04/04/2010

A Licão da Borboleta

A lição da borboleta
Ilustração
Uma pequena parábola que nos faz refletir sobre a função dos obstáculos e das dificuldades que encontramos na vida.

Sentado ao pé de uma árvore, um menino observava atentamente o lento nascimento de uma borboleta. Há algumas horas ela se esforçava para fazer o corpo passar pela pequena abertura em seu casulo. Até que, num dado momento, pareceu ter ido o mais longe que podia; já não fazia mais nenhum progresso.

Aflito, o menino decidiu ajudar a borboleta. Com uma tesoura, cortou o casulo e a libertou. O corpo do inseto estava murcho e suas asas, amassadas. O menino continuou a observar a borboleta. Estava certo de que, de uma hora para outra, ela sairia voando. Mas, não foi isso que aconteceu. Na verdade, o bichinho passou o resto da vida rastejando com um corpo fraco e as asas encolhidas. Nunca foi capaz de voar.

O menino só quis ajudar a borboleta. Mas ele não compreendia uma coisa: que era justamente por meio do esforço que o corpo e as asas dela se fortaleciam. Que era desse modo que Deus, em sua sabedoria, a preparava para voar assim que a borboleta deixasse o casulo. Também nós, muitas vezes, precisamos passar por situações difíceis na vida. Se não fossem os obstáculos, o que nos tornaria fortes?

A vida é assim: pedimos força e recebemos dificuldades para nos fazer fortes; pedimos sabedoria e recebemos problemas para resolver; pedimos coragem e recebemos perigos para enfrentar; pedimos amor e recebemos pessoas com problemas para ajudar; pedimos favores e recebemos oportunidades. Talvez não recebamos exatamente o que pedimos. Mas sempre temos tudo de que precisamos.


Qual é o seu caminho?

Ilustração
Um dia um bezerro precisou atravessar uma floresta virgem para voltar ao seu pasto. Sendo um animal irracional, abriu uma tortuosa trilha, cheia de curvas, subindo e descendo colinas.

No dia seguinte, outro animal que passava por ali, usou a mesma trilha torta para atravessar a floresta. Depois foi a vez do carneiro, líder de um rebanho, que fez seus companheiros seguirem pela trilha torta. Mais tarde, os homens começaram a usar esse caminho: entravam e saiam, viravam à direita, à esquerda, reclamando (até com um pouco de razão…) mas não faziam nada para mudar a trilha.

Depois de tanto uso, a trilha acabou virando estradinha onde os pobres animais se cansavam sob cargas pesadas, sendo obrigados a percorrer em 3 horas a distância que poderia ser vencida em no máximo, uma hora.

Muitos anos se passaram e a estradinha tornou-se a rua principal de um vilarejo. Posteriormente, a avenida principal da cidade. Logo a avenida transformou-se no centro de uma grande metrópole e por ela passaram a transitar diariamente milhares de pessoas, seguindo a mesma trilha torta feita pelo bezerro. Centenas de anos antes.

Os homens têm a tendência de seguir, como cegos, por trilhas feitas por outros, muitas vezes inexperientes, e se esforçam a repetir o que os outros já fizeram. E a velha floresta, do alto de sua sabedoria, ria daquelas pessoas que percorriam a trilha como se fosse um único caminho… sem se atrever a mudá-lo.

A propósito, qual é o seu caminho?

Estudo Sobre Evangelismo - Grupo Raizes

GRUPO DE EVANGELISMO - RAIZES

Evangelização

Evangelismo ou Evangelização é a pregação do Evangelho Cristão (a mensagem cristã) e, por extensão, qualquer forma de pregação e proselitismo, com fins de adquirir adeptos, produzir conversão ou mudanças de hábitos, crenças e valores.
A palavra evangelista provém da palavra do grego koiné (tipo de dialecto grego, popular, usado no Novo Testamento εὐάγγελος ("eu-angelos"), que significa "boas novas" ou "boas notícias" e refere-se directamente aos quatro evangelhos do Novo Testamento (existem outros, contudo. esses são apócrifos). Assim, os evangelistas são os autores dos evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João.
Considera-se, contudo, que a evangelização, no sentido do cristianismo, tenha tido início com o próprio ministério de Jesus Cristo que, ao escolher os seus doze discípulos, os preparou para espalhar a sua mensagem religiosa.
Conceituação
No cristianismo, Evangelismo é o sistema, baseado em princípios e métodos apresentados no Novo Testamento, pelo qual se comunica o Evangelho de Cristo a (todo) pecador sob a liderança e poder do Espírito Santo. A mensagem do Evangelho e a persuasão do Espírito Santo faz com que o pecador aceite Cristo como seu Salvador pessoal e se torne também um seguidor (discípulo) de Cristo.
O discípulo, por ação do Espírito Santo, deve divulgar o evangelho e guardar a volta de Cristo em comunhão com uma igreja através do batismo e da celebração da Santa Ceia.
As várias maneiras de se evangelizar formam um sistema chamado Evangelismo. A partícula - ismo denota um sistema muito bem preparado, que está subentendido pelo texto de 1 Timóteo 2.15.
O evangelismo, em função de sua complexidade, é a arte de fazer discípulos. A mesma coisa, portanto, que discipulado (Mateus 28.19, 20).

Definições:
 Evangelismo é a missão suprema da Igreja.
 Evangelismo é fazer a palavra de Deus chegar ao conhecimento do povo.
 Evangelismo é a Igreja que vai.
 Evangelismo é a Igreja que segue.
 Evangelismo é a Igreja que ataca.
Nas conferências de Amsterdam 86, diversos evangelistas itinerantes emitiram publicamente suas definições concernentes ao Evangelismo:
Evangelismo é compartilhar Cristo a toda e qualquer pessoa; através da palavra falada ou escrita.
Evangelismo é comunicar as ações redentoras de Deus ao homem.
Evangelismo é proclamar as boas notícias, deixando os resultados absolutamente nas mãos de Deus.
Como podem os Cristãos envolver-se no evangelismo? Eles devem pessoalmente assumir a responsabilidade de transmitir o evangelho. A Bíblia diz em Mateus 9:37-38 “Então disse a seus discípulos: Na verdade, a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.”
O evangelismo é um trabalho para todos os Cristãos em todo o mundo. A Bíblia diz em Mateus 28:19-20 “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.”
Compartilhar Jesus Cristo com outros deve ser parte do nosso estilo de vida. A Bíblia diz em Colossenses 1:26-29 “O mistério que esteve oculto dos séculos, e das gerações; mas agora foi manifesto aos seus santos, a quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória; o qual nós anunciamos, admoestando a todo homem, e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo; para isso também trabalho, lutando segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente.”
As Boas Novas devem ser pregadas em toda a parte antes de Jesus voltar. A Bíblia diz em Mateus 24:14 “E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.”
Não precisa ser sofisticado, ou ter muitos diplomas para compartilhar Jesus Cristo com outros. A Bíblia diz em 1 Coríntios 2:1-5 “E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor. A minha linguagem e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito de poder; para que a vossa fé não se apoiasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.”
Deus nos chama a ser representantes de Jesus. A Bíblia diz em 2 Coríntios 5:20 “De sorte que somos embaixadores por Cristo, como se Deus por nós vos exortasse. Rogamos-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus.”
Evangelismo é falar sobre Cristo, mas é também ser um modelo da verdade. A Bíblia diz em Marcos 16:15 “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.” . A Bíblia diz em João 13:35 “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.”
Evangelismo é mais que pregar e dar testemunho. A Bíblia diz em Isaías 61:1 “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos.”

INFORMAÇÃO

Só ha uma maneira de combatermos ou pelo menos restringirmos o crescimento das seitas. Esta maneira é a preventiva, ou seja: “CHEGUE ANTES DELAS” através do evangelismo pessoal, o que muitos chamam de corpo a corpo, de casa em casa e termos semelhantes... Se retrocedermos a historia e formos parar no período apostólico, verificaremos que a igreja primitiva usava a alavanca do evangelismo pessoal como método natural de crescimento. Naquela época, não havia aviões, televisão, radio,Internet ou quaisquer meios modernos e rápidos de comunicação, mas o escritor apostolico registrava que: “...a multidão dos que criam no Senhor,tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais.” (Atos 5:14). Mas como se não havia todos estes recursos discriminados acima? Simplesmente porque eles usaram o evangelismo pessoal.
Infelizmente esse método que se constitui no maior segredo de ganharmos almas, está sendo usado pelas seitas, para espalharem seu falso evangelho nos lares de nossos vizinhos, parentes e amigos. Quantas vezes não acordamos no sábado ou no domingo de manhã com uma Testemunha de Jeová batendo à nossa porta, tentando nos empurrar suas literaturas cheias de doutrinas heréticas? Elas estão ali,cumprindo um programa de visitação para qual foram destinadas, até parece que não surte efeito de imediato, mas no final do ano, após sair o relatório de crescimento delas na revista “A Sentinela”, veremos que não é bem assim. Muitas vezes crescem mais do que muitas de nossas igrejas evangélicas, porque simplesmente estão colocando em ação um segredo deixado por Jesus, e que nós, seus verdadeiros discípulos, não estamos usando. Não é por acaso que Jesus disse: “...os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz”. (Lucas 16:8).
Devemos então perguntar: Por que um método tão importante como esse foi esquecido pela igreja durante tanto tempo?

COMO TUDO COMEÇOU

O Atos dos Apóstolos é o nosso livro guia para aprendermos o segredo deste tipo de evangelismo. Naquela época em que o cristianismo era considerado uma seita do judaísmo (Atos 24:14) não havia liberdade de pregar abertamente o nome de Jesus conforme mostra o episódio de Atos capitulo quatro. Eles então se reuniam nas casas dos novos crentes, Romanos 16:5 - I Coríntios 16:19 - Colossenses 4:15. Não havia templos cristãos como temos hoje, não havia essas belíssimas catedrais que levaram até séculos para serem construídas. Não, não tinham tempo para apreciarem a arquitetura de suas igrejas pois estavam ocupados demais evangelizando lá fora , onde os pecadores estavam.

A ÉPOCA DE CONSTANTINO

Até então como já dissemos, a igreja era uma religião ilícita, proibida; os cristãos eram tidos como desordeiros, e para piorar a situação, Nero, põem fogo em Roma e acusa os cristãos, estes já não eram muito bem visto pelos Imperadores Romanos, pois não reconheciam outra divindade a não ser Jesus. Naquela época chamar César de “Senhor” equivaleria reconhecer que César era divino, mas os Cristãos não admitiam nenhum outro “Senhor” a não ser Jesus, I Coríntios 12:3 e por isso eram perseguidos.
A igreja dessa época era uma igreja fervorosa, evangelística e missionária, os cristãos expunham suas vidas nas arenas dos circos romanos, onde eram jogados para lutarem com feras, até mesmo mulheres e crianças não escapavam do Coliseu. Essa era, ficou conhecida como a “Era dos mártires”, pois muitos cristãos preferiam ser mortos a negarem a fé em Cristo. Vários bispos pagaram um alto preço por serem cristãos, entre estes Policarpo, Justino o mártir, Irineu, Clemente e tantos outros...
No começo do século IV, o então imperador Constantino se “converte” ao Cristianismo e torna-o religião oficial do império romano. Esse foi o inicio das conversões em massas, os pagãos entravam para a igreja, mas continuavam pagãos sem conversão e muitas vezes traziam consigo costumes e práticas pagãs que a igreja por conveniência mais tarde veio a adotá-los. Nesta época também, Constantino baniu a religião pagã e confiscou seus templos transformando-os em templos cristãos, mandou construir grandiosas basílicas, a mais famosa foi à catedral de São Pedro que existe até hoje em Roma.
Os cristãos já não evangelizavam mais, pois pensavam que Deus estava em seus templos, sendo que Salomão mesmo disse que nenhuma casa terrestre o pode comportar - I Reis 8:27. Esta situação se vê até hoje nos descendentes diretos daquele tipo de cristianismo - o católico romano. Infelizmente esse quadro perdurou até a idade média, nem mesmo os reformadores mudaram esse quadro resgatando o que era de suma importância na igreja primitiva, o evangelismo pessoal. Com o avivamento de John Wesley resgatou-se o evangelismo em massa, o pregador ia até ao pecador, não ficava esperando que este, viesse ao templo para se converter, mas ainda estava longe do método neotestamentario!

Essa é a situação da igreja atual, todos nós esperamos que o pecador venha nos cultos de domingo à noite, para então Deus de uma maneira miraculosa, o tocar e ele se converter. Não queremos ir atrás das almas, queremos que elas venham até nossos templos; lembra do que Jesus disse? Ele disse: “Ide e pregai” e não, “deixe que eles venham e então você pregue”!
Precisamos despertar-nos para a obra a qual o Espírito de Deus nos tem chamado, o velho “Ide” continua atual ele não foi mudado, Deus ainda continua chamando os crentes para a pesca. Seitas como os mórmons e as testemunhas de Jeová, descobriram isso e estão pregando outro evangelho semeando o joio no meio do trigo, Gálatas 1:8. Temos que dar um basta nessa situação!

EVANGELISMO PESSOAL O MÉTODO DO NOVO TESTAMENTO

O Método De Cristo

Jesus sempre usava o evangelismo pessoal, lançava mão de termos como: pescar e semear, algo que só podemos fazer pessoalmente, mais do que isso, Ele a ensinou comissionando:
a) os doze - Marcos 3:13,14
b) os setenta - Lucas 10:1
c) e por fim, todos os discípulos - Marcos 16:15

O MÉTODO DA IGREJA PRIMITIVA

Seguindo a ordem de seu mestre, os apóstolos e todos os crentes primitivos, não deixaram de usar o evangelismo pessoal e os resultados eram tremendos. Vejamos:
“Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte,anunciando a palavra. E, descendo Filipe à cidade de Samaria, lhes pregava a Cristo”. (Atos 8:4,5)

Posteriormente com a conversão de Saulo de Tarso o evangelismo pessoal explodiu de vez, falando aos anciãos de Éfeso ele diz:
“Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas”. (Atos 20:20)

Os frutos deste tipo de evangelismo eram maravilhosos. Veja o que Lucas registra:
No principio era apenas um pescador - Jesus. Depois doze almas que foram treinadas por Cristo - Lucas 6:13, após esses doze, vieram mais setenta. Em Lucas 10:1 no Pentecostes o número já era de 120, Atos 1:15, a multidão alargou-se para quase 3.000 almas, Atos 2:41, era algo contagiante pois a multidão crescia cada vez mais e chegava a 5000, Atos 4:4 e 5:14, o número dos discípulos crescia e multiplicava, Atos 6:1,7, as igrejas se multiplicavam, Atos 9:31, e por fim diz o apostolo Paulo que aquele evangelho tinha sido pregado a toda criatura debaixo do sol. Colossenses 1:23. É algo realmente miraculoso não é? Mas será que isto se encerrou com a era apostólica? Será que os apóstolos tinham algo que nós não possuímos hoje? Sim e não. A diferença entre os crentes primitivos e nós é que eles obedeciam, levavam a sério o “Ide” de Jesus. Você tem o mesmo Jesus, a mesma mensagem, o mesmo evangelho, os mesmos tipo de pecadores, então o que falta? Por que nossas igrejas estão vazias e os templos das seitas cheios? Por que, se o nosso Deus é o mesmo, ontem, hoje e o será para sempre? Hebreus 13:8. Creio então que o problema está em nos, não em Deus ou nos pecadores, não são eles que estão com os corações mais duros, somos nós !

DESCOBRINDO O SEGREDO DO LIVRO DE ATOS

Qual era o segredo de tanto sucesso para ganharmos almas? Seriam novas estratégias, um novo vocabulário para abordarmos os incrédulos, até mesmo empregar marketing como fazem muitas igrejas? Não. O segredo se encontra em Atos 1:8 que reza:
“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que ha de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”.

É o “PODER DE DEUS” que faz a diferença meus irmãos! Temos que aprender a cooperar com Ele e Ele cooperará conosco!
“E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor...”. (Marcos 16:20)
Nunca teremos uma igreja conquistadora de almas enquanto não tivermos crentes com o desejo de buscarem o poder de Deus, de estarem cheios do Espírito Santo. Enquanto não tivermos a coragem de nos dispormos de corpo e alma para tal tarefa nunca teremos uma igreja evangelizadora nos moldes da igreja primitiva e, por conseguinte nunca teremos crentes avivados.
Dá-se pouca importância a este fato em reuniões de evangelismo, passa-se por cima dele apenas superficialmente, e isto é perigoso porque ele, e unicamente ele, é o principal motor do avivamento para o evangelismo, não existe outro, não ha métodos, fórmulas, ou truques que o substitua. Se quisermos ter resultados duradouros não podemos agir de outra maneira a não ser a que está em Atos 4:24 a 31, pare neste instante e leia-o.
PREPARANDO OS CRENTES PARA O EVANGELISMO

1 - Através do avivamento:
1-1: arrependimento

Para que haja avivamento é necessário arrependimento de pecados, sondagem do coração, ou como diz Hebreus 12:1
“...deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia...”.

Não gostamos muito de fazer isso não é verdade? A carne clama, protesta, briga e se debate. O Diabo fará de tudo para te impedir, pois ele sabe, que um crente com a vida inteiramente nas mãos de Deus, pode fazer um estrago no seu reino, e isto ele não quer!
Todo grande avivamento na Bíblia começou com arrependimento:
a) Ezequias - II Reis capítulo 18
b) Josias - II Reis capítulo 22 e 23
c) Neemias - capítulo 9

Agora chegou a hora DO SEU avivamento! Deus precisa de crentes corajosos que deixem de viver dentro de seu mundinho egoísta e carnal e passe a viver no reino do Espírito!

1-2: oração

Muitos crentes vão para o evangelismo despreparados, às vezes sem orar durante dias,como podem querer ter sucesso na pesca de almas desta maneira ? A oração é essencial, indispensável na vida do crente, é a respiração espiritual da alma, sem a qual, esta morrera.Geralmente uma reunião de evangelismo em nossas igrejas se da seguinte maneira:

O líder de evangelismo, que no caso pode ser o pastor (muito difícil hoje em dia) ou um simples membro, reúne o pessoal na igreja.Uns chegam desanimados, outros com medo, uns afoitos para que comece e acabe logo, pois tem outras coisas mais importantes para fazer, como por exemplo namorar. Alguns reclamam, mas finalmente saem apos repartirem os folhetos, sem nenhuma explicação ou treinamento e o pior de tudo, sem oração. Jogam os folhetos nos quintais, nas ruas como se fossem panfletos políticos, sabendo que irão ser molhados ou rasgados por algum cão travesso, gastando assim dinheiro e tempo!Na rua enquanto evangelizam,conversam sobre tudo: futebol, o ultimo filme que assistiram, a namorada,riem,brincam a vontade, e tudo isso na frente de incrédulos.Não há oração,antes, durante e muito menos depois do evangelismo.É lastimável!! Você acha que tal evangelismo teria sucesso?Não?Mas é justamente essa a realidade hoje da maioria das igrejas (As que ainda fazem evangelismo!).
Precisamos orar,buscar o poder de Deus a todo tempo.Não devemos contentar apenas com o batismo com o Espírito Santo, mas procurarmos ser cheios todos os dias como faziam os crentes primitivos Atos 16:13.Até mesmo Jesus precisava ser cheio pois orava continuamente Lucas 5:16 ; 6:12 .
Temos tempo para tudo hoje em dia,menos para orar, mas é justamente ai que nos erramos, pois quanto mais tempo gastamos com o Senhor em oração,mais direção nosso espírito receberá para as coisas do cotidiano - Lucas 10:41,42. Se quisermos ser ganhadores de alma temos que pagar o preço,negar nossa própria vida para viver a vida de Cristo em nós. Gálatas 2:20. Não se contente com uma vida fraca,morna e inerte sem experimentar o poder de Deus.Ele não te obrigará a nada, a decisão é sua. Apocalipse 3:20, Deus não trabalha em cima de ameaças,pois tudo o que fazemos para obra de Deus tem que levar a marca do amor e finalmente quando entrarmos no seu tribunal esse será o critério para julgar nossas obras. I João 4:18.

LEMBRE-SE: Somente o crente cheio do Espírito Santo poderá levar almas a Cristo com eficácia, enquanto o gemido do Espírito - Rm. 8:26, não for o nosso gemido de intercessão por este mundo perdido,enquanto a paixão pelas almas não queimar dentro de nós como fazia em Whitefild que disse: “Se não queres dar-me almas,retira a minha ”ou Hyde missionário na China que orava assim: “Dá-me almas,ou morrerei” não seremos realmente discípulos de Cristo .Precisamos nos compadecermos da multidão.O caso do Rico e Lazaro reflete a realidade do mundo perdido sem Deus.

a) O rico havia morrido sem salvação Lucas 16:22,23
Não ha mais chance para quem morre sem Cristo - Hb. 9:27

b) Foi para o inferno V.23
O inferno é real e eterno Mateus 25:46 Apocalipse 20:15

c) Havia deixado cinco irmãos na mesma condição v.28
Quantas pessoas existem sem salvação! São cerca de seis bilhões de pessoas habitando este planeta, subtraia dois bilhões e meio de cristãos,dentre esses, subtraia ainda os que são cristãos autênticos, sobrará uma pequenina parcela o resto está caminhando a passos largos para o inferno.
Agora observe o dramático apelo desta alma perdida nos versos 27,28,30 e a terrível realidade apontada por Abraão nos versos 29,31.Para o rico que estava no Hades não havia mais esperança,mas para os mortos espirituais, mas fisicamente vivos sim. I Timóteo 5:6. O mundo esta aflito,clamando por salvação.Os anjos não podem pregar - I Pedro 1:12 os mortos salvos também não Lucas 16:26,31, somente nós temos este privilégio II Coríntios 5:20.Deus procura pessoas para essa tarefa,ouça o que Ele diz:
“A quem enviarei, e quem há de ir por nós ?” “então disse...” Isaias 6:8

A última parte do versículo ainda está em aberto,quem irá atendê-la ?
Jesus chorava pela multidão Lucas 19:41,42
Jesus se afligia por elas Lucas 22:44
Jesus ia ao encontro delas Marcos 1:38,39

Temos que ter o mesmo sentimento de Cristo Filipenses 2:5 e andar como Ele andou I João 2:6 eis como Ele andou Atos 10:38. Mais uma vez ouve o que Deus diz:
“E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro, e estivesse na brecha perante mim por esta terra...mas ninguém achei” Ezequiel 22:30

Você se dispõe a ficar na brecha? Quer ser obediente ao mandado de Deus?
Veja:
Atos 8:26 levanta-te........v:27 -levantou-se e foi
Atos 9:6 levanta-te...v:8 -levantou-se e foi
Atos 9:10 levanta-te...v:17 -levantou-se e foi

PARTE - 2

PREPARAÇÃO

Já sabemos da necessidade do:
a) Por que evangelizarmos Marcos 16:15
b) Quando evangelizarmos II Timóteo 4:2
c) Onde evangelizarmos Atos 20:20
d) Para que evangelizarmos Ezequiel 3:18
e) O que evangelizarmos Romanos 1:16

Mas o “como” evangelizar, muitos de nós não sabemos! Nesta parte iremos mostrar ao crente como proceder no evangelismo pessoal. Já vimos que o melhor preparo é o crente se revestir com o poder de Deus, sem o qual não poderá responder como Samuel (I Samuel 3:10). Passaremos agora para a preparação de um evangelista. Mas...

ANTES DE COMEÇAR

Como vai sua aparência?
Você já parou para analisar como os mórmons se apresentam diante das pessoas? Pessoalmente nunca vi um mórmon com o cabelo despenteado ou com tênis e calcas Jeans sair para evangelizar.E as testemunhas de Jeová? Fazem questão de se apresentarem bem vestidas! Sabe por quê? Por que as seitas sabem que a primeira impressão é a que fica.Por que nós servos de Deus temos que ser diferentes?Pense nisso: “EU E VOCÊ SOMOS OS CARTÕES POSTAIS DE NOSSAS IGREJAS”, e as pessoas sabem disso! Imagine se um vendedor de salgados batesse a sua porta para lhe vender seu produto e você percebesse que suas unhas estão compridas, cabelos despenteados, roupas não muito limpas, barba mal feita; você compraria tal produto? Creio que não, não é verdade?
Infelizmente acontece quase a mesma coisa com membros de nossas igrejas que saem de porta em porta a evangelizar, não se dão conta que as pessoas dão muita importância aquela conhecida frase: “O mundo trata melhor quem se veste bem”.Não estou querendo dizer com isso que o homem tenha que vestir terno e gravata e a mulher tenham que ir ao salão de beleza antes de sair para o evangelismo!De modo algum, mas não podemos descuidar de nossa aparência pessoal. Muitos confundem o que é humildade, acham que precisam vestir a roupa mais velha que tem para poder dizer que são humildes,nada mais longe da verdade.Há pessoas que são muito humildes que se vestem bem, e pessoas muito orgulhosas que se vestem relaxadamente.
Homens: Barba feita, se possível roupa social (jeans), camisa por dentro das calcas,unhas cortadas,higiene bucal bem feita, sapatos limpos,camisa com os botões fechados,não chupar balas ou chicletes quando estiver conversando etc.
Mulheres: Cabelo preso, higiene feita, evangelizar de calças compridas (não muito colada no corpo) ou saia na altura do joelho. Higiene bucal bem feita, vestuários limpos, maquiagem discreta.

CUIDE DE SUAS FERRAMENTAS

Quais são as ferramentas de trabalho de um evangelista? Basicamente são duas: Bíblia e folhetos. Lembro-me certa vez quando estava evangelizando, e passando por uma rua estavam dois meninos, um virou para o outro e apontando para minha Bíblia disse: “Oia fulano, a Bíbria dele é veia e a du outro é nova”. Não é preciso dizer que fiquei envergonhado!

A Bíblia: A Bíblia de um evangelista tem que estar em condições de uso, não caindo aos pedaços ou cheia de papeis que mal dá para fechá-la! Se possível sublinhar os principais versículos que tratam sobre a salvação, fé,pecado,amor de Deus etc.. Ninguém consegue guardar todos os versículos na mente por isso uma Bíblia sublinhada seria muito útil no evangelismo.

Os folhetos: Uma das ferramentas que menos damos importância são os folhetos.A literatura impressa é uma arma poderosa no evangelismo pessoal.Poderá ser que alguém queira discutir com você,mas com um folheto ninguém discutira’.Entretanto precisamos tomar alguns cuidados com os folhetos.

a) Ao sair para o evangelismo não amasse os folhetos, se possível ponha-o em uma pasta onde eles poderão ficar sempre no estado em que você os comprou.Ninguém gosta de ler um folheto todo amassado. É horrível!!

b) Não deixe-os ficar molhados com o suor de suas mãos, sempre entregue-os em perfeito estado ao pecador (pessoa).

c) Prefira folhetos coloridos, que chamam a atenção.Às vezes é preferível pagar um pouco mais em um folheto atraente, do que em outro mais barato, que ninguém irá se interessar.Existem várias editoras no Brasil que possuem catálogos de folhetos, é sempre útil ao evangelista possuir um ou mais catálogos para sempre se dispor de variedades.

d) Entregue o folheto apropriado a pessoa certa.Por exemplo: a um jovem não entregue um folheto que serviria para uma criança e vice-versa. Os folhetos são como remédios, para cada tipo de enfermidade, um tipo de medicamento.Assim também são os folhetos.Para um doente um folheto que fale sobre cura, a uma pessoa aflita,um folheto que fale sobre esperança.O evangelista pessoal deve sempre ter em mãos vários tipos de folhetos (Eu por exemplo: possuo uma coleção com vários títulos,desta maneira posso sempre saber qual vou usar em cada ocasião) .

e) Leia sempre a mensagem de todos eles, você precisa saber do que se trata para falar ao pecador.

f) O folheto deve sempre ter atrás, o carimbo da igreja com o endereço e dias de culto de modo legível.
Quantos testemunhos há de pessoas que se converteram através de um folhetinho!

COMO ENTREGAR UM FOLHETO

a) Entregue o folheto sempre sorrindo.Um evangelista nunca irá conquistar uma alma oferecendo-lhe um folheto com a cara fechada ou sem mesmo olhar a pessoa nos olhos! Portanto, seja jovial (sorridente, alegre).

b) Entregue o folheto debaixo de oração. Ora antes, durante e depois de entregá-lo.Os demônios fazem de tudo para atrapalhar a obra de evangelização.

c) Não force ninguém a pegar o folheto.Quando a pessoa rejeitar não tente forçá-la, isso só piora a situação, mesmo por que, a pessoa esta no direito dela de rejeitá-lo. Nesse ínterim agradeça de modo gentil e não a ameace com versículos bíblicos ou coisas do gênero.

COMO PREPARAR UM GRUPO DE EVANGELISMO

Há um grande inimigo da igreja que deseja ganhar almas! Ele não permite que seus membros se disponham na obra do evangelismo pessoal, de maneira sistemática, continua e primordial. Este inimigo é: atividades demais.

O Maior Problema:

Atividades demais é o maior problema na igreja atual é a arma que o inimigo usa para barrar o crescimento da igreja. Algo que deveria ser secundário na vida da igreja, tornou-se a coisa principal e o pior de tudo é que muitas dessas atividades acabaram virando tradição no seio das igrejas, e não pretendem sair tão fácil. Sim, louvar a Deus é bom, mas fomos chamados a ganharmos almas, Jesus não disse “ide e louvai” mas antes “ide e pregai o evangelho”.Hoje muitos se escondem atrás da fachada de músicos, pregador, aliás, pregador de igrejas é o que não falta, às paredes das igrejas são os locais mais evangelizados do mundo!Mas ninguém quer ir lá’ fora no sol quente pescar; esperam que os peixes venham limpos! Certamente que Deus deu dons à igreja como pastores, doutores, ajudadores, cantores etc... mas não encontramos nenhum apoio bíblico para que essas pessoas não evangelizem. Antes de um pastor ser um pastor, ele tem que ser antes de tudo um evangelista pessoal ganhador de almas, e o mesmo se aplica aos músicos e outros cargos dentro da igreja. Enquanto não percebermos que a tarefa principal da igreja é ganhar almas, continuaremos a contentarmos com uma igreja fraca e vazia, cheia de departamento de louvores, mas sem nenhum pecador salvo,sendo que o maior louvor é quando uma alma se converte Lucas 15:7 ; Apocalipse 5:9,10.

FORMANDO UMA EQUIPE

Se conseguir levar a igreja toda ao evangelismo, isto será maravilhoso, caso contrário terá que usar o método que Deus mostrou a Gideão. Muitos dentro de nossas igrejas estão dentro de uma dessas categorias descritas abaixo:

Categoria Tomé: São aquelas que duvidam de tudo, por isso não saem para evangelizar e não conseguem crer que Deus poderá dar uma grande quantidade de peixes, mas estão completamente enganadas - Lucas 5:4,5,6.

Categoria do filho desobediente: São aqueles que se aprontam dão o nome, se entusiasmam, mas nunca aparecem - Mateus 21:28,29,30

Categoria de Isaías: Estes sim estão prontos a fazerem a obra de Deus, pois sempre dirão: “Eis me aqui Senhor, usa-me a mim”.
Eles podem ser poucos, no entanto, são os que darão resultado, pois estão dispostos, custe o que custar a fazer a obra de Deus.
Então com esta equipe formada, reine-a o mais arduamente possível. Tenha ordem e disciplina no que faz e acima de tudo não seja somente um chefe, mas um líder exemplo.

DEPOIS DO EVANGELISMO

Depois de ganhar almas, não as deixe a mercê da sorte, mas crie para elas um departamento de discipulado dentro da igreja. Onde poderão fazer perguntas e ter a chance de se expressarem. Mas cuidado, não coloque qualquer pessoa para este cargo, prefira pessoas que conheçam bem a Bíblia e que seja sábia no tratamento com tais indivíduos. Geralmente, os pecadores vêm feridos (com traumas, preconceitos, complexos, etc...) para o aprisco e é necessário que o pastor saiba aplicar os tipos certos de remédios para cada tipo de ferimento.

O SIGNIFICADO DO IDE QUE JESUS DETERMINOU A TODOS NÓS

“Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura” Mc. 16:15

A quem foi destinado o ide de Jesus?

Sabemos que a ordem de Jesus aos seus discípulos foi que saíssem por todo o mundo e pregasse o evangelho a toda criatura, o que vimos hoje é uma grande falta de compreensão e entendimento desta ordem, ou até mesmo uma distorção das palavras ditas por Jesus. Queremos salientar que quando disse aquelas palavras, não as ordenou somente aos que estavam ali presentes, mas a todos que por ventura tivessem o desejo de falar sobre as maravilhas que Jesus fez e ainda faz em nosso meio. Portanto também fomos chamados a estar pregando o evangelho a toda criatura, não por vontade própria, mas como sinal de obediência à ordem expressa de Jesus.

Como ir por todo o mundo?

Hoje existe um grande questionamento sobre como cumprir a ordem de Cristo. Quando você foi chamado por Deus para fazer sua vontade, o Senhor não lhe perguntou se você tinha um nível intelectual elevado, se era formado em alguma faculdade, se você possuía poder aquisitivo para executar viagens, se você sabia ou não falar em vários idiomas, enfim, quando você foi chamado por Deus, disse venha como estas, não fazendo acepção de pessoas. Você foi chamado a um compromisso, e certamente Deus lhe concederá o que é necessário para que se cumpra toda a obra que Ele preparou para sua vida.
Temos vários recursos que nos possibilitam cumprir a ordem de Jesus, e ir a todo o mundo, talvez seja muito mais perto do que você mesmo imagina, talvez tenha em sua família uma pessoa que ainda não foi evangelizada, talvez tenha algum “amigo” que ainda não recebeu a palavra de Deus revelada e necessita de libertação, cura e salvação. Lembre-se que você tem uma grande responsabilidade em suas mãos, pois foi escolhido e tem como dever divulgar quem foi o responsável pela transformação em sua vida, embora você não tenha um diploma de faculdade, não saiba falar em outros idiomas, não possua poder aquisitivo para executar viagens pelo mundo. Hoje você tem um diploma concedido pelo Espírito Santo de Deus, fala a língua dos anjos, e pode muito bem executar viajem dentro de sua casa, dentro do seu bairro, dentro da sua cidade e até a outros países, se essa for à promessa de Deus para sua vida, portanto existem varias maneiras de irmos por todo mundo. Você tanto pode viajar a outros países, mas também viajar dentro de sua família para cumprir a ordem de Jesus.

Como pregar o evangelho a toda a criatura?

Para pregarmos o evangelho primeiramente temos que conhecer o evangelho, conhecermos o verdadeiro sacrifício de Jesus na cruz do calvário, qual seu verdadeiro significado, e porque tinha que ser daquela forma. Hoje pode ser que você ainda não tenha entendido a mensagem da cruz, porem existe em seu coração a disposição de entender porque foi chamado e como pregar o evangelho.
Durante toda nossa vida ouvimos falar que um homem morreu numa cruz para que fossemos salvos e perdoados de todos nossos pecados, mas na realidade nunca observamos que tudo aconteceu para que tivéssemos a oportunidade de conhecer o verdadeiro poder de Deus em nossas vidas, quando nos colocamos a disposição para entender esse sacrifício e começamos a buscar sabedoria de Deus, então, o Espírito Santo nos ensina e nos capacita para a obra que devemos cumprir. Portanto participarmos das atividades da igreja, ou seja, cultos, escola bíblica dominical, e outros cursos de ensinamento bíblicos, são de extrema importância, para que estejamos preparados para pregar o evangelho a toda criatura como ensina a palavra de Deus.
Todos os que foram resgatados das mãos de satanás e libertos de uma vida de pecado têm como dever expressar sua gratidão dando testemunho das maravilhas que Deus fez sobre sua vida, portanto todos foram chamados a evangelizar, desde que tenham verdadeiramente compromisso com a palavra de Deus.
“O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar aos pobres. Enviou-me para apregoar liberdade aos cativos, dar vistas aos cegos, por em liberdade os oprimidos”. (Lucas 4.18)

O QUE É EVANGELIZAR

Devemos primeiramente saber que os teólogos têm opiniões diferentes a respeito do que significa evangelizar, existindo dois pontos principais:

1. Evangelizar é a exposição do Evangelho de tal maneira que o ouvinte possa tomar uma decisão consciente a favor ou contra Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.
2. Evangelizar é a apresentação do Evangelho seguida da conversão do ouvinte.

Na primeira afirmação vimos a situação em que a pessoa ouve a palavra e chega à conclusão de que está ou não em condições de seguir a Jesus, quando portanto considera-se esta evangelizada.
Na segunda afirmação vimos que uma pessoa se torna totalmente evangelizada somente quando aceita Jesus em sua vida.
Vamos indicar dois exemplos bíblicos de evangelização para que a luz da palavra de Deus, possamos chegar ao verdadeiro significado de evangelizar.

Ler em classe

Atos 26.1-28 – Paulo testemunha perante o rei Agripa
(Vimos primeiramente no vers. 3 que Paulo pede ao rei sua atenção e paciência. Depois começa sua defesa dando o testemunho de sua própria vida, falando das perseguições que tivera executado contra os cristãos e passa a testemunhar como sua vida foi transformada, como sucedeu sua conversão, de como o próprio Jesus falou em sua vida, e, obediente a voz do Senhor tem feito a vontade, com isso no vers. 27 lança a pergunta ao rei Agripa, “Crês tu nos profetas, rei Agripas?”, afirmando que sabia que ele cria, sendo que no versículo seguinte, vimos a resposta do rei que não negou a interrogativa de Paulo, mas respondeu somente que, se Paulo acreditara que em tão pouco tempo poderia torná-lo um Cristão. No vers. 29 vimos a fé de Paulo, quando declara que acredita, que em pouco ou em muito tempo, se tornarão como ele, mas com a liberdade de poder falar sem sofrer “perseguições” (Exceto estas algemas). Podemos dizer que ele Agripa recebeu informação suficiente para aceitar, mas preferiu recusar, portanto conscientemente Agripa recusou a palavra podendo, conforme o item 1, considerá-lo evangelizado.

Mateus 13.1-23 – A parábola do semeador
Vemos nesta passagem quatro tipos de solo (pessoas = coração do homem) que receberam a semente (palavra) e tiveram diferentes reações.
O primeiro ouve a mensagem mas não entende, satanás vem e tira o que foi semeado nele, impedindo que a palavra brote em seu coração. Essas pessoas a “beira do caminho” foram semeadas, receberam de alguma forma todas as informações necessárias, permitiram que de alguma forma esta palavra surtisse efeito em suas vidas, onde podemos dizer que, conforme o item 1, foram evangelizadas.
O segundo, ouviu a mensagem, aceitou logo com alegria, porem durou pouco por não ter raiz, devido ao sofrimento e perseguições do mundo por causa da mensagem, faltou em seu coração o desejo de levar a sério a conversão.
O terceiro ouviu e recebeu, mas não entendeu e consequentemente a verdade não permaneceu em seu coração por ter sido sufocada pelos desafios e pressões do mundo, o fizeram se afastar desta verdade, não levou a sério a vida com Jesus, mas, segundo o item 1 foi evangelizado, porem, segundo o item 2 não foi evangelizado por não ter se convertido.
O quarto recebeu a palavra de verdade e houve fruto que causou a conversão, sendo estas pessoas as únicas a serem evangelizadas de fato segundo o item 2.
Portanto após lermos estas duas passagens bíblicas chegamos a conclusão de que evangelizar é plantar a semente sabendo que ela tem potencial para crescer e dar fruto, ou seja, falar do evangelho de Jesus com a convicção de que haverá transformação e resultado prático na vida daquele que esta recebendo a palavra da verdade. Podemos considerar que uma pessoa não foi evangelizada quando a semente não foi lançada, quando a palavra da verdade não foi professada.

QUAL O PROPOSITO DO EVANGELISMO?

O que é evangelização e seu propósito.

Porque a fé vem pelo ouvir e ouvir da palavra de Deus (Rm 10.17)

Jesus afirmou: “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida” (Jo. 5.24).

Em Romanos 10.17 encontramos a afirmação que a fé é dada quando ouvimos a palavra de Deus. Jesus nos afirmou que aquele que crê nAquele que o enviou e ouve sua palavra, tem a vida eterna. Ficou claro para nós que para sermos salvos temos que crer nas palavras de Jesus, daí surgem algumas perguntas. Mas como crer nas palavras de Jesus ou como conhecê-las, se não há quem pregue? “Como, porem, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?” (Rm. 10.14)
O Plano de Deus para salvar a humanidade é o testemunho acerca da salvação em Jesus Cristo e a pregação da palavra de Deus por aqueles que nele creram. Deus poderia ter usado de varias outras maneiras para que seu propósito de salvação fosse cumprido, mas Deus determinou que o homem pregasse com sua boca e dedicasse sua vida a Jesus Cristo para que, assim, outros alcançassem a salvação, às vezes Deus usa outros meios alem da mensagem verbal, mas o meio principal é a pregação da palavra, seguido pela manifestação do poder de Deus. Portanto, podemos concluir que evangelização é a divulgação das boas novas e a convicção de que Jesus Cristo, como Senhor que reina, oferece o perdão dos nossos pecados e o dom do Espírito que liberta a todos os que se arrependem e creem.
Todos que desejam fazer um trabalho de evangelização devem portanto, alem, de conhecer e praticar a palavra de Deus, ter uma vida dirigida pelo Espírito Santo e estar em plena comunhão com o Senhor, ter uma vida de oração, jejum e consagração a Deus, buscando o poder e o conhecimento que lhe é necessário para entrar no território inimigo.

Damos abaixo 03 exemplos de evangelização segundo a teologia:
Evangelização de presença: Concentra-se no nível de Assistência Social. Os cristãos que vão para outra cultura e procuram abrir escolas, hospitais, orfanatos e oferecer outros serviços públicos. São boas intenções, mas não é um evangelismo direto, geralmente não há o desafio verbal, podendo despertar a igreja a ajudar as necessidade daqueles que mais precisam.

Evangelização de proclamação: Há nesse meio, o anuncio do evangelho, mas não há o prosseguimento aos recém convertidos, simplesmente se lança a palavra, mas se deixa cada um por si.

Evangelização de Persuasão (Convicção): É o evangelismo que desafia plenamente. O evangelho deve ser anunciado e articulado, como Pedro fez no dia de Pentecostes e Paulo diante do Rei Agripa. A distribuição de folhetos e bíblias contribuem e muito, mas a apresentação clara do evangelho, o Espírito Santo convence o evangelizado da verdade. É preciso continuar o trabalho de evangelização até a incorporação da pessoa na igreja, portanto podemos destacar três pontos fundamentais no trabalho de evangelização.

INFORMAÇÃO, informar ao pecador a respeito de sua condição de pecador, da natureza e conseqüência do pecado em sua vida, do amor de Deus e Sua providencia para salvação e o que fazer para ser salvo

PERSUASÃO, alem de ministrar ao pecador as informações necessárias a respeito do evangelho, o evangelista deve saber que é simplesmente o instrumento de Deus nesse processo e quem convence o pecador é o Espírito Santo de Deus.

INTEGRAÇÃO, a integração da pessoa que esta sendo evangelizada ocorre após o pecador se converter, onde o novo crente passa a aprender as doutrinas bíblicas, crescendo em poder e fé, desenvolvendo-se e aplicando-se cada vez mais ao serviço do reino.
É preciso lembrar que o verdadeiro propósito do evangelismo é dar às pessoas a oportunidade de conhecerem e aceitarem Jesus Cristo como único e suficiente Salvador de suas vidas, através do anúncio da palavra de Deus.

QUEM DEVE EVANGELIZAR E ONDE?

Quem deve Evangelizar?

Sempre houve um bom entendimento da igreja quanto ao chamado de Deus, para anunciarem as Boas Novas da Salvação, apesar das grandes perseguições, a igreja nunca se calou diante do compromisso de espalhar o Evangelho de Jesus Cristo.
Muitos missionários, em seu trabalho de evangelização pelo mundo, pagaram o preço do seu ministério, o testemunho de sua fé em Jesus Cristo os levaram a sofrer graves conseqüências. Estima-se que no ano 100, cerca de 500 cristãos foram mortos, Deus ainda hoje, nos escolhe para levar o evangelho ao mundo inteiro, porem, não estamos longe desta realidade, David Barret, missiólogo da Universidade de Regent nos Estados Unidos disse que no ano de 1994, cerca de 156.000 cristãos foram vítimas de martírio. Comentou Barret “O martírio faz parte da missão Cristã, porque sua mensagem provoca hostilidade e o cristão paga o preço”.
Muitas vezes não entendemos o porquê Cristo esta demorando a voltar e levar sua igreja, apesar de tantos fatos acontecidos, e que se encontram em evidencia no livro de apocalipse, ainda há muitas pessoas que precisam ser salvas. Sabemos que esta responsabilidade é de cada um de nós, e o nosso comodismo nos torna responsável por tantas tribos, países, raças e nações ainda não conhecerem a Cristo. Segundo Barret, cerca de 24% dos 5,5 bilhões de habitantes em todo mundo, ainda não ouviram o nome de Jesus. E o que temos feito?.


Onde Evangelizar?

Em Atos 1.8 encontramos a definição exata de onde devemos evangelizar, segundo a palavra de Deus, temos que ser testemunhas em todos os lugares, bom seria se pudéssemos estar em todos os lugares, ou seja, termos missionários nos quatro cantos da terra, mas, sabemos que muitos ministérios não dispõem de condições de estarem enviando missionários. Então onde evangelizar, a palavra de Deus nesse versículo nos deixa recursos suficiente para que ninguém arranje a desculpa de que não evangeliza por não poder estar viajando e nem enviando missionários, a palavra nos diz que é possível fazer um trabalho de evangelização em seu bairro (Jerusalém), em outras cidades ou estados (Judéia), em outros países adjacentes (Samaria), e enfim para países mais distantes (confins da terra), portanto concluímos que podemos começar nosso trabalho bem próximo de nós, mas almejando também estarmos evangelizando os países mais distantes, principalmente os mais necessitados, dos quais sabemos que quase não se é falado do nome de Jesus. O que não podemos deixar de fazer, é espalhar o evangelho de Jesus Cristo pelos quatro cantos da terra, somente assim estaremos cumprindo a palavra ordenada no versículo 1.8 de Atos. Quantas pessoas perdidas e que necessitam do perdão do Senhor, estão neste momento tão próximas de nós, e quantas estão distantes, é por isso que não devemos nos prender somente em nosso pequeno mundinho e esquecermos dos que estão a mercê das obras malignas de Satanás, e que se encontram distante de nós. Por isso devemos orar a Deus para que Ele nos de condições de termos missionários em todos os lugares.

QUALIFICAÇÕES DO EVANGELISTA

CONVERSÃO
Que fique claro que todo evangelista deve ser primeiramente convertido, começando com fé e arrependimento de nossa parte. Só o crente que possuí uma conversão autentica, de que Cristo levou nossos pecados em Seu corpo na cruz, libertando-nos do poder do pecado e tendo a certeza da salvação, pode ganhar almas para Jesus.

CONVICÇÃO
É preciso ter total convicção na mensagem de Cristo, crer que estamos ensinando a verdade a humanidade e que o único caminho que leva para Deus é através de Cristo, e também ter convicção de que toda alma fora de Cristo esta perdida.

VITÓRIA SOBRE O PECADO
Viver aquilo que se prega é essencial na vida de um evangelista, devemos representar Cristo fielmente, pois Ele nos dá vitória sobre o pecado, e é através de nossa experiência vitoriosa que poderemos pregar com autoridade e ensinar o recém-convertido a também obter estas vitórias.

COMPAIXÃO PELAS PESSOAS PERDIDAS
Compaixão significa sentimento de preocupação em relação aos outros. Deus sentiu compaixão de nós. “pois amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito para todo o que nEle crê, não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo. 3.16). A compaixão motivou Jesus Cristo percorrer tantas cidades e povoados, ensinando, pregando e curando o povo aflito (Mt.9.35-36). Somente adquirimos esse sentimento quando aprendemos a amar com Deus amou, assim poderemos enxergar as pessoas perdidas e através do amor que move nossos corações sermos motivados a agir no sentido de ajudá-las.

SER CRISTÃO DE ORAÇÃO

A oração faz com que Deus abra as portas, possibilitando que as barreiras sejam vencidas.
Segundo Jorge Müller existem 5 (cinco) razões para que nossas orações pelos perdidos sejam respondidas.

1. É vontade de Deus salvar os homens (1 Tm. 2.4).
2. Não vivermos na prática do pecado (Sl 66.18).
3. Permanência na oração até obter a resposta (Lc. 18.7)
4. Estar cheio do Espírito Santo, é ele que convence o perdido (Jo 16.8)
5. Transmitir mensagens dirigidas pelo Espírito Santo .

A TEOLOGIA DO EVANGELISMO

1. Jesus Cristo: O único caminho

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”
(Jo 14.6).

“Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem, o qual se deu a si mesmo em resgate por todos, para servir de testemunho há seu tempo” (1º Tm 2.5-6).
Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. Em nenhum outro há salvação, pois também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado pelos homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4.11-12).
Esses são versículos que nos levam a ter a convicção de que Jesus Cristo é nosso mediador, único caminho, Salvador de nossas vidas, e que não há nenhum outro caminho, mediador, filosofia, religião ou sistema que leve uma pessoa ao Deus verdadeiro.
Muitas vezes ouvimos falar, Deus é um só, podemos confirmar esta declaração, mas vale ressaltar que muitos declaram isso, sem necessariamente se referir ao mesmo Deus que servimos, o Deus da Bíblia. Nem sempre as pessoas servem o Deus verdadeiro, mas enganosamente pensam estar servindo ao único Deus, pois, servir a Deus, requer de nós um compromisso, uma renuncia, uma doação total de si, a serviço do reino, enquanto muitos pensam que servir a Deus pode ser de qualquer jeito, ou da maneira que cada um deseja. Quando desejamos fazer aquilo que bem entendemos, com certeza não estamos fazendo a vontade de Deus, mas quando renunciamos nossos desejos e anseios, lançamos sobre Ele nossas ansiedades, verdadeiramente o adoraremos e serviremos em Espírito e verdade.
Um exemplo claro disso é que muitos creem em um só Deus Supremo, mas não aceitam Jesus Cristo, o Filho de Deus.
Ler em classe – João 8.42,54-55 / João 14.9-10
Nestas duas passagens vemos que Jesus declara que aquele que não crê nEle, o filho, não conhece o Pai, e consequentemente não é salvo. No desejo do apóstolo Felipe em conhecer o Pai, este faz um pedido a Jesus, o que coloca em questão a sua própria conversão. Vemos a indignação de Jesus quando ele diz que está com Ele há tanto tempo e ainda não o conhecia. Isso ocorre muito em nossos dias, pois Jesus tem manifestado a sua gloria, poder, majestade e domínio e mesmo assim muitos ainda não o conhecem, tem feitos grandes milagres e operado grandes maravilhas em nosso meio, e mesmo assim muitos ainda não o conhecem e até muitas vezes atribuem estes milagres a outros deuses. Vemos portanto que:

Jesus é o único Salvador, Senhor e mediador entre Deus e o homem (1º Tm 2.5-6)
Jesus não pode ser separado de forma alguma do Deus verdadeiro (1º Jo 5.11-12)
Jesus era o único Filho, o primogênito, enviado para nos trazer Salvação (Is.53.4-6 Cl 1.15 e Jo 17.23-25).

Jesus era o único autorizado e adequado para nos salvar, por não haver pecado Nele, e o único aceitável para morrer por nós e nos purificar de nossos pecados. Ele foi o perfeito e o ultimo sacrifício necessário. (1º Pe 2.22 / Hb 9.13-14).
Muitos creem que poderão se reconciliarem com Deus após a morte. Outros creem em reencarnação através da qual a nova vida pode ser vivida melhor que a primeira, o que “da à chance” de evoluir a um estado mais sofisticado espiritualmente. Lembramos que estas crenças não são bíblicas. Temos uma só vida e depois de morrer haverá o julgamento (Hb 9.27)

2. O desejo de Deus - Que ninguém pereça

“Deus não quer que ninguém pereça, mas todos se arrependam” (2º Pe 3.9)
Vemos claramente nesta passagem a verdadeira vontade de Deus para nossas vidas, o se amor transbordante nos dá a oportunidade de nos arrependermos, mas infelizmente algumas pessoas com seus corações endurecidos, vetam essa oportunidade e perdem a chance de conhecer Jesus com Salvador.
Muitos questionam o porquê Jesus usava de parábolas para ensinar, mas na verdade, Jesus, usava desse artifício para que somente aqueles que queriam aceitar a mensagem pudessem entender. Quando algo é desejado e buscado com toda força, se possui, portanto as parábolas não são obstáculos para aqueles que buscam a Deus com todo seu coração, já aqueles que não querem ouvir são aqueles que possuem seu coração endurecido.

3. O livre Arbítrio.
Existe uma doutrina chamada Arminianismo, desenvolvida pelo holandês Jacobus Arminius. O Arminianismo diz que a pessoa tem que buscar a Deus. Ao mostrar interesse por Deus, abrindo o coração, faz com que Ele se aproxime dessa pessoa. Neste caso é a pessoa que toma a iniciativa e Deus responde. Esta idéia deixa a questão da salvação mais nas mão dos homens e menos nas mãos de Deus. O livre Arbítrio da pessoa determina seu destino. Esta doutrina também ensina que é possível perder a salvação ou cair da graça pela sua própria vontade.

A Tarefa da Igreja: Independente da vontade do homem, sabemos que a tarefa da igreja é cumprir o mandamento do senhor e anunciar o evangelho, para que todos tenham a oportunidade de ouvir falar de Jesus e o aceitarem como senhor e Salvador de sua vida.

Gratidão a Deus: A principal motivação da igreja primitiva para evangelizar, foi a experiência extraordinária do amor de Deus que Jesus Cristo lhe proporcionou. “O Filho de Deus me amou e a si mesmo se entregou por mim...” (Gl 2.20)

Nossos irmãos do 1º e 2º séculos tiveram uma gratidão muito grande a Deus ao seu grande amor, gratidão que teve um importante papel na evangelização, a exemplo disso, devemos hoje evangelizar impulsionados pela experiência pessoal do amor de Deus em nossas próprias vidas, e com base em Deus que deu tudo por nós. Sabemos que a melhor forma de agradecermos a Deus é compartilharmos com outras pessoas o Amor de Jesus e nossa fé Nele. “Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos” (Atos 4.20).

Responsabilidade diante de Deus: Devemos ter responsabilidade diante de Deus no que tange a vivermos uma vida coerente com a nossa fé. É preciso querer agradar a Deus em tudo que fazemos, e sentir em nós a responsabilidade de anunciar ao mundo que “temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1).

Sentimento de preocupação: Na igreja primitiva havia uma preocupação muito grande com a vida dos não salvos, Paulo se dedicou à tarefa de proclamar às pessoas de todos os lugares o perigo que corriam sem Jesus e a necessidade de conhecê-lo, pregava convidando as pessoas ao arrependimento e à fé em Cristo. Portanto devemos nos preocupar e muito, a exemplo de Paulo, com as pessoas que necessitam de ouvir a palavra de Deus e conhecer e reconhecer Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas. Sabemos que por trás da indiferença que alguns fazem ao evangelho, esta é a ação de Satanás com o objetivo de manter as pessoas longe da Salvação em Cristo.

Obediência a Jesus: Como podemos ficar calados e inativos quando o mundo esta sem o conhecimento de Jesus Cristo? Lembre-se: “Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15), o verdadeiro discípulo que ama a Jesus obedece seus mandamentos: “Se Guardardes meus mandamentos, permanecerei no Meu amor, do mesmo modo que Eu tenho guardado os mandamentos de Meu Pai e permaneço no seu amor” (Jo 15.10. E o mandamento que Jesus nos deu é este: “...que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei ”(Jo 15.12). Se amarmos aos outros, aos que não conhecem a Cristo, falaremos do maior amor que o mundo já conheceu: O amor do pai e o Amor de Jesus. Assim, evangelizando, estaremos obedecendo um dos mais fundamentais mandamentos de Jesus.

METODOS DE EVANGELISMO
Métodos são tentativas de nossa parte para ajudar a pessoa que não conhece a palavra de Deus, a compartilhar sua fé com confiança e esclarecimento sem ficar perdido, sabendo que qualquer método é limitado em sua eficácia devido a complexidade e diversidade de cada indivíduo. Temos a tendência de colocar todos no mesmo barco e muitas vezes isso não funciona. Portanto, o melhor método seria a variedade de métodos que o Espírito Santo de Deus distribui aos seus servos na hora da necessidade.
A distribuição de folhetos como método evangelístico é o mais conhecido e praticado no meio evangélico, se torna muitas vezes um meio mais rápido e fácil de se alcançar uma grande extensão populacional, alem de possuir, teoricamente, baixo custo, mas nem sempre esse método atende as expectativas daquele que esta evangelizando e os resultados se tornam um pouco frustrantes, devido a pouca aceitação, dependendo do local e circunstancia de evangelização, às vezes poucos param para receber o folheto e lhe concedem a oportunidade de uma conversa franca e aberta até mesmo sobre a mensagem do folheto, que deve ser elaborada com muito cuidado.
A pesquisa como forma de evangelismo é usado para que você consiga adquirir o maior numero de informações possíveis da pessoa que esta sendo evangelizada, no intuito de não perder um ouvinte por falta de informação, alem do que muitas vezes causa na pessoa um sentimento de interesse de que você possui um interesse genuíno nela. Este método pode ser utilizado nas praça, parques, serviço, escola, hospital, etc.

Como usar esse método?

1. Aproximar-se da pessoa, cumprimentá-la e apresentar-se, em alguns casos é essencial que você esteja identificado com o crachá da igreja, o que causa uma impressão de organização.

2. Pedir permissão para tomar 10 minutos para que você possa realizar a pesquisa e anotar as respostas (algumas pessoas podem questionar o motivo da pesquisa, e você pode brevemente explicar que a pesquisa tem o objetivo de identificar as preferências de cada indivíduo da comunidade e consequentemente apoiarem de melhor maneira possível as suas necessidades, é importante não estender muito a explicação, para que você não entre no assunto do evangelho antes de fazer a pesquisa)

3. Você deve falar as perguntas e anotar as respostas dadas pela pessoa.

4. Ser objetivo, procurando maiores detalhes nas respostas somente se houver extrema necessidade.

5. Fazer um breve comentário pessoal sobre cada pesquisa realizada contando (como foi a reação da pessoa, etc.)

É importante ressaltar que a pesquisa deve somente ser o ponto inicial da evangelização, pois com a coleta dos dados da pessoa você conseguirá elaborar uma mensagem que atinja exatamente os pontos de necessidades da pessoa, e que haja também um acompanhamento dessa pessoa até ganha-la e integrá-la a uma igreja, isso é se a pessoa lhe der permissão para visitá-la.
Evangelismo em Massa tem como objetivo atingir uma comunidade ou bairro de uma maneira geral, deve-se porem haver um treinamento, para que haja sintonia nesse método de evangelismo onde cada um terá convicção de que todos estão no mesmo Espírito e ligados no mesmo objetivo, sempre saindo de dois em dois no mínimo, nunca sozinho e nunca adentrar a residência de alguém quando convidado sozinho sem a companhia de mais de uma pessoa, e sem a autorização do coordenador do evangelismo. Lembre-se que nesse método de evangelismo, estarão em território inimigo, por isso é necessário estar em constante oração e vigilância para que satanás não venha tentar envergonhar o povo de Deus.
Evangelismo de Amizade é um dos métodos mais eficazes, pois todo mundo precisa de um “amigo”, e é natural fazer amizades, tendo como arma o amor de Deus, podemos portanto revelar este amor aos nosso vizinhos e colegas, outra vantagem é que nossos vizinhos e colegas podem ver a mensagem do amor e paz de Deus em nossas atitudes em varias situações do dia a dia. Você se torna um exemplo vivo de Jesus e isso pode contribuir para que haja a curiosidade e o conhecimento de Deus, levando a pessoa a ter uma conversão genuína e posteriormente um comprometimento com a igreja de Jesus Cristo.

CONCLUSÃO
A evangelização no mundo é tarefa séria. Devemos estar sensíveis ao Espírito Santo em tudo que planejamos a respeito desse assunto, devemos buscar sempre em primeiro lugar a Deus constantemente em oração, em segundo lugar, adquirir o maior conhecimento possível, e terceiro sermos testemunhas das maravilhas que Deus opera em nossas vidas.
Que através deste humilde estudo, possamos compreender melhor os propósitos de Deus para nossas vidas e a luz do evangelho de Jesus Cristo, possamos realmente expressar seu Amor a todos os povos pelos quatro cantos da terra. Que Deus possa nos dar motivação e graça para participar desta tarefa de forma mais ativa para Sua honra e glória. Amem!

EVANGELISMO EXPLOSIVO

Você tem certeza que estará com Deus no céu?

Se Deus lhe perguntasse:

"Por que deveria eu permitir que você entre no meu céu?"
O que você responderia?

Se você não tem certeza ou está meio indeciso como responder a esta pergunta, este texto tem as melhores notícias que jamais ouviu!
Os próximos minutos de que precisará para ler este texto podem ser os momentos mais importantes de sua vida!
Você sabia que a Bíblia diz como você pode TER CERTEZA que tem a vida eterna irá estar com Deus no céu?
"Estas coisas vos escrevi a fim de saberdes que tendes a vida eterna..." (1 João 5:13)
Aqui está como você pode ter certeza...
1 - O Céu (a vida Eterna) é um Presente.
A Bíblia diz:
"...o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor." (Romanos 6:23b)
E desde que o céu é um presente, como qualquer outro presente, é genuíno. Esse presente não é GANHO (ou COMPRADO) POR OBRAS ou MERECIMENTO... Então, seus próprios esforços, suas boas obras e até seu trabalho religioso não são suficientes para merecer um lugar no céu.
"Porque pela graça sou salvos, mediante a fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus; não de obras para que ninguém se glorie" (Efésios 2:8-9)
POR QUE Ninguém Consegue Merecer o Céu? Por que...
2 - O Homem é Pecador
"Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Romanos 3:23)
O pecado é qualquer coisa que não agrada a Deus ou é contra os princípios da Bíblia, e isso inclui a mentira, desejos e comportamento imorais, falsidade, ira, pensamentos maus, etc.. E como resultado disso o homem não pode Salvar-se a si mesmo.
"Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é vosso Pai celeste" (Mateus 5:48)
Obviamente, com um padrão tão alto, ninguém consegue salvar-se a si mesmo, porque a Bíblia também diz:
"Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, se torna culpado de todos” (Tiago 2:10)
Apesar de nossos pecados, porém...
3 - Deus é Misericordioso Portanto Não Quer nos Punir
É assim:
"Pois Deus é amor" (1 Joao 4:8b)
e Ele Diz:
"...Com amor terno eu te amei, por isso com benignidade te atraí"(Jeremias 31;3b)
Mas, a mesma Bíblia que nos ensina que Deus nos ama também diz que DEUS É JUSTO portanto TEM QUE PUNIR O PECADO.
Deus diz...
"...ainda que não inocenta o culpado...” (Êxodo 34:7b)
“... a alma que pecar, essa morrerá.” (Ezequiel 18:4b)
Estamos com um problema:
Todos nós temos pecado. A pena para o pecado é a morte. Precisamos de perdão para podermos ter um relacionamento certo com Deus.
Deus resolveu esse problema do homem na pessoa de...
4 - JESUS CRISTO
Quem é Jesus Cristo, em sua opinião?
A Bíblia nos ensina claramente que ele é o infinito Deus- Homem.
“No princípio era o verbo (Jesus) e o verbo (Jesus) estava com Deus e o verbo (Jesus) era Deus... e o verbo (Jesus) se fez carne, e habitou entre nós cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai" (João 1:1-14)
Jesus cristo veio para a terra e viveu uma vida sem pecado. Mas enquanto estava na terra...
O QUE ELE FEZ?
Jesus morreu na cruz e ressuscitou dentre os mortos para pagar a pena por nossos pecados e para comprar um lugar nos céus para nós.
“Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre Ele (Jesus) a iniqüidade de nós todos" (Isaías 53:6)
Deus não aceita os nosso pecados, mas por causa de seu amor por nós, ele os colocou sobre o seu filho. Cristo carregou nossos pecados sobre seu próprio corpo, na cruz.
Agora Jesus Cristo lhe oferece a vida eterna (o céu), como um presente gratuito.
Esse presente é recebido pela...
5 - FÉ
A fé é a chave que abre a porta do céu. Muitas pessoas confundem a fé salvadora com:
1) Mero ASSENTIMENTO INTELECTUAL, isto é, a Bíblia diz que o diabo crê em Deus; então crer em Deus não é o que a Bíblia chama de fé salvadora.
2) Mera FÉ TEMPORAL, isto é, confiar em Deus somente diante das crises temporárias da vida tais como financeiras e familiares ou necessidades físicas.
Claro que essas coisas são importantes, e você deve confiar no Senhor quanto a elas, mas como vê, mesmo um assentimento intelectual ou uma fé temporal não são fé salvadora!
A FÉ SALVADORA é confiar somente em Jesus Cristo para a vida eterna. Isso significa depender de Cristo e do que Ele fez, e não de nossos esforços para merecer o céu.
"Responderam-lhes: Crê no senhor Jesus Cristo, e serás salvo...” (Atos 16:31a)
A fé é como a mão de um mendigo estendida para aceitar o presente de um Rei. Não merecemos o presente da vida eterna. Mas, podemos tê-lo, se o recebermos pela fé.
Você acaba de ler a maior história já contada, sobre a maior oferta já feita, pelo maior homem que já viveu - Jesus Cristo.
A pergunta que Deus faz a você agora é...
VOCÊ GOSTARIA DE RECEBER O PRESENTE DA VIDA ETERNA?
Desde que este é um assunto tão importante VAMOS ESCLARECER exatamente O QUE ESTÁ ENVOLVIDO.
Receber o presente da vida eterna significa, em primeiro lugar, transferir sua confiança daquilo que vinha fazendo até aqui, para que o Cristo fez por você na cruz.
Significa, também RECEBER A CRISTO RESSURRETO E VIVO em sua vida como SALVADOR.
CRISTO diz: "eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo” (Apocalipse 3:20)
Além disso, significa RECEBER A CRISTO COMO O SENHOR. Ele vem como Mestre e Rei. Ele vem para pedir-lhe algo. Ele diz que há um "trono" em seu coração e que esse tono pertence a Ele. Ele no fez. Ele nos libertou. Ele nos comprou. Ele deseja ocupar o lugar que tem direito no trono de sua vida. Finalmente, significa ARREPENDER-SE DE SEUS PECADOS, isto é, deixar o que estava fazendo e o que não agrada a DEUS, dar meia-volta e segui-lO através de sua palavra.
Agora, se é isto que você realmente deseja, você pode falar com Deus em oração onde está. Você pode receber o presente da vida eterna, através de Jesus Cristo, agora mesmo.
"Porque com o coração se crê para a justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação... Porque todo aquele que invocar o nome do senhor será salvo" (Romanos 10:10;13)
Se você deseja receber o presente da vida eterna através de Jesus Cristo, então ore a Ele, pedindo esse presente agora.
Faça essa oração:
"Senhor Jesus Cristo, eu sei que sou pecador e não mereço a vida eterna. Mas, creio que Tu morreste por mim e ressuscitaste dentre os mortos para pagar a pena por meus pecados e para comprar um lugar nos céus para mim. Arrependendo-me dos meus pecados e peço teu perdão. agora, eu coloco toda a minha confiança em Ti e Te aceito como meu Salvador pessoal e como Senhor e Mestre de minha vida. Aceito o presente gratuito da vida eterna. Não o mereço, mas te agradeço por ele. Amém"
Cristo prometeu:
"Em verdade, em verdade vos digo: Quem crê [em mim] tem a vida eterna" (João 6:47)
Bem vindo à família de Deus!
Se você está realmente arrependido dos seus pecados (isto é, está decidido a mudar de caminho e atitude com respeito ao pecado e a Deus), colocando a sua confiança em Jesus Cristo e no que Ele fez por você através de sua morte, e recebendo o presente de vida eterna, você é agora um (a) filho (a) de Deus! Para sempre! Bem vindo à família de Deus!
"Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que creem no seu nome.” (João 1:12)
Hoje é seu aniversário Espiritual!
Um dia do qual vai quere sempre se lembrar!
"Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" (João 1.13)
Ao nascer fisicamente, o dia de seu nascimento foi atestado por uma "Certidão de Nascimento"
Então, hoje, para ajudá-lo a se lembrar do que Deus tem feito em sua vida, neste dia importante assine e guarde a seguinte certidão:
CERTIDÃO DE NASCIMENTO ESPIRITUAL
"Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo"
Sabendo que tenho pecado e preciso do Senhor Jesus Cristo como meu Salvador, arrependo-me dos meus pecados e coloco toda a minha confiança nele para a vida eterna. Peço perdão e libertação do poder do pecado e aceito o presente da vida eterna que Jesus Cristo me oferece.
Convido-o a morar no meu coração e ser o Senhor da minha vida. Hoje e para sempre, assim como Ele me dá forças procurarei servir-lhe e obedecer-lhe em tudo.
E Agora?
Assim como um recém-nascido cresce fisicamente, você vai crescer espiritualmente, por seguir estes passos:
1) Ler um capítulo do evangelho de João na BÍBLIA, cada dia.
"Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele vos seja dado o crescimento para salvação."(1 Pedro 2.2)
2) Marcar um encontro com Deus diariamente, para Orar.
"Não andeis ansiosos de cousa alguma; em tudo porém seja conhecidas diante de Deis a vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças." (Filipenses 6:6)

3) Frequentar uma igreja que lhe ensine a Bíblia e que honre a Jesus Cristo, dando-lhe oportunidade para ADORAÇÃO.
"Alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do Senhor" (Salmos 122:1)
“Deus é espírito, e importa que os seus adoradores, o adorem em espírito, e em verdade" (João 4:24)
4) Ter COMUNHÃO com outros crentes que o ajudarão a crescer na fé.
"Então os que lhe aceitaram a palavra...perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no parti do pão e nas orações” (Atos 2:41,42)

5) TESTEMUNHAR aos outros aquilo que Jesus Cristo significa para você! JESUS disse: "Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também, eu o confessarei diante do meu Pai que está nos céus. Mas aquele que me negar diante dos homens, também eu, o negarei diante do meu Pai que está nos céus" (Mateus 10:32,33)
Lembre-se, finalmente, de freqüentar com regularidade uma igreja que ensine a Bíblia e adore a Jesus Cristo. Fale de sua nova fé em Cristo para o pastor da igreja e pergunte como se tornar um membro da comunidade.
"Não deixemos de congregar-nos como é de costume de alguns; antes façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima" (Hebreus 10:25).
Se você gostou desta mensagem de boas novas, comunique-se conosco. Gostaríamos de saber daquilo que Deus tem feito em sua vida e ajudá-lo a crescer espiritualmente.

O Caminho a Seguir

1. Salvação

1.1 – Por que preciso ser salvo?

Rm 3:10-12 – Como está escrito:Não há um justo, nem um sequer.

Rom 3:23 – Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;

Jo 3:3-5 – Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

Mat 25:41-43 – Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.

Luc 16:24 – E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.

Rom 5:18 – Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.

Rom. 6:23 – Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

Mar 9:43-44 – E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.

Ap. 20:15 – E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

Ap. 21:8 – Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

1.2 – Mas não posso ser salvo por ...

1.2.1 – Esforçar-me ao máximo?

Isa 64:6 – Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam.

Heb. 11:6 – Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

1.2.2 – Cumprir a lei?

Gal 2:16 - Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.

Rom. 3:20 - Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.

1.2.3 – Fazer boas obras?

Efe 2:8-9 - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;

Tit. 3:5 - Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo

Rom. 4:2-8 - Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus. Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça. Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo: Bem aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas,E cujos pecados são cobertos. Bem aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.

1.2.4 – Ter sido batizado?

1Ped 3:21 - Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo;
Efe 2:15 - Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
1.2.5 – Ser religiosíssimo?

Jo 14:6 – Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Jo 3:3-5 – Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

At 4:12 – E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.

1Tim 2:5 – Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.

1.4 – Que acontecerá se eu crer – aceitar Cristo como meu único e total Salvador e Senhor?

1.4.1 – Tornar-me-ei filho de Deus.

Jo 1:12 – Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;

1.4.2 – Serei perdoado e justificado.

At 13:38 - Seja-vos, pois, notório, homens irmãos, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados.

1.4.3 – Começarei a ter uma nova vida.

2Cor 5:17 – Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

1.5 – Qual a melhor ocasião para se salvo?

Luc 12:20 – Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?

2Cor 6:2 - Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação; eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação.

Heb 3:7-8 – Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto.

Sl 95:7-9 - Porque ele é o nosso Deus, e nós povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, assim como na provocação e como no dia da tentação no deserto; quando vossos pais me tentaram, me provaram, e viram a minha obra.

Prov 27:1 - NÃO presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que ele trará.

Prov. 29:1 - O HOMEM que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, de repente será destruído sem que haja remédio.

Isa 55:6 - Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.

At 17:30 - Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;
1.6 – Salvação é possível? Deus quer me salvar?

Rm 5:6-8 - Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu há seu tempo pelos ímpios. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

1Tim 1:15 - Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.

Mt 11:28-30 - Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Ap 3:20 – Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

1.7 – Então, como ser salvo?

a) Arrependa-se!

Luc 13:3 – Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.

At 3:19 – “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para...

b) Converta-se!

Mt 18:3 – E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.

c) Creia!

At 16:31 – E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.
Jo 3:18 – Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

d) Receba Cristo como seu único e total Salvador e Senhor!

Jo 1:12 – Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;

Rom 10:9-10 – A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

e) Confesse a Cristo publicamente!

Mt 10:32-33 – Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.
Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.


Portanto...

AGORA O MUNDO É SEU!!!





Rev. Karlos Zzoette
Ministério: Palavra, Unção e Fogo