24/12/2007

A DESTRUIÇÃO DE SODOMA E GOMORRA

Gênesis 18:16 - 19:38

Versículo para memorização: Gênesis 19:15

Depois que Deus (nas pessoas dos três homens) apareceu a Abraão e Sara nos carvalhais de Manre (Gênesis 18:1), levou adiante uma obra da preservação. Ele destruirá Sodoma e as cidades pecaminosas das planícies, e Ló foi retirado dentre eles.

Em Gênesis 18:16-22, vemos Deus revelando a Abraão seu intento de destruição sobre Sodoma e Gomorra. Então, Abraão assumiu a posição de intercessor em nome de Ló e sua família. Começou com 50 e reduziu a 10, que era, provavelmente, um número menor do que a família imediata de Ló em Sodoma. É notável que não intercedeu pessoalmente por Ló e os justos de sua família, mas pela cidade. Todavia, parece que sua intercessão é poderosa (Gênesis 19:29). Veja a diferença em João 17:9.

Segundo Gênesis 13:13 e muitas outra passagens, os sodomitas foram excessivamente pecadores diante de Deus. Qual foi esse grande pecado? Entre outras coisas, foi o pecado da homossexualidade. Isso pode ser visto pela leitura cuidadosa de Gênesis 19:4-12. Desprezaram Ló por chamá-los de pecaminosos (Gênesis 19:9), bem como homens de corações e mentes pervertidas tentariam justificar esse pecado perverso e obsceno hoje. Deus, entretanto, descreve a pecaminosidade deste ato imoral em Romanos 1:24-28. Assim como Deus julgou aquele ato no passado, irá julgá-lo no futuro.O homossexual irá tentar justificar-se, mas ele deve se arrepender ou será condenado.

Dois dos homens (anjos) que apareceram para Abraão foram a Sodoma e, depois de alguma persuasão, entraram na casa de Ló. Provaram ser capazes de proteger não apenas a si mesmos dos pervertidos, mas também a casa de Ló. Então, enviaram Ló para se juntar à sua família e para libertá-los da ira de Deus. Mas, infelizmente, Ló viveu muito tempo entre esse povo para persuadir sua família de que eles eram maus. Para eles, ele pareceu ser um zombador (Gênesis 19:14).

Na manhã seguinte, os anjos advertiram Ló a tirar sua mulher e as duas filhas da casa e fugir para as montanhas. Ló hesitou provavelmente por causa de seus filhos que não iriam, então os anjos os pegaram e, na misericórdia de Deus, forçaram-nos de sair da cidade e os impulsionaram a fugir por suas vidas. Assim, depois de muita súplica, Ló partiu para a pequena cidade de Zoar. Sua mulher olhou para trás e foi transformada em uma estátua de sal.

Deus fez chover fogo sobre as cidades de Sodoma e Gomorra e as destruiu totalmente. Hoje, há aqueles para quem qualquer um que fale do julgamento de fogo de Deus sobre o pecado parece um zombador. Esteja certo, amigo pecador, tal julgamento de fogo de Deus sobre o pecado não é piada. Em II Pedro 2:6-8, encontramos Pedro fazendo referência à ruína destas cidades. Diz que isso foi um exemplo para todos que viveriam incrédulos.

PERGUNTAS - A DESTRUIÇÃO DE SODOMA E GOMORRA

1.Onde Sodoma e Gomorra estavam localizadas?
2. Por que Ló estava vivendo em Sodoma?
3. Quantos membros de família você acha que ele tinha lá?
4. Ló era jovem quando se separou de Abrão?
5. O que estava errado com Sodoma e Gomorra?
6. Deus havia julgado Sodoma previamente de alguma forma?
7. Quantas pessoas viviam na casa de Ló?
8. Quem eram os visitantes que foram a Sodoma?
9. Eles foram desejosos para entrar na casa de Ló?
10. O que ocorreu como resultado de eles estarem lá?
11. Como Ló propôs protegê-los?
12. Como protegeram a si mesmos e a Ló?
13. A que missão enviaram Ló naquela noite?
14. Qual foi o resultado da missão de Ló?
15. Ló estava pronto para partir na manhã seguinte?
16. Como os anjos o persuadiram?
17. Quantas pessoas escaparam do fogo de Sodoma?
18. Quantas pessoas escaparam por último? Por quê?
19. O que aconteceu com aquela outra? Por quê?
20. Para qual cidade Ló fugiu? Permaneceu lá?

Nenhum comentário: