ANGELOLOGIA, A DOUTRINA DOS ANJOS BONS E MAUS
I. DOUTRINA DOS ANJOS Bons
A. Existência dos anjos:
1. Anjos são encontrados em trinta e cinco livros da Bíblia, e em duzentas e setenta e cinco referências.
2. Cristo ensinou a existência dos anjos (Mat 18:10; 26:53).
3. Os anjos são uma ordem distinta da criação e foi-lhes dado uma posição celestial, ou esfera, acima da esfera do homem (Sal 8:5; Heb 2:7-9; Apo 5:11; 7:11).
4. Anjo significa "mensageiro".
Eles são sempre referidos através do gênero masculino.
>Vede, não desprEzeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus. (Mateus 18:10)
>Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos? (Mateus 26:53)
>Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste. (Salmos 8:5)
>7 Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, De glória e de honra o coroaste, E o constituíste sobre as obras de tuas mãos; 8 Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés. 9 Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos. (Hebreus 2:7-9)
>E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares, (Apocalipse 5:11)
E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus, (Apocalipse 7:11)
B. Criação dos Anjos
Colossenses 1:15-17
Anjos não são uma raça, mas uma hoste [exército].
Eles são filhos de Deus (Jó 1:6), e não de outros anjos.
Foram criados num determinado momento, antes da criação do mundo físico (Jó 38:6,7).
Os anjos foram criados num estado de santidade (Judas 1:6).
Eles são inumeráveis (Heb 12:22).
16 Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. 17 E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. (Colossenses 1:15-17)
E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles. (Jó 1:6)
6 Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, 7 Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam? (Jó 38:6-7)
E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia; (Judas 1:6)
Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos; (Hebreus 12:22)
C. Personalidade dos anjos [cada anjo é uma pessoa]
1. [têm] Intelecto (1Pe 1:12).
2. [têm] Emoções (Luc 2:13).
3. [têm] Arbítrio (resolução dependente da vontade) (Judas 1:6) -- capazes de deixarem o seu primeiro estado.
>Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar. (1 Pedro 1:12)
E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: (Lucas 2:13)
>E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia; (Judas 1:6)
D. Natureza dos anjos:
1. São seres espirituais (Heb 1:14).
2. Não se reproduzem (Mar 12:25).
3. São masculinos exceto em Zac 5:9 (gênero feminino usado duas vEzes).
4. Não morrem (Luc 20:36).
5. São distintos dos seres humanos (Sal 8:4,5).
--Não são os espíritos dos mortos [embora os demônios finjam ser espíritos de mortos, no Espiritismo].
6. Possuem grande poder (2Pe 2:11).
>Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação? (Hebreus 1:14)
Porquanto, quando ressuscitarem dentre os mortos, nem casarão, nem se darão em casamento, mas serão como os anjos que estão nos céus. (Marcos 12:25)
E levantei os meus olhos, e vi, e eis que saíram duas mulheres; e traziam vento nas suas asas, pois tinham asas como as da cegonha; e levantaram o efa entre a terra e o céu. (Zacarias 5:9)
>Porque já não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição. (Lucas 20:36)
>4 Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? 5 Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste. (Salmos 8:4-5)
Enquanto os anjos, sendo maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor. (2 Pedro 2:11)
E. Ministério dos anjos:
1. Para com Cristo:
a. Predisseram Seu nascimento (Luc 1:26-33).
b. Anunciaram Seu nascimento (Luc 2:13).
c. Protegeram-No enquanto bebê (Mat 2:13).
d. Fortaleceram-No após Sua tentação (Mat 4:11).
e. Preparados para O defenderem (Mat 26:53).
f. Rolaram a pedra e anunciaram Sua ressurreição (Mat 28:2,6).
g. Na ascensão de Cristo (Atos 1).
>28 ... Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. 29 E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta. 30 Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus. 31 E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus. 32 Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; 33 E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. (Lucas 1:26-33)
>13 ... apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: 14 Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens. (Lucas 2:13-14)
... o anjo do Senhor apareceu a José em sonhos, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. (Mateus 2:13)
>Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam. (Mateus 4:11)
Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos? (Mateus 26:53)
2 E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra da porta, e sentou-se sobre ela ... 6 Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia. (Mateus 28:2,6)
>9 E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. 10 E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. 11 Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. (Atos 1:9-11)
2. Para com os crentes:
a. Ajudam os crentes em geral (Heb 1:14).
b. Envolvidos em responder às orações (Atos 12:7).
c. Dão encorajamento (Atos 27:23-24).
d. Anjos da guarda (Heb 1:14 [acima]; Mat 18:10).
e. Observam a experiência dos Cristãos (1Co 4:9; 1Tim 5:21).
f. Interessados no esforço evangelístico (Luc 15:10; Atos 8:26).
g. Cuidam dos crentes na morte (Luc 16:22; Judas 1:9).
>Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação? (Hebreus 1:14)
>E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias. (Atos 12:7)
isto foi em resposta às orações da igreja, verso 5.
>23 Porque esta mesma noite UM anjo de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo, esteve comigo, 24 Dizendo: Paulo, não temas; importa que sejas apresentado a César, e eis que Deus te deu todos quantos navegam contigo. (Atos 27:23-24)
Vede, não desprEzeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus. (Mateus 18:10)
>Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pós por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos, e aos homens. (1 Coríntios 4:9)
Conjuro-te diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos, que sem prevenção guardes estas coisas, nada fazendo por parcialidade. (1 Timóteo 5:21)
>Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. (Lucas 15:10)
>E UM anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta. (Atos 8:26 tradução de Berry)
>E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. (Lucas 16:22)
>Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda. (Judas 1:9)
3. Para com os descrentes:
a. Miguel é o guarda de Israel (Daniel 12:1).
b. Envolvidos em executar o julgamento no período da tribulação (Apo capítulos 8 e 9 [os 7 anjos com as 7 trombetas] e capítulo 16 [os 7 anjos com as 7 taças]).
c. Trazem castigo aos descrentes (Atos 12:23).
d. Envolvidos quando o Senhor voltar para estabelecer o Seu reino (Mat 13:39).
>E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. (Daniel 12:1)
>E no mesmo instante feriu-o o anjo do Senhor, porque não deu glória a Deus e, comido de bichos, expirou. (Atos 12:23)
>O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. (Mateus 13:39)
F. Classificação dos anjos:
1. Arcanjo -- Miguel cujo nome significa "Quem é como Deus" (Judas 1:9).
2. Anjos eleitos (1Ti 5:21).
3. Principados e potestades -- usado para todos os anjos e por vEzes só em relação aos anjos caídos (Efé. 1:21; 3:10).
4. Querubim -- ou criaturas viventes que defendem a santidade de Deus da poluição dos seres pecadores (Gên 3:24; Êxo 25:17-20; Eze 1:1-18). Note também o propósito original para o qual Satanás foi criado (Eze 28:14).
5. Serafim (Isa 6:2-7) -- sempre adorando Deus.
6. O anjo de Jeová -- são usualmente aparições de Cristo no Velho Testamento.
7. Gabriel (Luc 1:19).
>Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda. (Judas 1:9)
Conjuro-te diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos, que sem prevenção guardes estas coisas, nada fazendo por parcialidade. (1 Timóteo 5:21)
Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; (Efésios 1:21)
>Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus, (Efésios 3:10)
>E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida. (Gênesis 3:24)
... 18 Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. ... 20 Os querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; as faces deles uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório. (Êxodo 25:17-20)
Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. (Ezequiel 28:14)
>2 Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. 3 E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. ... 5 Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos. 6 Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; 7 E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado. (Isaías 6:2-7)
>E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas. (Lucas 1:19)
II. DOUTRINA DE SATANÁS
A. Sua existência:
1. Ensinada em sete livros do Velho Testamento e reconhecido por todos os escritores do Novo Testamento.
2. Cristo reconheceu e ensinou a existência de Satanás (Mat 13:39; Luc 10:18 e 11:18).
>O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. (Mateus 13:39)
>E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. (Lucas 10:18)
>E, se também Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Pois dizeis que eu expulso os demônios por Belzebu. (Lucas 11:18)
B. Sua personalidade [é uma pessoa]:
1. [tem] Intelecto (Mat 4; 2Cor 11:3) -- cita as Escrituras.
2. [tem] Emoções (Apo 12) -- ira.
3. [tem] Arbítrio (resolução dependente da vontade) (2Cor 2:26 [erro de digitação?]; Isa 14; Mat 25:41 e 2Ti 2:26) -- moralmente responsável.
... 3 E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. ... 6 E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. ... 9 E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. ... (Mateus 4:3-11)>
Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também ... (2 Coríntios 11:3)
... 7 E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, ... 12 ... Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande IRA, sabendo que já tem pouco tempo. ... 17 E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente ... (Apocalipse 12:7-17)
> ...> 13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. 14 Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo >... (Isaías 14:12-15>)
...> Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; (Mateus 25:41)
>E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos. (2 Timóteo 2:26)
C. Sua natureza:
1. Um ser criado (Eze 28:14,15) -- Portanto tem que responder perante seu criador.
2. Um ser espiritual (Efé 6:11,12).
3. Foi um Querubim (Eze 28:14).
4. O ser angelical mais elevado (Eze 28:12).
5. Limitações:
a. Ele é uma criatura e por conseguinte, não é nem onipotente, nem onipresente nem onisciente.
b. Pode ser resistido pelos salvos (Tia 4:7).
c. Deus lhe colocou certas limitações (Jó 1:12).
6. Traços da personalidade:
a. É um assassino (Joã 8:44a).
b. É um mentiroso (Joã 8:44b).
c. É um pecador confirmado (1Jo 3:8).
d. É um acusador (Apo 12:10).
e. É um adversário (1Pe 5:8).
... 15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti. (Ezequiel 28:14-15)
11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. 12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. (Efésios 6:11-12)
Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. (Ezequiel 28:14)
Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. (Ezequiel 28:12)
Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. (Tiago 4:7)
E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR. (Jó 1:12)
Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. (João 8:44)
Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. (1 João 3:8)
E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. (Apocalipse 12:10)
Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; (1 Pedro 5:8)
D. Nomes principais:
1. Satanás -- adversário (2Co 11:14).
2. Diabo -- caluniador (Mat 4:1).
3. Serpente -- enganador (Apo 12:9).
4. Lúcifer --portador de luz (Isa 14:12) [Ver NOTA].
5. Maligno (1Jo 5:19).
6. Dragão (Apo 12:17).
7. Príncipe deste mundo (Joã 12:31).
8. O deus deste século (2Co. 4:4).
9. Acusador dos irmãos (Apo 12:10).
10. Belzebu -- príncipe dos demônios (Mat 12:24).
11. Belial (2Co 6:15).
E. Queda de Satanás:
(compare. Ezequiel 28 e Isaías 14)
1. Seu pecado (Isa 14:5 e 12-15) -- "Eu. . . ."
a. Eu subirei ao céu (Eu tirarei o lugar a Deus).
b. Eu exaltarei meu trono acima das estrelas de Deus (acima dos anjos).
c. Eu me assentarei no monte da congregação na banda dos lados do norte.
d. Eu subirei acima. . . nuvens (a glória de Deus).
e. Eu serei semelhante ao Altíssimo. (Satanás queria ser o possuidor dos céus e da terra.) - O seu pecado foi a soberba (1Ti 3:6) e pode ser caracterizado como o de falsificar Deus (ser semelhante ao Altíssimo) [através do engano, tentar simular e imitar o poder de Deus, para, assim, receber a adoração devida a Ele e tentar tomar-Lhe o lugar, tentar ser igual a Deus] .
2. Seu castigo:
a. Expulso da sua posição original do Céu (Eze 28:16).
b. No jardim do Éden (Gen. 3:14-15).
c. Na cruz (Joã 12:31).
d. Barrado totalmente o acesso ao Céu durante [a partir de a metade de] o período da Tribulação (Apo 12:7-13).
e. Confinado no abismo (Apo 20:2).
f. Lançado para dentro do Lago de Fogo (Apo 20:10).
F. Trabalho de Satanás relacionado com:
1. Deus:
a. Tenta opor-se ao plano de Deus em todas as áreas e por todos os meios possíveis.
b. Tenta falsificar o plano de Deus.
c. Tentou Cristo (Mat 4:3-11).
d. Possuiu o corpo de Judas para trair Cristo (Joã 13:27).
2. Descrentes:
a. Cega-lhes as mentes (2Co 4:4).
b. Rouba-lhes a Palavra dos seus corações (Luc 8:12).
c. Usa descrentes para se opor ao trabalho de Deus (Apo 2:13).
d. Reuni-los-á para a batalha do Armagedon (Apo 16:13-16).
e. Atualmente engana-os (Apo 20:3).
3. Crentes:
a. Tenta os crentes para mentirem (Atos 5:3).
b. Acusa e calunia os crentes (Apo 12:10).
c. Pode impedir o trabalho de um salvo (2Te 2:18).
d. Tenta derrotar-nos através de demônios (Efé 6:12).
e. Tenta-nos para a imoralidade (1Co 7:5).
f. Semeia falsificadores entre os crentes (Mat 13:38,39).
g. Incita perseguição contra os crentes (Apo 2:10).
G. Defesas do crente contra Satanás:
1. Intercessão de Cristo (Heb 7:25; Joã 17:15).
2. Ter a atitude correta para com Satanás (1Pe 5:8 e Judas 1:8,9).
3. Estar vigilantes contra Satanás (1Pe 5:8).
4. Tomar uma atitude de resistência contra Satanás, mas por vezes devemos fugir (Tia 4:7 e 2Ti 2:22).
5. Usar a armadura espiritual (Efé 6:11-18).
III. DOUTRINA DOS demônios
A. Pontos de vista sobre a origem dos demônios:
1. A alma dos homens perversos que morreram (Gregos).
2. Espíritos duma raça pré-Adãmica.
3. Descendência [do intercurso] dos anjos caídos com as mulheres, antes do dilúvio (Gen. 6:1-4).
4. Aqueles anjos que seguiram Satanás na sua queda (posição bíblica).
Todos os Anjos
Anjos não-Caídos Anjos Caídos (demônios)
Esqueceu de PREENCHER? a. demônios livres
Esqueceu de PREENCHER? b. demônios confinados
Esqueceu de PREENCHER? c. demônios temporariamente confinados (Apo 9:14 e Luc 8:28-31)
B. Características dos demônios:
1. Seres espirituais (Mat17:18, compare com Mar 9:25).
2. Conhecem Jesus Cristo (Mar 1:24).
3. Conhecem o seu próprio fim (Mat 8:29).
4. Conhecem o plano da salvação (Tia 2:19).
5. Têm um sistema de doutrina (1Ti 4:1-3).
6. Imorais, perversos, imundos (1Ti 4:1-3).
C. Atividades dos demônios:
1. Em geral:
a. Tentam opor-se à obra de Deus (Apo 16:13-16 e Daniel 10:11-14).
b. Estendem a autoridade de Satanás (Efé 6:11,12).
c. Demônios podem ser usados por Deus para levar a cabo Seus propósitos (2Co 12:7; 1Ti 1:19; 1Co 5:5 e 1Sa 16:14).
2. Algumas em particular:
a. Podem infligir doença (Mat 9:33).
b. Podem possuir humanos (Mat 4:24).
c. Podem possuir animais (Mar 5:13).
d. Espalham falsa doutrina (1Ti 4:1).
e. Opõem-se ao crescimento espiritual dos filhos de Deus (Efé 6:12).
D. Possessão demoníaca:
1. Definição: Um demônio residindo dentro de uma pessoa, exercendo controle diretamente na mente/corpo dessa pessoa.
2. Resultado: Doença física ou deficiência (Mat 9:32,33), desarranjo/perturbação mental (Mat 17:15).
3. Marcas de possessão demoníaca de Marcos 5 (o endemoninhado gadareno):
a. Habitado por um espírito imundo (verso 2).
b. Força física invulgar (verso 3).
c. Ataques de fúria (verso 4).
d. Desintegração ou divisão da personalidade (verses 6 e 7). O endemoninhado correu para Jesus para obter ajuda, contudo gritava de medo.
e. Resistência às coisas espirituais (verso 7).
f. Poderes de clarividência (verso 7) -- sabia imediatamente quem Jesus era.
g. Alteração da voz (verso 9).
h. Transportação pelo ocultismo (verso 13) -- os demônios deixaram o homem e entraram nos porcos.
E. Destino dos demônios:
1. Temporariamente alguns estão confinados. Por exemplo, alguns que eram livres durante a vida de Cristo, foram lançados para o abismo (Luc 8:31) e serão libertos para fazerem a sua obra, durante os dias da Tribulação que se avizinha (Rev. 9:1-11 e 16:13-14).
2. Todos os demônios serão lançados com Satanás no Lago de Fogo para sempre (Mat 25:41 e Apo 20:10).
BATALHA ESPIRITUAL
Parece que os crentes nunca se cansam de aparecer com novas maneiras de lidar com a vida. Lembram-nos dos Atenienses no Areópago, que "de nenhuma outra coisa se ocupavam, senão de dizer e ouvir alguma novidade" (Atos 17:21). Dentro da "cristandade evangélica" de hoje em dia, existe uma constante parada de inovadores enfoques para lidar com os nossos pecados e problemas. Um desses é o que alguns chamam de "batalha espiritual". Batalha espiritual se tornou a moda em qualquer círculo cristão de hoje em dia, apesar da sua falta de suporte bíblico. Isto deve-se a vários fatores: a influência de elementos carismáticos; pragmatismo; a igreja render-se à psicologia durante os últimos vinte anos; e o endosso de teólogos de renome. No entanto, a questão é, como sempre: Porventura este novo movimento se encaixa na Palavra de Deus? Iremos descobrir que não somente não se encaixa nas Escrituras, mas que o movimento da batalha espiritual é anti-Escriturístico.
O CRISTÃO E A POSSESSÃO DEMONÍACA
Definição de demonizado [ver NOTA]:
Os ensinadores da batalha espiritual dão uma grande importância à palavra Grega comumente traduzida, "endemoninhado (possuído por demônio)" no Novo Testamento. A palavra simplesmente significa "ser demonizado". De alguma forma, esta definição é suposta suavizar o conceito de um Cristão ser possuído por um demônio. Por exemplo, Neil Anderson diz que significa [em qualquer forma, extensão, grau e duração] ser [influenciado ou] controlado por um demônio, e que é uma questão de graus. No entanto, o Novo Testamento nunca usa o termo para coisa alguma menor do que ser habitado por um demônio. [O termo "demonizado"] nunca é usado para descrever a atividade de Satanás em acusação aos irmãos, tentação, enganação ou perseguição. Portanto, não importa como traduzimos a palavra "daimonizomai", ela é sempre usada exclusivamente para aqueles habitados por demônios.
Pode um Cristão ser possuído por um demônio?
A questão deve ser colocada, "Pode um salvo ser possuído por um demônio; isto é, habitado e controlado por um demônio?" C.F. Dickenson, no seu livro Demon Possession and the Christian, devota sério estudo a esta questão. Ele lida com todas as principais porções das Escrituras acerca deste assunto e então conclui: "Chegamos à conclusão que que, embora haja uma grande quantidade de informação a considerar, e ainda que se possa alegar evidências de vários pesos, no entanto não havemos chegado a uma conclusão definitiva. ... Temos procurado evidências provenientes de considerações bíblicas e teológicas que suportem a idéia de os crentes puderem ser demonizados."(p149).
Em outras palavras, de acordo com o Dr. Dickenson, as mesmas Escrituras que clamam prover tudo o que precisamos para a vida e santificação (2Pe 1:3), é inadequada para lidar com este assunto importante. [Daí,] que deve o crente um fazer? De acordo com Dickenson, Deus negligenciou incluir na Sua Palavra instruções para vitória sobre um dos mais poderosos inimigos do crente. Então para onde nos virarmos? Dickenson assegura-nos que podemos olhar para a experiência com confiança. Ele admite que, "O perigo de basearmos nossa teologia em experiência é evidente." No entanto, como a Palavra de Deus não aborda o assunto da demonização dos crentes, os ensinadores da batalha espiritual se sentiram livres para desenvolverem um inteiro sistema de batalha demoníaca, baseados na suposta experiência de pessoas.
O que a Bíblia diz?
Antes de examinarmos a defeituosa estrutura da batalha espiritual devemos examinar se a Bíblia nos dá alguma pista acerca se um crente pode ser demonizado. As seguintes passagens necessitam ser estudadas --
Col. 1:13-14 -- Quando os indivíduos são salvos eles são arrancados do domínio das trevas.
Rom. 8:37 -- O contexto é o da segurança do crente, no entanto encontramos que ao crente é prometida vitória através de Cristo.
1Co 6:19 -- O crente é habitado pelo Espírito Santo. É inconcebível que o Espírito Santo fosse partilhar nossos corpos com um demônio. Durante o tempo do ministério de Jesus na terra os demônios temiam-No e normalmente evitavam-No, se possível. Porque o mesmo não será verdade com o Espírito Santo?
1Jo 4:4 -- O crente tem o Espírito Santo dentro de si. Os demônios por outro lado, habitam o mundo e os que são do mundo.
1Jo 5:18 -- O maligno não pode tocar nos filhos de Deus.
2Te 3:3 -- Por causa da fidelidade de nosso Senhor ( não da nossa) estamos protegidos do maligno.
1Co 5:5 -- No Novo Testamento nunca encontramos indicação alguma que um crente possa ser habitado por um demônio, nem nos é dado mandamento algum ou instrução alguma acerca de expulsar demônios. Esta passagem fala de entregar um crente a Satanás, para a destruição da sua carne. Nada jamais é dito acerca de arrancar um crente de uma possessão pelo Diabo.
Porquê o interesse neste assunto:
Então, porque alguns crêem que um crente possa ser demonizado?
Aqui estão três razões:
1. Experiência -- Histórias, algumas delas bastante incríveis, dominam o campo. A teoria parece ser que, se alguém teve uma experiência, não importa o quão absurda ou antibíblica possa ser, então ela tem que ser de Deus. "Teologia da História" [ver NOTA] é o marca predominante na teologia de hoje.
2. Influência da psicologia -- Meu problemas não podem ser culpa minha. Tem que existir uma solução, fora das Escrituras. Este é o mesmo ponto de vista que os psicólogos Cristãos ensinam
3. Transferência de culpa [jogar minhas culpas nos outros] -- Anderson diz, "Aqueles que dizem que um demônio não pode controlar [sequer] uma área da vida dum crente, só nos deixam com dois culpados para o problema que encaramos: nós mesmos ou Deus. Se nos culpamos a nós próprios, nos sentiremos desesperados, pois não conseguiremos fazer nada para parar o que estamos fazendo. Se culpados Deus, a nossa confiança n´Ele como nosso Pai benevolente é abalada. De qualquer das maneiras, não temos chance alguma de obter a vitória que a Bíblia nos promete" (The Bondage Breaker, p.174). Como não nos podemos mais culpar a nós próprios pelos nossos próprios problemas, os demônios tornam-se convenientes bodes expiatórios.
I. OS ENSINAMENTOS DOS LIDERES DA BATALHA ESPIRITUAL
Neil Anderson é o ensinador mais popular da batalha espiritual. Anderson foi o chefe do Departamento de Teologia Prática na Talbot School of Theology of Biola University. Escreveu vários livros dentro deste assunto, incluindo: The Bondage Breaker; The Seduction of Our Children; Victory over the Darkness; Released from Bondage; e Walking Through the Darkness. Ele também viaja pelo país [USA] apresentando o seu seminário "Liberdade em Cristo" (Freedom in Christ). Iremos tratar os ensinamentos de Anderson como representativos de todo o grupo.
A. Ensinamentos Bíblicos:
Muitos dos conceitos do Dr. Anderson estão de acordo com as Escrituras, pelos quais damos graças a Deus. Anderson estaria de acordo com as doutrinas fundamentais da fé. Em adição a isto, ele coloca ênfase especial em:
- Pensamento correto produzirá emoções certas.
- O maior promotor da saúde mental e emocional, é um verdadeiro conhecimento de Deus.
- O crente tem que entender a sua identidade em Cristo.
- Perdão é extremamente importante na vida do crente.
B. Cristãos podem ser demonizados ou possuídos por demônios:
Anderson faz a seguinte afirmação. "É minha observação que não mais do que 15% da comunidade de cristãos evangélicos é completamente livre da escravidão a Satanás" (Bondage, p.107). "Influência demoníaca não é uma força externa no sentido físico; é uma manipulação interna ao nível do sistema nervoso central" (p.111). "Qualquer coisa má que não consiga parar de fazer, ou qualquer coisa boa que não consiga pôr-se a fazer, pode ser uma área de controle demoníaco" (p.179).
Para Anderson, 85% dos cristãos evangélicos estão controlados por Satanás, em algum grau. Seria um exercício muito interessante tentar achar nas Escrituras suporte para as asserções de Anderson.
C. Cristãos podem ser libertos da demonização:
Felizmente para nós, Anderson descobriu um meio de libertação para os crentes controlados pelos demônios. Onde encontrou ele tal plano? Certamente não foi nas Escrituras -- relembre que aparentemente [diz ele] a Bíblia não trata de tal problema. Ele também não encontrou [solução] mesmo nas tradições dos grandes santos do passado. De fato, ninguém na história da igreja jamais ensinou os métodos desenvolvidos por Anderson -- o que nos diz umas quantas coisas:
1. Visto este plano não ser baseado nas Escrituras, e visto ser total novidade para a igreja, grande precaução é preciso ter.
2. Se Anderson está correto, então a maior parte dos santos do passado, os quais somente tinham a Palavra de Deus para os guiar, foram escravizados irremediavelmente por demônios -- aparentemente sem se darem conta disso. Que pensamento tão triste!
D. Ensinos de Anderson, sobre o que o crente tem que fazer para ser liberto da demonização.
O seu principal foco deve estar contido dentro destes três conceitos :
1. Entendendo a nossa identidade em Cristo --
Muito do que Anderson ensina nesta secção é bíblico, no entanto, se desvia em duas áreas importantes:
a. A autoridade do crente.
O argumento é mais ou menos este: Eu estou sentado nos lugares celestiais em Cristo. Cristo tem todo o poder e autoridade. Portanto, eu tenho o poder e autoridade de Cristo. E o resultado é que todos os Cristão tem autoridade sobre Satanás e seus demônios.
Deverá ser óbvio que a terceira premissa não é verdadeira. Anderson dá como prova textual Luc 9 e 10. No entanto, não somente estas referências são para os crente pré-pentecostes (que não estavam em Cristo), mas, são instruções específicas, para um específico grupo de pessoas, para um específico ato. Estas passagens não têm qualquer referência para a igreja.
b. Amarrando, soltando, ordenando a Satanás e seus demônios.
Anderson admite que não existem instruções nas epístolas para expulsar demônios porque (diz ele) é da responsabilidade de todo crente Cristão o vestir a armadura de Deus, ficar firme e resistir ao diabo.
A Escritura usada como suporte é Mat 12:29, mas é errado concluir que Cristo haja estabelecido um castigador universal para amarrar espíritos maus. A propósito, quem é que não pára de os soltar?
2. Libertação do nosso passado --
Anderson sugere uma abordagem com quatro pontos:
a. A "integração da psicologia com teologia."
b. Libertar o crente da "escravatura hereditária de demônios". Anderson está falando de se herdar geneticamente: demônios; espíritos guias; maldições Satânicas; e uma pré-disposição genética para pecados que se transformam em hábitos ou vícios.
Êxo 20:5 é a suposta base Escriturística, mas é usado fora do contexto (ver verso 6). No entanto, mesmo se pecado herdado fosse o contexto, Ezequiel 18:19 o rescindiu.
c. Perdoar Deus (Released, p.174).
Nada mais é necessário dizer aqui. Isto não é um milímetro menos que blasfêmia.
d. Perdoar-se a si próprio.
Nada em toda a Palavra de Deus nos dá a autoridade para nos perdoarmos a nós mesmos.
3. Liberdade de conflito da Escritura causado por demônios
-- Confrontação demoníaca é o ponto fundamental (crux) do ministério de Anderson.
Note três pressuposições insanas e/ou não bíblicas:
a. demônio (não a carne) são a fonte primária da falha dos crentes (Gal. 5:16-21).
b. Crentes podem ficar possuídos por demônios.
c. Batalha espiritual é uma campanha ofensiva em vez de defensiva, e inclui ataques verbais a Satanás. "Devemos aprender a manietar o homem forte antes de podermos resgatar os seus prisioneiros" (Bondage, p.91).
4. Passos para a liberdade em Cristo
-- Satanás será derrotado somente se o confrontarmos verbalmente (p.84):
Passo #1 -- Renuncie [todo] envolvimento com práticas satânicas de inspiração no ocultismo. (Isto inclui qualquer atividade que um membro da família possa ter participado.)
Passo #2 -- Escolha viver pela verdade em vez de pelo engano.
Passo #3 -- Escolha perdão em vez de ficar amargurado. (Isto inclui perdoarmos a nós mesmos, p.196.)
Passo #4 -- Temos que escolher ser submissos em vez de rebeldes.
Passo #5 -- Viva humildemente em vez de orgulhosamente.
Passo #6 -- Escolha liberdade em vez de escravidão ao pecado.
Passo #7 -- Renuncie os pecados e maldições, as quais possam ter sido colocadas nos seus ancestrais (ver ex. p.201).
II. AVALIAÇÃO DA BATALHA ESPIRITUAL
A Escritura reivindica prover tudo o que necessitamos para a salvação e santificação (2Ti 3:16-17 e 2Pe 1:3). Contudo, os próprios ensinadores da batalha espiritual admitem que não existe evidência bíblica que um filho de Deus possa ser demonizado. Se esse é o caso, então obviamente a Escritura não provê nenhum "passos para libertação da possessão demoníaca". Agora, Neil Anderson e C. Fred Dickenson estão nos dizendo que estão nos provendo aquilo que a Palavra de Deus nunca se concedeu nos ensinar. Donde estão estes homens obtendo tal informação? Da experiência -- a mesma fonte donde os carismáticos obtém os seus ensinos antibíblicos.
A. Não só o movimento da batalha espiritual deriva de fontes extra-bíblicas, mas também contradiz muito do que o Novo Testamento nos diz acerca de demônios.
1. Nas epístolas existem dez referências a demônios (a maioria relatando certos fatos), mas existem mais de cinqüenta referências para "a carne" como sendo o principal inimigo do crente. A perspectiva do Novo Testamento é que a maior área de conflito é na área da carne, e não na da influência demoníaca.
2. Alguns estão-nos dizendo que demônios têm nomes que refletem suas influências. Nomes tais como "luxúria", "assassinato", "inveja", "mexerico", etc. Contudo, em nenhum lugar na Bíblia nós encontramos qualquer suporte para este ensino. A Escritura explicitamente diz que estas ações são produto da carne (e.g. Gal. 5:19-21).
3. Anderson clama que quando lidamos com demônios é um "embate da verdade" , e não um "embate de poder". No entanto, quando Jesus ou os Apóstolos expulsavam demônios era sempre um embate de poder. Jesus nunca, nem uma só vez, tentou argumentar com um indivíduo endemoninhado. Nunca, nem uma só vez Ele lhes pediu para acreditarem na verdade. Ele sempre energicamente expulsava os demônios dessas pessoas. Ademais, nem uma só pessoa nos Evangelhos jamais veio até Jesus para ser liberta dos demônios. A razão óbvia é que quando um demônio controla alguém, essa pessoa perdeu a sua capacidade para escolher o bem. [Em contraste,] os ensinadores da batalha espiritual nos dizem que os crentes estão indo ter com eles em grande número, para serem libertos.
4. Os líderes da batalha espiritual não entendem a distinção entre Jesus e os apóstolos e o cristão normal. Os encontros de Jesus com os demônios estavam diretamente relacionados com a Sua reivindicação de ser o Messias e Sua oferta do Reino. Em relação aos Apóstolos, existem três ocasiões em que expulsaram demônios após a ascensão de Cristo (Atos 8:5-8; 16:16-18; 19:11-12). A capacidade para fazer isso, lhes foi dada para atestar a nomeação deles como apóstolos (Mar 16:17; 2Co 12:12). No Novo Testamento nós não encontramos crentes a expulsar demônios, a não ser que sejam Apóstolos. No entanto, mesmo com os Apóstolos, nós não encontramos que a expulsão de demônios fosse uma parte importante dos seus ministérios. Em vez disso, a norma para lidar com possessão demoníaca era a apresentação do evangelho.
5. É interessante nos apercebermos que é exatamente estas áreas -- as quais os carismáticos e as pessoas da batalha espiritual tanto enfatizam -- que Jesus põe em evidência como nada provando concernente à relação com Deus (Mat 7:21-23). Posteriormente Paulo até nos ensina que pessoas com inspiração satânica podem produzir milagres (2Te. 2:9-12).
6. A principal conclusão é que este método de santificação não é ensinado em parte alguma da Bíblia. Nós, com toda a certeza, podemos confiar que nosso Senhor teria incluído [no registro Bíblico] um meio para libertar de demônios se tal fosse necessário.
B. Alguns ensinos ANTI-BÍBLICOS adicionais:
1. Amarrar Satanás
-- baseado na má interpretação de três passagens: Mat 12:29; 16:19 e 18:18. O contexto no entanto revela que Mat 12:29 é uma ilustração do poder pessoal de Cristo sobre Satanás, e não nosso poder. Ademais, Mat 16:19 e 18:18 estão no contexto de cumprir [plenamente] a vontade de Deus na terra, incluindo a disciplina pela igreja.
2. Repreender o diabo
-- os crentes nunca são instruídos a repreender o diabo ou seus demônios. O Novo Testamento vê repreender como uma prerrogativa exclusiva de Jesus Judas 1:9). Ademais, isto é marca dum falso profeta (2Pe 2:4-12; Judas 1:8,9). Então, por que é que as pessoas repreendem o diabo? 2Pe 2:12 e Judas 1:10 dizem que eles fazem isso porque não entendem o que estão fazendo. 2Pe 2:10 sugere que fazem isso por causa da arrogância.
3. Orar o sangue (praying the blood)
-- Esta frase ou idéia não é encontrada no Novo Testamento. O sangue de Cristo nos purifica/liberta do pecado.
4. Maldições herdadas -- quatro razões porque isto é incorreto:
a. A salvação nos liberta de todos os pecados -- incluindo pecados de ocultismo. A Bíblia não reconhece pecados de ocultismo como uma categoria especial, que não foi tratada na cruz.
b. Êxo 20:5 se refere à escolha de cada geração em seguir os pecados dos seus ancestrais. Eze 18:10-20 diz que cada um de nós será tratado de acordo com os seus próprios pecado.
c. Êxo 20:5-6 e Deut 5:9-10 lidam com Israel -- não com a igreja.
d. Não existe nem um único exemplo na Bíblia de uma pessoa salva estar sob uma maldição satânica, que tenha que ser "quebrada" por exorcistas Cristãos ou por uma confissão especial [distinta da confissão geral da natureza completamente pecaminosa].
e. Espíritos territoriais.
III. INSTRUÇÕES BÍBLICAS CONCERNENTES AO LIDAR COM DEMÔNIOS
A. Que Satanás e seus demônios estão ativamente envolvidos em tentar destruir nossas vidas é evidente através de toda a Escritura.
1Pe 5:8 talvez resume o esforço e objetivos de Satanás melhor que qualquer outra passagem na Bíblia A grande questão é como é que nós devemos lidar com seus furiosos ataques de emboscada? Hoje, alguns ensinam que devemos repreender ou amarrar Satanás. Outros nos dizem que devemos expulsar demônios das pessoas, clamando pelo sangue de Cristo (The Bondage Breaker, pp.69,84,85,88,107 e 111). Contudo, no Novo Testamento nunca somos instruídos ou ordenados a expulsar ou amarrar demônios.
B. Em referência a Satanás, é-nos ensinado que devemos ter um papel defensivo.
Quando crentes tomam a ofensiva contra Satanás, estão ultrapassando as suas fronteiras legítimas, e se envolvendo em situações que o Senhor nunca tinha planejado para eles. Ao invés de instruções concernentes ao exorcismo, amarramento, repreensão, etc., somos ensinados (nos únicos três locais no Novo Testamento onde instruções são dadas concernentes a lidar com Satanás) a resistir ao Diabo (1Pe 5:6-9; Tia 4:7 e Efé 6:10-18).
C. Somente a passagem em Efésios 6 nos ensina como resistir
i.e., vestindo a armadura de Deus. Paulo, como prisioneiro na altura que escreveu a epístola aos Efésios, observava diariamente a armadura protetora dos soldados que o guardavam. Usando a armadura como ilustração, Paulo explica-nos como podemos ficar firmes contras as astutas ciladas do Diabo. Seis peças da armadura são necessárias para a total proteção do crente contra os ataques de Satanás:
1. O Cinto da Verdade (6:14) --
O cinto era essencial para manter as outras peças da armadura no lugar e para assegurar a liberdade de movimento, segurando a longa túnica que os soldados usavam. A verdade aqui mencionada é a verdade objetiva da Palavra de Deus. Deus quer que sejamos completamente dominados e controlados pela verdade da Bíblia. É por causa de muitos Cristão não estarem completamente compenetrados com a absoluta verdade e autoridade final da Palavra de Deus que eles são ineficazes na batalha espiritual. Devemos tomar 2Tim 3:16,17 e 2Peter 1:3 seriamente. Isto deve ser a nossa premissa.
2. A Couraça da Justiça (6:14) --
O órgão vital dos soldados Romanos eram protegidos pela sua couraça. As pessoas necessitam de dois tipos de justiça que protegem seus pensamentos, emoções e vontades:
a. "Justiça de Salvação" que é nos dada no momento da conversão (Rom. 4:5). Esta é a justiça de Cristo, e é-nos imputada sem mérito da nossa parte, quando confiamos em Cristo para o perdão dos nossos pecados.
b. "Justiça Pessoal" que se refere à justiça produzida nas nossas vidas pelo Espírito Santo. Isto toma lugar na vida dum crente quando reconhece o seu pecado e se volta para Cristo. Escolher viver "corretamente" é uma grande proteção
3. Sapatos do Evangelho da Paz (6:15) --
[o leitor] Irá notar que devemos ter os pés calçados na preparação do evangelho da paz. Isto fala da prontidão, firmeza de pés, mobilidade e proteção que advêm de termos o evangelho da paz. O que nos assegura a vitória final sobre Satanás é que temos paz com Deus (Rom 5:1,2). Portanto, podemos ficar firmes e inarredáveis porque nossos pés estão firmemente seguros na nossa inabalável relação com Deus.
4. Escudo da Fé (6:16) --
Isto fala, não da "fé para salvação" (pois essas pessoas já estão salvas), mas de uma "fé viva", uma confiança nas promessas e no poder de Deus. A principal arma de Satanás é nos fazer duvidar da Palavra de Deus. É pela fé em Deus e na Sua Palavra que somos capazes de lidar com qualquer artimanhas que Satanás possa levantar no nosso caminho. Somente por tirar nosso olhar de nós mesmos e voltá-lo para Deus, colocando nossa confiança n´Ele tanto para a vida quanto para a morte e eternidade, confiando somente na Sua Palavra de revelação e de promessa, é que é possível repelir a chuva de mísseis inflamados de Satanás.
5. Capacete da Salvação (6:17) --
1Te 5:8 clarifica o sentido [da expressão]. [O autor] está falando não do [leitor da epístola] tornar-se salvo, mas antes no [leitor ter] a "esperança da salvação". Quer isto dizer, temos a certeza absoluta da nossa salvação, não importa o quão feroz se possa tornar a batalha.
Não fosse pelo fato que, mesmo no meio das maiores dificuldades e perseguições, a segurança de salvação habita em nossos corações, poderíamos facilmente desertar da batalha. O capacete da salvação nos capacita a irmos para a batalha com completa confiança, não em nós mas no nosso Deus (Fp. 1:6).
6. Espada do Espírito (6:17)
Isto se refere à espada curta, parecida com uma adaga, que era usada principalmente para defesa, não à espada [longa e] larga, que era uma arma ofensiva. "A espada que o crente carrega é descrita aqui como a Palavra de Deus. Mas não é o Grego "logos", mas sim "rhema". "Rhems" refere-se à emanação de uma palavra ou declaração, específicas. Na batalha espiritual não é suficiente meramente termos um conhecimento geral das Escrituras; devemos ter também um conhecimento específico das Escrituras e usar esse conhecimento corretamente" . Note 6:18,19 onde esta armadura deve ser banhada em oração.
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