com o contexto. No Cap. 37 José tem um sonho e no Cap. 39 José foi vendido ao Egito por causa dos seus sonhos.

B. O texto fala da prática do Levirato, Dt 25.5-10. Se um homem morre sem o seu herdeiro, o próximo irmão deve casar-se com a viuva para um herdeiro ao irmão morto. Seu marido Er que era perverso veio a morrer. Onã não queria deixar um filho para Er, também morreu. Judá prometeu então o seu filho que ainda era novo: "Então, disse Judá a Tamar, sua nora: Permanece viúva em casa de teu pai, até que Selá, meu filho, venha a ser homem. Pois disse: Para que não morra também este, como seus irmãos. Assim, Tamar se foi, passando a residir em casa de seu pai" (11.

C. Neste período morreu a esposa de Judá.

D. Judá toma Tamar como uma prostituta cultual (sagrada) e, depois, informado de que ela está grávida, disse: "Tirai-a fora para que seja queimada". Foi neste momento que ela apresentou os pertences de Judá dizendo que o dono dos mesmos era o pai de seu filho.

E. "Mais justa é ela do que eu". E ela concebeu gêmeos: Perez e Zera.

F. Esta história é uma crítica da moralidade. Aquele que tem tudo e boa reputação na comunidade pode todas as coisas. Tamar, que não pode ser louvada pela sua atitude, não encontra nenhum meio legal de fazer valer os seus direitos. Ela comete o pecado que "as pessoas de bem" condenam, mesmo que elas tenham cometido o mesmo pecado que agora condenam (W. Brueggemann).

G. Tamar mostra que a velha justiça que sanciona a opressão em nome da propriedade não serve para nada. Ela é a sombra Daquele que virá trazendo um nova justiça.

H. De Tamar nascem Acã, aquele que destroi a comunidade e Jesus Cristo, o construtor de uma nova comunidade. A comunidade onde a justiça é marca registrada.

I. "Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos" (AP 5:5).

II. Uma História de Fé - Raabe (Js 2, 6; Sl 87.4, 89.10; Hb 11.31; Tg 2.25)

A. 2.1: "De Sitim enviou Josué, filho de Num, dois homens, secretamente, como espias, dizendo: Andai e observai a terra e Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e pousaram ali".

B. Sabedora de que Israel haveria de invadir Jericó, o texto afirma: "Ouvindo isto, desmaiou-nos o coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o SENHOR, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra".

C. SALMOS 87: [1] Fundada por ele sobre os montes santos, [2] o SENHOR ama as portas de Sião mais do que as habitações todas de Jacó. [3] Gloriosas coisas se têm dito de ti, ó cidade de Deus! [4] Dentre os que me conhecem, farei menção de Raabe e da Babilônia; eis aí Filístia e Tiro com Etiópia; lá, nasceram.

D. Hb 11.31: " Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias".

E. Tg 2: [24] Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente. [25] De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho?"
F. Raabe é uma simples mulher, que perdida em seus delitos e pecados, encontra uma porta aberta. Uma porta que daria a ela um novo futuro e uma nova vida. Agarra-se a esta porta com fé.

III. Uma História da Previdência - Rute

A. Rute 1:15: "Disse Noemi: Eis que tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; também tu, volta após a tua cunhada. [16] Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. [17] Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti".

B. Rute é uma estrangeira que agarra-se a Noemi e ao Deus de Noemi porque sabe que é melhor caminhar ao lado daqueles que conhecem a Deus, mesmo que passando por circunstâncias adversas, do que seguir aos deuses do passado.

C. Rute vem a casar-se com Boaz e nasce um filho: "As vizinhas lhe deram nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi".

C. Nesta história vemos que Deus está providenciando em todos os emaranhados da vida. Na viuvez, na fome, na incerteza do futuro, vemos a mão de Deus governando o destino daqueles que fazem parte do seu projeto: a vinda do Messias ao mundo.

IV. Uma História de um Mundo Novo - Maria (Mt

A. Lucas 1:26 "No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, [27] a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria.
[28] E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo. [29] Ela, porém, ao ouvir esta palavra, perturbou-se muito e pôs-se a pensar no que significaria esta saudação. [30] Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus. [31] Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. [32] Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; [33] ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim. [34] Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum? [35] Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus".

B. Maria, uma simples jovem, que recebe de Deus a mais extraordinária das notícias e responde a esta invasão da sua vida com estas palavras: "Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra. E o anjo se ausentou dela".

C. Ela é a bem-aventurada entre todas as mulheres. Ela é a mãe do nosso Senhor Jesus Cristo.

D. Maria é a serva de Deus que reconhece no Senhor a sua soberania e entrega-se totalmente aos mistérios divinos. Ela sabe que Deus faz todas as coisas certas.

V. Quatro Mulheres
Tamar - aquela que espera que justiça seja feita.
Raabe - aquela que crê na fidelidade de Deus.
Rute - aquela que crê nas providências de Deus.
Maria - aquela que crê que Deus sabe o que está fazendo.

VI. Aprendendo com estas mulheres
A. Aprendemos que Deus não olha para as nossas fraquezas ou limitações.

B. Aprendemos que as nossas fraquezas ou limitações não impedem que Deus nos use para o mover da sua história no mundo.

C. Aprendemos que para fazer parte da história de Deus é preciso um ato de fé, um gesto de coragem, uma atitude determinada. É preciso romper com o convencional e crer que Deus é soberano em todas as coisas.


Conclusão:
Estes momentos foram decisivos na história do nascimento de Jesus Cristo.
Hoje, as mulheres que são herdeiras de Tamar, Raabe, Rute e Maria, continuam escrevendo a história de Deus no mundo através de suas vidas dedicadas ao Senhor Jesus Cristo.

Armadura & Armas

Armadura & Armas

A localização da Palestina no encontro de três continentes lhe deu uma importância estratégica no Velho Mundo de proporções um tanto superdimensionadas. Circundada pelas grandes potências militares (Egito, Mesopotâmia, os hititas de Anatólia), aquela faixa de terra era constantemente alvo das ambições agressivas de outras nações. A invenção de novas armas, fortificações e táticas exerceram profunda influência sobre outras invenções. Inovação tática de um lado levava a invenção de contra-armas de outro.
Os três elementos básicos da arte de guerrear são mobilidade, poder de fogo e segurança. As armas em si raramente determinavam os resultados da batalha, particularmente quando ambos os lados estavam competindo equilibradamente.
A habilidade com que estratégia e tática foram disponibilizadas, o espírito do comandante em dirigir sua tropa e a precisão com que elas manejam suas armas foram fatores importantes em muitas batalhas mencionadas na Bíblia. Se bem que a Bíblia deixa claro que o fator mais decisivo para o sucesso de Israel na guerra foi sua obediência e a vontade de Deus.

ARMAS DE ATAQUE

O arsenal de um comando militar na antiguidade consistia da variedade de armas ofensivas destinadas a manter o inimigo envolvido a longo, médio e curto prazo. O arco e o estilingue eram as principais armas desenvolvidas para um conflito de longa distância, o dardo e a lança para média distância; a espada, o machado e a clava para curta distância.

ARCO

Os primeiros arcos eram feitos de uma peça de madeira sazonal. Nenhum tipo de arco de madeira, entretanto, tinha a leveza, rigidez e elasticidade requerida. Pouco a pouco pensou-se em combinar diversas madeiras naturais, partes de chifre e tendões de animal, e chegar-se à construção de um arco que conjugasse todas as demandas. A composição do arco resultante tornou-se uma arma de suprema importância. O arco de corda era feito de cipó, corda natural, couro curtido ou de intestinos de boi ou camelo. O arco era retesado com a mão (II Reis 13:16), usualmente curvado com o pé, o que requeria força considerável. (II Samuel 22:35; Jeremias 51:3)

FUNDA

Complementando o arco havia a funda, usada originalmente pelos pastores para afastar animais que molestassem suas ovelhas (I Samuel 17:40). A funda gradualmente assumiu importância como uma arma de guerra, sendo sua principal vantagem a simplicidade. Uma funda não só exigia pequena habilidade técnica para ser produzida, como as pedras usadas como projéteis estavam disponíveis no chão. Um fundista treinado podia atirar um míssil a 183 m de distância em qualquer terreno. A capacidade da funda para atirar em ângulo ascendente numa ladeira íngreme era particularmente importante num ataque a uma cidade cercada de fortificações. Sua principal desvantagem era que requeria treino intenso e experiência para conseguir habilidade no seu uso (Juízes 20:16).

DARDO E LANÇA

Essas duas armas eram empregadas para combates de média-distância e eram similares em aparência, mas diferentes em comprimento e operação. O dardo, geralmente mais leve e menor que a lança, era usado para lançamento. Parecia um grande arco que era arremessado com a mão. A lança era similar, porém maior, mais pesada e empregada inicialmente como uma arma contundente (Números 25:7-8). Os monumentos militares mais antigos conhecidos mostram que a lança já estava bem desenvolvida.

ESPADA

Um dos primeiros objetos feitos de ferro, a espada era empregada para perfurar ou golpear. A espada perfurante desenvolvida como uma lâmina estreita e longa, se afinava na ponta para furar o corpo. Suas bordas finas eram tão afiadas que podiam servir como instrumento de corte. A espada golpeante, por outro lado, tinha somente uma borda afiada, com a parte mais larga da lâmina não no centro mas ao longo de sua borda cega. Essa espada era quase sempre curva, dando-lhe muitas vezes a aparência de uma foice, mas com a borda externa, convexa afiada como a lâmina cortante. O amplo uso das espadas de lâmina longa naquele tempo, explicam a frase repetidamente usada na Bíblia para descrever as conquistas de Josué sobre os cananitas: Josué os atingiu com a borda da espada (Josué 8:24; 10:28-39). Essa expressão seria imprópria para a ação de uma espada curta, reta e estreita usada como uma arma contundente. Um excelente exemplar de espada curva foi encontrado em Gezer na Palestina, no túmulo de um nobre, datando da primeira metade do século 14 AC. O mesmo tipo de lâmina foi também retratado numa antiga escultura em marfim de Megido, nos idos do séc 13 AC. Durante aqueles séculos ocorreram avanços na tecnologia de forjar o ferro, que se refletiram no desenvolvimento de espadas retas, muito usadas por alguns povos, entre eles os filisteus. No tempo de Saul, os filisteus usaram sua tecnologia para se estabelecerem como habitantes da cidade e como presença militar dominante na terra. Sua superioridade militar baseava-se em carruagens e numa infantaria equipada com armamentos pessoais de alta qualidade. Supervisionavam cuidadosamente a forjaria do metal bruto e impediam os israelitas de desenvolverem suas próprias forjarias (I Samuel 13:19-22). A alternância de poder dos filisteus para os israelitas não poderia ocorrer a menos que essa situação se modificasse.

CLAVA E MACHADO

A clava e o machado, desenvolvidos como alternativa para a espada antes que o metal bruto fosse forjado, eram destinados para luta manual. Consistiam de um punho de madeira comparativamente curto, uma de suas extremidades revestida de uma cabeça letal feita de pedra ou metal. As armas eram balançadas como um martelo para obter o efeito de um soco. A cabeça tinha que ser presa fortemente ao punho para prevenir que se soltasse ou quebrasse. O punho de ambos, tanto da clava quanto do machado, tinha que ser alargado, estreitando-se em direção à ponta, para prevenir que a arma escorregasse da mão do guerreiro quando manuseada. Essas armas eram carregadas na mão ou atadas à cintura através de um cinto. A clava era usava para surrar e esmagar, o machado para perfurar e cortar.

PROTEÇÃO DEFENSIVA

A mobilidade de um exército e seu poder de fogo estariam seriamente comprometidos, se os soldados não estivessem individualmente protegidos no campo de batalha.

ESCUDO

Destinado a estabelecer uma barreira entre o corpo de um soldado e a arma de seu inimigo, o escudo era um dos mais antigos meios de proteção. No tempo dos juízes e dos primeiros reis israelitas, importantes guerreiros eram freqüentemente protegidos por um escudo bem grande. Era carregado num suporte especial que permanecia sempre do seu lado direito e desprotegido, funcionando como um guarda-corpo (Juízes 9:54; I Samuel 14:1; 17:7; II Samuel 18:15). O lado direito de um combatente armado era desprotegido porque ele carregava suas armas na mão direita e o escudo na esquerda. O suporte do escudo, no entanto, tinha que ficar no seu lado mais vulnerável - o direito - para protegê-lo (I Samuel 17:41; Salmo 16:8). Naquele tempo era comum ungir o escudo como parte da consagração de um guerreiro israelita e suas armas de batalha (II Samuel 1:21).

COURAÇA

A couraça pessoal protegia o corpo do combatente de ferimento enquanto usava suas mãos livremente para manejar suas armas. O modelo primitivo de couraça deu origem à longa armadura. Consistia de uma túnica comprida feita de couro ou alguma fibra resistente. Era relativamente simples de ser produzida, leve o suficiente para permitir total mobilidade e oferecia proteção para o peito, abdome, costas, coxas e pernas. Equipado dessa forma, o soldado precisaria ter somente um pequeno escudo para proteger os braços e o rosto. Na era do Bronze foi desenvolvido o casaco de malha, que consistia em centenas de pequenas peças sobrepostas de metal unidas como escamas de peixe e costuradas na superfície de uma túnica de tecido ou couro. Antigos documentos afirmam que entre 400 e 600 grandes escamas e muitas centenas de escalas menores eram usadas na produção de um único couraça. Escamas menores e fileiras mais estreitas eram usadas nas partes que requeriam mais flexibilidade, como a garganta e o pescoço. A peça resultante era relativamente flexível, permitindo liberdade de movimento, enquanto as escamas de metal rígido possibilitavam maior proteção pessoal do que o couro e a fibra.

CAPACETE

Considerando-se que a parte mais vulnerável de um soldado em combate era sua cabeça, havia, desde o fim do quarto milênio AC, preocupação com alguma forma de capacete protetor. Capacetes de bronze foram usados por Golias e por Saul (I Samuel 17:5, 38). Embora durante séculos fosse equipamento básico para a infantaria pesada de exércitos estrangeiros, o capacete não parecia ser uma proteção comum dos soldados do exército israelita durante o período da monarquia unida. Dentre as reformas militares introduzidas pelo Rei Uzias no séc. IX AC estava a provisão de capacetes para o exército do reino de Judá (II Crônicas 26:14).

Entretanto, como a Bíblia deixa claro, Deus é a verdadeira Cabeça e Protetor de seus guerreiros e quando Israel se esquecia disso, seus soldados eram derrotados.

A MULHER CRISTÃ


A MULHER CRISTÃ
Desde a antiguidade até a sociedade de hoje, em diversas classes sociais, a mulher não encontra muito espaço, mas ela tenta conquistar esse espaço da melhor maneira possível, mesmo que em algumas culturas sejam discriminadas. Na igreja primitiva enfrentaram muitas restrições, mas hoje em pleno século XXI, infelizmente o marxismo predomina em alguns homens, e as mulheres não desistem da sua luta e desponta em busca dos seus ideais, isso é notável em todos os seguimentos da sociedade.
É verdade que todos são iguais perante Deus, tanto um como o outro são amados pelo Senhor (Gl 3:27,18). As mulheres não foram excluídas dos planos divinos, apenas Deus a limitou com relação à liderança da família e da igreja (1 Tm 2:12). Porém foi ao homem que Deus entregou essa responsabilidade.
A mulher foi dada ao homem para que fosse a sua auxiliadora (Gn 2:18) visando o seu bem estar. Não obstante, Deus não a limitou com relação a sua intelectualidade, de forma que ela não pudesse produzir na vida social. Ele não determinou para que ela fosse apenas do lar ou simplesmente para procriar e cuidar dos seus filhos, isso significa que ela tem o direito de desenvolver suas habilidades e competências no meio em que vive, ou seja, todos nós temos um projeto de vida (homem e mulher).
No sentido religioso, as mulheres na igreja têm contribuído de forma maravilhosa para o crescimento do reino do Pai, elas representam uma grande força no trabalho cristão e as funções que assumem são coerentes ou compatíveis a elas, praticamente estão envolvidas em quase todos os trabalhos, lideram senhoras no círculo de oração, organizam grupos, desempenham trabalhos infantis, cuidam de adolescentes, ensinam na escola dominical, na evangelização, participam de trabalhos sociais na igreja e fora dela junto às comunidades carentes. E quanto ao ensino individual na igreja, não são proibidas de ensinarem, nas organizações femininas, a homens, jovens e no trabalho de aconselhamento.
Na nossa organização religiosa (igreja) elas têm todas essas oportunidades, porém dentro dos seus limites. Encontramos também nas escrituras, mulheres que foram grandes heroínas (Ester) as quais tomaram decisões importantes em algumas circunstâncias, ou seja, mulheres de destaque na época. No sentido profissional muitas delas tem formação superior: Educação teológica, pedagogia, direito, medicina e política. Isso prova que a mulher tem capacidade de ir muito mais além independente de religiosidade.
O homem dominado pelo marxismo a limita e a subestima, isso é notável até no mercado de trabalho, quando exercem as mesmas funções ou fazem as mesmas coisas que os homens, no entanto não são valorizadas inclusive nas suas remunerações. Percebemos que aos poucos Isso está mudando, graças a Deus. Vós homem não sejais egoístas, reconheçam que elas são partes de nós e fazem parte dos planos de Deus.
Esse entendimento pobre tem levado algumas pessoas acreditarem que a mulher é incapaz de construir o seu próprio sucesso. Mas hoje tem sido diferente, destacam-se cada vez mais, tanto na igreja como no profissionalismo. Reconheça que a mulher é importante; Mulher virtuosa quem pode achar? O seu valor muito excede de rubins. (Pv 31:10). Mesmo como vaso mais fraco merece honra (I Pe 3:7).

O PAPEL DA MULHER NA IGREJA


O PAPEL DA MULHER NA IGREJA
Deus tem um plano para sua vida - plano este que ninguém mais na Terra pode cumprir, porque você é única aos olhos de Deus. A tradição religiosa tem reprimido as mulheres.
Na política a mulher ganhou o direito de votar há pouco tempo.

NA IGREJA
Desde a sua gênese, a igreja tem beneficiado do ministério feminino. Romanos 16, menciona pelo seu nome, sete mulheres cristãs, entre as quais Febe. Esta mulher havia ajudado e protegido crentes mais fracos, ensinando-os e provendo-lhes suas necessidades físicas. Também havia o cuidado dos enfermos e a ajuda ás mulheres crentes em seu trabalho na igreja. Apesar de não ocupar qualquer posição oficial na igreja cristã, servia ao Senhor Jesus Cristo, bem como aos seus discípulos, razão pela qual merecia a consideração e a atenção de todos os crentes. Febe utilizou os seus recursos mentais, materiais e espirituais afim de servir a Igreja Cristã.
A "Igreja" é um lugar de serviço e nela uma mulher cristã pode exercer um ministério de grande valor. Ministérios como o da oração, evangelização, hospitalidade, beneficência, aconselhamento, entre outras áreas. Não desperdicemos nossos dons e talentos, coloquemo-los ao serviço do Senhor.
Nas nações muçulmanas as mulheres são obrigadas a cobrir o rosto e o corpo com longas vestes. Na igreja cristã, a teologia tradicional tirou duas declarações de Paulo e as usou para estabelecer uma doutrina que restringe as mulheres ao silêncio e lhes proíbe qualquer iniciativa de liderança (I Co 14:34-35).
Você é especial para Deus, projetada por Ele, com potencial ilimitado. Eva, a primeira mulher a ser criada por Deus (Gn 3:20), tem inspirado doutrinas severas “calando as mulheres e anulando seu dinamismo”.
Mas, se a desobediência de uma mulher resultou na queda da raça humana, não nos esqueçamos que foi a obediência de uma mulher que resultou na redenção da raça.
Deus escolheu uma mulher como instrumento para a redenção, o perdão e a salvação eterna. Uma mulher ficou sendo o meio de trazer alegria, paz, amor, consolo e realização à raça humana (Lc. 1:26-38).

Pelo fato de Paulo ter dito: "A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva" (I Tm 2.11-13), muitos dizem que ele era machista. Na verdade, o que provavelmente acontecia era que algumas mulheres em Éfeso queriam ser autoritárias na igreja, sem respeitar a Timóteo, o pastor, por ser muito novo (4.12). Além disso, considere-se o contexto, que mostra justamente o contrário do que dizem: "Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia [...], mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras" (vv.9,10). Veja que Paulo não desprezou a Lóide e Eunice (avó e mãe de Timóteo, respectivamente) em sua segunda carta dirigida a esse jovem (II Tm 1.5). Leia também Atos 16.13-15.
Maria Madalena, uma mulher de negócios – mas que chegou até Jesus e foi liberta por Ele – tornou-se sua seguidora, veio a Ele dar apoio, ajudava-O nos assuntos financeiros, estava presente ao lado da cruz, ajudou a preparar o corpo de Cristo para o sepultamento, estava presente quando Jesus ressuscitou, foi visitada por Ele, recebeu o seu recado e o transmitiu aos Apóstolos, recebeu a plenitude do Espírito Santo no dia de Pentecostes e, obviamente, era mensageira e testemunha ungida de Jesus Cristo na igreja primitiva.
Maria Madalena tivera sete demônios. Jesus expulsou todos, a fim de que Ela pudesse ter vida real eterna e abundante.
Jesus liberta dos maus hábitos que contaminam o corpo, a mente e o espírito, e nos leva a desenvolver hábitos que ajudam a nos limpar e purificar, bem como a outras pessoas.
Quando Jesus se torna Senhor da sua vida, você mulher, consegue fazer todas as coisas que Deus manda quando fala ao seu coração. O que há de ruim na sua vida será sufocado pelo bem que Deus faz crescer em você, mediante a sua nova vida.
Quando Jesus veio, raiou um novo dia para as mulheres e para os homens igualmente. Temos liberdade! Já não somos escravos, já não estamos amarradas. Fomos libertadas.

Por quê?
Porque somos amadas, somos estimadas, somos necessárias, somos uma parte da Igreja de Cristo. Agora podemos optar por servir, seguir, obedecer e amar o Nosso Senhor Jesus Cristo.

Qual é a sua opção?
Agora, seu futuro, sua nova posição, sua nova vida de amor, fidelidade, sucesso, realização e alta estima dependem da sua posição de tomar a decisão aqui e agora, por servir, obedecer, amar e fazer a vontade de Deus.