05/12/2007

Estudos Biblicos

ESTUDO BÍBLICO 3 Sabedoria no comportamento sexual
Leia Gênesis 39:5-20. A história de José mostra um jovem que temia a Deus e decidira viver em obediência às suas leis.
· O que nos mostra que isto era verdade? (versículos 8, 9, 12)
· Como José resistiu à tentação?
Se pensarmos na posição de José como escravo na casa de Potifar neste momento de tentação, só poderemos admirá-lo por sua coragem.
· Por que a mulher de Potifar reagiu daquela forma?
· Como José sofreu por suas crenças?
José decidiu viver na pureza sexual, porque sabia que este era o ensinamento de Deus. Isto tornou sua vida muito difícil e ele sofreu por muito tempo.
· De que forma esta história serve de incentivo para nós?
ESTUDO BÍBLICO 4 O plano de Deus para o sexo é bom!
Os líderes das igrejas freqüentemente acham constrangedor falar sobre questões sexuais. Isto significa que nossos filhos, muitas vezes, aprendem sobre sexo através de rumores, de outras crianças e dos meios de comunicação, perdendo a oportunidade de compreender o plano de Deus para o sexo.
Leia Cantares 4:9-16. Esta parte da Bíblia não é freqüentemente lida em público. O livro inteiro descreve a alegria de duas pessoas desfrutando o amor que sentem uma pela outra.
· Como o homem descreve sua esposa nos versículos 10 e 11? Que palavras usamos para descrever nosso amor pelos nossos parceiros?
· O que entendemos com o versículo 12?
· Conversar com os jovens sobre os benefícios de esperarem pelo casamento para desfrutarem as relações sexuais pode, muitas vezes, parecer muito difícil para eles e, às vezes, negativo no mundo de hoje. De que forma as palavras dos versículos 12-15 dão uma idéia muito diferente?
· O que a esposa diz para receber o esposo no versículo 16? De que forma ela mostra seu orgulho ao ofertar a dádiva do seu amor?
Leia Mateus 19:3-9. O ensinamento de Jesus sobre a maravilha e a santidade do casamento no versículo 5 é muito claro. Um homem e uma mulher tornam-se “uma só carne” – uma união que não deve ser rompida.
· O que o ensinamento de Jesus significa para as pessoas que têm relações sexuais casuais?
· Quais são as conseqüências de se ignorar o plano de Deus para o sexo?
ESTUDO BÍBLICO 5 O Corpo de Cristo
Leia 1 Coríntios 12:12-26. O Corpo de Cristo tem VIH/HIV e SIDA! O Corpo de Cristo está morrendo de fome. O Corpo de Cristo não tem um lar adequado. Isto é porque quando um membro do corpo sofre, o corpo inteiro sofre (versículo 26). Não há “eles” e “nós”. Somos todos afetados.
· Às vezes, a igreja nega a existência do VIH/HIV e da SIDA entre os seus membros e líderes. Por que será que isto acontece? Qual é o resultado?
· Como o povo de Deus pode atuar como um corpo na sua resposta ao VIH/HIV e à SIDA?
· Como podemos atuar como as mãos e os pés de Cristo?
· Qual seria a resposta da igreja mais ampla, se ela sempre respondesse como “um só corpo” às pessoas necessitadas?
ESTUDO BÍBLICO 6 Um amor surpreendente
Enquanto estava na Terra, Jesus mostrava o seu amor da forma mais desafiadora possível. Ele se enchia de compaixão, quando olhava para as pessoas à sua volta.
Leia Mateus 9:35-36.
· Como Jesus mostrava o seu amor às pessoas que encontrava?
· Como podemos mostrar amor às pessoas à nossa volta?
Leia Lucas 15:1-7. Jesus freqüentemente irritava as autoridades da Igreja, por demonstrar amor e passar muito tempo com pessoas que a Igreja considerava inaceitáveis.
· Por que Jesus decidiu passar tanto tempo com as pessoas rejeitadas?
· Como Jesus lida com a crítica dos fariseus e dos mestres da lei?
· Como podemos mostrar amor aos que são rejeitados pela nossa sociedade?
Deus quer que paremos de julgar os outros e, ao invés disto, os amemos com o mesmo amor desafiador que ele mostrava. Somos salvos somente pela sua graça. Todos nós continuamos a falhar com Deus e, assim, não temos nada do que nos orgulharmos.
ESTUDO BÍBLICO 7 A santidade em prática
Leia Levítico 19:1-18. O mandamento “amarás o teu próximo” aparece, pela primeira vez, em Levítico 19:18, resumindo os versículos 1-18, que contêm várias regras e regulamentos do Velho Testamento. Examine esta passagem em Levítico. Divida os mandamentos (versículos 3, 4, 9, 12, 14, 16 e 18) em assuntos: • adoração a Deus • santidade pessoal • padrões de vida santa em relação às outras pessoas.
Estes mandamentos são dados num tom de autoridade. De quem é esta autoridade? Observe a natureza geral de alguns mandamentos (versículos 2, 3 e 11) e os detalhes precisos de outros (versículos 5-8, 9, 13 e 14). Deus quer que sejamos santos, tanto em grandes questões quanto nos pequenos detalhes da nossa vida diária.
· De que maneira a lei de Deus toma providências em relação ao pobre e ao “estrangeiro”? (veja os versículos 9 e 10)
· Como podemos cuidar das pessoas desprivilegiadas como indivíduos, dentro da nossa família e dentro da nossa igreja?
· Como podemos expressar amor e atenção para com as pessoas que vivem com SIDA na nossa comunidade?
ESTUDO BÍBLICO 8 O VIH/HIV, a SIDA e a glória de Deus
Na época de Jesus, muitos dos ensinamentos do Velho Testamento haviam sido excessivamente simplificados, resultando em crenças como: “Se você estiver sofrendo, deve ser porque pecou”.
Leia João 9:1-7. Os discípulos viram o problema que esta passagem levantava. Este homem certamente não poderia ter pecado antes mesmo de nascer!
· Pense sobre a resposta de Jesus, quando os discípulos perguntaram quem havia pecado para que aquilo acontecesse. O que ele quis dizer? O que isto significa para nós?
Jesus incentivou seus seguidores a orarem para que mais do amor e da glória de Deus fosse visto – mesmo no sofrimento que você e eu vemos hoje em dia. Assim, este cego não foi apenas curado, mas também mostrou a glória de Deus em Jesus, o salvador.
Portanto, a nossa atitude para com a SIDA não deve ser “De quem é a culpa?”, mas sim “A oportunidade de Deus para fazer o quê?” A luz de Jesus pode ser mais bem vista quando há sofrimento ou dúvida. Que a sua luz em nós possa brilhar ao auxiliarmos as pessoas com o VIH/HIV e a SIDA.
· O que as pessoas na nossa região dizem sobre as pessoas que vivem com o VIH/HIV e a SIDA?
· Como podemos ser práticos no nosso amor?
· Como podemos obter a força espiritual do Senhor para termos uma atitude positiva sobre as dificuldades que nós e os outros enfrentamos?
· Como podemos auxiliar e orar pelos que vivem com o VIH/HIV e a SIDA e os que cuidam deles?

Nenhum comentário: