24/12/2007

A PÁSCOA

Êxodo 11:4 - 13:16

Versículo para memorização: Êxodo 12:13

A ordenação de todas as ordenações do Velho Testamento é a páscoa. Isso encerra dentro de seu simbolismo não apenas o mistério do evangelho, mas muitas das doutrinas da Bíblia reveladas no Novo Testamento.

Nesse ponto, a peregrinação de Abraão e sua descendência, agora referida como a casa de Israel, foi de 430 anos. Os primeiros 215 anos disso, englobam as vidas de Abraão, Isaque e Jacó como estrangeiros na terra de Canaã. A segunda metade foi do momento em que Jacó trouxe sua família para o Egito até o momento em que Moisés os conduziu para fora.

Você se lembrará de que o faraó havia endurecido seu coração apesar de grandes milagres e pragas terríveis de Deus, porque queria manter Israel em escravidão. Em Êxodo 11:1, lemos o anúncio de que Deus mandará sobre o Egito mais uma praga, tão terrível que o faraó não apenas deixaria Israel ir, mas também o impeliria para fora da região. Essa praga, quando à meia-noite Deus sairia pelo Egito e todo o primogênito na terra do Egito morrerá, tanto dos homens quanto dos animais. Esse julgamento é simbolicamente representativo da morte por causa do pecado, imposta não somente sobre toda a raça humana, mas sobre todo o domínio de Adão.

A libertação ordenada por Deus é chamada de páscoa e é simbolicamente representativa do único meio de libertação daquela condenação universal. Desse modo é, naturalmente, um símbolo do Cristo crucificado, que é o único caminho da salvação (Atos 4:12).

Essa ordenança foi observada com dois elementos básicos: o pão sem fermento e o cordeiro pascal. O pão era uma forma do corpo puro de Cristo (I Coríntios 11:23-24). O cordeiro sem mancha ou defeito também era uma figura do Cristo perfeito, e seu sangue tipificou o sangue de Cristo, que foi derramado para nos salvar da escravidão e da pena do pecado (I Coríntios 11:25; Lucas 22:20).

Esteja certo de que estas ordenanças não estão planos separados de Deus. A aliança perpétua de graça feita com Adão (Gênesis 3:15), estabelecida através de Noé (Gênesis 6:18), testemunhada por Abraão através da ordem da circuncisão (Gênesis 17:10-13), confirmada em Israel pela adição da páscoa à circuncisão (Êxodo12:43-45), está apontando para a crucificação de Cristo e é realizada nela (Gálatas 3:16-18).

Essa ordenação importante deveria ser cuidadosamente observada todo ano para continuar apontando Israel para a cruz de Cristo. Eles não foram salvos por essa observação. Foram salvos pelo sangue de Jesus. A páscoa simplesmente os apontaram para a cruz no futuro, assim como a Mesa do Senhor nos aponta a cruz no passado.

PERGUNTAS - A PÁSCOA
1. Por quanto tempo os israelitas foram hóspedes em uma terra estrangeira?
2. Quanto desse tempo foi passado no Egito?
3. Como a páscoa está relacionada com a libertação de Israel do Egito?
4. Qual foi o efeito, no Egito, da praga da morte do primogênito?
5. Essa praga foi exclusivamente sobre o povo egípcio?
6. Se não, foi sobre quem e o quê mais?
7. Um egípcio comum poderia apropriar-se e comer da páscoa?
8. Se não, por quê? O que poderia mudar isso?
9. Que efeito isso teve sobre o calendário hebraico?
10. Quando o cordeiro da páscoa era retirado do rebanho?
11. Quanto tempo ele era mantido separado?
12. Isso corresponde a quais eventos do Novo Testamento?
13. O que deveria ser feito com a carne do cordeiro?
14. Quais foram as instruções para sua preparação?
15. Havia especificações sobre a qualidade do cordeiro?
16. O que isso simbolizava?
17. O que deveria ser feito com seu sangue?
18. Qual era o outro elemento do banquete da páscoa?
19. Isso deveria ser observado com que freqüência?
20. Explique o simbolismo e seu paralelo no cristianismo.

Nenhum comentário: