22/12/2011

Um Lugar Para a Arca

Um Lugar Para a Arca

1 Crônicas 13:1-14

Introdução
A história da arca é uma história impressionante, porque ela fala de um projeto. Um projeto onde Deus queria se revelar ao homem e Deus usa seus elementos para isso. Deus nunca deixou o homem à mercê de si próprio. O homem cria para si seus ídolos e religiões. Ele é capaz de desviar o projeto de Deus, dependendo de seus interesses, dependendo de sua condição, de seu momento.
Mas Deus não mudou - Deus é o mesmo e nós conhecemos e sabemos isso, Deus é o mesmo ontem, hoje e eternamente.
Deus tem um projeto para o homem, Deus não mudou o projeto, deus não vai mudar o projeto. Ele tem dado todas as informações, colocado a disposição do homem tudo o que ele precisa para andar nesse projeto.
 Era um dia de grande alegria em Israel. "Davi e todo o Israel alegravam-se perante Deus, com todo o seu empenho; em cânticos, com harpas, com alaúdes, com tamboris, com símbolos e com trombetas" (1 Crônicas 13:8). Depois de mais de 40 anos de desprezo, a arca de Deus estava voltando para ficar novamente no meio do povo de Israel (1 Crônicas 13:1-3; 1 Samuel 4:1-11). Mas, no pique da celebração e festim, os bois que puxavam a arca em seu carro novo tropeçaram. Para evitar que a santa arca caísse no chão, Uzá estendeu a mão e a segurou. Com isso, ele morreu, castigado pela ira do Senhor. O dia de alegria tornou-se dia de grande tristeza e luto.
O que aconteceu de errado para que se acendesse a ira do Senhor contra este "bom homem" que simplesmente tentava proteger a santidade da arca de Deus?
Um Começo Errado
A busca da arca era, na verdade, a busca da presença de Deus (1 Crônicas 13:6; Êxodo 25:17-22). Isto é a coisa certa a se fazer. Mas, será que existe uma maneira certa de buscar a presença de Deus? Será que existe um jeito certo de louvá-lo?
 Vamos analisar como Davi começou errado na sua busca da presença do Senhor:
 v Davi chamou primeiramente as pessoas importantes de Israel. "Consultou Davi os capitães de mil, e os de cem, e todos os príncipes" (1 Crônicas 13:1).
 As pessoas "importantes" – os ricos, os políticos, e outros de alguma influência entre o povo, exemplo, um jovem rico perguntou a Jesus (Lucas 18:18-23).
Devemos consultar primeiramente o Senhor – não há ninguém mais importante do que Ele!
 v Davi queria saber a opinião da Congregação do povo. Disse Davi, (1 Crônicas 13:2-3).
Davi colocou a opinião do povo acima da opinião do Senhor.
 v Davi se agradou com a opinião do povo.  
1 Crônicas 13:4 Quando o povo deu seu apoio, Davi não queria saber mais "se vem isso do Senhor". Infelizmente, quando vêem que algo agrada "toda a Igreja" ou "todo o povo", muitos líderes esquecem-se do que agrada ao Senhor! Muitas igrejas de hoje erram da mesma maneira, fazendo de tudo para agradar a congregação, mas nada fazendo para agradar ao Senhor.
          Em todos estes casos, Davi errou porque ele começou buscando pessoas em vez de buscar o Senhor. Devemos começar sempre com o Senhor. Deus procura pessoas que o adorarão "em espírito e em verdade" (João 4:23-24). Deus revelou esta verdade na sua palavra, a fim de santificar e unir os seus adoradores (João 17:17-21). Então, para buscar o Senhor devemos consultar a palavra dele, ouvir a opinião Dele, e fazer o que lhe é agradável.
Duas Decisões Erradas
Puseram a arca de Deus num carro novo e a levaram da casa de Abinadabe e Uzá e Aiô guiavam o carro" (1 Crônicas 13:7). Davi esqueceu da vontade Deus! (Êxodo 25:13-15
"Quando chegaram à eira de Quidom, (1 Crônicas 13:9). A arca de Deus era uma das coisas sagradas que pertenciam ao santuário do tabernáculo. O Senhor proibiu fortemente que alguém além dos consagrados sacerdotes a tocasse ou até olhasse para ela: (Números 4:15-20). Porém, quando os bois tropeçaram, Uzá viu a arca, com toda a sua glória e santidade, caindo para o chão onde seria profanada! Então, a reação natural dele era de estender a mão e segurá-la para proteger a santidade dela. Mas quando ele decidiu tocar na arca, Uzá desprezou o mandamento de Deus.
 Gálatas 1:10-12. Quem busca a Deus tem que cultivar pelo estudo da sua palavra uma mente renovada, a qual vai agir de acordo com os desejos do Senhor em vez de reagir de acordo com as circunstâncias do momento Romanos 12:1-2.
 A Lição de Autoridade
1 Crônicas 13:10-12.  O jovem rei estava arrasado.  Na morte de Uzá, Davi aprendeu uma forte lição sobre autoridade.
 O motivo de Davi em buscar a arca era nobre, mas ele violou a autoridade de Deus quando ele mudou a maneira de carregá-la. Davi achou que sua maneira de carregar a arca era tão boa quanto usar os varais.
A autoridade de Deus se baseia naquilo que ele nos revela na sua palavra. Ele vai julgar o mundo de acordo com a palavra revelada (João 12:48).
Deuteronômio 29:29.
2 Timóteo 3:16-17.
 Dias Atuais
Hoje em dia, muitas pessoas com ainda menos poder do que Deus concedeu a Davi guardam e ensinam suas próprias maneiras e doutrinas como se fossem iguais às do Senhor. Negando e às vezes contrariando a própria palavra de Deus, muitos líderes religiosos seguem a sua própria autoridade, mudando a lei de Deus para seu próprio benefício, e enganando um povo simples que não tem a prática de buscar a vontade e a autoridade do Senhor nas Escrituras.
Mas o erro de Davi e Uzá nos ajuda a ver algumas aplicações práticas:
Líderes erram: Até líderes bons que realmente desejam fazer a vontade do Senhor são capazes de errar. Davi era um homem "segundo o coração de Deus" (Atos 13:22). Todos confiavam na grande visão dele para trazer de volta a arca do Senhor. Mas ele deixou de confirmar na palavra de Deus o que estava fazendo, e seu erro levou até a morte de Uzá. Sabendo que líderes erram ou até enganam, devemos sempre confiar no Senhor e na palavra dele em vez de nas pessoas e nas suas interpretações (1 João 4:1).
  O que parece certo nem sempre é: Toda a congregação se alegrava e dançava ao lado da arca no carro novo. Mas Uzá morreu por causa da falta de respeito pela palavra do Senhor
 Devemos respeitar a autoridade de Deus: Davi e Uzá conheceram a palavra de Deus, mas deixavam de segui-la. "Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti" (Salmo 119:11; Colossenses 3:16-17)
 Jesus Cristo tem toda autoridade hoje. Ele mesmo disse, "Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado" (Mateus 28:18-20).
 A autoridade de Cristo foi nos revelada no evangelho, pelos profetas e apóstolos dele (Efésios 3:3-5).
Romanos 1:16-17. Se quisermos buscar a presença de Deus para obtermos a salvação, havemos de buscá-lo somente de acordo com a sua palavra.
Davi aprendeu a lição dura, e mais tarde levou a arca à Jerusalém sobre os ombros dos levitas, como a palavra do Senhor ordenou (1 Crônicas 15:1-15, 25-28). A morte de Uzá testifica que há uma maneira certa de buscar e de louvar a Deus. Vamos buscar e servir a Deus de acordo com a palavra dele, para que não morramos, mas pela obediência obtenhamos vida eterna (João 5:24).
Arca da Aliança
 A arca da aliança - o nome já indica um projeto de deus ajustando a aliança dele com Israel, com o povo. Ele estava colocando á disposição do povo um projeto do interesse de israel. Sua presença freqüente, permanente no meio do seu povo. Era um compromisso, é o amor de Pai com o povo. O homem passou a achar isto algo comum, deus não se agradou deste sentimento humano.
Quando nós meditamos na história da arca comparando ao que é espiritual, nós vemos aquilo que aconteceu na morte e no sacrifício de Jesus. Quando o véu do templo rasgou de alto a baixo, todos os segredos foram descobertos naquele instante, tudo foi aberto para que o homem fosse direto a deus, e agora podia participar dos mistérios de deus. Aquilo que Israel desprezou, agora ia ser transferido para a igreja (Israel espiritual) de um modo especial e particular. Só que a arca não estaria mais aqui na terra, mas aquela arca estaria agora na eternidade, porque é o governo de deus sobre a igreja, representando todos aqueles elementos que viveram e conviveram com o homem aqui; e não foi valorizado.
 Quando o véu rasgou-se, o que estava além do véu foi colocado à vista do homem, mas muitos não perceberam, mesmo sendo cristãos.
         É que três coisas fundamentais da revelação de Deus aos homens estavam ali á disposição do homem, (no interior da arca).
A Arca
Aponta para a Palavra revestida de poder (ouro).
 O Propiciatório
 Aponta para Jesus. Aquele que agora se fazia propício (que protege ou auxilia) ao homem. A partir dali, o homem se chagava a Deus através de Jesus, através de seu sangue. Então a segunda figura era o poder do sangue de Jesus. O poder do sangue de Jesus representado ali no propiciatório, tampava o que estava ali dentro da arca, o brilho que estava ali dentro da arca, ninguém pode ver o mistério que está ali dentro, o mistério da arca, sem conhecer o poder do sangue de Jesus, sem passar pelo sangue de Jesus.
Os Anjos
O ministério dos Anjos, porque eram as asas dos Querubins que estavam ali.
 As asas dos Querubins
Representavam a fé e a operação do Espírito santo. Aquele que leva os recados da parte de Deus, traz os recados da parte de Deus para o homem e leva as necessidades do homem para Deus; aquele que liga o Céu, terra e a Igreja.


Nenhum comentário: