26/09/09

SIGNIFICADO DE ALGUNS TERMOS CRISTÃO

SIGNIFICADO DE ALGUNS TERMOS CRISTÃO

Há muitos termos empregado no meio cristão, porém, a maioria das pessoas não sabem ao certo o significado dos mesmos, tornando sua utilização um tanto supérflua e em muitos casos até inútil.

Estarei comentando alguns termos e seus significados, pois a orientação que temos é conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor. Isto é um dever do Cristão. "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra." - Oséias 6:3

O primeiro termo é:

Maranata
Literalmente "Maran athá", são duas palavras aramaicas que significam: "Senhor nosso, vem". Aparece no fim de toda a Bíblia: "Amém! Vem, Senhor Jesus!" (Ap 22,20).

Shalom
Diz mais que o nosso termo paz: é bem-estar completo, satisfação, harmonia - tudo o que é fruto da benção de Deus.

Aleluia
Termo de origem hebraica, que é a soma de "hallal/hallelu" (que significa louvor), mais "yah" (que significa YAHWEH, de forma abreviada), portanto ALELUIA significa "louvor ao Senhor". No hebraico a palavra é hifenizada, de tal modo que os dois elementos aparecem distintos, porém nos demais idiomas, tornou-se um termo composto. Podemos encontrar tal termo, por exemplo, no Salmo 104, Salmo 115. Importante: Nunca se utiliza este termo no plural - ALELUIAS - porém, somente no singular - ALELUIA. Só existe UM Deus, Senhor de todas as cousas.I Timóteo 1:17.

Amém
Vem de um adjetivo hebraico, que significa "verdadeiro", "certo", "digno de confiança". O Verbo correlato "aman" significa "sustentar" , "apoiar". O trecho de Isaías 65:16, faz de YAHWEH, o Deus do "amém", isto é, Aquele que fala com verdade e em quem todos podem confiar. Ainda... Trata-se de um costume muito antigo, mencionado já na Bíblia (Deuteronômio, capítulo 27). A resposta do ouvinte implica sua participação e envolvimento, como se ele mesmo tivesse recitado a bênção. É interessante notar que a palavra hebraica "Amen" é formada pelas letras iniciais (alef, mem, nun) de "El Melech Neeman", "O Senhor nosso Rei, em Quem confiamos". Ao dizermos "Amen", afirmamos nossa esperança e fé em Deus e no Seu poder divino de cumprir a bênção que foi recitada.

Glória
No hebraico "Kabod", que se deriva de "kabed" que significa "se pesado", dando a idéia de "algo muito importante". Consiste em honra exaltada, em louvor ou reputação, ou em alguma coisa que ocasiona louvor ou é objeto desse louvor. O temro pode ser sinônimo de "adoração". Agora você entende por que em I Samuel 4:21 quando a mulher de Fineias estava para dar a luz, ao receber a notícia da catástrofe que se abatera sobre a arca, deua luz e colocou o nome no filho de ICABODE, dizendo: "Foi-se a glória de Israel".

Hipócrita
No hebraico "hanep" que significa "poluido", "ímpio". Seria, aquilo que é antagônico ao sagrado. No grego, o termo significa "replicar". Aquele que replica os "atos". Esta palavra é utilizada por 20 vezes no Novo Testamento, sempre no "mau" serntido. A hipocrisia consiste em alguém fingir ser, aquilo que não é, como se estivesse representando ser melhor, do que na realidade é. O ludíbrio sempre faz parte da vida dos hipócritas.




Hosana
Termo que também vem do hebraico "hosha' na". É a soma de "hosha" (que significa salvar), mas "na" (que significa orar, rogar), portanto, uma invocação a Deus "Ó, salva-nos" ou ainda "Ó, salva agora". É, portanto um pedido de assistência divina. Veja Salmo 118:25

YAHWEH - Se escreve: YHWH
O nome YHWH, que aparece 6.828 vezes no Antigo Testamento, está envolto em certo mistério. Parece ser uma forma do verbo hayah, "ser", e neste caso significaria "o Eterno", "Aquele que Existe", "O que tem existência própria", "o Auto-suficiente" ou "a Pessoa que vive eternamente". Os atributos divinos que este título parece enfatizar são os de existência própria e fidelidade. Eles apontam para o Senhor como o Deus vivo, a Fonte da vida, em contraste com os deuses pagãos, que não tinham existência a não ser na imaginação de seus adoradores.

Nenhum comentário: