10/07/2010

Nação

Texto: Isaías 9. 1-7

Introdução:
- Fazemos parte de uma nação sem esperança.
- Não temos esperança que a moralidade no casamento, no noivado, no namoro seja solucionada.
-Não temos esperança que as famílias, na sua maioria, passe por uma reestruturação e se torne uma instituição de conformidade com os padrões bíblicos.
-Não temos mais esperança de encontrar uma grande porcentagem de homens honrados, honestos, sérios, corretos.
-Não temos esperança de encontrar governantes ou candidatos que realmente expressem o nosso anseio de mudança, que tenham atitudes condizentes com seus cargos.
- Não temos mais esperança de ver a igreja evangélica brasileira curada de suas esquizofrenias doutrinarias e moral.
- Não temos mais esperança de ver o caos emocional de muitas pessoas que amamos resolvidos e harmonizados de dentro pra fora.
- Não temos mais esperança de ver o equilíbrio social em nosso país.
-Fazemos parte de uma massa conformista, covarde, sem sonhos, sem esperança de mudança.
-Vi algo em um filme que retrata muito isso. O filme em Busca do Tesouro Perdido.
-Nicola Cage, que faz o papel de um caçador de tesouro ao estilo de Indiana Jones, em conversa com o presidente dos EUA, diz que:
“Ele, o presidente, era um homem honrado, correto e justo, por isso acreditava na palavra dele.”
“O presidente diz que as pessoas não mais acreditam nisso.”
“Nicolas Cage diz: - Mas, elas querem acreditar”.
-As pessoas querem acreditar, mas perderão a esperança de presenciar isso.
-O que esse texto tem a ver com tudo isso que falei?
-Tem tudo a ver.
Vejamos algumas semelhanças que irão nos ajudar a entender a passagem:

Vamos fazer isso por meio de perguntas e respostas:
1 – Quem escreveu o livro?
Isaías 1.1:
“Visão de Isaías, filho de Amoz, que ele teve a respeito de Judá e Jerusalém, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá.”
Neste verso temos várias respostas:
-O autor segundo o texto é Isaías, filho de Amoz
-Amoz provavelmente foi irmão do rei Amazias, que era pai do rei Uzias.Portanto, Isaías era primo do Rei Uzias.
-segundo Isaías 6.1, foi no ano da morte do rei Uzias que ele começou a profetizar.
-Isaías era um homem extremamente culto e fazia parte da corte de Judá.

2 – Para quem Isaías escreveu o livro?
“Visão de Isaías, filho de Amoz, que ele teve a respeito de Judá e Jerusalém, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá.”

Resposta:
- Escreveu para Judá e Jerusalém
- O povo confiava que Deus jamais permitiria a destruição de Jerusalém por causa do templo, por isso a mensagem foi dirigida a nação Judá e a capital, Jerusalém, onde estava o templo.

3 – Quanto tempo Isaías profetizou?
“Visão de Isaías, filho de Amoz, que ele teve a respeito de Judá e Jerusalém, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá.”
Resposta:
- No período dos reis: Uzias, Jotão,Acaz e Ezequias, que foram reis de Judá.
-A soma aproximada do tempo profético de Isaías foi de mais ou menos 40 anos.

4 – Quais eram os problemas de Judá que motivaram Deus usar Isaías para escrever este livro?

a) Crise espiritual:
“Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.”
(Isaías 1.15)

b) Crise moral:
“Ai dos que puxam para si a iniqüidade com cordas de injustiça e o pecado, como com tirantes de carro!”
(Isaías 5. 18)
c) Crise na política:
“Ai dos que são heróis para beber vinho e valentes para misturar bebida forte, os quais por suborno justificam o perverso e ao justo negam a justiça!”
(Isaías 5. 22-23)

d) O maior problema de Judá era a falta de confiança no Senhor.

Como disse o estudioso em Antigo Testamento, Van Groningen:
“As profecias de Isaías não eram fruto da esperança e expectativas de um povo atribulado. Mas, de um Deus soberano e fiel as suas promessas, do próprio YHWH revelando-se através do profeta, o qual deveria proclamar para esse Israel em trevas.”

-Tivemos uma visão geral do livro, mas o que isso tem a ver com a passagem que lemos?
Vejamos rapidamente alguns aspectos do contexto próximo da passagem, do capítulo 7 aos 12:

a) Profecia contra Israel e a Síria (7.1-9)
b) A Promessa a respeito do Emanuel (7. 10-16)
c) Males sobre Jerusalém (7. 10.16)
d) A invasão dos Assírios (8. 1-8)
e) O Senhor é a Esperança para o seu povo (8. 9-12)

“É nesse contexto que o capítulo nove é escrito. Quando todas as esperanças de Judá se foram. Quando até a Assíria que tanto confiavam o traíram e depois foi punida por Deus. O capítulo nove fala do nascimento e reino do Príncipe da paz.”

Diante disso iremos falar baseado neste texto, o seguinte tema:
PREGANDO O EVANGELHO DA ESPERANÇA PARA UM POVO QUE VIVE NA OBSCURIDADE

Vejamos alguns aspectos:

I – Primeiro Aspecto: O Estado Existencial do Povo

“Mas para a terra que estava aflita não continuará a obscuridade. Deus, nos primeiros tempos, tornou desprezível a terra de Zebulom e a terra de Naftali; mas, nos últimos, tornará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios.”

Primeiro termo:
“Mas,...”
-Este termo esta ligado ao verso anterior (Isaias 8.22)
Segundo termo:
“...terra de Zebulom e a terra de Naftali...”
- O território de Zebulom ficava entre o mar de Tiberíades e o mediterrâneo.
- Era o caminho para o mar, que levava para nações como Síria, Fenícia e Egito.
- Já a terra de Naftali era uma longa faixa de território, ao ocidente do mar de Genesaré, estendendo até ao Líbano.
- Essas duas regiões, Zebulom e Naftali foram as primeiras a sofrer com a invasão assíria.
- Muitos naftalitas ou a maior parte foi levado cativo pelo rei da Assíria.
- Esta região não sofreu apenas com a invasão assíria.
-Em outras épocas, tanto anteriores como posteriores, foi uma terra desprezada.
a) Em Josué 20 é narrada a escolha da região para os homicidas refugiarem.
b) Nos dias de Salomão, a terra de Zebulom e Naftali era ainda desprezada. Salomão resolveu doar algumas cidades para o rei Hirão, de Tiro, pois este trouxera cipreste, para a construção do templo e do palácio do rei. Estas regiões se encontravam na região da Galiléia. Contudo, o rei Hirão não se agradou das cidades.
c) Nos dias de Jesus, o desprezo é relatado quando Filipe encontra com Natanael e diz que encontrou aquele a quem se referiram Moisés e os profetas, Jesus, o Nazareno, filho de José (João 1. 43-45). Natanael pergunta:
“...De Nazaré pode sair alguma cousa boa? Respondeu-lhe Filipe: Vem e vê.”

Terceiro Termo:
“...Deus, nos primeiros tempos, tornou desprezível...”
- O causador do sofrimento de Zebulom e Naftali, não era em ultima analise a Assíria.
-O causador era Deus, porque o povo havia desobedecido seus ensinos, seus preceitos.
-Diante disso Deus havia permitido a Assíria entrar e destruir Judá e Jerusalém e o primeiro lugar que destruíram foi Zebulom e Naftali.
- A destruição foi tão grande em Naftali e Zebulom que deixaram de existir como tribo de Israel e foram incluídas nos dias de Jesus como parte da Galiléia.

“O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplanceu-lhes a luz.”
(verso 2)
Quarto termo:
“O povo que andava em trevas...”
-Este verbo no hebraico traz a idéia de um andar continuo.
- Poderíamos traduzir literalmente por: “o povo andante em trevas”
- Esta expressão tem ligação direta com a vida de pecado do povo.
a) desprezo pelo órfão e a viúva
b) vida de bebedeiras, desonestidade e ganância.
c) desprezavam o Senhor.
- Outra aplicação é a miséria causada pela invasão assíria.

Quinto Termo:
“...e aos que viviam na região da sombra da morte...”
-A guerra causa muito sofrimento e derramento de sangue.
-A destruição de uma estrutura do país conquistado é inevitável.
- foi isso que aconteceu com Judá e Israel.
-As áreas sociais e culturais foram tremendamente atacadas pelo inimigo. O aspecto espiritual já estava um caos.

Aplicação:
1 – Zebulom e Naftali é o símbolo da aflição, desprezo, caos e abandono.
2 – Naftali e Zebulom expressam as conseqüências de uma nação que vive longe de Deus, longe da vontade do Senhor revelada nas Escrituras.
3- Era um lugar símbolo da falta de esperança.
4 – Desde de sua origem até a sua destruição foi um lugar desprezível.
5 – Esta realidade tem muito a ver com pessoas que vivem no nosso país, no nosso estado, na nossa cidade, no Nova Esperança e região próxima.
6 – Pessoas sem esperança, sem rumo, sem animo, sem paz, sem alegria, se Cristo.
7 – Pessoas que tem uma família tem um bom emprego, tem uma boa casa e muitos recursos financeiros, mas não tem alegria para viver, não vêem nenhum propósito na vida, não sentem paz na alma.
8 – Outros que vivem como o povo de Naftali e Zebulom são envolvido com vários vícios, praticas imorais, religiosidade falsa, e por isso se encontram distantes de Deus.
9 – Muitos aqui podem se enquadrar com aqueles que conhecem a verdade, foram transformados com a mensagem da Esperança, todavia não se importam com o povo de Naftali e Zebulom.
10 – Quem você é?
11- Quais características são próximas de sua realidade?
12- Hoje é o dia de você mudar de vida, de ter uma atitude diante de Deus.

II Parte:

II – Segundo Aspecto: O Efeito Transformador da Mensagem da Esperança

Primeiro Termo:
“...viu grande luz...” (verso 2)
- Esta promessa na gramática hebraica indica algo absolutamente certo (perfeito profético).
- Mesmo que as trevas sejam intensas, essa luz virá com grande e irresistível força.
- Ela penetra os lugares mais escondidos da alma.
- Esta luz brilha sobre o caos existencial.
- O sofrimento do povo causado pelos assírios não durará para sempre, existe esperança, há um novo dia, a luz está brilhando e o povo a viu.
- Em Mateus 4. 12- 17 fala quem é essa grande luz e cumprimento dessa profecia:
“Ouvindo, porém, Jesus que João fora preso, retirou-se para a Galiléia; e, deixando Nazaré, foi morar em Carfarnaum, situada à beira-mar, nos confins de Zebulom e Naftali; para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Terra de Zebulom, terra de Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios! O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhes a luz.”
- A grande luz refere-se a Jesus Cristo e o brilho que dela erradia seria o desenvolvimento de seu ministério nessas regiões.

Segundo termo:
“...resplandeceu-lhes a luz.” (verso 2)
- Esta luz sobre o povo de Naftali e Zebulom teriam suas vidas transformadas por completo
-Esta luz removeria todo pecado, culpa, caos, desânimo.
- Libertando os que estão presos nas trevas, na escravidão do pecado.

Terceiro Termo:
“Tens multiplicado este povo,...”(verso3)
-Quem faz multiplicar é o Senhor
- Seria um crescimento político? Econômico? Social? O texto não nos fala.
-Todavia, parece-nos pelo que se segue no livro que esse crescimento esta relacionado a todas as áreas da vida.

Quarto termo:
“...a alegria lhe aumentaste...” (verso 3)
-Por causa da transformação existencial, esse povo se encontra alegre.
- Esta alegria esta acima de circunstâncias.
-É alegria do Senhor, conforme Paulo fala em Filipenses 4. 4-7

Quinto termo:
“Porque tu quebraste o jugo,...” (verso 4)
- Essa expressão diz respeito a uma libertação completa e absoluta operada por Deus sobre aqueles que foram alvos da grande luz.
-É uma ação Deus que ninguém e nada poderá cancelar.
-Romanos 8 nos fala exatamente disso.

Sexto termo:
“...a vara que lhes feria os ombros e o cetro do seu opressor, como no dia dos midianitas.”
-A vara que lhes feria os ombros é uma vara atravessada sobre os ombros, com um peso pendente de cada extremidade, fazendo a pressionar fortemente a carne e os ossos da espádua.
-Já o cetro do opressor é a imagem de um condutor de escravos empunhando uma vara ou açoite.
-Será como nos dias de Gideão que foi usado para libertar o povo dos midianitas.
-Deus destruirá tudo isso com o evangelho da esperança.
Sétimo Termo:
“porque toda bota com que anda o guerreiro no tumulto da batalha e toda veste revolvida em sangue serão queimadas, servirão de pasto ao fogo.” (verso 5)
-Refere-se aos equipamentos pessoais dos soldados inimigos derrotados.
- Todo esse equipamento manchado pelo sangue será queimado.
-É uma vitória absoluta e inquestionável.
Aplicação:
1- Se você deseja mudar de vida, mas não sabe como, clame a Deus para resplandecer esta luz transformadora sobre você.
2- Se isso realmente acontecer, sua vida será totalmente transformada. Seus hábitos serão diferentes, seus pensamentos serão outros, seus amigos serão outros, suas vontades serão governadas por Deus, seu raciocínio será claro sobre as verdades da vida.
3- Talvez você tem sentido uma vara sobre os seus ombros te pressionando para baixo, um cetro que governa você para a ruína. A única forma disso mudar é ser alvo dessa grande luz transformadora.
4- Você quer saber que Luz é essa? Na continuação dessa mensagem irei dizer, mas ore agora e peça a Deus que ilumine a sua mente para entender o caráter desta luz.

III Parte

III – Terceiro Aspecto: Os Atributos e Identidade da Grande Luz Transformadora
Versos 6-7
“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu: o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da paz, para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e sempre. O zelo do Senhor dos exércitos fará isto.”

Primeiro termo:
“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu: o governo está sobre os seus ombros; ...”
-Este menino é o mesmo que Isaías falou para o rei Acaz que seria um sinal (7.14)
- Este menino seria o instrumento para trazer esta grande luz sobre os povos.
-É o tronco de Jessé (11.1)
O Governo dele:
-Ele será rei, o governo esta sobre os seus ombros.
-A idéia é que este rei seria o maior governante do mundo.

Segundo termo:
“...e o seu nome será:...”
-O nome na cultura dos hebreus esta ligado ao caráter daquele que o possui.
-Desse modo os nomes que vem a seguir são características desse menino.
Terceiro termo:
“...Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da paz...”
- Primeira coisa que temos que afirmar que temos um nome composto e um nome Maravilhoso e outro Conselheiro e assim por diante.
Maravilhoso Conselheiro:
- Maravilhoso significa as maravilhas operadas por este menino, assim como Deus operou em prol do seu povo:
Assim como Moisés entoou o cântico após o livramento de Israel;
“Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu, glorificado em santidade, terrível em feitos gloriosos, que opera maravilhas? (Êxodo 15.11)
-Conselheiro: Esta ligado com a sua sabedoria e operar maravilhas.

Deus forte
-Deus: Termo usado para o Senhor no Antigo Testamento, uns dos nomes de (Elohim).
Significa poderoso, forte, governante poderoso.
- forte; É usado junto ao nome Elohim para designar que o menino é Deus poderoso, forte e demonstrará isto em prol do seu povo.

Pai da Eternidade
-Pai: Os reis de Israel eram como um pai para o povo. Mas em razão dos seus pecados governavam mal a nação, Mas este menino é um pai justo, e eterno.
-Todos os reis morriam, mas este rei é eterno.
Príncipe da Paz
- É um governante, um príncipe.
- Este príncipe é a própria encarnação da paz.
-Paz significa: perfeito, harmônico, completo.

Aplicação:
1 – A transformação absoluta só é possível porque o causador desta transformação é Jesus, o próprio Deus.
2-Não tem como existir verdadeira transformação sem ação deste menino
3 – quer ter paz no seu coração, então busque Jesus como Senhor da sua vida.
4 – Somente Ele pode transformar sua vida por completo.










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