06/10/2008

A Caverna de Adulão

1Sm 22.1-5
Comparação de Davi com o Davi celestial (Jesus); de Adulão com o Calvário.
1. Adulão, lugar de justiça. v.1a: “Davi retirou-se dali, e se refugiou na caverna de Adulão ...”.
Adulão: Local de refúgio (significa “Justiça do povo”).
Como Refúgio: Sl 34.8: “Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia”.
Como Justiça do povo: Jr 23.5-6: “Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, rei que é, reinará, e agirá sabiamente, e executará o juízo e a
justiça na terra. (6) Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro; será este o seu nome, com que será chamado: Senhor, Justiça Nossa”.
Calvário: Rm 3.23-26: No Calvário fomos justificados, todos os oprimidos e perseguidos, e redimidos por Jesus. Na cruz encontramos refúgio.
Israel: Zc 12.9-14: Será feita justiça a Israel, quando no último dia da Grande Tribulação os judeus reconhecerem ao Jesus que rejeitaram. A salvação de Israel passa pelo Calvário.
2. Adulão, lugar de reconhecimento da família. v.1b: “... quando ouviram isso seus irmãos e toda a casa de seu pai, desceram ali para ter com ele”.
Em Adulão: Davi, que antes tinha sido desvalorizado por sua família, agora é procurado por ela. Seus irmãos e parentes fogem para estar junto dele e ali encontram refúgio.
No Calvário: Jo 7.3-5: O mesmo aconteceu com Jesus. Seus irmãos não creram nele (Jo 7.5), mas, depois, passaram a crer nele (At 1.14).
Em Israel:Rm 11.25-27: Os irmãos naturais de Jesus, os judeus, até hoje não o reconhecem. Mas virá o dia que todo o remanescente de Israel buscará e encontrará refúgio em Jesus.
3. Um descanso com tempo limitado v.3-5: “Dali passou Davi a Mispa de Moabe, e disse ao rei: Deixa estar meu pai e minha mãe convosco, até que eu saiba o que Deus há de fazer de mim. Trouxe-os perante o rei de Moabe, e com este moraram por todo o tempo em que Davi esteve neste lugar seguro. Porém o profeta Gade disse a Davi: Não fiques neste lugar seguro; vai, entra na terra de Judá. Então Davi saiu e foi para o bosque de Herete”.
Adulão: Davi procurou “lugar seguro” e achou, mas não era para que ele ficasse lá.
Calvário: O Evangelho nos traz a uma situação de guerra constante, e Adulão não é nossa moradia, mas apenas uma fase de cura e reestruturação.
Israel: Israel buscou refúgio temporário em outras terras (suas moabes), mas no final dos tempos Israel não conseguirá mais fugir, acabará seu descanso (Zc 14.4-5, 8-11).
4. Adulão: local de profundidade.
Adulão: A caverna de Adulão é um sistema de corredores sem fim e com passagens transversais que ainda não foi explorado por completo. Em Adulão nos separamos de tudo que nos prendia à satisfazer a vontade de nosso ego e entramos na profundidade do conhecimento de Deus.
O Calvário: Rm 11.33: “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!”.
5. Adulão: local de humilhação.
Adulão: Davi já havia sido ungido rei por Samuel (1Sm 16.1,13) mas estava sendo perseguido e oprimido por Saul, rei em exercício, e teve fugir para preservar sua vida. A caverna de Adulão era uma caverna comum, sem nada de especial, sem beleza alguma. As cavernas são lugares escuros, frios, solitários. Uma caverna não é lugar para um rei.
Se Davi estivesse em um palácio, mais pessoas estariam naquele momento com ele. Mas àquela caverna só vinham pessoas que realmente precisavam dele.
O Calvário: Fp 2.5-8: “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, (6) pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; (7) antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, (8) a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz”.
6. Adulão: lugar de reis.
O Calvário: Jesus, apesar de tudo que sofreu na cruz, não deixou de ser Rei dos reis Is 53.3: “Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso”).
Adulão: Não é “ponto final”, é “fase de preparo de reis”. Ninguém poderia imaginar que o maior rei de Israel, escondido naquela caverna, estivesse começando seu reinado, como Jesus, de maneira humilde.
7. Adulão: local de refúgio .v.2: “Ajuntaram-se a ele todos os homens que se achavam em aperto, e todo homem endividado, e todos os amargurados de espírito, e ele se fez chefe deles; e eram com ele uns quatrocentos homens”. As pessoas que vieram até Adulão eram miseráveis, aflitas, amarguradas, tensas, estressadas com a vida, carregadas de culpas, mas encontraram em Davi um amigo que os recebeu. Nele encontraram o refúgio que o mundo não lhes oferecia, assim como oferece a cruz do Calvário:
a) Pessoas “em aperto”: Não sabem mais o que fazer, chegaram aos seus limites, perderam até o chão debaixo de seus pés. Estão cheios de problemas. Eles devem ir a Jesus e deixar na cruz os seus fardos;
b) Pessoas “endividadas”: Pessoas conscientes de seus erros, que estão convictas de seus pecados. Pessoas que desgastaram amizades e relacionamentos por causa de dívidas, e hoje estão constrangidas em seu meio social. Estas pessoas, cujo peso da culpa traz vergonha e tristeza, encontram em Adulão o refúgio e a orientação de um Deus misericordioso.
c) Pessoas “amarguradas de espírito”: Depressão, derrotismo, más lembranças do passado (traumas). Nesta caverna devem se despir de tudo que mascara sua realidade, entregar seus problemas a Deus, se humilhar na sua presença, e receberem a sua paz, que “excede a todo entendimento ...”.
8. Adulão: lugar de mudança de reino e liderança
· “De onde vocês vieram?”.
· “Do reino de Saul!”.
Saul é o símbolo do mundo. Instituído como o primeiro rei sobre Israel, pela desobediência se desligou de Deus. Por isso, Deus o rejeitou (1Sm 16.1), como assim também fizera com Lúcifer.
Ao entrar no reino de Davi:
a) Devem mudar seu posicionamento;
b) Abandonar o antigo padrão que escravizava;
c) Submeter-se a Davi como seu novo chefe e rei; numa submissão voluntária ao Senhor e seu domínio sobre nossas vidas. HOJE é o dia de saíres do reino de Saul (mundo) para o Reino de Davi (que representa Jesus, “O Filho de Davi”). Junto a Davi, encontraram descanso e, restaurados e renovados, passaram a fazer parte de seu reino, sendo o grupo que faria de Israel uma nação poderosa, temida e vencedora. Refugie-se na caverna de Adulão, na Cruz do Calvário, deixe lá seus pesos, e peça a direção de Deus para a sua vida. Mt 11.28-29: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma”.

Nenhum comentário: