06/10/2011

A família cristã

Tema: A família cristã




Dinheiro-II





Texto: Ec 5.10

O que ama o dinheiro nunca se fartará dele, quem ama a abundância nunca se farta da renda. Isto também é vaidade. Introdução:

O texto citado acima é uma verdade bastante visível, principalmente em nossa sociedade.

O capitalismo, com o seu incentivo consumista, arrebenta com as finanças de qualquer família que, atendendo ao apelo da mídia, cai na cobiça; a ganância de ter cada vez mais e adquirir os bens de consumo constantemente apresentados aos seus olhos. O triste de tudo isso é que esta cobiça vem junto com muitos que se dizem convertidos e entra dentro das igrejas evangélicas. Os pastores da prosperidade oferecem o sucesso e acendem mais ainda este sentimento terrível de ter cada vez mais (Pv 15.27a; 30.15).

Dentro do nosso assunto “dinheiro”, estaremos hoje aprendendo sobre como controlar as finanças em casa para não ir parar no fundo do poço!

Na aula anterior(nº17), aprendemos conceitos básicos para se ter tranqüilidade financeira, mais não é apenas isso, existem mais coisas importantes e é a respeito disso que vamos tratar.I) Aprendendo a administrar o dinheiro em casa



1- A cobiça

Na aula anterior, vimos que é importante aprender a contentar-se com o necessário; isto é exatamente o oposto da cobiça. Veja o que Paulo diz em Fp 4. 10-14 e I Tm 6.6-10.

Desprezando o ensino da Palavra de Deus, muitos têm entrado na corrida consumista, atendendo aos apelos da mídia.

A cobiça é uma das características do homem moderno. Mais o que será o necessário? Será que jamais poderei adquirir um bem novo? Estarei pecando?

Vejamos a seguir o segundo tópico.



2- Estabelecendo prioridades.

Vamos aprender a priorizar as coisas em nossa casa. Dividimos em quatro níveis o direcionamento do dinheiro.

1º-O primeiro nível é o da necessidade. Podemos colocar neste nível as seguintes coisas:



Dízimo

Alimentação e vestimenta básica

Saúde

Aluguel

Lazer sem extravagâncias (ex: Tomar um picolé com os filhos no final de semana ou comer uma pipoca com eles na praça)

Nossa renda deve estar concentrada de modo a suprir o nível 1 para não levarmos a família à falência!





Quando recebemos o pagamento, imediatamente cuidamos do necessário e, então, passamos para o nível dois.



2º- O nível dois chamarei de gratidão

Neste ponto começamos a utilizar o que sobejou ao suprir as necessidades.



a)Ofertas

Preste bem a atenção e veja que as ofertas estão em primeiro plano.

Oferta não é resto! Apesar de estar aqui no nível dois, quero deixar claro que o nível anterior é o básico. Ninguém comprará remédio se não estiver enfermo! Após suprir as necessidades básicas, todo bom cristão desejará ofertar na casa do Senhor; é uma questão de gratidão e amor. Se eu amo verdadeiramente a Deus e aos irmãos, a primeira coisa que farei ao ter condições será ofertar.

Quero dizer ainda que um servo do Senhor verdadeiro, deseja ardentemente poder ofertar e por isso deseja também ter condições de ter as suas necessidades supridas.





Atenção!

Dependendo da situação, a oferta pode tornar-se questão de necessidade!



b)Ajuda

Neste ponto se inclui também a ajuda ao próximo, pois somente poderei ajudar se tiver condição de suprir as necessidades da minha família.

Quando falamos necessidades, não estamos falando daqueles que, vendo as dificuldades do próximo, vendo que há falta do básico para o irmão, fecha o coração e diz: “Até queria ajudar, mais preciso cuidar das necessidades da minha família, ainda não tenho uma casa de praia, e depois que eu compra-la, ajudarei o irmão!” Casa de praia é bom; mais será uma necessidade básica a ponto de deixar o meu irmão perecer? Será que uma cesta básica irá me impedir de construir uma casa de praia? I Jo 3.17,18



3º- O terceiro nível é “qualidade”

a)Poupança

É importante fazer um fundo de reserva para suprir as possíveis eventualidades.

b)Preferências

Um colégio melhor para os meus filhos, uma comida de qualidade melhor, uma marca melhor de material escolar, um material de higiene pessoal de melhor marca, etc...

Obs: Jamais as minhas preferências deverão estar acima do meu amor pelo próximo. Exemplo: Como poderei estar preocupado com a marca do sabão, enquanto o missionário passa aperto?





Depois que saímos deste nível é que poderemos entrar no quarto, que chamarei de vontades.



4º- O nível quatro; lidando com o que sobejou.

Neste nível somente entraremos após fazermos a nossa parte como cristãos!

Agora você vai adquirir algo que você desejou ter ou fazer, como: Uma televisão maior, um carro novo, uma viagem mais longa, férias em hotel, etc...



II- Viver de acordo com o seu padrão social

Apesar de saber dividir as finanças, muitos não resolvem os seus problemas pelo fato de insistirem em viver fora das suas possibilidades.

Se eu ganho R$600,00, não poderei ter o mesmo padrão daquele que ganha R$3.000,00. Se eu sou sargento, não posso ter o mesmo padrão social de um general.

Muitos vão para o fundo do poço por que insistem em viver de aparências!



Conclusão:

Deus é tão maravilhoso que nos ensina até mesmo a lidar com as nossas finanças.

Nesta aula você aprendeu a discernir sobre as prioridades quanto às finanças e percebeu a importância de se contentar com aquilo que Deus lhe deu.

Estudamos ainda sobre os diferentes níveis da aplicação do dinheiro em casa.

Espero que nesta aula você tenha aprendido a administrar melhor as suas finanças











Nenhum comentário: