27/10/2008

Os cinco presentes de Deus

Mateus: 19 - 27: 29

INTRODUÇÃO:

a) Todas as pessoas querem receber a recompensa pelo seu trabalho. Isto é natural no ser humano. Porém a salvação é um dom gratuito de Deus. Não nos é dado como pagamento por alguma obra boa que fizemos. Deus dá a salvação porque Ele é bom e quer a nossa felicidade. Nós não merecemos a salvação, mas necessitamos desesperadamente dela.

b) Ganhar presente é muito bom. Pedro, e também os demais apóstolos, estavam interessados em saber o que iriam ganhar, depois de seguirem a Jesus por todo lado. Eles haviam deixado tudo, inclusive se afastaram da família, para seguir a Jesus. Pedro, representando o grupo apostólico, perguntou: “Que ganharemos com isso?”

c) Jesus não ficou aborrecido pelo fato de Pedro haver-lhe perguntado isto. Pelo contrário, Jesus até adiantou para eles algumas das recompensas que receberiam pelo fato de crerem em Deus e no Evangelho da Salvação.

d) Nesta mensagem, queremos apresentar a todos vocês CINCO PRESENTES DE DEUS para todo aquele que confia em Jesus como seu Salvador e Senhor. É verdade que Deus não tem apenas cinco presentes para nos dar, tem muito mais. Porém aqui estudaremos estes.

I. PERDÃO E PURIFICAÇÃO DOS PECADOS

a) Deus sabe que o maior problema humano é o Pecado. Porém Deus não vê o pecado como sendo apenas um ato externo de desobediência. Para Ele, Pecado é um tirano, um poder interior que domina todo o ser do homem, que o subjuga e o faz seu escravo. Rm 5:12; 6:10-14; 6:23.

b) João diz que Deus quer nos presentear com o PERDÃO e a PURIFICAÇÃO dos nossos pecados, se os confessarmos honesta e sinceramente ao Senhor: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” I João 1:9. O sábio Salomão escreveu: “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.” Pv. 28:13.

c) Vá a Jesus, em humildade de coração e plena certeza de fé (Hebreus 4:14-16), e confesse a Ele todos os seus pecados. Ele vai perdoar você, porque o Senhor Deus “é rico em perdoar”. Isaías 55:6-7. Leia também Isaías 1:18-20. Porém seja muito honesto nesse ato de fé.

II. VERDADEIRA LIBERDADE

a) O segundo presente que Deus oferece aos que nEle confiam é verdadeira liberdade. O pecado escraviza o ser mais íntimo do homem. Deixa-o preso ao mal. Sozinho, nenhuma pessoa consegue libertar-se desse tirano chamado pecado. Tem que vir ajuda de fora do homem, tem que vir de Deus essa ajuda, para que haja verdadeira liberdade.

b) Deus providenciou o Libertador: Jesus Cristo. Jesus declarou: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos; para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor.” Lucas 4:18-19.

c) Jesus disse aos fariseus: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8:32. E depois acrescentou: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” João 8:36.

d) Jesus é o único libertador do homem que o Pai Eterno reconhece e aceita. Certa vez, um grupo de jovens estava discutindo a respeito de liberdade. Eram jovens não cristãos, que discutiam este assunto com um pastor adventista. Num certo momento, um dos jovens afirmou: Pastor, nós somos livres, pois nós faremos o que queremos. O senhor não é uma pessoa livre, mas uma pessoa bitolada, pois não pode fazer o que bem quer. Então o pastor lhes respondeu: Jovens, a verdadeira liberdade de um homem não está no fato de ele fazer o que bem quer; está na coragem de rejeitar o erro e escolher fazer apenas o que é correto. Somente as pessoas livres têm autoridade para rejeitar o mal e escolher o bem.

e) Deixe Jesus libertar você de tudo o que é mal e perverso. Deixe Jesus ser o seu Libertador, o seu Salvador pessoal.

III. RECONCILIAÇÃO COM DEUS

a) O principal problema que o pecado acarretou para a humanidade foi sua separação de Deus, gerando a morte. Deus é Vida. Separar-se de Deus resulta em morte.

b) O Pecado também fez do homem um inimigo de Deus. Criou um bloqueio nas relações entre Divindade e humanidade. O homem tornou-se inimigo de Deus, pois o pecado fez o homem unir-se a Satanás, o adversário do Senhor. Leia Isaías 59:2.

c) Cristo veio morrer como pagamento pelo pecado da raça humana. De toda a raça humana. Ele trocou de lugar conosco: a cruz, que deveria ser nossa, Ele a tomou para Si; a Justiça, que era dEle, Ele a concede a nós. Leia Isaías 53.

d) Pendurado numa cruz, entre o céu e a terra, Jesus Se tornou para nós um elo de reconciliação com o Pai Eterno. Jesus é o Reconciliador. Com Sua morte vicária, substituinte, morte em lugar e em favor da raça humana, Jesus pagou o preço do resgate humano, cumpriu a Lei, que fora ofendida e transgredida por Adão e Eva, os pais da raça, e restabeleceu as relações entre Divindade e humanidade, que estavam bloqueadas desde o pecado de Adão. Jesus é o Segundo Adão, que ocupa o lugar do primeiro.

e) Este é um presente excelente que Jesus nos dá em Jesus Cristo. Jesus é o caminho aberto de volta ao Céu, por onde o filho pródigo deve voltar à Casa do Pai. Ele desbloqueou o caminho e os canais de comunicação entre a Terra e o Céu. Jesus é minha reconciliação.

IV. ETERNA SALVAÇÃO

a) “Pela graça sois salvos mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.” Efésios 2:8-9.

b) A salvação vem do Senhor. É uma dádiva gratuita de Deus. Jesus declarou: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16. Jesus é o Salvador e a Salvação.

c) Já nos tempos do Antigo Testamento, o Senhor Deus animou e confortou Seu povo Israel com essas promessas: “Mas agora, assim diz o Senhor, que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.... Porque eu sou o Senhor teu Deus, o santo de Israel, o teu salvador.” Isaías 43:1 e 3. “Mas assim diz o Senhor: Por certo que os presos se tirarão ao valente, e a presa do tirano fugirá; porque eu contenderei com os que contendem contigo, e salvarei os teus filhos.” Isaías 49:25.

d) Deus enviou Jesus para ser o SALVADOR de Seu povo fiel. Paulo O chama de “grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.” Tito 2:13.

e) João declarou: “E nós temos visto e testemunhado que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo.” I João 4:14. Pedro afirmou: “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” Atos 4:12. E no Apocalipse, há a visão de anjos cantando triunfalmente sobre Jesus: “Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua e povo, e nação, e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra.” Apocalipse 5:9-10.

V. A VIDA ETERNA

a) Vida procede de Vida. O Pecado matou o homem. Jesus veio salvar o homem do domínio do pecado e lhe imputar Vida. Salvação significa libertação da morte eterna, e perpetuidade de vida. “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16.

b) Vida eterna virá ao crente salvo pela graça de Deus. Somente os crentes fiéis, que confiaram na promessa de Deus, de dar Salvação gratuita mediante a Vida e a Morte de Seu Filho Jesus, é que receberão de Deus Vida eterna. Deus é Vida. E somente os que se voltam para Deus, em plena certeza de fé, é que receberão, pela Graça de Deus, Vida eterna.

c) Paulo afirma que em Jesus Cristo nos tornamos novas criaturas. II Coríntios 5:17-21. E Jesus declarou que somente os que nascem de novo, isto é, nascem “da água e do Espírito”, é que estarão vivendo eternamente. João 3:1-16.

d) Muitas pessoas dão tudo o que possuem para ter mais alguns dias de vida. Alguns estão doentes, certos de que a morte se aproxima. Gastam tudo em remédios e com médicos e hospitais, mas a cura completa não lhes vem. Isto só para ter um pouquinho mais de vida nesse mundo. Porém muitas dessas pessoas rejeitam a oferta de Deus, que lhes quer dar Vida plena, abundante e eterna. Recusam o Único que lhes pode salvar a vida.

e) Jesus afirmou: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6. João escreveu em sua primeira carta: “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.” I João 5:11-12.
APELO: Aceite a Jesus agora como seu Salvador e Senhor. E se Jesus já é tudo isto para você, permaneça em Jesus, cada dia mais fiel.

Nenhum comentário: