26/07/2009

Ezequiel o Atalaia de Deus

Ezequiel o Atalaia de Deus

Introdução

Em II Reis 24:8: 17 encontramos o relato da tomada e deportação da população produtiva, dirigente e “notável” de Jerusalém para Babilônia. O templo foi sagrado e seus utensílios levados para a capital de Nabucodonosor.
Neste grupo que viajou em direção a Babilônia, provavelmente encontrava se Ezequiel. Neste período (600 a 597 a.C.), três grandes profetas ministraram ao povo: Jeremias, Daniel, e Ezequiel. Jeremias na corte de Jerusalém, Daniel na corte babilônica e Ezequiel entre os exilados. Ezequiel era da linhagem sacerdotal, percebe se o cuidado registrado em suas profecias como falsa adoração (pecados, ritualísticos, cap. 8) e a esperança do novo templo. Ezequiel, possuidor de uma voz suave (33:32), usou de ações cheias de símbolos, para expressar dramaticamente sua mensagem.

O que é um Atalaia?
I. Individuo que vigia; Sentinela;
II. Guarita para serviço desse indivíduo;
III. Torre ou lugar de vigia em situação elevada;
IV. Montanha ou morro mais elevado de uma serra. Atalaia, “lugar elevado de onde se vigia”
V. Soldado armado que se coloca próximo de um posto de para guarda lo, para descobrir o inimigo, para prevenir surpresas e para executar tudo o que lhe foi determinado por seus superiores hierárquicos.

A Sentinela do Quartel
VI. Individuo isolado que está de vigia: Uma sentinela deve estar sempre alerta.
VII. O que guarda, o que preserva.
VIII. Qualquer coisa ou construção colocada em lugar alto, elevado como uma árvore, uma coluna, uma torre, principalmente quando posicionadas em local ermo.

Sentinela Perdido
I. A de posto avançado e perigoso

A Preparação do Atalaia do Senhor

Ez 3:17 – Ezequiel é chamado para ser o Atalaia do Senhor no meio dos filhos de Israel.

Ez 3:5-7 – Em meio ao cativeiro o povo tornava se endurecido e insensível.

Ez 3:8-10 – O Senhor capacita Ezequiel para que seja duro como o diamante. O diamante é o material mais duro que existe na terra. O atalaia precisa colocar em seu coração todas as palavras do Senhor e ouvi las com seus ouvidos.

· Capacidade de receber a revelação


O Trabalho de Atalaia é Perigoso

Ez 3:18-21- O Senhor explica a Ezequiel quão perigoso é o trabalho do atalaia espiritual. O atalaia militar é executado se falhar na sua missão: também a sua morte é o primeiro objetivo do inimigo, pois ele precisa ser silenciado. O atalaia espiritual, de certa forma, falhando, receberá sobre si a culpa dos pecados alheios e terá agravado a sua “morte espiritual”. (Jo 1:19).
“como atalaias na torre de Siao, é nosso dever e direito como lideres, denunciarmos os males de hoje, males que ameaçam o próprio fundamento de tudo o que nos é caro como verdadeira igreja de Cristo e como membros de nações cristas”.

Não é ser fácil ser Atalaia

O Senhor exige muito de seus atalaias, pois afinal eles estão em uma missão que representa a vida ou morte espiritual de muitas pessoas. Muitas vezes Ezequiel precisou passar por transtornos físicos, emocionais e espirituais para realizar esta missão.

Ezequiel 3:24-27 – Ficou mudo, só falava se o Senhor permitia e não podia sair de casa por 490 dias. Imagina a disciplina necessária!

Ezequiel 4:4-8 – Quando ia dormir era amarrado para que permanecesse dormindo por 390 dias somente no lado esquerdo, depois por mais de 40 dias no lado direito. Já pensou no incomodo físico!

Ezequiel 4:9-13 – Deveria viver neste período de 430 dias com uma ração diária de 284g de pão e 500 ml de água. Este pão deveria ser cozido sobre calor de um foto cujo combustível era excrementos humanos!

Ezequiel 4:14 – Bom, ai Ezequiel pediu para que o Senhor aliviasse o fardo. O Senhor então atendendo ao pedido, substituiu o combustível por estrume de gado. E tu achas ruim comer gueroba, jiló e quiabo!

Ezequiel 5:1-4 – O Senhor ordena que ele, raspe a cabeça e barba, algo extremamente aviltante. Você acha ruim usar gravata ou saia?

“Em tempos sérios como estes, não podemos permitir que o medo de criticas nos impeça de levar avante o nosso trabalho, de ser taxado de político, visto que o governo está se entrelaçando cada vez mais em nossa vida cotidiana.

Há entre nós aqueles que não querem ouvir a mensagem. Ela é embaraçosa. As coisas que ameaçam nossa vida, nosso bem estar, nossas liberdades são exatamente o que alguns de nós vem tolerando. Muitas são os que não querem ser perturbados, preferindo continuar gozando de sua confortável complacência.

Atalaia avisa os ímpios.


Rev. Karlos Zzoette.
Ministério: Palavra, Unção e Fogo