16/03/2010

Quer fortalecimento espiritual?

Quer fortalecimento espiritual?


FORTALEÇA-SE NA GRAÇA QUE HÁ EM CRISTO JESUS

Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus.
II Timóteo 2. 1 .
Trata-se de um fortalecimento no homem interior, a fim de que o indivíduo esteja qualificado para a luta externa, cumprindo devidamente a sua missão no mundo. Através da comunhão com Cristo recebemos o poder que se deriva da graça divina. No dizer de Robertson (in loc.): “Cristo é o dínamo de onde provém o poder, mas somente enquanto nos mantemos em contacto com Ele”. A expressão “em Cristo” figura por cento e sessenta e quatro vezes nas epístolas de Paulo, indicando a comunhão espiritual com Ele, por ser Ele a fonte de todo bem-estar espiritual. “O ato do recebimento (da graça divina) envolve a cooperação do homem com Deus. Comparar com o ‘Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós’ (ver João 15.4)

FORTALEÇA-SE NA FÉ
Não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus. Romanos 4. 20 (ver 4. 16 a 21).
Dar glória a Deus é a garantia da qualidade da fé, visto que é dependência do poder de Deus e é também confiança em sua promessa proferida (v.21). A vida de fé que Abraão demonstrou era de natureza tal que os atributos de Deus formavam o seu alicerce (1. 20) e, por conseguinte, era uma vida na qual a glória de Deus foi exibida (1.21). Foi exercendo essa espécie de fé que ele foi justificado. (v.22).

Nenhuma honra maior pode ser atribuída a Deus do que a da fé, que sela ou confirma a verdade divina; e, por igual modo, nenhuma desonra tão profunda pode ser cometida contra Deus do que recusar-se a aceitar a sua graça, ou do que duvidar de sua Palavra.

DEUS LHE FORTIFICARÁ
E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, Ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá. I Pedro 5. 10 .

“...fortificar...” No grego é “sthenoo”, “fortalecer”. As perseguições debilitam aos crentes, e talvez até lhes ameacem a fé. O próprio Deus cuidará de tudo, porém, se nEle confiarmos. E no dia eterno Ele nos fortificará deveras, em meio ao bem-estar eterno que desfrutaremos. Agora “ultrapassaremos” os poderes hostis; na eternidade, a vitória será completa. Essa é a força que Deus dá.

JESUS LHE FORTALECE, PARA SUPORTAR O QUE NÃO PODERIA DE VOCÊ MESMO
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
Filipenses 4. 13 (ver 4. 11 a 13)

É importante observar que a ênfase não é tanto sobre a realização quanto na disposição de permitir que o poder de Deus sustente a dificuldade e a escassez, e acentuar o deleite da abundância e da prosperidade. Tal fé é um estimulante para crer em toda a suficiência de Cristo ao encarar todas as circunstâncias da vida.

ESTEJA VIGILANTE E FORTALEÇA-SE

Sede vigilantes, permanecei firmes na fé, portai-vos varonilmente, fortalecei-vos. I Coríntios 16. 13
O vocábulo grego indica “manter-se-alerta”, “ser vigilante”. O estado de alerta espiritual é assim ordenado a nós, portanto. Está em foco o crente que percebe e evita o mal, mas abraça o bem. Os crentes coríntios se tinham mostrado dormentes, e muitos erros os haviam alcançado.
“Fortalecei-vos no espírito, para que sejais bons representantes da causa de Cristo, para que sejais vitoriosos juntamente com aquele que comprou homens para si”.

SEJA PACIENTE E FORTALEÇA O SEU CORAÇÃO
Sede vós também pacientes, fortalecei o vosso coração, porque já a vinda do Senhor está próxima. Tiago 5. 8

A volta de Cristo está próxima. Ele virá como Juiz para castigar os ímpios e recompensar os justos e livrá-los das injustiças que sofreram (v.9). A paciência é a virtude de suportar a injustiça, o sofrimento, as aflições, etc., confiando a nossa vida na mão de Deus, tendo fé nEle para corrigir todas as coisas na sua vinda. (Dt. 32. 35; Rm. 12. 12; Hb. 10. 30; 12. 1,2; ver Jó 2. 3 nota; Sl. 73 17).

“...fortalecei...” No grego é “steridzo”, “estabelecer”, “confirmar”. Deriva-se de uma palavra que significa “apoiar”, “permanecer”, um elemento ou instrumento de apoio ou estabilização para algo. Fazemos isso espiritualmente mediante o cultivo dos meios espirituais de desenvolvimento e crescimento. A coragem aumenta e os propósitos espirituais são firmados e se tornam frutíferos.


Rev. Karlos Zzoette
Ministério: Palavra, Unção e Fogo

COMO CRESCER E SE FORTALECER NA FÉ

COMO CRESCER E SE FORTALECER NA FÉ

Mateus -17: 20 – E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como do tamanho de um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.

Jesus fala de uma fé, de remover montes, operar milagres e curar todas as enfermidades, e realizar grandes maravilhas para Deus. Não será para nos vangloriarmos diante dos homens.

Mas que fé é esta?

A fé genuína é uma fé eficaz que produz resultado: Nada vos será impossível. Esta fé não é uma crença na “fé” como uma força de poder humano. É uma “fé em Deus”, assim como uma criança confia em seu pai sem duvidar.

Marcos - 11: 22 - “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tendes fé em Deus;”. Esta fé é uma obra de Deus que tem dado ao coração do cristão.

Felipenses - 2: 13 – Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.

Marcos - 9: 23,24 – E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade. A humildade chama a atenção de Deus.

Quando há a plena certeza no coração em Deus, a nossa oração é respondida.

Marcos - 11: 23 - Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito. Este monte não é no sentido literal da letra “montanha”, mas é no sentido espiritual no ser humano, são problemas, obstáculos, insegurança, empecilhos que atrapalham a nossa visão espiritual com Deus.

Esta fé é criada no interior do ser humano e, é vinda de Deus, pois é fruto do Espírito Santo. Não podemos produzir em nós mesmos por meio de nossa mente humana.

Romanos – 12: 3 – Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.

Uma vez que esta fé em Deus é um dom que Cristo comunica ao nosso coração, importa-nos estar unidos a Jesus e à sua Palavra, e sermos mais consagrados a Ele. (Separado ou dedicar-se para o uso exclusivo de DEUS. Dependendo d’Ele em tudo: “Sem mim nada podeis fazer.” João - 15: 5 .

João - 3: 27 – Nicodemos respondeu, e disse: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu. (Dons: dado para fazer a sua obra na terra)

Devemos buscar a Cristo que é o autor e o consumador da nossa fé. O segredo da fé é a obediência à Palavra do Evangelho do Senhor Jesus. Nem todos têm.

Mateus - 9: 21 – Porque dizia consigo: Se eu tão somente tocar a sua roupa, ficarei sã.

João – 15:7 – Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.

Deus é que concede à base do seu amor, sabedoria, Graça, e propósito soberano, para a execução da sua vontade e expressão do seu amor em nós. Não deve ser usado para o nosso próprio beneficio. Tiago – 4:3 – Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. (vangloria e altivez)

A obra de evangelização, de cura, libertação, são dons dado por Deus através do Espírito Santo na sua oração. …tudo o que quiserdes, e vos será feito. Para glorificar o Nome soberano do Senhor Jesus Cristo.

Deus abençoe a todos !




Rev. Karlos Zzoette
Ministério: Palavra, Unção e Fogo