23/04/2010

UMA JORNADA COM PROPÓSITOS

UMA JORNADA COM PROPÓSITOS

"A expectativa média de vida nos dias de hoje é de 25.550 dias. Esta deverá ser a duração de sua vida se você for uma pessoa típica. Você não concorda que seria sábio reservar 40 desses dias, a fim de compreender o que Deus quer que você faça com o resto deles? A Bíblia deixa claro que Deus considera o período de 40 dias espiritualmente relevante. Sempre que Deus quis preparar alguém para seus propósitos, Ele utilizou 40 dias:

* A vida de Noé foi transformada por 40 dias de chuva
* A vida de Moisés foi transformada por 40 dias no monte Sinai
* Os espias foram transformados após 40 dias na terra prometida
* Davi foi transformado pelo desafio de Golias, proferido por 40 dias
* Elias foi transformado quando Deus o sustentou durante 40 dias com uma única refeição
* Toda a cidade de Nínive foi transformada quando Deus concedeu 40 dias para que o povo mudasse
* Jesus foi fortalecido por 40 dias no deserto
* “Os discípulos foram transformados por 40 dias ao lado de Jesus, após sua ressurreição”.

Como Usar O Único Caminho

Como Usar O Único Caminho

“O Único Caminho”


Introdução: Aqui diz: “O Único Caminho.” Existe somente um caminho para se chegar a Deus, para chegar aos céus. Por que eu digo isto? Por que eu digo que só existe um caminho?

1ª página: Porque no início Deus criou um paraíso para o homem, e nesse paraíso não tinha tristeza, não tinha doença, não tinha guerra, não tinha fome, não tinha violência, não tinha morte – nem os animais se matavam, não tinha nenhuma maldade que existe hoje. Também, Ele criou um casal – Adão e Eva – para ter UMA AMIZADE VERDADEIRA com Ele. Aqui mostra Deus andando de mãos dadas com Adão, isto quer dizer que eles eram grandes amigos.

2ª página: Mas Deus disse a Adão que ele não poderia comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. E disse mais: “porque no dia em que dela comer, certamente morrerás.” Então o castigo da desobediência seria a morte.

3ª página: Mas Eva foi induzida, seduzida pelas mentiras de satanás a pegar a fruta, mas ela também tomou a decisão de pegar a fruta. Ela exerceu a sua própria vontade; estendeu a mão, pegou a fruta e a dividiu com Adão. Os dois comeram a fruta, desobedecendo a Deus – que é a mesma coisa de – cometer PECADO, e naquele momento aconteceu a pior tragédia que o homem conhece – a morte entrou no mundo. Esse símbolo aqui (a caveira) é um símbolo do perigo de morte. Então para eles a árvore oferecia a morte e não a vida.

4ª página: Aqui estão Adão e Eva. Podemos ver simbolicamente o que aconteceu no seu Espírito, na sua Alma – no seu coração. Eles ficaram contaminados, manchados, sujos pela sujeira da desobediência a Deus, e vemos na figura que Deus está estendo a mão num gesto que quer dizer que Deus é Santo e Puro e que não pode olhar o pecado e que Deus se separa do pecador o qual é expulso da Sua presença e do Jardim do Éden, o paraíso.

5ª página: Podemos ver aqui Deus construindo um muro, o casal realmente foi expulso. A Bíblia em realidade diz que os nossos pecados fazem separação entre nós e Deus, mas aqui Deus está construindo o muro para dizer duas coisas: 1º – Ele está dizendo que o homem não pode entrar no céu ou na presença de Deus do jeito que ele é; sujo, contaminado. Assim ele não pode entrar no céu porque se entrasse no céu desse jeito ele iria contaminar também o céu. E 2º – Deus está dizendo com a construção desse muro, dessa parede, dessa barreira, que é Ele quem vai dizer o caminho que o homem deve andar pra chegar a Ele, Ele vai mostrar o caminho. Adão e Eva aqui estão tomando banho, novamente simbolizando a realidade de que eles estão querendo tirar essa sujeira, apagar essas mancas do espírito, da alma. Mas você sabe que nenhum banho vai apagar o mal que está no seu coração?
Mas ainda hoje o homem faz a mesma coisa, nesse mundo existem milhares, alguém diz trinta a quarenta mil religiões que são tentativas do homem apagar seu pecado. O homem faz boas obras, ele freqüenta uma igreja, ele se batiza, ele pensa bons pensamentos, ele faz mil e umas coisas para apagar o pecado, essas manchas; mas nada funciona.

6ª página: Logo depois do banho, ou destas tentativas, o homem continua sujo ou contaminado, como está mostrando aqui. E o pior de tudo isto, Adão e Eva passaram para seus filhos a mesma contaminação, e seus filhos passaram pra os seus, que passaram para os seus…,

7ª página: Assim passaram para toda a humanidade a sujeira, o resultado do pecado. Aqui está representada a humanidade; as pessoas que já morreram, as pessoas que estão vivas hoje, as pessoas que vão nascer ainda; todas representadas aqui, e todas as pessoas como vocês está vendo tem o mesmo problema: estão sujas, contaminadas pelo pecado.

8ª página: Aqui está representada a caminhada da vida; a pessoa nasce, e vai caminhando numa pista bem larga. As pessoas no passado e ainda hoje estão assim, vivendo um dia atrás do outro sem saber para onde vão, sem considerar qual é o destino desta caminhada. É bem fácil andar nesta pista. Você está vendo a pista aqui? Ela tem um destino não muito agradável, e o muro continua aí. E Deus está aonde? Ele está do outro lado, Ele está ali. A Bíblia diz que Ele não está longe de cada um de nós, mas a humanidade não percebe que Deus está presente.

9ª página: O final desta pista, o destino desta pista, da caminhada da vida, é o inferno. Percebe que o caminho que todos os homens andam, a vida que todo mundo chama de normal, sem Deus, leva para o inferno, uma separação eterna de Deus.
Mas Deus nos ama muito. Esta figura mostra mais ainda o amor de Deus. Ele nos ama tanto que providenciou uma maneira de escapar desse destino que é o inferno e a separação eterna Dele. Aqui está uma porta para escapar, um caminho para atravessar o muro e chegar a Deus. Aqui no tapete diz que “todos são bem vindos”; Deus ama todo mundo, do mesmo jeito, da mesma maneira. A placa diz: “Presente de Amor Divino Aqui”.

10ª página: Aqui está se aproximando a mesma porta e a placa diz: “Presente Gratuito adiante”. Deus nos oferece um presente, e é gratuito. Ele não é merecido, não se ganha por força, por ser bom, ou por qualquer razão humana. Que presente será esse? Será que muitas pessoas vão entrar?


11ª página: Não. Aqui está mostrando três crianças entrando neste local, as crianças entrando talvez por causa de curiosidade, mas de qualquer maneira as três estão entrando. Mas a maioria da humanidade passa (Vive) sem perceber. É indiferente, não percebe que aqui tem uma saída, e é de graça. Como podem as pessoas não quererem ganhar um presente?

12ª página: As três crianças entraram no local, e viram logo o nascimento de Jesus, a pessoa mas importante deste mundo. O nascimento Dele, a visita pelos homens sábios, e quando ele cresceu ele começou a fazer o seu ministério, curando, fazendo muitos milagres.

13ª página: Aqui as três crianças estão vendo que Jesus foi realmente crucificado. Ele foi morto na cruz, passou três dias morto, voltou a viver, passou 40 dias com os seus discípulos e aí subiu pra os céus para ficar ao lado do Pai, onde Ele está hoje. Mas Ele mandou o Espírito Santo pra falar conosco, para estar conosco; para nos ajudar. Mas por quê é que Jesus, que nunca desobedeceu a Deus, nunca pecou, nunca mereceu o castigo do pecado, que é a morte, morreu? A Bíblia ensina que Ele morreu em nosso lugar, Ele tomou sobre si os nossos pecados, Ele tomou o pecado dessas três crianças. E por causa disto, quando Ele assumiu a nossa divida, Ele também recebeu o nosso castigo que é a morte.

14ª página: Então as três crianças entenderam que o presente de amor divino é o Próprio Jesus e aquilo que Ele fez na cruz quando Ele morreu em nosso lugar. Ele foi feito pecado em nosso lugar, o castigo que nós merecemos caiu sobre Ele e a Bíblia ensina tudo isto; que Ele aceitou o nosso pecado, e Ele fez isso voluntariamente por causa do seu grande amor por nós. Como foi a reação das três crianças?

15ª página: Aqui está mostrando bem, olhe os corações; isso simboliza amor, então estas duas crianças estão começando a amar Jesus. Estão começando a se apaixonar por Jesus, e este menino não; está fechado, está vendo? Aqui está mostrando realmente o processo que está acontecendo no coração, na mente, na alma e no espírito dessas duas crianças, quando elas reconheceram que Jesus morreu no seu lugar.
Elas se entregaram, estão vendo aqui? As duas estão se entregando a Jesus, estão se arrependendo dos seus pecados, estão se rendendo a Jesus, estão aceitando a Jesus, convidando Jesus a entrar no seu coração. Esse menino aqui continua fechado, intransigente, indiferente; não quer nem saber, prefere continuar sujo.

16ª página: Continuando o processo, vemos que as duas crianças, quando elas se entregaram a Jesus, foram lavadas. Veja aqui, as duas crianças lavadas, purificadas. Não tem mais mancha de alma e de espírito, estão purificadas, e a purificação vem pelo sangue de Jesus. A bíblia diz que “o Sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado”. É o sangue de Jesus que purifica as pessoas. Adão e Eva tentaram se purificar com aquele banho, mas o que apaga o pecado é o sangue de Jesus. Mas por que sangue? A Bíblia ensina também que a vida está no sangue. Se você perder seu sangue, vai perder também sua vida. Então Jesus tinha que perder seu sangue para dar sua vida. A Bíblia diz que ele deu a sua vida por nós. Então Ele deu a sua vida, perdendo seu sangue. Por isso o sangue é importante. É o sangue que tem poder. E Ele fez isso voluntariamente.

17ª página: As duas crianças lavadas, purificadas, cheias de alegria apontaram para Jesus, falando com aquele outro menino que a solução é Jesus. Mas ele continua fechado, não querendo nem saber, não querendo conta com Jesus, e preferindo ficar na escuridão, nas trevas.

18ª página: E ele dá as costas para a mensagem e ao próprio Jesus. Ele sai pelo mesmo caminho, mas na contra-mão. Ele volta a andar com o resto da humanidade.

19ª página: Ele sai até segurando o nariz, dizendo com isso que lá dentro está cheirando mal. Ele está mentindo. Muitas pessoas fazem isso hoje com o evangelho, com as palavras de Deus, dizendo que não prestam. E ele anda aqui com a humanidade. Mas veja novamente, a humanidade que passa. Parece que não está nem aí, não está ligando para o presente de Deus. Esses dois homens com os olhos esbugalhados estão caindo já no inferno. Estão morrendo, já estão sentido o inferno, por isto estão assustados; mas é tarde demais para eles .

20ª página: As duas crianças purificadas, estão alegres, em paz. Elas têm paz com Deus, uma com a outra e consigo mesmas. Aqui representa o crescimento espiritual. Depois de conhecer a Jesus a pessoa vai crescendo no conhecimento e na graça do Senhor. A pessoa se torna uma grande amiga de Deus.

21ª página: Então as crianças vão chegando, chegando… E assim a Bíblia ensina que um dia vão chegar a presença de Deus. Aqui representa Deus o Pai, o Filho e o Espírito Santo. E aqui também diz o por que de minha história:

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3,16) (Explique o sentido de “unigênito” e de “pereça”.)

A palavra chave pra você é a palavra crê. Vamos voltar para aquele momento quando as duas crianças reconheceram que Jesus é a solução (Folha 15), e eu gostaria de perguntar: “dessas três vidas aqui, qual representa a sua vida nesse momento? Você é um desses aqui ou esse aqui ao lado?”

O que aconteceu com essas duas crianças é que elas creram em Jesus, aceitaram a Jesus. E por isso que a palavra crê é a chave, e essas se entregaram a Jesus. Perceba que quando elas creram, estavam sujas. Você não tem que se limpar para crer em Jesus. Você vai para ele sujo e ele limpa o seu coração. Ele pagou pelos seus erros e ele pode limpar seu coração e isso não depende de quão sujo você está.
CONVITE

Se você entendeu a mensagem e quer se entregar a Jesus como essas pessoas, sugiro uma oração de entrega de vida.
Deus eu sei que o Senhor existe, creio que Jesus morreu em uma cruz para me salvar, creio que Ele está vivo hoje. Reconheço que sou pecador e preciso do Senhor. Eu me arrependo dos meus pecados. Convido Jesus a entrar no meu coração. Agradeço pela minha salvação e certeza de vida eterna, em Nome de Jesus. Amém.

Se esta oração expressa o desejo do seu coração, faça comigo agora.
“Deus eu sei que o Senhor existe. Creio que Jesus morreu em uma cruz para me salvar. Creio que Ele está vivo hoje. Reconheço que sou pecador e preciso do Senhor. Eu me arrependo dos meus pecados e convido Jesus a entrar no meu coração. Agradeço pela minha salvação e certeza de vida eterna; em Nome de Jesus, Amém.”