06/10/2011

A família cristã

Tema: A família cristã




Namoro- II



Texto: Lc 16. 8(b)

... porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz.



Introdução:

Irmãos; na aula anterior iniciamos o assunto “namoro” e aprendemos que o namoro deverá acontecer se estiver de acordo com os princípios da Bíblia Sagrada e vimos o primeiro princípio que é o de crente não namorar ímpio. Quando um cristão namora um ímpio ele está em pecado. Nesta aula falaremos de mais um princípio a ser observado para que um namoro seja do Senhor e depois passaremos a analisar o namoro cristão.



I) Segundo princípio a ser observado para saber se um namoro deve ser iniciado.



Um cristão verdadeiro deve namorar apenas aquele que é verdadeiramente cristão!



Na última aula falamos que um cristão não deve namorar ímpios, mais devemos ainda levar em conta que nem todos que estão na igreja experimentaram uma conversão verdadeira, logo, o segundo princípio que quero ensinar é que o crente que você procura para namorar deverá ser um crente verdadeiro e para isso deve ser aquele que é cheio do Espírito Santo.

Você que é solteiro deve lembrar que nem todos os que freqüentam a sua igreja local e dizem ter aceitado a Jesus como Senhor e Salvador são cristãos de verdade.

O que fazer então para saber se um irmão (ã) é autêntico em sua profissão de fé ou se realmente é um servo de Deus cheio do Espírito Santo? Vejamos:



A) O crente de verdade não é o que fala em línguas ou profetiza, ou ainda grita bastante, chora, pula, alega ter dons, toca no louvor, etc... Isto são coisas externas; aparências e estas podem camuflar a verdade. Muitos choram, profetizam, falam em línguas, mais tudo isso às vezes é produzido pela carne e algumas vezes até mesmo pelo inimigo. Conheço crentes que fazem tudo isso e nunca conheceram ao Senhor! Observe o que a Bíblia diz em Mt 7.21-13 ; I Co 13. 1-3 (obs: no texto, amor não é por você, e sim o amor de Deus; é óbvio!);



B) A verdadeira espiritualidade se mede pelo fruto do Espírito Santo, o cristão cheio do Espírito Santo é aquele que possui o fruto do Espírito abundante em sua vida. Mt 7.15-20 ; Gl 5. 16-25 .

Que tipo de crente é esse que não vai aos cultos, não gosta de orar, não lê a Bíblia, não honra os seus compromissos, não é responsável, vive falando mal dos irmãos; autoridades e pastor, é preguiçoso e não gosta de trabalhar, é ignorante com as pessoas, etc...Onde está o fruto nesta vida?



C) O verdadeiro crente é o que faz a vontade de Deus Mt 7.21 ; e a vontade de Deus é expressa na Bíblia;



D) Se eu obedeço a Deus, obedeço também àqueles que ele colocou como autoridade sobre a minha vida. Por exemplo: O servo fiel obedece aos pais, ao pastor, aos líderes, as autoridades na escola, no emprego, etc...

Leia: Rm 13.1-7; Hb 13.17; I Pe 2. 13-17 .

Como você vai namorar um crente que só vive se rebelando na igreja? E o que dizer daquele que não honra aos seus próprios pais?



II) Terceiro princípio.



Adolescentes não devem namorar!



Adolescentes não devem namorar, pois:

a) Não estão psicologicamente preparados;

b) Provavelmente não namorarão visando um futuro casamento; ou seja, será um “passa tempo”.

c) Estão em uma fase que definirá boa parte do seu futuro; portanto o namoro precoce prejudicará o estudo, as amizades na igreja, os talentos, etc...

d) Estão em fase de conquistas e descobertas e o namoro precoce rouba parte desta fase.

Para namorar também há um tempo certo!Leia Ec 3. 1-8



Podemos resumir o que foi visto até aqui da seguinte maneira:

Para que você pense em começar um namoro, deverá antes observar duas coisas:

1º) Cristão não namora ímpio

2º) Cristão verdadeiro não namora Cristão falso

3º) O cristão não deve namorar na adolescência.



Se a pessoa que você pensou em namorar está em um dos três casos acima, nem tente iniciar o namoro!

Após observar estas coisas, alguns detalhes deverão ser levados em conta quanto à escolha do namorado (a); estes detalhes não determinam se você pode ou não namorar certa pessoa, entretanto, se você segui-los poderá evitar problemas futuros ou sofrimentos.

II) Detalhes a serem considerados antes de iniciar um namoro:



Situação financeira do rapaz

Este pondo deve ser estudado com discernimento; preste bastante atenção: Não se trata de namoro por interesse, o que estou ensinando é que a moça deve estar consciente da situação financeira do rapaz e o rapaz deve saber que a moça tinha um determinado padrão de vida que talvez não terá mais. Esta situação deve ser pensada; não propriamente como uma impossibilidade, mais um problema a ser estudado.



O texto de Lc 14.28-32 esta em um contexto sobre a renuncia e o estar preparado quanto às dificuldades advindas da entrega da vida ao Senhor, no entanto, podemos perfeitamente aplicar este princípio a todas as decisões de nossa vida.

Se o futuro namorado está desempregado ou não possui uma renda conforme o seu padrão de vida, caso resolva namorar, saiba que enfrentará dificuldades sérias e que não poderá reclamar depois. Não adianta dizer que não está namorando para casar, pois crente de verdade NÃO “FICA”! Não brinque com os sentimentos dos outros!

É pecado e feio demais um crente “vassourinha” que namora todas (os) dentro da igreja.

Veja bem, não estou dizendo que não deve namorar e casar; mais que certamente existirão crises e problemas sérios que devem ser considerados antes de namorar.

Se você reparou bem, neste detalhe considerei apenas a situação financeira do rapaz, isto pelo fato do sustento da casa ser de responsabilidade do homem e não da mulher, a mulher trabalhar não é obrigação, mais o homem sim!



Nível cultural do rapaz ou da moça

Este problema poderá afetar principalmente no caso do rapaz ter um nível cultural diferente da moça, ou seja, o rapaz não estudou e a moça é formada em medicina, por exemplo. Existem situações as quais poderão gerar certo constrangimento e então o inimigo achar “brecha” para entrar com complexo de inferioridade ou ciúmes. Falei que poderá afetar principalmente o rapaz pelo fato do homem ser a cabeça da casa. Somente um grande amor vindo de Deus poderá romper as dificuldades apresentadas, mais lembre que este amor para ser de Deus deverá ser recíproco e que os problemas acontecerão.

A base para se pensar nisso é a mesma do problema anterior.



Se o futuro namorado (a) é divorciado (a) e tem filhos

Eis aí um problema que poderá afetar o futuro relacionamento conjugal.

Não esqueça que o (a) ex tem direito de pensão; direito de ver os filhos, etc... A tendência é de quando se está namorando ser tudo maravilhoso, mais quando se está casado, começam as reclamações do tipo: “Não quero que você veja os seus filhos, você esta dando mais dinheiro para a sua ex-esposa do que para a nossa família, os seus filhos vivem falando do seu ex-marido, etc...”.

Não esqueça ainda que os filhos do casamento anterior deverão ser tratados com carinho.

Os filhos poderão ainda fazer comparações, e você precisará saber lidar com esta situação com sabedoria.

Você deverá pensar ainda nas diferenças que poderão existir entre a educação que você irá passar e a que eles tiveram anteriormente.

Todos estes problemas devem ser considerados para se evitar futuros problemas e desentendimentos.



Se o futuro namorado (a) é viúvo (a) e tem filhos

Idem aos problemas discutidos anteriormente.



Os futuros parentes

Alguém poderá dizer: Não irei namorar o pai ou a mãe dele (a), nem tão pouco casarei com a família do beltrano (a), entretanto uma família ruim é um caso a se pensar, pois se não for trabalhada esta situação o futuro casamento poderá ficar comprometido.

Conheço casais que vivem totalmente infelizes por causa da interferência dos pais. Pais dominadores serão um grande problema.

Pense também na seguinte situação: Pais desequilibrados poderão gerar filhos com problemas, e isto pode afetar no namoro e no futuro casamento. Observe se a vida do futuro namorado apresenta vestígios da situação dos pais e pense bastante nisso antes de iniciar o namoro.



Diferença de idade

Este problema não impede o casamento mais deve ser levado em conta devido às dificuldades que poderá apresentar. Como exemplo, veja as situações a seguir:

A mulher quando bem mais velha que o homem poderá ter futuros problemas de auto-estima, ciúmes, etc... Pense bem: A mulher (salvo exceções) tende a sofrer mais com relação ao seu corpo do que o homem pelo fato das situações que a sua própria natureza apresenta, tais como: Gravidez, amamentação, cuidado da casa e dos filhos, menopausa, etc...Uma mulher que já possui filhos ou é bem mais velha do que o homem; tende a sofrer com a idade mais rapidamente.

A mulher que possui mais de trinta e cinco anos estará entrando em uma fase perigosa para gerar filhos.

O homem muito mais velho poderá ter problemas também, como por exemplo, na área sexual.

O casal de namorado deverá estar a par destes e muitos outros problemas antes de iniciar o namoro para que possam se preparar. Por exemplo: Se a namorada possui 30 anos, não deverão demorar muito para decidir sobre o casamento e o ter filhos.

Não existe uma regra fixa, mais no geral, o melhor é que o homem seja mais velho ou no máximo dois anos mais jovem; a diferença poderá ir até oito anos a mais para o homem e de no máximo cinco anos a mais para a mulher, isso considerando a idade que ambos possuem, pois certas diferenças serão notadas apenas no futuro.

Exemplo: Um rapaz de vinte e quatro anos, apesar de ser mais velho oito anos que uma jovem de dezesseis; parecerá bem mais velho devido à fase de idade em que estão vivendo, ou seja, à distância (diferença de idade) parecerá maior. Se esta mesma diferença fosse vista com o homem tendo quarenta e oito anos e a mulher quarenta, não apareceria tanto. O mesmo ocorrerá com uma jovem de dezessete que resolve namorar um rapaz de quinze.

Um homem vinte anos mais velho que a mulher, quando ele tem quarenta anos e ela vinte, pode até ser que passe despercebido, mais não esqueça de que, quando ele for um senhor de setenta anos, a mulher terá apenas cinqüenta. Sem contar que ele poderá parecer avô dos filhos.



G) Ambos possuem filhos de casamentos anteriores

Neste caso, o maior problema acontecerá com o possível choque entre os filhos da mulher e os filhos do marido; portanto, esta situação deve ser estudada antes do relacionamento se iniciar.



H) Chamado na obra do Senhor

Este poderá se transformar em uma grande fonte de atritos e frustrações. Se você sente um chamado para missão ou qualquer outro ministério, deverá observar se o seu futuro namorado (a) sente o mesmo chamado para que, após estar casada (o), não viva sempre com um sentimento de tristeza por não ter correspondido ao seu chamado.



Existem muitos outros pontos que poderiam ser relatados, mais creio que os que mencionei são os mais comuns e serão de extrema utilidade para os irmãos que buscam um relacionamento de namoro visando um futuro casamento. Estes detalhes não impedem um namoro e posteriormente um casamento, entretanto os futuros namorados devem estar plenamente conscientes dos problemas que estas situações irão gerar.



Conclusão:

Nesta aula terminamos de ver os princípios que mostram se um namoro deve começar ou não, os quais são: Crente não namora ímpio, não namora crente sem o fruto do Espírito Santo e adolescentes não devem namorar.

Aprendemos ainda sobre as coisas que devemos considerar antes de começar o namoro, ou seja: A situação financeira, o nível cultural, os filhos dos casamentos anteriores, os futuros parentes, a diferença de idade e o chamado na obra de Deus.

Na próxima aula continuaremos com o assunto namoro e falaremos sobre as motivações certas e erradas para se iniciar um namoro e falaremos sobre o comportamento no namoro cristão (quando um namoro que era bom, passa a ter a desaprovação do Senhor).











Nenhum comentário: