06/10/2011

A Familia Cristã

Tema: A família cristã




Assunto: Dinheiro





Texto: II Ts 3.10

Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: Se alguém não quer trabalhar, também não coma.



Introdução:

Falar sobre dinheiro pode parecer algo não tanto importante; mais quando vemos governos desfeitos por causa de escândalos financeiros, igrejas destruídas por problemas de finanças, ministros caídos por causa de dívidas e famílias abaladas por causa de dinheiro; lembramos das palavras de Paulo em I Tm 6.10 e vemos a necessidade de acrescentar este assunto no tema família. Muitos casamentos estão sendo desfeitos por causa de problemas financeiros. Como ministros do Senhor, temos a responsabilidade de orientar ao rebanho a respeito de tão importante assunto.

Nestas duas aulas (17 e 18), estaremos tratando da questão do dinheiro na família.

Antes de ensinarmos a como lidar com as finanças, é preciso passar alguns conceitos; e assim faremos na primeira aula.



Aprendendo algumas verdades:



1- Não podemos falar de tranqüilidade financeira sem falar sobre trabalho.

1.a)O trabalho é uma benção! Ter um emprego é um privilégio!

Antes da queda do homem o trabalho já existia (Gn1.28;2.15). Deus ordenou que o homem governasse sobre todas as criaturas e que lavrasse e cuidasse do Édem.

O sofrimento no trabalho é que veio com a queda (Gn3.19). O Trabalho deveria ser algo prazeroso!

1.b)O trabalho é a única fonte honrosa de renda. É de se estranhar crentes que não gostam de trabalhar! (II Ts 3.6-12) Estes que não gostam de serviço, deveriam aprender com as formigas (Pv 6.6).

Os que não trabalham, não devem receber benefícios ou ministérios na igreja local.

O trabalho no ministério integral, não deixa de ser uma forma de trabalho e, portanto, deve ser respeitado, honrado e ter o seu pagamento. I Tm 5.17-18

Embora seja bíblico, em certas ocasiões, deve ser evitado. Paulo trabalhou (At 18.1-4), mais quando foi necessário, dedicou-se inteiramente a pregação da Palavra (At 18.5). Ao analisarmos as suas epístolas inspiradas pelo Senhor, vemos que o salário pastoral é bíblico, mais na maior parte da vida do apóstolo, ele abriu mão do seu direito (At 20.34-35; I Co 9. 1-18; I Ts 2.9; IITs 3.7-12).

1.c)Uma família na qual o responsável não gosta de trabalhar, jamais será abençoada por Deus! Muitos na igreja vivem se lastimando e reclamando de lutas financeiras em casa, mais não gostam de trabalhar; quando arrumam emprego, logo aprontam para serem mandado embora. Quando trabalham, não dão valor ao seu emprego!



1.d)Até mesmo um trabalho pode não agradar a Deus. Um trabalho não será benção quando:

-A atividade for ilegal (tráfico, contrabando, pirataria, agiotagem, etc...)

-A atividade é contrária aos princípios cristãos (dançarina de casa noturna, fabricante de imagens, fotógrafo de revistas pornográficas, carnavalesco, etc...)

-Atividades que burlam a lei (o patrão cristão que não paga os direitos do empregado, sonegação de impostos, não emitir notas fiscais, emitir notas “frias”, etc...)

-Patrão crente que não respeita os empregados; paga mal, atrasa o pagamento, etc...(ver Lv 19.13; Ef 6.9; Cl 4.1 e Tg 5.4)

-Empregado crente que abusa do patrão, chega atrasado, faz “corpo mole”, não faz o serviço direito (Ef 6. 5-8; Cl 3.22-25; I Pe 2.18-20)

1.e) Quando alguém está desempregado, deve ser ajudado, a não ser que:

-Provocou o desemprego

-Não “corre atrás” de outro emprego porque é “mole”

-Não era obediente a Deus



2-Não podemos falar de tranqüilidade financeira sem entender que jamais um cristão poderá ser abençoado se não dizimar e ofertar.



2.a)O dízimo é uma obrigação de todo cristão.

-Não é da lei, mais já existia antes dela (Gn 14.20)

-Foi confirmado por Jesus (Mt 23.23 )

-Faz parte da graça(Hb 7.1-8)

-Quem não dizima é desobediente e rouba a Deus!(Ml 3.8-10)

-Dízimo não é resto, mais primícias!(Pv 3.9,10)



2.b)A oferta é mais sublime; é ir mais além do que o dízimo; mais além que a obrigação!

- É questão de amor e gratidão!; II Co 9.6-11



2.c)Um crente que não dizima e oferta é avarento; e a avareza é pecado (Cl 3.5,6)! Ele poderá trabalhar muito, mais o seu coração é egoísta e o Senhor não lhe abençoará.



3-Para falarmos de tranqüilidade financeira, é preciso aprender a receber de Deus o necessário.

Quando falamos de bênçãos, muitos pensam logo em muito dinheiro; recompensa financeira; fazer “barganha” com Deus. Dizem: Vou dar R$100,00 para ganhar R$1000,00; vou trabalhar bastante e Deus me fará ficar rico, etc...

A benção que Deus dará a quem dizima; oferta; trabalha honestamente e honra os seus compromissos, não é necessariamente a riqueza, mais algo superior; a certeza de que o Senhor jamais o desamparará (Sl 37.25), a certeza de que mesmo nas adversidades o Senhor cuidará dele, a Paz e a tranqüilidade que somente Deus pode dar. O Senhor tem coisas muito mais importantes para nos conceder do que o dinheiro. Isto não quer dizer que alguém não possa receber de Deus bênçãos materiais, mais quando assim ocorre, certamente é para abençoarmos também.

Para termos paz financeira, precisamos aprender a receber o necessário! ( Mt 6.11)



4- O amor ao dinheiro

I Tm 6.3-11, mostra que a ganância é algo terrível. O dinheiro não é o problema em si, mais sim o apego a ele, o desejo de ter mais, as tentações que envolvem as riquezas, etc...

Por dinheiro, muitos torcem a verdade (Mt 28.11-15), aceitam suborno(Sl 15.5),usam de traição(Mt 26.14-16), roubam e usam de engano(Jo 12.1-6), perdem a alma (Pv 1.17-19 ); e a paz(Ec 5.10).



Quando o dinheiro é o centro das atenções em uma família, certamente não haverá paz em tal casa!



Conclusão:

Aprendemos hoje alguns conceitos que serão úteis para que tenhamos tranqüilidade em nossa casa com relação a finanças.

Podemos resumir da seguinte forma:

Para termos tranqüilidade financeira, precisamos:

1ºTrabalhar honestamente

2ºObedecer a Deus dizimando e ser grato a ele ofertando

3ºAlmejar o necessário

4ºNão colocar o dinheiro como centro e alvo de tudo

Estes quatro pontos são um bom começo, mais...

Talvez agora você esteja pensando: Tenho feito isto tudo, mais por que a minha vida financeira não é tranqüila? Por que não tenho paz em casa por causa de problemas financeiros?

Existem outros problemas relacionados à administração das finanças. Na próxima aula estaremos continuando este assunto.











Nenhum comentário: