04/04/2012

TEOLOGIA SISTEMÁTICA: AULA - TRINDADE:


APOSTILA 01 – TEOLOGIA SISTEMÁTICA: AULA 10 - TRINDADE:



PNEUMÁTOLOGIA - Doutor. do Espírito Santo:Ensina,orienta,convence,intercede pela Igreja.



5) ESPÍRITO SANTO EM CRISTO:



O Messias seria ungido com o Espírito Santo que opera sobre, dentro e por meio de Cristo. Os títulos “Espírito de Cristo e Espírito de Jesus Cristo”, indicam sua íntima relação nãocompartilhada por nenhum outro homem. Desde o princípio ao fim de sua vida terrena, Jesus esteve intimamente ligado ao Espírito Santo. Cristo é o “Espírito Vivificante” (1Co. 4:5) não significa que Jesus é o Espírito, mas que Ele dá o Espírito e através dEle, exerce onipresença. Vejamos as fases do aspecto do ministério de Cristo:



a) Nascimento:



O Espírito Santo foi o agente da milagrosa concepção de Jesus, descendo sobre-Maria. Deus, o Pai, operou a substância da natureza humana de Jesus, em ato divino.Cristo imaculado e perfeitamente consagrado (Um nascido de mulher, homem, santo, e filho de Deus, esmagando cabeça do diabo-Gn.3:15; 1 Co.15:45-47).



b) Batismo



-Concebido pelo Espírito e Sendo Templo do Espírito, Jesus foi agora, ungido pelo Espírito; Assim como desceu sobre Maria na concepção, desceu em Jesus, ungindo-o como Sacerdote, Profeta e Rei.



c) Ministério:



Foi levado pelo Espírito ao deserto (Mar 1:12) e sabia que o Espírito estava sobre Ele para se cumprir o ministério profetizado em lsaías. (ls.11:2 e 61:1) .Além disso, pelo dedo de Deus,o Espírito, expulsou demônios (Lc.11:20/At.10:38)Jesus testificou que o Pai estava nEle e era o operador de milagres.(Jo.14:10);



d) Crucificação:



Deu-lhe força para continuar até a morte (Hb. 9:14); suportando a afronta e dor pelo Espírito Santo (Hb. 12:2);



E) Ressurreição:



O Espírito Santo foi o agente vivificante na ressurreição de Cristo (Rm. 1:4; 8:11); Jesus “soprou” o Espírito Santo sobre Eles e disse, recebei o Espírito (Jo. 20:22; At.1:2). O sopro divino simbolizava um ato criador. Não foi a Pessoa do Espírito Santo que foi comunicada, mas a inspiração de sua Vida, ou certeza de sua presença, como dom da ascensão. (graça de dotação).

f) Ascensão:



Após a ascensão, o Espírito veio a ser o Espírito de Cristo no sentido de ser concedidos outros; “Repousar”-Jo. 1:33(ou derramar do Espírito)Jesus envia o Espírito sobre outros, como Messias (At.2:33 e Ap.5:6).Jesus concede a bênção que Ele mesmo desfruta, o Espírito Santo, fazendo-nos coparticipantes com Ele mesmo. Não apenas do dom, mas da comunhão com o Espírito Santo, em comum privilégio de bênção de ser o Espírito Santo concedido a nós Todos os membros do corpo de Cristo, como reinos de sacerdotes participam da mesma unção que mana da cabeça, Cristo, nosso Sumo Sacerdote que está nos céus.



6) ESPÍRITO SANTO NO HOMEM:



Sete considerações:



A) Convicção:



Promotor de Justiça, convencendo sobre a verdade espiritual: 1)Pecado de incredulidade; 2)Justiça de Cristo (Jo. 1 6:10); 3) juízo sobre satanás (Jo. 16:11 /Lc. 11:21).



b) Regeneração



(vivificar alma como novo fôlego de vida);



c) Habitação



(Relação pessoal, interior: Deus e homem)- vontade sujeita adoração única, prática cristã, caráter-fruto espiritual e fé, receber espírito da verdade;



d) Santificação

 

E) Revestir de poder (dons)



f) Glorificação



Vindouro.



7) TRIUNO DEUS (TRINDADE)-



nome significa união de três partes ou expressões em uma só. Expressão usada à primeira vez por Tertuliano Séc.II DC Ex. Água nos 3 estados num mesmo recipiente. Ex.(1Jo. 5:7- Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. 1 Jo. 5:8 - E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num. Deus é um. O monoteísmo é uma verdade e a divindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo é uma verdade. A Unidade Divina é uma Unidade Composta, onde há realmente três pessoas distintas, cada uma das quais é a unidade, mas cada um é consciente das outras duas, em comunhão. Não é o caso de haver três deuses independentes com existência própria. Os três cooperam unidos no mesmo propósito. (Eu e o Pai somos um- Jo. 10:30 e não, Eu Sou o Pai.) O pai cria (o filho e o Espírito São cooperadores); o filho redime (0 Pai e o Espírito enviam o filho a redimir) e o Espírito Santo santifica (Pai e filho cooperam nesta Obra). A trindade é uma comunhão eterna, mas a obra da redenção do homem tornou sua manifestação histórica. A Doutrina da trindade é uma doutrina revelada e não concebida pela razão humana. (1Co. 2:16). Essa Palavra não aparece na Bíblia, mas encontra-se na Bíblia, provas de sua existência. E muito difícil achar termos humanos para expressar a unidade da Divindade e a distinção das Pessoas. (Não são 3 deuses, nem três aspectos ou manifestações de Deus, como prega o TRITEISMO). Não é uma pessoa apenas, apesar de ser um Só Deus, como prega o SABELIANISMO. O Pai ama e envia o filho; o filho veio do Pai e voltou para o Pai. O Pai e o filho enviam o Espírito; O Espírito intercede junto ao Pai. (Jo. 17:1). Para combater estas heresias, a doutrina da trindade foi preservada através de dogma Credo de Atanásio Séc. V: “Adoramos um Deus em trindade, trindade em unidade.” As três pessoas que compõe o ser único de Deus - o Pai, o Filho e o Espírito Santo - são chamados de a Trindade. A palavra "Trindade" não aparece na bíblia. Os estudiosos criaram-na para descrever os três seres que constituem Deus. Através da bíblia, Deus está presente como sendo o. Pai, o Filho e o Espírito Santo - não são três “deuses", mas sim três personas do único Deus (veja, por exemplo, Mateus 28:19; 1Coríntios 16:23-24; 2 Coríntios 13:13). As Escrituras apresentam o Pai como a fonte da criação, o que dá a vida e Deus de todo o universo (veja João 5:26; 1 Coríntios 8:6; Efésios 3:14-15). O Filho é retratado mais como a imagem do Deus invisível, a representação exata do seu ser e de sua natureza e o Messias redentor (veja Filipenses 2:5-6; Colossenses 1:14-16; Hebreus 1:1-3). O Espírito é Deus agindo, Deus alcançando as pessoas - influenciando-as, mudando-asinternamente, enchendo-as e guiando-as (veja João 14:26 ; 15:26; Gálatas 4:6; Efésios 2:18).Todos os três formam uma trindade, vivendo dentro do outro e trabalhando juntos para cumprir seu plano divino para o universo (veja João 16:13-15).A união das três pessoas -- Pai, Filho e Espírito Santo -- formando um só Deus. Deus é ao mesmo tempo uno e trino (Mt 3.13-17; 28.19; 2Co 13.13).



PROVAS DA TRINDADE NA BÍBLIA:



Nome de Deus em hebraico (im-indica plural) – Elohyim (Gn. 1:1); Verbo no plural Façamos... (Gn. 1:26); Expressão como um de nós (plural) – (Gn. 3:22); Verbo no plural Desçamos (Gn. 11:7); Aparições de Jesus no AT antes de nascer por Maria: (Reconhecido como Deus e como homem): Deus teria aparência de homem e homem teria aparência divina (Gn. 1:27); Deus e Abraão (Gn. 18:2); Deus e Jacó (Gn. 32:24); Deus e Josué (Js. 5:13); Deus e Israel (Jz. 2:4); Deus e Gideão (Jz. 6:21); Deus e Manoá (Jz. 13:3-6); Deus e deuses? (Sl. 82:1); Deus e homem (Sl. 82:6-7); Deus tem um filho (Pv. 30:4); Deus fala que olharão para Ele, que é aquele (Jesus) que traspassaram (Zc. 12:10); O Senhor diz que o (outro) Senhor repreenda? 2 Senhores? (Zc. 3:2);



Deus Forte se fez menino (Is. 9:6); Por isso Deus, o teu Deus... (Sl. 45:7); O Eterno, o Senhor, o Criador (3 substantivos seguidos de artigo; 3 pessoas) – (Is. 40:28);



8) SETE SIGNIFICADOS DE IMPORTÂNCIA DA TRINDADE:



1) Confere a compreensão acerca da natureza de Deus – porque somos formados por uma alma, um corpo e um espírito, onde o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus. 2) Deus é triúno, com cada pessoa divina com função e propósito; o homem combina os 3aspectos (material, espiritual e sentimental).3)Deus opera em sua Criação-Deus Pai planeja, o Filho é o agente e o Espírito Santo realiza;4)Tira a ideia de Estagnação-Deus é dinâmico e Ele é a própria plenitude da vida;5) Conceito nega o deismo-afinal, Deus age na criação, Ele quer conduzir homens ao seu seio familiar (Rm.8:29);6) Subentende unidade na adversidade-Cristo é o centro de tudo, mas os homens não perdem identidade;7) Limita rivais ao seu poder- falsos,supostos deuses.



Analise os comparativos:



 Pai testifica do Filho (Mt. 3:17); Filho Testifica do Pai (Jo. 5:19); Filho Testificou do Espírito (Jo. 14:26); Espírito Testificou do Filho (Jo. 15:26). Atributos Divinos da trindade: PAI FILHO E. SANTO: Onipresença: Jr.23:24; Mt.28:20; SI.139:7;Onipotência: Gn.17:1; Mt.28:18; Lc.1:35;Onisciência: 1Pe.1:2; Jo.21:17; 1Co. 2:10; Criador: Gn. 1:1; lo. 1:3; ló. 33:4; Eternidade: Rm. 16:26; Ap.22:13; Hb. 9:14; Santidade: Ap. 4:8; At. 3:14; 1 Jo. 2:20; Santificador: Jo. 10:36; Hb. 2:11; 1 Pe. 1:2; Salvador: Is. 43:11: 2 Tm. 1:1O TI. 3:5;



 9) FRUTO DO ESPÍRITO x REVESTIMENTO DE PODER (BATISMO NO ESPÍRITO SANTO) * FRUTO DO ESPIIRTO:



O CRISTÃO: O homem no qual habita o Espírito Santo! Santificado como o Tabernáculo; Santo, por dever guardar a Santidade do Seu Templo interior (1 Co. 6:19 e Rm. 12:1). O Espírito Santo opera na alma gradualmente; fé fortalecida pelas provas e amor fortificado pelas dificuldades e tentações. O Evangelho que foi o nosso Novo Nascimento, continua a ser nosso Crescimento na Vida Cristã. O Espírito Santo age diretamente sobre a alma, produzindo virtudes especiais do caráter cristão conhecidos como fruto do Espírito (GI.5:22-3).A obra do Espírito é progressiva, de dentro para fora, atacando falhas e fazendo um dia, o homem ser perfeito, glorificado e resplandecente pelo Espírito Santo. Essa é a regeneração para a vida eterna.



* REVESTIMENTO DE PODER



- Jesus: Encarnado pelo Espírito Santo no ventre de Maria, mas batizado no Espírito Santo, como adulto.



: LC 1:35 - E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá coma sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus. MC 1:7 - E João pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais forte do que eu, do qual não sou digno de, abaixando-me, desatar a correia das suas alpacas. Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo. E aconteceu naqueles dias que Jesus, tendo ido de Nazaré da Galiléia, foi batizado por João, no Jordão. E, logo que saiu da água, viu os céus abertos, e o Espírito, que como pomba descia sobre ele. E ouviu-se uma voz dos céus, que dizia: Tu és o meu Filho amado em quem me comprazo. E logo o Espírito o impeliu para o deserto.



Batismo no Espírito Santo antes do Batismo nas Águas:



(At.10:44-Cornélio e sua família):E,dizendo Pedro ainda estas palavras caíram o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. Porque os ouviam falar línguas, e magnífica a Deus. Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam.



Batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo? E mandou que fossem batizadosem nome do SENHOR. Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.



(Batismo de Paulo):



At.19:7- Manias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: IrmãoSaulo, o SENHOR Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes aver e sejas cheio do Espírito Santo. E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperoua vista; e, levantando-se, foi batizado.



Batismo no Espírito Santo após o Batismo nas águas



- (At.19:1-Paulo e alguns discípulos emÉfeso):Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nemainda ouvimos que haja Espírito Santo. Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E elesdisseram: No batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo doarrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E osque ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobreeles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam. E estes eram, ao todo, uns doze homens.



a) Sua natureza:

Mas recebereis a virtude do Espírito (At.1:8);1) Poder para servir;não a regeneração para a vida eterna.(Espírito vem, repousa, enche).2) Essas palavras de Atos, foram dirigidas a homens que já estavam em íntima relação com Cristo.Foram enviados a pregar; armados com poder espiritual (Mt.10:1).(At.8:12-16)-Pessoas batizadas naságuas em Cristo,receberam o Espírito Santo dias depois.Existe a possibilidade de uma pessoa estar emcontato com Cristo e ser seu discípulo, mas carecer do revestimento especial.3) Houve manifestação especial (At.2: 1-4), dessa promessa (AI. 1:8), com falar em outrosidiomas(Sobrenatural)-At.10:44-46; 19:1-6 e 9:14-19.4) Esse revestimento é descrito como batismo (At.1:5) Porque, na verdade, João batizou comágua, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. Quando Paulo falaque há um só batismo, se referia ao batismo literal nas águas. (Ef.4:5)-Tanto os judeus como os pagãospraticavam lavagens cerimoniais, mas o batismo anunciado por João era o batismo cristão, realizadouma única vez.5) Batismo é usado para experiência espiritual porque é a imersão no poder vitalizante do Espírito,descrevendo como ser cheio do Espírito Santo.



b) Características Especiais:



É claro que a pessoa não pode ser cristã sem ter o Espírito(Rm.8:9);todas as pessoas regeneradas têm o Espírito, então, que há de diferente no Batismo no EspíritoSanto?E claro que é o mesmo Espírito que regenera(conversão), santifica(produzindo fruto do Espírito),dá vigor, ilumina e reveste de dons espirituais.



ATENÇAO:



Existe um propósito especial de dar energia à natureza humana para o serviço da obrade Deus. Poder que vem do céu, produzindo efeitos extraordinários. O batismo com o Espírito Santo éum batismo de poder, de caráter especial, que nem todos os cristãos têm experimentado, ainda.



LÍNGUAS ESTRANHAS



– Evidência na igreja primitiva por necessidade da época (1 Co.12:30),mas após o batismo sempre aparece algum dom.



c) Evidência inicial:



Acompanhada da expressão oral repentina e sobrenatural.A glossolália (o falar em línguas) era o dom mais popular dos primeiros séculos da igreja.(1 Co.14).A recepção do Espírito Santo não é uma cerimônia, nem teoria doutrinária, mas uma verdadeiraexperiência. (Língua Estranha no NT: Mc.16:17; At.2:3-1 1;At.1O:46; At.19:6; 1 Co.12:10).O Novo testamento estava em processo de formação;O Espírito Santo precisava ajudar as igrejas a se orientarem na verdade.Os apóstolos eram poucos, as igrejas distantes, os meios de transporte e comunicação vagarosos.As idéias se propagavam nos passos das pessoas e as igrejas em toda parte eram infestadas defalsos mestres, a afirmarem toda espécie de coisas a respeito de Cristo, sem nenhum registro escrito deveracidade.O dom de línguas, provavelmente, estrangeiras, em Corinto evidenciava que se um irmão selevantasse numa reunião e falasse em uma língua que os seus conhecidos soubessem que ele nãohavia estudado a língua, era clara evidência de que estava no domínio direto do Espírito Santo.








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