02/03/2008

A visão Muçulmana

O Alcorão afirma que Noé estava sendo inspirado por Deus, semelhante a outros profetas como Abraão, Ismael, Isaac, Jacob, Jesus, Jó, Jonas, Aarão, Salomão, David e Muhammad, e que ele era um fidedigno mensageiro. (4:163, 26:107)

Ele continuamente e abertamente alertou as pessoas dos tormentos que estavam vindo, porque eles foram iníquos e não obedeceram a Deus por cerca de mil anos (11:25, 29:14, 71:1-5). Ele chamou o povo para servir a Deus, e disse que ninguém, além de Deus poderia salvá-los (23:23). Ele disse que o tempo do dilúvio foi declarado e não podia ser adiado, e que o seu povo deveria retornar a Deus, para que Ele possa perdoá-los (7:59-64, 11:26).

Os chefes tribais, incrédulos, disseram que Noé certamente estava em um erro evidente, e era somente um mortal como eram. Noé respondeu a esta acusação de que ele não estava errando, mas que ele foi o mensageiro do Senhor do Universo e transmitiu-lhes as mensagens de Deus. Noé foi enviado como um aviso, para dar às pessoas uma chance para se arrependerem e serem perdoados, e para encontrar misericórdia (7:59-64, 26:105-110).

Deus comandou Noé para construir um barco por Sua inspiração. Como começou a construir o navio, os chefes tribais passavam por ele e o escarneciam. Após a sua conclusão, o navio estava carregado com animais domésticos e Noé(11:35-41). As pessoas que negaram a mensagem que Noé retransmitiu e foram afogados (7:64), o filho de Noé também foi um deles (11:42-48). Este último pormenor não é perceptível em outras fontes, e o Alcorão trata-o como uma prova para a sua originalidade. (11:49).

Noé é chamado de "um servo agradecido" (17:3). Entre as sementes de Noé (e Abraão), é colocada a profecia e a escritura (57:26).


Similariedades
A história do diluvio, como outras do Velho Testamento, não é um fato exclusivo da Bíblia. Esta história escrita por Moisés é similar as outras tão antigas quanto a de Utnapishtin no épico de Gilgamesh ou mesmo outro heroi sumério chamado de Ziusudra, no entanto a sua importância reside no fato de ser a História do Dilúvio um marco entre duas formas de contar o tempo. O Ano Solar baseado nas estações do ano ou no caso nas cheias do Nilo e o Ano lunar, baseado na lua cheia e nas marés de sizígia, esse último explicaria então a alegada longevidade dos lendários personagens bíblicos inclusos no livro do Pentateuco.

Paralelismo
Outros gêneses e outras histórias de civilizações ao redor do planeta, semelhantes à de Noé, são também relatadas. Foi encontrada em Nipur, na Babilônia meridional, uma tabuinha de 1600 a.C. contendo a história de uma devastadora inundação.

Os sumérios também já haviam relatado uma história semelhante, muito antes mesmo dos hebreus surgirem como povo.

Personagens bíblicos
AdãoEvaCaimAbelSethEnosCainanMaalalelJaredHenochMetusalaLamech • Noé • SemCamJafethIradMeujaelMetusaelGomerMagogMadaiJavanTubalMesechTirasAsquenazRifathTogarmaElisaTársisQuitimDodanimCushMizraimPutCanaanSebaRaamaScebaDedanNimrodMizraimLudimAnamimLeabimNaftuimPatrusimCasluimCaftorimSidonHethEberElamAssurArfachadLudAramUzUlGeterMasSelaPelegJoctanAlnodadShelefAzarmavethJeraAdoramUzalDiclaObalAbimaelSebaOfirAvilaJobabNephilimBaalJuditeBasemateMaalateAdaAolibamaBilaElifazReuelJeúsJalãoCoreJacóRaquelLeaRúbenSimeãoLeviJudáIssacarZebulomJoséBenjaminNaftaliGadeAserTemaOmarZefôGaetãQuenazAmalequeNaateZeráSamáMizáGoliasLamiJotãoMatãAgarIsmael





Adão até Sem
Adão
Sete
Enos
Quenan
Mahalalel
Jarede
Enoque
Matusalém
Lameque
Noé
Sem
Arpachade até Jacó
Arpachade
Selá
Éber
Pelegue
Reú
Serugue
Naor
Terá
Abraão
Isaac
Jacó
Judá até Davi
Judá
Perez
Ezron
Aram
Aminadabe
Naasom
Salmom
Boaz
Obed
Jessé
Davi

Nenhum comentário: