18/11/2007

A FALSIDADE DO LIVRE ARBÍTRIO

PENSAMENTO: Martin Lutero disse: "Se alguém atribui alguma parte da salvação, ainda que seja a mais insignificante, ao livre arbítrio do homem é porque não sabe nada a respeito da graça de Deus, e não conhece Jesus Cristo como realmente é devido".
1.) Por que não devemos acreditar no Livre Arbítrio do Homem?
a) Jd 4.
* O livre arbítrio nega a soberania de Deus
b) Is 14: 12-14.
* O livre arbítrio começou no coração de Lucifer
c). Ef 2: 1-3.
* O livre arbítrio é a voz de Satanás na nossa carne -
d)* O livre arbítrio diz que a salvação está no poder do homem e não de Deus.
2. 41 Evidências Bíblicas que provam que o Livre Arbítrio é um mito, uma tradição, uma altivez e um insulto à soberania de Deus.
I - Versículos do Novo Testamento:
1. Lc 10: 22.
* "Ninguém sabe quem é o Filho... senão a quem o filho quiser revelar"-
2. Jo 5: 21
* "assim também o FiIho vivifica aqueles a quem quer"-
3. Jo 6: 44.
* "Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o trouxer"-
4. Jo 6: 65.
* "Ninguém poderá vir a mim, se pelo Pai não Ihe for concedido"-
5. Jo 10: 9.
* "Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo"-
6. Jo 15: 16.
* "Não fostes vos que me escolhestes a mim - pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros" -
7. At 13: 48.
* "creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna"-
8. At 16: 14.
* "Lídia estava ouvindo e Deus Ihe abriu o coração para crer -
9. Rm 3: 10, 11.
* "Não ha justo, nem sequer um, não há quem entenda, não há quem busque à Deus"-
10.* "Por isso o pendor da carne (o livre arbítrio) é inimizade contra Deus, pois não está sujeito a lei de Deus, nem mesmo pode estar"
11. Rm 8: 29.
* "aos que de antemão conheceu, também os predestinou..."-
12. Rm 9: 11.
* "não eram os gêmeos nascidos nem tinham praticado o bem ou o mal para que o propósito de Deus, quanto à eleição prevalecesse, não por obras - livre arbítrio -, mas por aquele que chama".
13. Rm 9: 16.
* "não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia" .
14. Rm 10: 20
* "Fui achado pelos que não me procuravam, revelei-me aos que não perguntavam por mim" .
15. Rm 10: 20
* "Fui achado pelos que não me procuravam, revelei-me aos que não perguntavam por mim" .
16. 1ª Co 1: 30
* "Mas vós sois deles, em Cristo Jesus não pelo livre arbítrio".
17. 1ª Co 2: 14
* "Ora, o homem natural não aceita as cousas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las porque elas se discernem espiritualmente".
18. Gl 4: 9
* "mas agora que conheceis Deus ou, antes, sendo conhecidos por Deus...".
19. Ef 1: 4
* "assim como nos escolheu nEle antes da fundação do mundo...".
20. Ef 1: 5
* "e em amor nos predestinou para ele...segundo o beneplácito de sua vontade".
21. Ef 1: 11
22. Ef 1: 19, 21
* "fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as cousas conforme o conselho de sua vontade" (Soberania).
* -"nós que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder".
23. Ef 2: 1
* "Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados"-
24. Ef 2: 8
* "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós (do livre arbítrio), é dom de Deus"-
25. Fp 1: 6
* "aquele que começou a boa obra em vós há de completá-la"-
26. 2 ª Ts 2: 13
* "Deus vos escolheu desde o principio para a salvação"
27. 2ª Tm 1: 9
* "que nos salvou e, nos chamou com santa vocação (soberania); não segundo as nossas obras (livre arbítrio), mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos".
28. Hb 7: 25
* "pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus"..
29. Tg 1: 18.
* "segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade".
30. 1ª Pe 1: 2.
* "eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito...".
31. 1ª Pe 2: 9
* "Vós, porem, sois raça eleita... povo de propriedade exclusiva de Deus"-
32. 1ª Jo 4: 10.
* "não que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou primeiro".

II - Versículo do Antigo Testamento:
33. Sl 65: 4
* "Bem-aventurado aquele a quem escolhes, e aproximas de ti...".
34. Pv 16: 9
* "O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos".
35. Is 43: 12
* "Eu anunciei salvação, realizei-a e a fiz ouvir..."..
36. Is 46: 3
* "vos a quem desde o nascimento carrego e levo nos braços desde o ventre materno".
37. Is 46: 8-13.
* "Eu o disse, eu também o cumprirei; tomei este propósito, também o executarei".
38. Is 65: 1
* "Fui buscado dos que não perguntavam por mim; fui achado daqueles que não me buscavam; a um povo que não se chamava do meu nome eu disse: Eis-me aqui, eis-me aqui".
39. Jr 1: 5
* "Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci... te consagrei"-
40. Jr 10: 23
* "não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha ao dirigir os seus passos".-
41. Jr 13: 23
* "poderíeis fazer o bem, estando acostumados a fazer o mal".
42. Ez 34: 16
* "A perdida buscarei, a desgarrada tornarei a trazer...".
III - Versículos mal interpretados para apoiar o Livre Arbítrio:
1. Dt 30: 19
* "te propus a vida e a morte... escolhe pois a vida".
2. Jo 3: 16 -
* "Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo o que nele crê... tenha a vida eterna".
3. Jo 5: 40
* "Contudo não quereis vir a mim para terdes vida".
4. Jo 6: 37
* "o que Vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora".
5. Ap 3: 20
* "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo".
Verdade
A Fé
Livre Arbítrio
Deus me Escolheu
Eu Creio
Exerci minha vontade
Deus me Predestinou
Assim aconteceu comigo
Porque eu decidi
Deus me elegeu
A Bíblia diz
Porque eu aceitei
Estou salvo para sempre
Eu recebo
Se me mantenho firme
Completo em Cristo
Amém!
Devo pagar o preço
IV - PALAVRA FINAL:
O Livre Arbítrio é uma altivez, é uma mentira, e um sofisma que tem roubado a Soberania e a Glória de Deus, transferindo-a para o homem. Nós o rechaçamos e damos glória a Deus.

Nenhum comentário: