08/12/2010

Os Jovens são o futuro da igreja?

Os Jovens são o futuro da igreja?


Essa é uma pregação para jovens. Durante muito tempo se ouvia falar que os jovens eram a igreja de amanhã. Na verdade os jovens são a igreja de hoje o que acontece é que se espera dos jovens de amanhã, maior ímpeto em relação aos de hoje.

A Bíblia esta cheias de jovens que fizeram a diferença, isso deve ao fato de que na ocasião exigiam se muito deles.

Paulo diz para Timóteo “Sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.”, esse era um caminho inverso até nos dias de hoje, os fiéis que Paulo se refere, eram os anciãos da igreja primitiva, homens como Crescente, Tito, Marcos e Lucas. O normal são os mais velhos servirem de exemplo para os mais novos, mas nesta recomendação Paulo inverte o comum e exige do jovem Timóteo o que não exigem dos jovens de hoje, uma maior responsabilidade.

Paulo faz isso por um único motivo, ele sabia que os jovens são fortes, João também pensava assim e escreveu “Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes 1Jo 2.14”

E a historia provou que os jovens têm a força.

Lutero tinha apenas 31 anos de idade quando as “95 teses” afixadas na porta da Igreja do Castelo de Witten Berg.

Calvino tinha apenas 27 anos de idade, quando revolucionou a França ao ponto de ter que fugir para Genebra para não ser preso.

Moody tinha somente 25 anos, quando em Chicago sua escola dominical tinha mais de 1000 crianças, o fato chamou a atenção de todo mundo nos EUA, ao ponto de o presidente americano Abraham Lincoln visitar a escola.

Billy Graham com 30 anos, já havia pregado para mais de 210 milhões de pessoas em 185 países.

Martin Luther King tinha 26 anos de idade, quando liderou um movimento

contra a desigualdade racial, foi preso e teve sua casa atacada. Tornou-se também a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz.

A historia mostra que Deus conta com os jovens, mostra que os jovens têm a força, resta agora se entregar sem reserva para verem o que Deus pode fazer por meio deles.

"Preparem-se, meus jovens, para se tornarem cada vez mais fracos; preparem-se para mergulhar a níveis cada vez mais baixos de auto-estima; preparem-se para a auto-aniquilação - e orem para que Deus apresse este processo. C. H. Spurgeon"



Deixado para traz


Perguntou Samuel a Jessé: Acabaram-se os teus filhos? Ele respondeu: Ainda falta o mais moço, que está apascentando as ovelhas. “Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, pois não nos assentaremos à mesa sem que ele venha.” 1 Samuel 16:11

Meu irmão, você pode ser deixado para trás pelas pessoas, pela família, pelo profeta e até mesmo em momentos importantes. Mas Deus não permitirá que você seja esquecido nem deixado para trás por Ele. Davi não foi chamado para a reunião do avivamento na casa do seu pai, só os irmãos dele foram chamados. Ali estava o profeta, a presença de Deus, os pais, os empregados, havia óleo de unção, havia tudo de bom ali. Mas Davi ficou de fora.

Deus providenciou que o profeta Samuel não se contentasse com o que os seus olhos pudessem ver, a ponto de perguntar a Jessé se os filhos haviam acabado, pois a palavra que lhe fora dada era no sentido de que o ungido seria um dos filhos dele. Não vamos nem comer enquanto não vier aquele que falta vir, em outras palavras. Meu querido, muitas vezes o deixado para trás fui eu ou pode ter sido você. Mas não se preocupe, o óleo não será derramado sobre a cabeça errada nem a festa se iniciará, até que a pessoa certa seja trazida.

Nada sutil o detalhe de que tiveram de buscá-lo, pois ele estava ocupado, assim como Pedro pescando, Mateus cobrando impostos ou Gideão malhando trigo. Ocupado não é esquecido, é apenas ocupado. Deus te desocupará no tempo Dele para ser ungido, se isso for para ser feito. Ninguém será deixado de lado se o Senhor estiver no controle.

Aprenda a confiar que mesmo seu profeta sendo falho como Samuel era falho, todos pensando da forma errada como os filhos de Jessé pensaram que eram os ungidos, mesmo que até seus pais o deixem por último e praticamente descartado.

A unção da sua cabeça não vai parar na cabeça de mais ninguém, portanto trabalhe e confie no Senhor. Apenas fique atento quando lhe chamarem, talvez no meio de uma tarefa simples do cotidiano, pois pode ser a sua vez.

“Senhor, te glorifico e bendigo Teu nome porque o Senhor atenta para mim e para meu destino. Obrigado por ter promessa sobre a minha vida. Obrigado por me permitir confiar em Ti e saber que estou seguro Contigo.” Mário Fernandez.

Nenhum comentário: