14/03/2010

Dia da Mulher

POR QUÊ O DIA 8 DE MARÇO
Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens. No entanto a greve terminou em tragédia, pois os patrões não cederam e, fechando as portas, mandaram atear fogo ao prédio, onde as mulheres estavam reunidas. Cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres, realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". Desde então, o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, em todas as partes do mundo.
O QUE SE PRETENDE COM A CELEBRAÇÃO DESTE DIA
Pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.
A MULHER QUE TEME AO SENHOR
A mulher cristã, sabe que seu valor é reconhecido por Deus e procura aproximar-se mais e mais do papel que seu Criador idealizou para ela – “a auxiliadora” (Gn 2.18).
Ela sabe que deve estar ao lado do homem (não abaixo, nem acima dele) em todas as áreas de atuação. O papel da mulher na sociedade e na família é, inegavelmente, de enorme importância.
No capítulo 31 de Provérbios, encontramos a verdadeira sabedoria dos lábios de uma mãe, que apresenta uma aula a um único filho, seu jovem filho o Rei Lemuel, aconselhando-o a respeito da genuína beleza feminina, que vai muito além da beleza exterior, que é tão cultuada em nossos dias. Essa beleza rara vem de um caráter moldado por Deus e precisa ser conquistada, no dia-a-dia, com a ajuda do Espírito Santo, numa vida em Santidade: Unidade e Paz.
O Dia Internacional da Mulher surgiu em 1910, durante uma conferência internacional de mulheres na Dinamarca, para homenagear os movimentos feministas, e pelas principais lutas da época que eram pelo sufrágio universal e por melhores condições de trabalho.
Ao Dia Internacional da Mulher
Toda Mulher deve ser...
Como Eva, que apesar de levar a marca da primeira pessoa a cair em pecado, soube seguir em frente, e aceitar o perdão de Deus, cumprindo o propósito da criação, gerando vida.
Como a esposa de Noé, que acreditou no chamado do marido quando ninguém acreditava, mesmo sem ver um sinal da tempestade que iria chegar.
Como Sara, que embora tenha duvidado da palavra de Deus, arrependeu-se, tornando-se mãe de uma grande nação.
Como Rebeca, que aceitou a vontade de Deus para sua vida, sem hesitar e perpetuou a vitória de Israel.
Como Raabe, que se arrependendo de sua vida de pecados, auxiliou os servos de Deus, ajudando-os na batalha e preservando a vida de todos da sua casa.
Como Rute, que deixando para trás seu povo para seguir a Deus, provou do cuidado e da justiça de Deus vivendo uma história de resgate e amor.
Como Débora, juíza e profetisa, que foi levantada por mãe de Israel, libertando o povo de seus inimigos com coragem e direção do Espírito Santo de Deus!
Como Ana, que orou pedindo um filho, devolvendo-o a Deus, para que se tornasse um grande profeta.
Como Abigail, mulher sensata, que evitou uma guerra e que muitos fossem mortos.
Como Ester, mulher fiel a Deus, disposta a morrer pela sua fé e pelo seu povo, foi honrada livrando o seu povo da morte.
Como Maria, que com humildade, aceitou ficar grávida do Espírito Santo, antes de estar casada, numa época, em que isso poderia lhe custar a vida e se tornou a mais bem-aventurada entre as mulheres!
Como Maria Madalena, que após convertida, expressou sua gratidão a Jesus, de uma forma tão singular, que sua história, é contada até hoje!
Como Lídia, mulher temente a Deus, de coração aberto às mensagens de Deus.
Como Eunice e Lóide, mulheres de fé, que souberam criar seus filhos nos caminhos de Deus em momentos difíceis!
Todas estas grandes mulheres da Bíblia, foram como vocês, tiveram seus momentos de fraquezas, mas, se levantaram e deixaram seus exemplos de fé, amor, desprendimento, humildade, coragem, perseverança e esperança!
Salmo 09: 1-11
Salmo 145: 1-6
Isaias 32: 9-10
Jo 8. 10, 11
Pv 31:30

Nenhum comentário: