26/09/2009

Sabatuci

Sabático (ano) - o ano sétimo, quando os judeus não cultivavam a terra. O ano sabático principiava no outono, depois da ceifa. O povo nessa ocasião devia dar liberdade aos escravos, e perdoar as dívidas; e aqueles, cuja herança tinha sido alienada, voltavam à posse das suas propriedades. Para celebrar a criação tinha sido instituído o ano sabático, na idéia de reforçar o conhecimento de que Deus era o Senhor de todas as coisas, particularmente da terra de Canaã, que Ele tinha dado aos hebreus. Nesse ano os frutos dos campos e das vinhas pertenciam aos pobres e necessitados, tirando disso proveito os próprios animais. Efetuavam-se serviços especiais no templo, durante a festa dos Tabernáculos. Esta instituição, como Moisés havia predito, foi por muito tempo considerada com indiferença; mas, depois do cativeiro, durante o qual a terra tinha ficado inculta, em compensação do que havia acontecido por longa negligência, era mais cuidadosamente observada.Sabedoria - A palavra ‘sabedoria’, em muitas passagens bíblicas, e especialmente no livro dos Provérbios, significa um estado de meditação, tendo em vista a verdade e os deveres morais e religiosos.Sacerdote - Homem nomeado para interceder junto a Deus em prol de homens e mulheres.Sacrifício - Dádiva ou oferta a Deus. Algo oferecido a Deus em expiação pelo pecado.
Saduceus - Grupo de líderes da comunidade religiosa judaica; opunham-se aos ensinos tanto dos fariseus quanto de Jesus. No século I d. C., detiveram poder político considerável e controlaram a suprema corte judaica no país, o Sinédrio. Negavam a doutrina da ressurreição do corpo, bem como a existência de anjos e de espíritos.Salvação - Livramento do perigo ou da morte; em sentido especial, livramento de tudo o que faz separação entre o homem e Deus.Santa convocação - Reunião de toda a comunidade israelita para adoração, celebração ou arrependimento coletivo.Santificação - Ato divino mediante o qual os crentes cada vez mais se moldam à imagem de Cristo.Santificar - Tornar santo; dedicar, separar para Deus.Santo dos Santos - Santuário interior tanto do tabernáculo quanto do templo do Antigo Testamento (e da época de Jesus). Conservava a arca da aliança, símbolo da presença de Deus. Somente o sumo sacerdote tinha licença de entrar nele, e isso uma só vez no ano, no Dia da Expiação.Santo Lugar - Parte dos santuários israelitas (o tabernáculo e o templo) localizada no lado externo do Santo dos Santos. Conservava o altar do incenso, a mesa dos pães da proposição e o candelabro.Santos - Os que se dedicam a Deus e são separados para o Seu serviço. Todos quantos crêem em Jesus, e vivem de acordo com Sua vontade, independentemente do seu caráter ou da sua maturidade espiritual.Sarça - ’A sarça ardente’, em Êxodo 3.2, implica em uma moita de silvas, embora esta planta não se encontre no monte Sinai. Pensa-se, portanto, como muito provável, que se trata no texto referido de uma moita de acácias. Qualquer arbusto, crescendo a pequena altura - ou os espinheiros que se vêem nas proximidades da água.Sátrapa - Oficial que governava uma importante divisão do império Pérsa.
Sebe - Cerca viva, feita de plantas.
Sedição - Revolta; sublevação; motim.Selá - Em geral, acredita-se que essa palavra seja um sinal para os músicos ou uma instrução para os cantores. Alguns acreditam que fosse um sinal de pausa ou interlúdio, talvez para um breve responsório litúrgico da congregação.Senhor, temor do - Atitude de reverência ou de adoração na presença de Deus, mais de humildade e respeito do que de sobressalto e pavor.Sentença - Mensagem ou proclamação da parte de Deus. O termo em geral transmite a idéia de notícias ou condenação indesejadas.Seol - A derivação desta palavra hebraica é incerta. Duas teorias tem sido colocadas: primeiro, seol significaria interrogar, perguntar; e segundo, seol significaria o oco ou lugar mais profundo. No Antigo Testamento, Seol significa "lugar dos mortos." A palavra Seol, aparece em outros textos Bíblicos com outros sentidos, mas primariamente, significa lugar dos mortos.

Serôdia - Que aparece no fim da época própria.Shadai - o Todo-Poderoso, nome divino usado no Antigo Testamento.Sião - uma das colinas em que Jerusalém foi edificada. Muitas vezes usada em referência ao templo, ou a Jerusalém como um todo.Siclo - Peso básico usado nos antigos sistemas semíticos de medição. Não se conhece o peso exato do siclo. Alguns estima que pesasse entre 11,3 e 11,47 gramas.
Símile - Qualidade do que é semelhante; analogia.Sinagoga - Assembléia. A sua significação literal é a de uma convenção ou assembléia. As sinagogas eram não somente lugares de culto, mas também escolas, onde as crianças aprendiam a ler e a escrever - e serviam, também, de pequenos tribunais de justiça, nos quais a sentença não só era dada mas executada. Geralmente a sinagoga estava sob a direção dos ‘anciãos’ (Mc 7.3), sendo o primeiro deles chamado algumas vezes o príncipe ou o chefe daquelas assembléias. Eram muito numerosas. Em qualquer povoação, em que vivia um certo número de judeus, tratando dos seus negócios, ali havia uma sinagoga. No tempo de Jesus Cristo era raro o país, em todo o império romano, onde não fosse encontrada uma sinagoga. Sinédrio - A mais alta autoridade judaica na Palestina antes de 70 d. C. Esse tribunal, composto de 70 membros, tendo o sumo sacerdote por presidente, tinha controle total sobre os assuntos religiosos de Israel. Sua interpretação da lei mosaica era inapelável. Também geria os assuntos civis e julgava certos processos de crime, em sujeição à autoridade dos romanos.Sinete - Selo de armas ou divisas para selar os documentos que o devem ser, em face da lei; utensílio com que se faz essa selagem; carimbo, chancela; marca, sinal.Sobejar - Sobrar.Soberba - Orgulho; arrogância;altivez.
Sotavento ou Sota-Vento - Bordo contrário àquele donde sopra o vento.

Nenhum comentário: